7 notícias para você começar o dia bem informado
Uma das coisas mais impressionantes desta pandemia é a resiliência do mercado imobiliário. Estive no sábado passado em uma loja gigante da Leroy Merlin e parecia um shopping na temporada de Natal. Fila, sem vaga para estacionar, corredores lotados... A crise passou longe dali. Eu precisava trocar 25 sacos de argamassa que comprei errado pela […]

Uma das coisas mais impressionantes desta pandemia é a resiliência do mercado imobiliário. Estive no sábado passado em uma loja gigante da Leroy Merlin e parecia um shopping na temporada de Natal. Fila, sem vaga para estacionar, corredores lotados... A crise passou longe dali.
Eu precisava trocar 25 sacos de argamassa que comprei errado pela internet. Você tem ideia do transtorno que é fazer isso sem ter carro? Nenhum Uber toparia essa viagem. Por sorte o pedreiro é meu brother e me deu uma carona. Entre carregar e descarregar tudo foram duas viagens e quatro horas no sabadão.
[captacao]
Esse foi só um dos perrengues que passei nas últimas semanas por conta de uma reforma em um imóvel para alugar. Quem já fez obra sabe como é. Sempre aparece uma dor de cabeça.
Esse é um dos motivos pelos quais os fundos imobiliários viraram os queridinhos dos brasileiros nos últimos anos. É um caminho mais simples para investir em imóveis.
Não precisa passar o fim de semana carregando material de construção ou lidar com inquilino para receber um aluguel. E a melhor parte: dá para comprar na bolsa com pouco dinheiro e sem burocracia.
Leia Também
Tem fundo imobiliário de tudo: de shopping, de salas comerciais, de lajes corporativas, de galpão logístico, de papel (que investem em títulos atrelados ao setor, como CRIs) e até fundos de fundos.
Para te ajudar a escolher qual comprar, o Seu Dinheiro publica todo mês um levantamento dos papéis preferidos das corretoras. A repórter Julia Wiltgen faz um cruzamento de dados e indica os “favoritos entre os favoritos”.
Em novembro dois FIIs empataram no ranking (veja nesta matéria):
- Um fundo especializado em galpões logísticos, que tem inquilinos de peso, como BRF e Natura. Ele valorizou 4,6% em outubro.
- Um fundo de fundos, ou seja, um “combo” com vários papéis diferentes. No mês passado, ele caiu 0,3%, abaixo do recuo médio do mercado (de 1,08%).
O FII do mês é um conteúdo exclusivo do Seu Dinheiro Premium, uma assinatura que custa o valor simbólico de R$ 5 por mês. É um dinheiro que você facilmente recupera com as nossas indicações. Você pode fazer uma degustação sem compromisso de todos os conteúdos por 30 dias neste link.
Se você tem interesse em investir em fundos imobiliários, recomendo fortemente a leitura. Dos quatro fundos indicados no mês passado, três ficaram no azul, apesar do retorno negativo dos mercados no período.
O que você precisa saber hoje
MERCADOS
• Ontem, a bolsa brasileira ignorou o sinal negativo em Wall Street e avançou 1,5%, aos 105.070 pontos - maior nível desde julho. O dólar fechou mais um dia praticamente estável, com leve alta de 0,02%, aos R$ 5,3930.
•O que mexe com os mercados hoje? As bolsas internacionais seguem buscando ganhos, ainda refletindo o otimismo com o sucesso da vacina da Pfizer. No entanto, os investidores brasileiros são testados pelos ruídos políticos que chegam de Brasília e a divulgação dos números do varejo de outubro. Durante a madrugada, as bolsas asiáticas fecharam com sinais mistos. Os índices futuros em Nova York e as principais praças europeias exibem altas moderadas.
EMPRESAS
• O Carrefour, a Braskem e a BR Distribuidora divulgaram seus resultados do terceiro trimestre ontem à noite. Confira os números das companhias.
• A fabricante de computadores e celulares Positivo teve um terceiro trimestre de resultados fortes, com aumento de 455% no lucro. Segundo o diretor financeiro da companhia, a quarentena deu uma mãozinha nas vendas.
• Pioneira no e-commerce, a B2W viu uma valorização de apenas 16,7% nas suas ações neste ano, enquanto suas rivais Magazine Luiza e Via Varejo tiveram altas de 112% e 60%, respectivamente. Para especialistas, o desempenho dos papéis reflete a percepção de que a dona das Americanas.com está perdendo terreno no comércio on-line.
• A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) multou duas gestoras de fundos pela existência de conflitos de interesses em transações para a aquisição de Cédulas de Crédito Bancário (CCBs).
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Outro patamar: Ibovespa volta do feriado com petróleo, juros, resultado do Itaú e eleições nos EUA no radar
3 de novembro de 2026 - 8:34O MELHOR DO SEU DINHEIRO
É preciso olhar pra fora: o viés doméstico do investidor brasileiro e o que mexe com os seus investimentos na semana
2 de novembro de 2026 - 9:45VISÃO DE DONO
O orçamento aceita tudo: como acertar no planejamento do budget da sua empresa
2 de novembro de 2026 - 9:14DÉCIMO ANDAR
O Casamento Vermelho dos mercados: o que fazer com os fundos imobiliários (FIIs) depois das urnas
1 de novembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O preço da oportunidade: bolsa em queda, dólar em alta e leilões de imóveis antes do feriado
30 de outubro de 2026 - 8:46SEXTOU COM O RUY
O cenário para a bolsa brasileira mudou; saiba como se preparar
30 de outubro de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Amigo da onça na bolsa: balanço da Vale (VALE3), Fed, tecla SAP e agenda cheia mexem com mercados após fuga de Flávio Bolsonaro
29 de outubro de 2026 - 8:07EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Moro num Brasil tropical e trôpego, mas moro no Brasil
28 de outubro de 2026 - 19:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Rota de fuga: investidores repercutem decisão do Fed, balanços, imposto sobre dividendos, formação do governo e paradeiro de Flávio Bolsonaro
28 de outubro de 2026 - 8:54O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Não precisa ser assim: Ibovespa junta os cacos da ressaca eleitoral
27 de outubro de 2026 - 8:59INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
O choque passou pela bolsa, mas o veredito virá do fiscal
27 de outubro de 2026 - 7:10O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Nunca antes: bolsa, dólar e juros reagem à reeleição de Lula com circuit-breaker no radar dos investidores
26 de outubro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O jogo só termina quando acaba: WEG em queda, IPCA-15 e cautela na bolsa no último pregão antes do segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro
23 de outubro de 2026 - 7:51SEXTOU COM O RUY
A bolsa tem bons motivos para continuar subindo, mas a WEG (WEGE3) serve como alerta
23 de outubro de 2026 - 6:03O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Uma nova aposentadoria complementar: novas pesquisas eleitorais e início da temporada de balanços movimentam os mercados
22 de outubro de 2026 - 8:27EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Na média, continua tudo meio igual
21 de outubro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um passo de cada vez: início da temporada de balanços e pesquisa Quaest mexem com os mercados hoje
21 de outubro de 2026 - 8:44O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O joio, o trigo e os inadimplentes: eleições, temporada de balanços, revolta na França e petróleo em alta movimentam os mercados hoje
20 de outubro de 2026 - 8:23INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
Protestos na França: quando a dívida cobra a conta das economias desenvolvidas
20 de outubro de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO