🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Planejamento tributário

4 coisas que você ainda pode fazer em 2020 para pagar menos imposto e não se enrolar com o IR 2021

Antes do ano acabar, organize sua vida financeira e destine alguns recursos a alvos específicos, a fim de pagar menos IR no ano que vem

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
16 de dezembro de 2020
5:25 - atualizado às 15:29
Leão do Imposto de Renda dormindo
Leão do Imposto de Renda. - Imagem: Debbie Steinhausser/Shutterstock

A proximidade do final do ano leva muita gente a querer fazer promessas para o ano seguinte que frequentemente não são cumpridas. Mas os mais organizados - e eu espero que você se encontre neste grupo - costumam aproveitar a época das festas e o recesso para de fato se planejar para o novo ano. E isso normalmente envolve planejamento financeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É nessa época que muitos reveem e realocam seus investimentos, ou então decidem começar a investir, até porque, para os assalariados, entra aquela renda extra do décimo terceiro salário.

Mas ao fazer o seu planejamento financeiro e de investimentos, é preciso cuidado para não acabar se esquecendo do planejamento tributário, que é tão importante quanto buscar as aplicações com melhor risco-retorno ou planejar o pagamento das suas despesas de início de ano.

No fim do ano, você pode lançar mão de alguns artifícios (todos legais, é claro) para reduzir o seu imposto de renda devido, aumentar a sua restituição no ano seguinte (ou reduzir o IR a pagar) e simplificar a sua vida quando chegar a hora de prestar contas ao Leão, nos meses de março e abril.

A seguir, eu listo quatro coisas que você pode fazer ainda em 2020 para reduzir o seu imposto devido e não se enrolar com o IR 2021:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1) Reunir os seus comprovantes

No fim do ano, você já pode começar a reunir os seus comprovantes para declarar o imposto de renda no ano seguinte. O período de entregar a declaração ainda está meio distante, eu sei, mas dessa forma você não só adianta o trabalho, como já pode simular a sua declaração do ano que vem, e isso será importante para os itens seguintes, como você vai ver.

Leia Também

Você pode, por exemplo, reunir os comprovantes de despesas com saúde e educação, holerites e os extratos dos seus investimentos e contas, apenas para ter uma noção de como ficou a sua vida financeira neste ano antes de os informes de rendimentos serem emitidos.

2) Contribuir para um plano de previdência privada

O fim do ano é a melhor época para você contribuir para um plano de previdência privada, ou então complementar as contribuições já feitas ao longo do ano com um aporte extra. Você pode inclusive usar o seu 13º para isso.

E por que essa época é tão boa? Como eu falei no item anterior, você já tem, a essa altura do campeonato, a fotografia de como foi a sua vida financeira durante o ano. Dessa forma, você já consegue ter noção se, no ano seguinte, irá entregar a declaração completa ou simplificada do imposto de renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo que você sempre entregue o mesmo modelo de declaração, saiba que, se a sua remuneração tributável tiver mudado, ou se você tiver tido uma variação muito grande nos valores dos gastos dedutíveis, o modelo também pode ser alterado.

É o caso, por exemplo, de alguém que tivesse o costume de entregar a declaração simplificada e, em determinado ano, teve muitas despesas dedutíveis com saúde, como uma grande cirurgia. É possível que a declaração mais vantajosa no ano seguinte seja a completa.

E por que é importante saber o seu modelo de declaração do ano que vem? Porque assim você consegue escolher o tipo de previdência privada mais vantajoso para você. Os planos de previdência privada podem ser ótimos instrumentos para se poupar para a aposentadoria, pois têm incentivos tributários. Mas é preciso saber utilizá-los corretamente.

Tanto PGBL quanto VGBL não têm come-cotas, só são tributados na época de receber os resgates ou a renda e permitem a escolha de uma tabela de tributação regressiva, cuja menor alíquota é de apenas 10%, inferior ao mínimo de 15% das aplicações financeiras não previdenciárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, o PGBL é indicado somente para as pessoas que entregam a declaração completa do imposto de renda, aquela que permite aproveitar todas as deduções. Isso porque as contribuições para PGBL são dedutíveis da base de cálculo do IR em até 12% da renda bruta tributável anual. Já o VGBL não permite essa dedução, sendo indicado para quem entrega a declaração simplificada.

Até o fim de 2020, todas as contribuições que você fizer para PGBL poderão ser deduzidas já na declaração de IR 2021. Para saber se a declaração completa será a mais vantajosa no seu caso, você pode simular a sua declaração do ano que vem preenchendo o programa do IR 2020 com os seus dados deste ano, só para ter uma noção.

O mais importante é informar seus rendimentos tributáveis (como salários, aluguéis, aposentadorias e rendimento de trabalho autônomo) e os seus gastos dedutíveis, que o programa já te informa qual modalidade de previdência é a mais vantajosa.

Caso seja a completa, você pode simular uma contribuição para PGBL na ficha de Pagamentos Efetuados, que o próprio programa te informa se ela está dentro do limite dos 12% e qual é, exatamente, esse limite. Caso seja a simplificada, então o VGBL é o mais interessante para você.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3) Fazer uma doação filantrópica incentivada

Algumas doações filantrópicas podem ser abatidas do imposto de renda devido, até determinados limites, na hora de preencher a declaração. São as chamadas doações incentivadas.

Elas são uma forma de você garantir que o dinheiro que seria destinado ao pagamento de parte dos seus impostos irá para causas nas quais você realmente acredite. Na prática, você estará doando uma parte do seu imposto de renda.

Não são todas as doações que podem ser abatidas. Só aquelas que são realizadas para os fundos da criança e do adolescente, fundos do amparo do idoso, projetos aprovados nos âmbitos das leis de incentivo ao esporte, à cultura e ao audiovisual (num total de até 6% do IR devido) ou projetos aprovados pelo Ministério da Saúde (no total de até 2% do IR devido).

Para saber quanto doar, o ideal é ter uma noção do valor do seu imposto devido em 2020. Novamente, isso pode ser feito por meio de uma simulação da declaração de IR 2021 no programa antigo mesmo. Preenchendo com as suas despesas tributáveis e gastos dedutíveis, o programa calcula o IR devido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muita gente aproveita o final do ano para doar a causas nobres. Se você optar por fazer uma doação incentivada até o dia 31 de dezembro, poderá, de quebra, abatê-la no seu imposto de renda devido já na declaração de IR 2021. Para isso, você deverá declarar a doação na ficha Doações Efetuadas, então não se esqueça de guardar seu comprovante.

Nesta reportagem do ano passado, eu falo mais sobre as doações incentivadas, os limites de doação e listo algumas instituições e projetos conhecidos que aceitam essa modalidade de doação.

4) Aproveite para recolher o IR em atraso

Alguns tipos de rendimentos tributáveis precisam ter seu IR recolhido pela própria pessoa física que os recebe, até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento. É o caso dos rendimentos de trabalho autônomo ou de aluguéis recebidos de inquilinos pessoa física, cujo IR deve ser recolhido via carnê-leão. Ou ainda dos ganhos líquidos com operações na bolsa de valores, com exceção dos casos que são isentos de imposto.

No entanto, é muito comum que as pessoas físicas não saibam que precisam recolher o imposto por conta própria, por meio da emissão de um DARF, o Documento de Arrecadação da Receita Federal. Muitas vezes, elas só descobrem isso (ou se lembram de pagar) depois que o prazo já passou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesses casos, será preciso recolher o imposto devido em atraso, com multa e juros de mora. E quanto mais tempo passar até a quitação da obrigação, maiores serão os encargos.

Assim, não perca mais tempo. Se você tiver recebido algum rendimento tributável deste tipo em 2020 e ainda não tiver recolhido o IR devido, você pode emitir o DARF com os encargos no programa Sicalc, da Receita Federal. O código para carnê-leão é o 0190, e para o DARF para operações de bolsa é 6015.

Para preencher o Sicalc, você precisa saber o valor do imposto devido. Caso tenha dificuldade em calcular sozinho (no caso das operações de bolsa) ou usando o programa Carnê-Leão (no caso de rendimentos como aluguéis e renda de trabalho autônomo), já existem alguns aplicativos disponíveis no mercado que ajudam você a fazer essa conta, como o DeclareFacil e o Grana Capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
FASE EXPERIMENTAL

Cientistas revivem um velho sonho de Nikola Tesla — mas não prometem energia grátis para todo mundo

21 de janeiro de 2026 - 13:13

Pesquisas em universidades e centros tecnológicos mostram avanços reais na transmissão de energia sem fio, mas ainda restritos a aplicações experimentais 

ESG

Emissão global de títulos sustentáveis deve chegar a US$ 900 bilhões em 2026, diz Moody’s

20 de janeiro de 2026 - 17:21

Mesmo com cenário político mais desafiador, investimentos em projetos ambientais, transição climática e infraestrutura digital sustentam o mercado

FAMÍLIA SAFRA

A maior mansão da cidade de São Paulo supera a Casa Branca em tamanho e paga quase R$ 1 milhão por ano em IPTU

20 de janeiro de 2026 - 15:00

Com mais de 10 mil metros quadrados de área construída, a mansão safra, no Morumbi, soma mais de 10 mil metros quadrados de área edificada

PROBLEMAS NO ACESSO

INSS fora do ar: aplicativo enfrenta instabilidade após disparada de acessos às vésperas de manutenção do sistema

20 de janeiro de 2026 - 14:26

Dataprev atribui falhas à disparada na demanda; sistemas do INSS ficarão indisponíveis durante manutenção entre 27 e 30 de janeiro

CRISE DE LIQUIDEZ

Fictor atrasa pagamento a investidores enquanto mantém repasses ao Palmeiras em dia

20 de janeiro de 2026 - 12:39

Fictor estampa as costas das camisas dos times de futebol masculino e feminino do Palmeiras desde o fim de março do ano passado

FORA DO AR

Pix fora do ar? Clientes de diversos bancos relatam problemas com transações

19 de janeiro de 2026 - 15:29

Problemas no sistema do Banco Central afetaram transferências e pagamentos nesta segunda (19), com usuários de Nubank, Itaú, Santander e outros bancos

WORLD CAR AWARDS

Os melhores carros de 2026 já estão na pista e o futuro é elétrico — com exceções barulhentas

19 de janeiro de 2026 - 10:09

A lista de finalistas do World Car Awards mostra que a eletrificação virou regra global, mas ainda há espaço para motores que fazem o coração bater mais forte 

SEM FGC NESSE CASO

O labirinto da Fictor e os SCPs: entenda os riscos por trás da promessa de alto retorno e os direitos dos investidores diante do atraso

16 de janeiro de 2026 - 12:02

Investidores entraram em uma oferta irregular, que não é valor mobiliário como ações ou fundos de investimento; CVM investiga o caso

UTOPIA OU DISTOPIA?

Elon Musk diz que a inteligência artificial vai acabar com o trabalho remunerado e com o dinheiro — e a própria IA dele, a Grok, discorda

16 de janeiro de 2026 - 11:41

Musk projeta um mundo sem salários e sem dinheiro; sua IA, a Grok, responde com mais cautela: a abundância ajuda, mas a escassez não some

FALSO CONCURSO

É golpe! Ibama emite alerta sobre falsa divulgação de edital para concurso; veja como evitar armadilhas

15 de janeiro de 2026 - 14:51

Vítima do golpe do falso concurso compartilhou dados pessoais e pagou taxa de R$ 82,14 aos golpistas

INVESTIMENTO SUSTENTÁVEL

Carteira ESG: Sanepar (SAPR11) e Raia Drogasil (RADL3) entram nas ações recomendadas pelo BTG em janeiro

15 de janeiro de 2026 - 14:29

Segundo o banco, o ajuste priorizou empresas com perspectivas mais claras de crescimento e eficiência operacional ao longo de 2026

IMÓVEL NA MIRA

Novas regras para ITCMD e ITBI entram em vigor e podem deixar heranças, doações e compras de imóveis mais caras

14 de janeiro de 2026 - 6:02

Mudanças na base de cálculo e no cruzamento de dados devem elevar o rigor fiscal

GRANDE DIFERENÇA

Brasil divide motoristas: IPVA mais barato e mais caro em 2026 — veja onde você paga até 3× mais que no outro lado do país

13 de janeiro de 2026 - 12:55

Diferença nas alíquotas do IPVA 2026 faz o imposto de um mesmo carro variar em milhares de reais entre os estados, com Amazonas no piso e São Paulo, Rio e Minas no topo

REAJUSTE 

Novo teto do INSS já está valendo; veja quem recebe e como consultar o benefício

13 de janeiro de 2026 - 11:47

Reajuste de 3,9% vale para aposentadorias e benefícios acima do salário mínimo; veja regras, datas e quem chega no teto 

DINHEIRO DE VOLTA

FGC deve começar a pagar CDBs do Master nos próximos dias: veja como entrar na fila para receber mais rápido

12 de janeiro de 2026 - 15:30

Ressarcimento tem um passo a passo que o investidor deve se atentar para não ficar por último na fila

AGORA SIM

Acabou o suspense: ganhador de quase R$ 182 milhões na Mega da Virada de 2025 finalmente resgata prêmio

12 de janeiro de 2026 - 10:23

Se o ganhador da Mega da Virada de 2025 perdesse o prazo, teria deixado na mesa o maior prêmio ‘esquecido’ da história das loterias no Brasil

AGORA VAI?

FGC deve iniciar pagamentos dos CDBs do Banco Master na próxima semana, diz jornal

9 de janeiro de 2026 - 18:43

Já faz 52 dias desde a decretação da liquidação extrajudicial pelo Banco Central, em 18 de novembro — a maior espera em mais de dez anos

QUEM ME PAGA?

O que acontece com os CDBs do Banco Master se a liquidação extrajudicial for revertida?

8 de janeiro de 2026 - 19:35

Especialistas descartam reversão da liquidação e explicam por que o FGC continua responsável pelo pagamento aos investidores

CARRO POTENTE E IMPOSTO MAIS AINDA

O IPVA mais caro do Rio de Janeiro passa de R$ 300 mil — e o carro tem menos de 25 unidades no Brasil

8 de janeiro de 2026 - 16:41

O IPVA mais alto do Rio de Janeiro em 2026 ultrapassa R$ 300 mil e equivale ao preço de um imóvel em muitas cidades do país

TERMINA HOJE

Última oportunidade: veja como pagar IPVA à vista com 15% de desconto

8 de janeiro de 2026 - 10:21

Desconto de 15% beneficia os proprietários de veículos emplacados em apenas um Estado; veja qual

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar