Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
RETOMADA

Credit Suisse melhora projeções para PIB após bom resultado do IBC-Br de setembro

Banco afirma que dados confirmam retomada acentuada da economia; Goldman Sachs é mais cauteloso

Imagem: Shutterstock

O bom resultado do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Banco Central, levou o Credit Suisse a revisar para cima sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre e de 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o indicador registrar alta de 1,29% em setembro, na comparação com agosto, a quinta alta mensal consecutiva, o banco passou a projetar um crescimento de 9,1% da economia no terceiro trimestre, na comparação com o resultado apurado no período de abril a junho. Antes, ele calculava um avanço de 7,0%.

Para 2020, as estimativas para o PIB passaram de uma contração de 4,8% para uma queda de 4,6%.

“Os resultados de hoje [do IBC-Br] confirmaram a expectativa de uma retomada acentuada da economia no terceiro trimestre, devido à recuperação parcial do lado da oferta na economia e aos robustos pacotes fiscais e monetários implementados no começo da crise da pandemia”, diz trecho do relatório.

O Credit Suisse afirma que o bom desempenho da economia em setembro foi sinalizado pelos indicadores de produção industrial e vendas no varejo, com os dois setores superando os níveis pré-crise.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o setor de serviços continua enfrentando dificuldades, uma vez que as medidas de restrição de circulação e distanciamento social ainda não foram totalmente revertidas.

Leia Também

REPÕE A INFLAÇÃO

Dividendos do FGTS: saiba quem tem direito, quanto é e quando cai na conta

CACHÊ BAIXO

Trilogia de bilhões, artistas sem dinheiro: ator de ‘O Senhor dos Anéis’ teve que vender a casa devido a baixo valor que recebeu pelo filme

O banco manteve a projeção de crescimento de 4,1% do PIB em 2021. A expectativa é de que a alta seja impulsionada pela política monetária, com a manutenção dos juros em patamares baixos, a lenta retomada do mercado de trabalho e a recuperação que a economia global deve experimentar.

Calma lá

Enquanto o IBC-Br de setembro foi suficiente para o Credit Suisse revisar suas projeções, o Goldman Sachs permaneceu cauteloso a respeito das perspectivas econômicas, ainda que veja a economia brasileira se recuperando.

Segundo relatório do banco americano, o País apresenta um ritmo robusto de retomada desde que atingiu o ponto de inflexão em meados de abril. A expectativa é de continuidade da melhora nos próximos meses, com a combinação de flexibilização dos protocolos de combate à covid-19, melhora das condições de crédito e valorização das commodities no mercado internacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Contudo, um quadro viral doméstico ainda muito complexo, mercado de trabalho ainda fraco e a expectativa de eliminação gradual de algumas medidas de apoio fiscal devem desacelerar o ritmo de recuperação”, diz trecho do relatório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 29 de julho de 2026 - 9:02
Matt Damon em cena do filme 28 de julho de 2026 - 14:06
Nota 100 Reais Rasgada Inflação IPCA deflação agenda econômica ipca 28 de julho de 2026 - 13:53
Pix automático 28 de julho de 2026 - 13:25
loterias da caixa mega-sena 3015 28 de julho de 2026 - 10:39
agronegocio agro fiagros agricultura 28 de julho de 2026 - 10:00
Ganhadores comemoram prêmio nas loterias Dupla Sena e Dia de Sorte 28 de julho de 2026 - 7:04
agro, fiagro, fiagros, agronegócio 27 de julho de 2026 - 10:00
Calendário BPC 2026 27 de julho de 2026 - 5:45
O presidente dos EUA, Donald Trump 26 de julho de 2026 - 12:11
Imóveis na Avenida Berrini, em São Paulo, para representar um fundo imobiliário de escritórios 26 de julho de 2026 - 10:00
Warren Buffett 24 de julho de 2026 - 16:16
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar