O melhor do Seu Dinheiro
Marina Gazzoni
É CEO do Seu Dinheiro
2020-03-31T09:10:25-03:00
Tudo que vai mexer com seu dinheiro hoje

17 notícias para você começar o dia bem informado

31 de março de 2020
9:09 - atualizado às 9:10
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Se tem uma coisa que eu aprendi cobrindo crises, é que “o caixa é rei”. O ditado virou clichê, mas é a mais pura verdade.

Na coluna de hoje, Matheus Spiess fala justamente sobre isso. A seu ver, uma das dificuldades de precificar as ações, é entender qual será o efeito do coronavírus e de suas medidas de isolamento nas finanças das empresas.

E mais uma reportagem de hoje comprova a tese: diversos fundos imobiliários estão suspendendo os pagamentos mensais de rendimentos aos seus cotistas para preservar caixa. Eles já vislumbram quedas de receitas, calotes de inquilinos e uma vacância maior lá na frente.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

O Ibovespa teve alta de 1,65% ontem, aos 74.639,48 pontos. O dólar à vista subiu 1,53%, a R$ 5,1805. Klabin, Eletrobras, Ultrapar e BR Distribuidora foram os destaques do pregão.

O que mexe com os mercados hoje? Dados positivos da economia chinesa mostram que o país voltou a expandir após ser o epicentro do coronavírus e trazem alívio aos negócios. As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta. O pregão europeu também abriu no campo positivo. Em Wall Street, os índices futuros operam próximo da estabilidade, enquanto os investidores monitoram as medidas mais rígidas do país para conter o coronavírus.

INVESTIMENTOS

 A crise de coronavírus respingou também nos fundos imobiliários - e não apenas no valor das cotas, mas também no pagamento de rendimentos mensais. Com shoppings fechados, hotéis vazios e um risco de inadimplência maior de inquilinos, os gestores de alguns fundos decidiram suspender os pagamentos. A Julia Wiltgen explica nesta reportagem quais fundos foram afetados e quais os motivos alegados.

 Matheus Spiess comenta na coluna de hoje o impacto imprecificável do coronavírus sobre o caixa das empresas. E, por isso, ele fala que ainda há dificuldade em enxergar a hora certa para comprar ações.

 “Guru” de Warren Buffett, o gestor Howard Marks conta por que saiu às compras no meio do pânico nos mercados.

CONTEÚDO PATROCINADO
• Exclusivo: Guilherme Zanin, analista do Robert Kiyosaki no Brasil, explicou ontem em entrevista para o Seu Dinheiro como ter renda extra semanal. Veja o vídeo aqui.

ECONOMIA

O Brasil tem 4.579 casos confirmados do novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde. São 159 mortes.

O Senado aprovou por unanimidade o auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais. O valor será repassado por três meses e será pago em dobro para mulheres chefes de família.

• O Facebook e o Instagram removeram as postagens do presidente Jair Bolsonaro que registravam o passeio do chefe do Executivo em Brasília em meio à pandemia. O Twitter já havia feito o mesmo.

EMPRESAS

A fabricante de calçados Arezzo aprovou um programa de recompra de ações. Os papéis da companhia têm desvalorização de 41% no ano.

 O Banco Inter anunciou uma atualização no valor pago por ação para pagamento de juros sobre capital próprio. Veja aqui as novas cifras.

O Itaú Unibanco informou que já prorrogou mais de 140 mil contratos de crédito para pessoas físicas e jurídicas. São mais de 10 mil solicitações diárias somando todas as linhas, como crédito imobiliário e capital de giro.

A CVC não divulgou os resultados do quarto trimestre de 2019. A companhia, que já havia adiado o balanço, informou que o processo de auditoria em decorrência de erros contábeis foi afetado pelas medidas de isolamento social.

A construtora Even interrompeu os lançamentos para os próximos 30 dias, mas manteve as obras.

IMPOSTO DE RENDA

 Saiba como declarar fundos de investimento no imposto de renda.

 Nem o coronavírus assustou o Leão! Aproveite a quarentena para declarar seu Imposto de Renda. Acesse aqui o Guia Definitivo do IR2020

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

NOVATA NA FINAL

Não estranhe: patrocinadora da final entre Palmeiras e Flamengo é a nova corretora de criptomoedas do Brasil; conheça Crypto.bom

A exchange resolveu investir no segmento de esportes e patrocina Fórmula 1, NBA e até o campeonato europeu

Raio-X

Análise: Por que a alta da inflação pode ameaçar o pacote de infraestrutura de Joe Biden?

O presidente americano tem ambiciosos planos pela frente, mas a alta da inflação e gargalos estruturais da economia podem alterar o rumo

A SEMANA EM GRÁFICOS

Covid-19 pressiona aéreas, turismo, Ibovespa e bitcoin, mas inflação avança no mundo: entenda a última semana com estes gráficos

As companhias aéreas sofreram perdas significativas na bolsa esta semana e nem o bitcoin (BTC) conseguiu se salvar

O MELHOR DA SEMANA

Piora da covid no mundo e criptomoedas além do bitcoin (BTC): 5 assuntos mais lidos no Seu Dinheiro esta semana

O mercado já trabalhava amplamente com a visão do verdadeiro normal. Mas os mercados globais voltaram a entrar em pânico com a covid-19

PAPO CRIPTO #007

Tecnologia que criou o bitcoin (BTC) pode reduzir custo de captação de recursos em quase 70%, diz chefe de ativos digitais do BTG

“Empresas pequenas e médias têm menor possibilidade de acesso ao mercado de capitais, muito por causa dos custos envolvidos”, comenta