Menu
2020-05-08T10:26:45-03:00
Estadão Conteúdo
PODER DE DECISÃO

Tribunal europeu diz ser o único que pode decidir sobre violação de leis na UE

Na terça-feira (05), a corte alemã considerou que o BCE excedeu seus poderes com seu programa de relaxamento quantitativo (QE).

8 de maio de 2020
10:26
Zona do Euro, União Europeia
Bandeira da União Europeia - Imagem: shutterstock

O Tribunal Europeu de Justiça (ECJ, pela sigla em inglês) afirmou em comunicado nesta sexta-feira que apenas ele pode decidir sobre a violação de leis por instituições da União Europeia, referindo-se a uma decisão anunciada esta semana pelo tribunal constitucional da Alemanha sobre compras de ativos pelo Banco Central Europeu (BCE).

Na terça-feira (05), a corte alemã considerou que o BCE excedeu seus poderes com seu programa de relaxamento quantitativo (QE) - que envolve maciças compras de ativos - e terá de comprovar que seus esforços são "proporcionais" aos efeitos econômicos e fiscais.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

mundo em alerta

Brasil não deve ter segunda onda, mas governo tem instrumentos para enfrentá-la, diz Guedes

Ministro considerou que a única solução para a covid-19 é a vacina e alertou para a necessidade de avançar em reformas para que o governo tenha mais fôlego

segunda onda

‘Não consigo entender medida como essa’, diz Bolsonaro sobre lockdown na França

Governo francês anunciou novo confinamento nacional para conter o aumento de casos de covid-19 a partir desta sexta-feira

BALANÇO

Petrobras: Quatro temas da teleconferência de resultados do 3º trimestre

Resultado veio melhor que o esperado pela maioria dos analistas, apesar do prejuízo de R$ 1,5 bilhão no período

Diante da crise

BCE mantém política monetária, mas promete ‘recalibrar instrumentos’

As principais taxas de juros do BCE, a de refinanciamento e a de depósitos, permaneceram em 0% e -0,50%, respectivamente.

tensão em Brasília

Depois de receber ligação de Campos Neto, Maia diz confiar no presidente do BC

A conversa entre as duas autoridades ocorreu no dia de decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central que manteve a taxa Selic em 2% ao ano.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies