🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Teria Lester medo do Coronavírus? Sinal para comprar Bolsa – e digo aqui qual papel

É difícil ficar bravo, quando há tanta razão para continuar otimista com os fundamentos da Bolsa brasileira

3 de março de 2020
9:11 - atualizado às 13:32
Kevin Spacey, como Lester Burnham, no filme "Beleza Americana", de Sam Mendes (1999) - Imagem: Reprodução

Você sobreviveu à semana passada? Se sim, ótimo. Sinal de que tem lido minhas poucas e humildes palavras. Caso não as tenha apenas lido, mas também seguido alguma coisa do que eu disse, ao menos na margem, deve ter comprado um pouquinho de proteção, como ouro ou moeda forte (dólar, por exemplo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se foi isso, meus parabéns. Muito provavelmente o retorno consolidado de sua carteira deve ser superior ao de muito profissional no mercado atualmente. Gente de ponta.

Não me leve a mal. Não sou do tipo que prega apocalipse ad eternum para que, algum dia no futuro, esteja finalmente certo, de modo que minhas provocações acabam funcionando de um jeito de outros.

Não. Nunca.

Sou daqueles que tem completa noção de que até um relógio quebrado mostra a hora certa duas vezes ao dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, por mais controverso que possa soar, o cara (eu no caso) que agora diz ter falado da importância de ouro para proteger as carteiras de investimento também é o mesmo otimista que está esperando a Bolsa tocar, em um futuro próximo, a marca dos 150 mil pontos.

Leia Também

Antes que me perguntem: sim, existe fundamento para acreditar nisso. E sim, é possível gostar de ouro e Bolsa ao mesmo tempo.

Na verdade, as posições são complementares e não antagônicas, como um olhar mais desatento poderia pressupor.

Todos já estão cansados de ouvir como a Bolsa sofreu na semana passada, tendo atravessado a pior semana desde 2011. Loucura total. Caos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas enquanto uns choram, outros vendem lenço. Poderíamos, inclusive, traçar um paralelo com uma das últimas brilhantes observações de Lester Burnham em "American Beauty" (1999):

"Acho que eu deveria estar muito puto pelo que aconteceu comigo. Mas é difícil ficar bravo, quando há tanta beleza no mundo.”

Deveríamos estar putos devido a Bolsa ter despencado? Se o leitor está tão otimista como eu, deve ter algo como 40% de exposição à Bolsa.

Em minha opinião, não, não deveríamos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lester não teria medo do Coronavírus. É difícil ficar bravo, quando há tanta razão para continuar otimista com os fundamentos da Bolsa brasileira

Não sou ingênuo também. Tenho convicção de que as medidas tomadas, em especial na China, para o combate do novo vírus afetarão no curto prazo a cadeia de suprimento global e, consequentemente, os indicadores mais importantes da economia mundial.

Contudo, vale lembrar que, em geral, o mercado costuma extrapolar os efeitos de longo prazo de ruídos de cauda conjunturais.

O que eu quero dizer? Que o mercado (aqui leia-se os agentes de mercado) adora exagerar quando toma um susto. Acredito ter sido esse o caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Note abaixo um gráfico interessantíssimo. Ele descreve o movimento dos ciclos econômicos, empresariais e sentimentais. Veja como, grosso modo, o ciclo emocional é o de maior amplitude. Isso porque gostamos de viver a vida com emoção.

Fonte: Empiricus

Basicamente, após um exagero que nos leva ao fundo do poço (vale), vivenciamos uma alta ainda mais acentuada. Quando os ciclos econômicos e empresariais se unem em apoio então, nem se fale.

O que eu quero dizer é que acredito ter verificado uma única janela de oportunidade para esse grande Bull Market iniciado em 2016. É provavelmente uma das últimas chances de se pegar esse ciclo com maior intensidade antes que uma desaceleração mais forte chegue no exterior.

Na prática, a necessidade imperativa é de ir comprando algumas coisas que acabaram ficando bem baratas com o sell off da semana passada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Bolsa tem que subir, pois não faz sentido que ela permaneça nos patamares atuais. Vivemos em um país que passa por um momento de ciclo econômico favorável, em estágio de plena recuperação, somado ao início da potencial pujança empresarial que vem em seguida.

Além disso, o Brasil passa pelo maior, mais profundo e mais abrangente programa de reformas estruturantes de sua história. Não existe outro país emergente no momento que esteja se propondo a mudar tanto para melhor em tão pouco tempo.

A consequência óbvia, paralelamente à política fiscal restritiva, monetária expansionista e cambial depreciativa, é que ativos de risco se tornam cada vez mais atrativos aos agentes econômicos locais e, posteriormente, ao estrangeiros.

Meu entendimento aponta para ETFs (fundos de índice) como estando entre as principais oportunidades na classe dos investidores responsavelmente ousados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É o caso do SMAL11, fundo negociado em Bolsa que busca replicar o retorno do índice de small caps do mercado acionário brasileiro. Dessa forma, é possível se expor de maneira diversificada, sempre controlando os riscos.

Ideias como essa são normais nas séries da Empiricus. O SMAL11 tem sido acompanhado de perto pelo próprio Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus, em sua publicação Carteira Empiricus, um dos best-sellers de Miranda ao lado de a Palavra do Estrategista.

Os convido a conferir essas e outras ideias lá na Empiricus!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VISÃO 360

A hora da Cigarra: um guia para gastar (bem) seu dinheiro — e não se matar de trabalhar

15 de fevereiro de 2026 - 8:01

Nem tanto cigarra, nem tanto formiga. Morrer com dinheiro demais na conta pode querer dizer que você poderia ter trabalhado menos ou gastado mais

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Zuck está de mudança: o projeto californiano que está deslocando o eixo dos bilionários nos EUA

14 de fevereiro de 2026 - 9:02

Miami é o novo destino dos bilionários americanos? Pois é, quando o assunto são tendências, a única certeza é: não há certezas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Por que Einstein teria Eneva (ENEV3) na carteira, balanço de Vale (VALE3) e Raízen (RAIZ4), e outras notícias para ler antes de investir

13 de fevereiro de 2026 - 8:52

Veja a empresa que pode entregar retornos consistentes e o que esperar das bolsas hoje

SEXTOU COM O RUY

Por que Einstein seria um grande investidor — e não perderia a chance de colocar Eneva (ENEV3) na carteira?

13 de fevereiro de 2026 - 6:03

Felizmente, vez ou outra o tal do mercado nos dá ótimas oportunidades de comprar papéis por preços bem interessantes, exatamente o que aconteceu com Eneva nesta semana

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Japão como paraíso de compras para investidores, balanços de Ambev (ABEV3), Vale (VALE3) e Raízen (RAIZ4), e o que mais move a bolsa hoje

12 de fevereiro de 2026 - 8:59

O carry trade no Japão, operação de tomada de crédito em iene a juros baixos para investir em países com taxas altas, como o Brasil, está comprometido com o aumento das taxas japonesas

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Podemos dizer que a Bolsa brasileira ficou cara? 

11 de fevereiro de 2026 - 19:50

Depois de uma alta de quase 50% em 12 meses, o mercado discute se os preços já esticaram — e por que “estar caro” não significa, necessariamente, fim da alta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja se vale a pena atualizar o valor de um imóvel e pagar menos IR e se o Banco do Brasil (BBAS3) já começa a sair do fundo do poço

11 de fevereiro de 2026 - 9:39

Confira as vantagens e desvantagens do Rearp Atualização. Saiba também quais empresas divulgam resultados hoje e o que mais esperar do mercado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O equilíbrio no Japão que afeta o mundo todo, as vantagens do ESG para os pequenos negócios e o que mais move as bolsas hoje

10 de fevereiro de 2026 - 9:30

Veja qual o efeito da vitória da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, nas eleições do Japão nos mercados de todo o mundo

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

Entre estímulo e dívida: o novo equilíbrio do Japão após uma eleição que entra para a história

10 de fevereiro de 2026 - 7:11

A vitória esmagadora de Sanae Takaichi abre espaço para a implementação de uma agenda mais ambiciosa, que também reforça o alinhamento estratégico de Tóquio com os Estados Unidos, em um ambiente geopolítico cada vez mais competitivo na Ásia

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

CSN (CSNA3) quer convencer o mercado que agora é para valer, BTG bate mais um recorde, e o que mais move as bolsas hoje

9 de fevereiro de 2026 - 8:39

Veja os sinais que o mercado olha para dar mais confiança ao plano de desalavancagem da holding, que acumulou dívidas de quase R$ 38 bilhões até setembro

TRILHAS DE CARREIRA

O critério invisível que vai diferenciar os profissionais na era da inteligência artificial (IA)

8 de fevereiro de 2026 - 8:00

O que muda na nossa identidade profissional quando parte relevante do trabalho operacional deixa de ser feita por humanos?

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Carnaval abaixo de 0 ºC: os horários e os atletas que representam o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno

7 de fevereiro de 2026 - 9:02

Mudaram as estações e, do pré-Carnaval brasileiro, miramos nosso foco nas baixas temperaturas dos Alpes italianos, que recebem os Jogos Olímpicos de Inverno

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cuidado com o ouro de tolo ao escolher ações; acompanhe a reação ao balanço do Bradesco (BBDC4) e o que mais move a bolsa

6 de fevereiro de 2026 - 8:45

Veja como distinguir quais ações valem o seu investimento; investidores também reagem a novos resultados de empresas e dados macroeconômicos

SEXTOU COM O RUY

O “lixo” não subiu: empresas pagadoras de dividendos e com pouca dívida devem seguir ditando o ritmo na bolsa

6 de fevereiro de 2026 - 6:07

Olhamos para 2026 e não vemos um cenário assim tão favorável para companhias capengas. Os juros vão começar a cair, é verdade, mas ainda devem permanecer em níveis bastante restritivos para as empresas em dificuldades.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A difícil escolha entre dois FIIs de destaque, e o que esperar dos resultados de empresas e da bolsa hoje

5 de fevereiro de 2026 - 8:33

As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Bolsa e o trade eleitoral — by the way, buy the whey

4 de fevereiro de 2026 - 20:00

Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Queda no valor da Direcional (DIRR3) é oportunidade para investir, e Santander tem lucro acima do esperado 

4 de fevereiro de 2026 - 8:38

Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O bloco dos bancos abre o Carnaval das empresas abertas: qual terá a melhor marchinha?

3 de fevereiro de 2026 - 8:36

Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O efeito Warsh: reação à escolha de Trump é um ajuste técnico ou inflexão estrutural?

3 de fevereiro de 2026 - 7:48

Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O custo e os benefícios do fim da escala 6×1 para as PMEs, e os dados mais importantes para os investidores hoje

2 de fevereiro de 2026 - 8:42

As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar