Menu
2020-09-17T10:05:08-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
taxa a 0,10%

Inglaterra mantém política monetária inalterada e fala em juro negativo

Comitê de política monetária foi informado sobre os planos do BC do país de implementar uma taxa negativa, “caso a perspectiva de inflação e de produção” justifique a medida

17 de setembro de 2020
10:03 - atualizado às 10:05
negativo taxa
Imagem: Shutterstock

O Banco da Inglaterra (BoE, pela sigla em inglês) manteve sua taxa básica de juros em 0,10% e o tamanho do seu programa de relaxamento quantitativo (QE) em 745 bilhões de libras (US$ 966 bilhões).

Durante a reunião concluída nesta quinta-feira (17), a autoridade monetária também discutiu a possibilidade de adotar taxas de juros negativas.

Segundo a ata do encontro, o comitê de política monetária foi informado sobre os planos do BoE sobre como implementar uma taxa negativa "eficientemente caso a perspectiva de inflação e de produção" justifique o uso do instrumento "em algum momento".

No entanto, o BoE avaliou que dados econômicos recentes têm vindo "um pouco mais fortes" do que seu comitê de política monetária previu no encontro anterior, em agosto.

A autoridade ressaltou que a perspectiva econômica do Reino Unido permanece "incomumente incerta" em meio à pandemia do novo coronavírus.

O BC inglês ponderou ainda que o recente aumento no número de casos de infecção por covid-19 no mundo, inclusive no Reino Unido, poderá afetar ainda mais a atividade econômica britânica.

EUA e Brasil

A decisão do BC da Inglaterra é comunicada um dia depois de Brasil e Estados Unidos decidirem também pela manutenção dos juros.

Federal Reserve Bank manteve nesta quarta-feira a taxa básica de juros em vigor nos EUA na faixa entre 0% e 0,25% ao ano. A manutenção da taxa de juro próxima de zero era dada como certa por analistas.

O Banco Central também confirmou a ampla expectativa do mercado e decidiu por unanimidade manter a Selic em 2% ao ano. Foram nove cortes seguidos antes da parada de ontem.

Por aqui, não se fala em juros negativos - pelo contrário: a expectativa do mercado é que a a taxa básica de juros volte a aumentar em 2021, embora a níveis historicamente baixos.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Dinheiro na conta

Construtora Even pagará R$ 40 milhões em dividendos aos acionistas

Incorporadora distribuirá proventos com base no resultado do primeiro trimestre de 2021 com base na posição acionária de 18 de junho

Mercados HOJE

Ibovespa fica instável e próximo do zero a zero antes das decisões de juros da Super Quarta

Os investidores adotam uma postura mais cautelosa enquanto ficam de olho no Fed e no Copom,

O melhor do seu dinheiro

De volta para o futuro com a Embraer, a expectativa para a Super Quarta, Eletrobras e outras notícias que mexem com seus investimentos

Diz a lenda que os produtores do filme De Volta para o Futuro recusaram uma oferta milionária da Ford para transformar a máquina do tempo em um Mustang. Mesmo sem receber um centavo, eles preferiram usar um DeLorean DMC-12, carro que teve menos de 10 mil unidades fabricadas e se tornou artigo de colecionador. Afinal, se você […]

Novo passo

Ultra fecha exclusividade com tailandesa Indorama para negociação de Oxiteno

Com isso saíram da lista de potenciais compradores o fundo de private equity (que compra participação de empresas) Advent e a fabricante norte-americana de produtos químicos Stepan

Rapidinhas da semana

Felipe Miranda revela quais ações são ouro, prata e bronze e comenta sobre o investimento de Warren Buffett no “roxinho”

Em edição do Blink!, o analista também opina sobre a possibilidade de uma nova Bolsa e sobre as ações de OIBR3, ENEV3 e muito mais

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies