O clima já estava ruim nos mercados por conta do coronavírus. Mas, sim, sempre dá para piorar. Os russos e árabes não se entenderam sobre a oferta de petróleo no mundo e o clima ficou tenso. Como consequência, o preço do petróleo desabou e a segunda-feira promete ser um dia de perdas na bolsa.
O que você precisa saber hoje:
MERCADOS
•Na sexta, o Ibovespa caiu 4,14%, aos 97.996,77 pontos, fechando abaixo dos 100 mil pontos pela primeira vez desde 8 de outubro de 2019. O dólar à vista registrou queda de 0,38%, a R$ 4,6338.
•O que mexe com os mercados hoje? Sauditas e russos inauguraram um novo capítulo em um já tenso 2020. A negociação entre Opep e Rússia fracassou e, em resposta, a Arábia Saudita decidiu aumentar a sua produção. Nessa queda-de-braço, o valor do barril chegou a cair 30%. É a piora de um cenário já complicado por conta do avanço do coronavírus ( só no Brasil são 25 casos confirmados). As bolsas asiáticas fecharam em forte queda na madrugada. Nos Estados Unidos, o S&P 500 futuro entrou em circuit breaker após cair mais de 5% na noite de ontem. As ações da Petrobras também devem sentir o baque.
•Os segredos da bolsa: as ações para ficar de olho em meio ao caos dos mercados. O Victor Aguiar aponta os papéis que mais devem ser impactados pelo noticiário nos próximos dias. Este conteúdo é um dos benefícios exclusivos para os leitores Premium. Destrave seu acesso aqui.
IMPOSTO DE RENDA
• Quer saber quando vai cair o dinheiro da restituição do Imposto de Renda? O calendário da Receita Federal mudou neste ano. Confira as novas datas.
• A Receita Federal liberou a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda das declarações dos anos de 2008 a 2019.
•Hoje, às 11h: A Julia Wiltgen preparou uma projeto inédito para ajudar os leitores do Seu Dinheiro na declaração do Imposto de Renda. Abra seu e-mail no horário para saber os detalhes.
INVESTIMENTOS
•Aposentadoria com casa própria: vale a pena ou é melhor alugar? Richard Camargo faz as contas e uma reflexão sobre as consequências de comprar um imóvel para suas finanças.
• A Susep criou uma ferramenta para o investidor comparar fundos de Previdência. O sistema traz 21 classes de fundos – entre multimercados, de ações e renda fixa.
CONTEÚDO PATROCINADO
• Quando a coisa fica tensa, é bom ouvir Howard Marks, um dos maiores investidores do mundo. Ele faz uma reflexão sobre o coronavírus e o pânico dos mercados.
EMPRESAS
• BR Distribuidora, Azul, CVC e ao menos outras cinco empresas com ações no Ibovespa divulgam balanços na semana. Confira o que esperar dos resultados.
•O lucro da Hypera Pharma cresceu 3% em 2019, para R$ 1,164 bilhão. Como o resultado foi divulgado após o fechamento do pregão de sexta-feira, as ações devem reagir hoje.
• Um questionamento sobre balanço da XP levou a ação da corretora ao menor valor desde o IPO. Entenda o caso.
•A Aura Minerals pediu registro de IPO na B3. A empresa de mineração pretende fazer uma emissão de BDRs - recibos de ações de companhias negociadas em outras bolsas.
ECONOMIA
• O Itaú Unibanco se juntou às instituições que reduziram a projeção de crescimento econômico mundial por causa do coronavírus: de 3,1% para 2,7%.
• Segundo o boletim Focus, do Banco do Central, o mercado já espera um crescimento do PIB menor que 2% em 2020.
•O presidente Jair Bolsonaro convocou novamente a população para uma manifestação no dia 15, mas negou que ela seja contra o Congresso e o STF.
•O Brasil e os Estados Unidos assinaram um acordo militar. A medida é o principal anúncio da viagem do presidente Jair Bolsonaro à Flórida.
• O mestre Ivan Sant’Anna está na Europa e entrou no clima. No seu último texto, ele conta por que ele acha que o Brexit vai dar certo.