O presidente da Itaúsa, Alfredo Setubal, disse que a holding monitora o mercado e planeja ter ao menos 10 empresas no seu portfólio — mas que, segundo ele, não há pressão para aplicar o dinheiro.
"Se não acharmos investimentos, distribuiremos mais dividendos", disse o executivo em evento online promovido pela Itaúsa nesta quarta-feira (23). Os dividendos são uma parcela do lucro de uma empresa distribuída aos acionistas.
A Itaúsa tem hoje participação no Itaú Unibanco, Alpargatas (dona das Havaianas), NTS (transporte de gás natural por gasoduto) e Duratex. Segundo Setubal, o ticket de investimento da holding é de R$ 1,5 bilhão.
O executivo ainda lembrou que a holding tem baixo nível de endividamento - e que por isso não seria problema para a empresa realizar novos investimentos. A última participação que a Itaúsa adquiriu foi na Liquigás, em um processo que ainda depende de aval do Cade.
De acordo com Setubal, a Itaúsa busca por companhias com forte geração de caixa e baixo risco de execução. Ele ainda falou que as companhias investidas hoje estão mais atentas às questões ambientais - embora não tenha dado detalhes.
A Itaúsa foi afetada de forma negativa no segundo trimestre pela pandemia: registrou lucro líquido contábil de 598 milhões, uma queda de 75,4% na comparação anual.
Segundo Setubal, as empresas investidas já mostram recuperação no terceiro trimestre - o que deve resultar na volta do pagamento de dividendos.
No entanto, em relação ao Itaú há uma icógnita sobre o nível de inadimplência. "Houve uma grande renegociação de contratos", disse o executivo, lembrando que a prática da holding é redistribuir os dividendos do banco - mas reter das outras empresas.