Menu
Rodolfo Amstalden
Exile on Wall Street
Rodolfo Amstalden
Sócio-fundador da Empiricus e autor do Programa de Riqueza Permanente
2020-12-10T11:54:50-03:00
Exile on Wall Street

Poema ESG em linha reta

Se esse é um clube disponível só para as elites, onde está o grande agente de transformação?

10 de dezembro de 2020
11:54
esg
Imagem: Shuttertstock

Deixar de gastar dinheiro com besteira é também uma excelente forma de ganhar dinheiro.

Analogamente, o ato de investir nos ajuda a economizar — especialmente se o dito popular de "dinheiro na conta é vendaval" pega para você.

Por isso, acho no mínimo curiosa a repentina comoção contra a figura de Robert Eccles, considerado um dos grandes idealizadores globais da sigla ESG (do inglês, governança ambiental, social e corporativa).

O sujeito praticamente inventou a sigla, é cancelado, e não pode mais usá-la em paz? Que mundo maluco é este em que tentamos sobreviver, vítimas de nossas próprias virtudes.

Lembro-me de um evento no qual o gestor do meu lado solta um: "Acho que o Jim O'Neill não entendeu direito o acrônimo dos BRICs"... Ah, claro, você que entendeu, bonitão.

Perguntei a ele se ele subiria ao palco antes ou depois da palestra do Jim, e ele respondeu que hoje estava só como audiência, rsrsrsrs.

Rsrsrsrs.

Pois bem, paciência. Voltemos a Rs, ao começo e fim de Robert Eccles.

Toda a revolta corrente diz respeito a um recente desafio que ele propôs para si mesmo: melhorar os padrões ESG da Philip Morris.

Antes, vale situar que esse cara estava rico, feliz, cheio de reputação. Não há lacuna alguma na vida dele que o obrigasse a querer comprar uma briga pública para se provar.

Então, ele pensou: "Cara, se uma fabricante de cigarros quer se tornar uma fabricante de cigarros melhor, ou menos pior, para o mundo, não é legítimo ajudá-la com isso? Não existe um ganho tangível aí, tanto para a empresa quanto para a sociedade?".

Ou será que o ESG é apenas para as pessoas e empresas que nascem perfeitas, e que nunca precisaram e nunca precisarão de ESG?

Ao contrário de um índice qualquer de dividendos, que meramente denota cash cows, o ESG deveria exercer uma função endógena, retroalimentando governanças nas empresas que nele se enquadram, ou nele buscam se enquadrar.

Contudo, se esse é um clube disponível só para as elites, onde está o grande agente de transformação?

Ou, hipocrisia, se trata de só mais um selo politicamente correto para assoprarmos bolhas no mercado?

Aliás, tenho saudades do tempo em que as bolhas financeiras inflavam, estouravam e com isso despertavam lições sistêmicas de moral… the dotcom bubble, subprime bubble.

Hoje as bolhas financeiras são diferentes. As bolhas dos faria limers, dos ESGs, da nata do value investing.

Eu, que tenho enrolado os pés nos tapetes das etiquetas, perco o equilíbrio. Caio de boca no chão, quebro os dentes, e assim tenho sido mais ridículo ainda.

Eu que não fumo queria um cigarro.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

balanço do dia

Covid-19: casos sobem para 15,5 milhões e mortes, para 432,6 mil

O total de vidas perdidas durante a pandemia subiu para 432.628. Entre ontem e hoje, foram registradas 2.211 novas mortes.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mudaram as estações, mas nada mudou na bolsa

Quem olha para o saldo do Ibovespa na semana pode achar que os últimos dias foram um marasmo. O índice, afinal, ficou praticamente estável — uma quase desprezível queda de 0,13%. “Mas eu sei que alguma coisa aconteceu / tá tudo assim, tão diferente”, já dizia a música. E é verdade: nada mudou na bolsa, […]

Fechamento da semana

Inflação americana e minério de ferro vivem ‘dias de luta e dias de glória’, monopolizando a semana; dólar avança e bolsa recua no período

O minério de ferro puxou Vale e siderúrgicas para cima – mas depois derrubou. A inflação americana também assustou, mas conseguiu acalmar o ânimo dos investidores. Confira tudo o que movimentou a semana

Engordando o caixa

Petrobras gera US$ 2,5 bilhões com desinvestimentos em 2021; venda mais recente é para fundo árabe

E a estatal não deve parar por aí, pois o diretor financeiro da empresa já reafirmou a intenção de continuar com o programa de venda de ativos

Em evento do BofA

Presidente do BC revela preocupação com análise de autonomia no STF e planos para PIX internacional

Campos Neto e o ministro da Economia, Paulo Guedes, têm conversado com ministros da Corte sobre os questionamento acerca do tema

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies