Menu
2020-11-05T12:12:15-03:00
Estadão Conteúdo
recuperação

PMI composto sobe a 55,9 em outubro, revela IHS Markit

Quando acima de 50 pontos, o indicador representa melhora na situação de negócios em relação ao mês anterior.

5 de novembro de 2020
12:12
crescimento pib gráfico
Imagem: Shutterstock

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Brasil avançou a 55,9 em outubro, de 53,6 em setembro, informou nesta quinta-feira a IHS Markit. Quando acima de 50 pontos, o indicador representa melhora na situação de negócios em relação ao mês anterior.

O resultado representa o mais rápido ritmo de crescimento da atividade do setor privado em mais de dez anos, de acordo com a empresa. "Taxas mais rápidas de crescimento foram registradas na indústria e nos serviços, com a primeira novamente liderando a melhora", diz a IHS Markit em nota.

O PMI de serviços cresceu de 50,4 pontos para 52,3 pontos, o segundo mês consecutivo em território expansionista. As empresas que responderam à pesquisa citaram o relaxamento das medidas de distanciamento social como principal vetor de melhora.

"O resultado de outubro para o PMI de serviços do Brasil aponta para uma economia em recuperação, com a atividade crescendo pelo segundo mês seguido depois das contrações causadas pela covid-19 de março a agosto", afirma a diretora associada de Economia da IHS Markit Pollyanna de Lima, na nota.

As empresas registraram aumento na demanda por seus serviços, embora tenham sinalizado tendência de contração no emprego. As instituições consultadas citaram esforços de reestruturação e redução de custos como razão para as demissões.

Os dados de outubro também registraram aumento dos custos das empresas de serviços, ligados principalmente aos preços mais salgados de comida, petróleo, equipamentos de proteção individual (EPIs) e produtos de higiene. A inflação de custos foi a mais alta desde setembro de 2016, informou a IHS Markit.

"As companhias observaram aumento na demanda por serviços, que atribuem ao relaxamento das restrições de covid-19, à reabertura de alguns negócios e ao aumento do turismo local e confiança dos clientes", diz Pollyanna. "Ao mesmo tempo, os preços permanecem contidos e as cobranças por serviços permanecem inalteradas em média."

O PMI industrial de outubro, divulgado na última terça-feira, 3, cresceu a 66,7 pontos, de 64,9, o maior nível da série histórica iniciada em 2006.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

MERCADOS HOJE

Ibovespa ignora tensão em Brasília e busca romper marca histórica; dólar recua

Exterior positivo traz fôlego aos negócios locais, mas problemas em Brasília persistem

Exile on Wall Street

Bolsa não precisa de motivos para subir e os ganhos acontecerão – mesmo no pior cenário

Do fim de fevereiro até este meio de abril, o Ibovespa retomou os 120 mil pontos rapidamente, e sem qualquer utopia. Isso nos traz uma importante lição enquanto investidores agnósticos: a Bolsa não precisa de motivos para subir. Repita o mantra: não precisa de motivos para subir, não precisa de motivos… assim como você não […]

Taxa zero pra todo o lado

Easynvest zera taxa de corretagem para maioria das operações com ações, BDRs e opções

A corretora digital já não cobrava por investimentos em renda fixa e agora quer expandir essa ideia para ações, BDRs e opções do aplicativo

O melhor do Seu Dinheiro

A magia dos dados da Boa Vista, Arezzo, Hering e outros destaques do dia

No começo do ano, vazaram na internet dados de mais de 220 milhões de brasileiros, incluindo CPF, nome, endereço e renda. O número é maior que o da população brasileira porque o arquivo incluía pessoas que já faleceram. Mas não são apenas criminosos que espalham referências sobre quem somos por aí. Todos os dias nós […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies