Muito se fala sobre a previsão de que o bitcoin (e as criptomoedas) passarão a ser o dinheiro do futuro. Mas, para isso, os ativos digitais ainda possuem um longo caminho para percorrer. Hoje concentrados nas mãos de entusiastas e usuários com um conhecimento tecnológico mais apurado, os criptoativos ainda precisam encontrar o caminho para as mãos dos usuários menos familiarizados.
O Banco Capitual acaba de dar um passo que busca justamente popularizar o acesso do público-geral aos criptoativos. A partir desta segunda-feira (30), será possível sacar suas moedas digitais em caixas eletrônicos.
A parceria com a Tecban, administradora da rede Banco24Horas, permite que os os clientes do banco saquem o saldo em critoativos ou outras moedas fiduciárias, como dólar ou euro, em qualquer máquina da rede. A conversão é feita na hora e sem taxas.
O saque de criptomoedas já está disponível em outros países. Nos Estados Unidos, mais de 12 mil caixas eletrônicos estão habilitados para a operação, seguido do Canadá, com 975 e o Reino Unido, com 242. O Brasil passa a ser com o maior número de equipamentos habilitados, com mais de 23 mil, disponíveis em 800 municípios brasileiros.
Descrito como um 'banco híbrido' o Capitual é um banco digital que oferece serviços bancários tradicionais para Pessoas Físicas e Jurídicas e a possibilidade de negociação de oito criptomoedas — Binance USD, Bitcoin, Dai, Dash, Ethereum, Litecoin, Tether e USD Coin —, quatro moedas fiduciárias — Real, Dólar, Euro, Libra Esterlina — e ouro.
A fintech está presente em 45 países, conta com mais de 20 mil clientes na carteira e tem parceria com a Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo. A empresa segue os padrões de regulação e fiscalização da Estônia, devido ao avanço da discussão sobre tecnologia blockchain no país.