🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Pandemia (aparentemente) sem fim

29 de dezembro de 2020
19:51 - atualizado às 20:00
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Fim de ano é tempo de renovação das esperanças. É o momento em que a gente reflete sobre tudo o que passou e traçamos planos para os próximos 365 dias, mesmo que estas novas metas sirvam apenas para nos iludir – como é o caso da promessa que fiz em 2019 de começar a me exercitar. 

Neste final de 2020, vou me arriscar e apostar que você, leitor, está apenas querendo que a pandemia chegue ao fim, que nossas vidas voltem ao normal e que possamos abraçar sem culpa as pessoas e viajar para onde queremos, sem ter medo da maldita covid-19. 

A esperança que sentimos em relação a 2021 é reforçada pelas diversas vacinas que ganham a luz do dia, com taxas de eficiência surpreendentemente elevadas, considerando que elas foram desenvolvidas em tempo recorde. 

Não quero estragar o bom humor de ninguém, porém… Na verdade, vamos deixar claro antes que comecem os xingamentos: não sou eu, é o Credit Suisse. 

O banco soltou hoje um relatório com uma previsão nada animadora. Segundo ele, considerando o ritmo de contágio e os acordos firmados até o momento para compra de vacinas, o Brasil só atingirá a tal da imunidade coletiva no final de 2021. 

Ele também fala sobre como a recente alta no número de casos pode prejudicar a retomada da economia. Uma situação complicada, mas que tem solução, a depender da postura dos governos e da nossa atitude perante o novo coronavírus.  

Li o relatório completo e trago todos os detalhes nesta matéria.

MERCADOS

 O Ibovespa conseguiu renovar a sua máxima histórica intradiária ao chegar aos 119.860 pontos. O índice, no entanto, perdeu fôlego ao longo da sessão, influenciado por um movimento de realização e a frustração com uma maior ajuda econômica nos EUA, o que pesou nas bolsas americanas. Saiba como foi o dia dos mercados

O Bitcoin está em alta e pode ultrapassar o valor de mercado do conglomerado Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett. A situação é um tanto inusitada, se lembrarmos que o bilionário já afirmou que a criptomoeda era como 'veneno de rato' e que o mercado de divisas digitais teria um fim trágico.

EMPRESAS

 Visando oferecer soluções de crédito no aplicativo de pagamentos Ame Digital, a Lojas Americanas e a B2W pagaram R$ 34 milhões para adquirir a financeira Parati Crédito Financiamento e Investimento.

ECONOMIA

 O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), bastante utilizado para reajustar os contratos de aluguel, avançou 0,96% em dezembro, encerrando 2020 com alta acumulada de 23,14%, a maior variação anual desde 2002.

A taxa de desemprego está demorando para ceder. No trimestre até outubro, ela alcançou 14,3%. Ainda assim, o resultado veio abaixo do piso de 14,5% das expectativas dos economistas. 

O governo federal fechou novembro com déficit primário de R$ 18,2 bilhões, o pior resultado para o mês desde 2016, mas melhor que o esperado pelos economistas. 

 O bom velhinho não foi tão bom assim com os lojistas. As vendas dos shoppings centers no Natal deste ano caíram 12%, em base anual, mais que o esperado pela associação do setor. 

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar