Menu
2020-06-19T14:09:21-03:00
ECONOMIA INTERNACIONAL

BCE, BoE, BoJ e SNB reduzem frequência de operações de swap cambial com Fed

De acordo com comunicado conjunto, decidiram por alterar o programa diante do que chamaram de “melhoria nas condições de financiamento” na moeda americana.

19 de junho de 2020
13:09 - atualizado às 14:09
dinheiro dólar
Imagem: Shutterstock

Pouco menos de três meses após lançarem linhas de swap cambial com vencimento de sete dias junto ao Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), visando ampliar a liquidez em dólares, quatro bancos centrais anunciaram nesta sexta-feira, 19, que vão reduzir a frequência das operações coordenadas, que eram diárias, para três vezes por semana. De acordo com comunicado conjunto, Banco Central Europeu (BCE), Banco da Inglaterra (BoE), Banco do Japão (BoJ) e Banco Nacional da Suíça (SNB, na sigla em inglês) decidiram por alterar o programa, diante do que chamaram de "melhoria nas condições de financiamento" na moeda americana.

A nova configuração entra em vigor em 1º de julho deste ano.

Por outro lado, não serão alteradas as ofertas semanais de linhas de swap cambial com vencimento em 84 dias. As autoridades ainda garantiram que estão prontas para reajustar, se preciso, a provisão de liquidez em dólares, de acordo com as condições de mercado.

Em 20 de março, os bancos centrais supracitados e o Banco do Canadá (BoC) anunciaram ação coordenada junto ao Fed para ampliar a oferta da moeda americana no sistema financeiro, à época muito estressado com o início das previsões sombrias em torno dos impactos econômicos da pandemia de covid-19.

Na oportunidade, as autoridades monetárias ressaltaram que as linhas eram instrumentos para aliviar tensões nos mercados, "em meio a um quadro de grande volatilidade com o coronavírus e seus impactos na economia mundial".

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

IR 2020

Caiu na malha fina? Veja como regularizar a situação

Saiba como regularizar a sua situação junto a Receita Federal caso a sua declaração apresente informações inconsistentes e caia na malha fina do imposto de renda

Flexibilização

Prefeitura de São Paulo assina protocolo para reabrir bares e salões de beleza

A cidade está na terceira etapa do plano de flexibilização da quarentena do governo estadual, chamada de fase amarela. Com os termos firmados, os estabelecimentos poderão voltar a funcionar na segunda-feira

Recuperação

Fundos imobiliários de tijolo subiram 6% em junho; FII de shoppings ainda caem 21% no ano

Fundos imobiliários de papel, por sua vez, valorizaram, em média, só 3% no mês passado, segundo indicadores calculados pelo Banco Inter

BNDES prorroga linha de crédito para pequena e média empresa, com mais R$ 5 bilhões

Linha para capital de giro será prorrogada até 31 de dezembro, com orçamento ampliado

Crise

Risco para investir volta a nível de 2016

Estrangeiro olha com desconfiança para o Brasil, por conta da crise do coronavírus e também pela taxa de juros nas mínimas históricas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements