Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2020-09-08T20:32:07-03:00
seu dinheiro na sua noite

O mandamento mais difícil de seguir

8 de setembro de 2020
20:32
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Não comprarás na alta nem venderás na baixa. O mandamento número um dos investimentos parece até óbvio, mas talvez seja o mais difícil de ser seguido.

Se pegarmos o índice da bolsa norte-americana Nasdaq como referência, podemos dizer que o preço das ações de tecnologia em Nova York ficou 9,15% mais barato em uma semana.

Mesmo assim, temos hoje menos investidores dispostos a comprar ações do setor do que na terça-feira da semana passada.

Por que agimos assim? Existe todo um campo das finanças comportamentais que estuda a forma muitas vezes irracional como tomamos nossas decisões de investimento.

O medo de comprar na baixa e ver as ações caírem mais costuma ser maior do que o de “pecar” e investir na alta.

De fato, ainda não está claro se a derrapada dos últimos pregões é um mero acidente de percurso no rali das bolsas ou se estamos diante de um fenômeno mais amplo.

Como se não bastasse a incerteza sobre o preço das “big techs”, as dúvidas sobre o ritmo de recuperação da economia global voltaram a pairar nos mercados.

O resultado dessa combinação foi uma grande ressaca que nem o feriado de ontem foi capaz de curar. O Ibovespa caiu 1,18% e o dólar subiu para a casa dos R$ 5,36. Saiba com o Ricardo Gozzi tudo o que movimentou o pregão desta terça-feira.

EMPRESAS

 A Hapvida anunciou um pacote bilionário de aquisições para fortalecer a presença em Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Saiba mais detalhes do negócio, que fez as ações da empresa da empresa de planos de saúde subirem apesar do dia negativo na B3.

 Quais as melhores ações do varejo online? O Goldman Sachs aumentou a projeção de crescimento para o e-commerce em 2020, mas com impactos diferentes para cada empresa do setor. Saiba quais são as favoritas dos analistas do banco.

 As operadoras Oi, Claro, Vivo e TIM se articulam por parcerias com fintechs. As empresas estão de olho no crescente mercado de serviços financeiros. Veja como isso pode ajudá-las.

ECONOMIA

 A Fitch está menos pessimista sobre o crescimento econômico mundial, reduzindo a projeção de queda de 4,6% para 4,4%. Mas a agência de classificação de risco não espera uma recuperação em "V". Saiba a razão.

 Quanto o preço do gás vai cair com a aprovação da nova lei do setor? A pergunta foi feita ao ministro Paulo Guedes pela youtuber mirim Esther Castilho. Veja a resposta do chefe da Economia.

 Por falar em preços, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, garantiu na mesma entrevista que o governo fará o preço do arroz baixar e que o produto não vai faltar nas prateleiras dos supermercados.

COLUNISTAS

 Os investimentos em bolsa se popularizaram e são uma “nova moda”. Mas como convencer os neófitos de que algumas de suas crenças estão completamente erradas? O Felipe Miranda conta como falar do assunto na era das fake news.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

De volta ao jogo

Como ficam os seus investimentos em renda fixa com a Selic em 6,25%

Renda fixa “voltou ao jogo”, mas ainda não dá para ficar rico. Veja como fica o retorno das aplicações conservadoras agora que o Banco Central elevou a Selic mais uma vez

entrevista

BC briga para recuperar a credibilidade e poderia ter acelerado alta da Selic, diz economista-chefe da gestora Garde

Para Daniel Weeks, BC passou mais tempo do que o necessário com a sinalização de que manteria taxa de juros muito baixas; ele avalia que aumento poderia ter sido de 1,25 ponto e que discussão sobre fim do ciclo de ajustes ainda não acabou

Seu Dinheiro na sua noite

Seguindo a rota planejada

Decisão da Selic pelo Copom, juros nos Estados Unidos, dólar em alta e muitas outras notícias que mexeram com o mercado hoje

Vai mudar

Ultrapar (UGPA3): Marcos Lutz, ex-presidente da Cosan, assumirá como CEO em janeiro de 2022

Lutz já era membro do conselho de administração da Ultrapar (UGPA3) e, após o período como CEO, deve virar presidente do colegiado

Bota para subir

Após nova alta da Selic, FMI apoia aperto monetário adotado pelo Banco Central para combater inflação

Os diretores do órgão também aprovam o compromisso do BC intervenções limitadas para conter condições desordenadas de mercado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies