Menu
O melhor do Seu Dinheiro
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
2020-12-29T20:00:32-03:00
seu dinheiro na sua noite

Pandemia (aparentemente) sem fim

29 de dezembro de 2020
19:51 - atualizado às 20:00
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Fim de ano é tempo de renovação das esperanças. É o momento em que a gente reflete sobre tudo o que passou e traçamos planos para os próximos 365 dias, mesmo que estas novas metas sirvam apenas para nos iludir – como é o caso da promessa que fiz em 2019 de começar a me exercitar. 

Neste final de 2020, vou me arriscar e apostar que você, leitor, está apenas querendo que a pandemia chegue ao fim, que nossas vidas voltem ao normal e que possamos abraçar sem culpa as pessoas e viajar para onde queremos, sem ter medo da maldita covid-19. 

A esperança que sentimos em relação a 2021 é reforçada pelas diversas vacinas que ganham a luz do dia, com taxas de eficiência surpreendentemente elevadas, considerando que elas foram desenvolvidas em tempo recorde. 

Não quero estragar o bom humor de ninguém, porém… Na verdade, vamos deixar claro antes que comecem os xingamentos: não sou eu, é o Credit Suisse. 

O banco soltou hoje um relatório com uma previsão nada animadora. Segundo ele, considerando o ritmo de contágio e os acordos firmados até o momento para compra de vacinas, o Brasil só atingirá a tal da imunidade coletiva no final de 2021. 

Ele também fala sobre como a recente alta no número de casos pode prejudicar a retomada da economia. Uma situação complicada, mas que tem solução, a depender da postura dos governos e da nossa atitude perante o novo coronavírus.  

Li o relatório completo e trago todos os detalhes nesta matéria.

MERCADOS

 O Ibovespa conseguiu renovar a sua máxima histórica intradiária ao chegar aos 119.860 pontos. O índice, no entanto, perdeu fôlego ao longo da sessão, influenciado por um movimento de realização e a frustração com uma maior ajuda econômica nos EUA, o que pesou nas bolsas americanas. Saiba como foi o dia dos mercados

O Bitcoin está em alta e pode ultrapassar o valor de mercado do conglomerado Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett. A situação é um tanto inusitada, se lembrarmos que o bilionário já afirmou que a criptomoeda era como 'veneno de rato' e que o mercado de divisas digitais teria um fim trágico.

EMPRESAS

 Visando oferecer soluções de crédito no aplicativo de pagamentos Ame Digital, a Lojas Americanas e a B2W pagaram R$ 34 milhões para adquirir a financeira Parati Crédito Financiamento e Investimento.

ECONOMIA

 O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), bastante utilizado para reajustar os contratos de aluguel, avançou 0,96% em dezembro, encerrando 2020 com alta acumulada de 23,14%, a maior variação anual desde 2002.

A taxa de desemprego está demorando para ceder. No trimestre até outubro, ela alcançou 14,3%. Ainda assim, o resultado veio abaixo do piso de 14,5% das expectativas dos economistas. 

O governo federal fechou novembro com déficit primário de R$ 18,2 bilhões, o pior resultado para o mês desde 2016, mas melhor que o esperado pelos economistas. 

 O bom velhinho não foi tão bom assim com os lojistas. As vendas dos shoppings centers no Natal deste ano caíram 12%, em base anual, mais que o esperado pela associação do setor. 

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Receita Federal dos EUA

Binance é investigada por manter contas suspeitas de lavagem de dinheiro nos EUA

Desde 2019, a Binance não oferece mais serviços de trading de criptomoedas para quem mora nos Estados Unidos

Sobe e desce da commodity

Dia de correção: minério de ferro cai forte e derruba ações da Vale e siderúrgicas

As ações da Vale, Gerdau, Usiminas e CSN estão entre as maiores baixas do Ibovespa hoje, influenciadas pela cotação do minério de ferro

Rombo nas contas assusta

Decisão do STF sobre ICMS pode acelerar reforma tributária

O risco de um desfalque maior na arrecadação do governo deve intensificar os esforços da equipe econômica para acelerar a tramitação das mudanças no Congresso

Reação ao balanço

Lucrou, mas não empolgou. Ações do IRB caem mesmo com melhora no resultado

Papéis da resseguradora (IRBR3) estavam entre as maiores quedas do Ibovespa nesta sexta-feira; Credit Suisse vê piora operacional da companhia

Prepare o bolso

Petrobras diz que manterá ritmo de reajustes nos preços de combustíveis

Um executivo confirmou que não haverá mudanças na política de preços da estatal, que segue sem frequência definida

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies