🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

A noite dos cristais: a infeliz comparação de Abraham Weintraub com o episódio nazista

se o caro amigo leitor, ou a cara amiga leitora, quiser ganhar dinheiro nas bolsas de valores ou nos mercados futuros, guarde suas paixões políticas no armário.

30 de maio de 2020
11:00 - atualizado às 14:28
(Brasília - DF, 29/05/2019) Ministro da Educação Abraham Weintraub. - Imagem: Carolina Antunes/PR

Numa de suas atitudes infelizes (para não usar adjetivo mais contundente), na quinta-feira o ministro da Educação, Abraham Weintraub, declarou, se referindo ao cumprimento de mandados de busca e apreensão executados pela Polícia Federal contra aliados de Jair Bolsonaro em inquérito sobre ameaças a ministros do STF e disseminação de fake news:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Hoje foi o dia da infâmia, vergonha nacional, e será lembrado como a Noite dos Cristais brasileira. Profanaram nossos lares e estão nos sufocando. Sabem o que a grande imprensa oligarca/socialista dirá? SIEG HEIL”.

Em 1938, na Alemanha nazista, a perseguição aos judeus seguia sua escalada odiosa. No dia 7 de novembro, Herschel Grynszpan, de 17 anos, judeu que se refugiara em Paris, após seu pai ter sido enviado para um campo de concentração, foi até a embaixada alemã na capital francesa e matou a tiros o terceiro-secretário Ernst von Rath.

Em represália, na noite de 9 para 10, partidários de Hitler, em sua maioria integrantes das tropas de assalto SA (Sturmabteilung), saíram pelas ruas das principais cidades alemãs, espancando e matando judeus e incendiando suas casas, lojas e sinagogas.

No dia seguinte, o marechal do Reich, Hermann Göring, detalhou preliminarmente os acontecimentos a seu companheiro de partido, Reinhard Heydrich, diretor da Gestapo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O relatório aparece na página 569 de Ascensão e queda do Terceiro Reich – Triunfo e consolidação 1933-1939, escrito pelo jornalista americano William L. Shirer, que durante anos fora correspondente de imprensa em Berlim:

Leia Também

“A extensão da destruição das lojas e casas judias ainda não pode ser calculada em números (...) 815 lojas destruídas, 171 residências incendiadas ou destruídas indicam somente uma fração do dano real quanto aos incêndios previstos (...) 119 sinagogas foram incendiadas, e mais 76 completamente destruídas (...) 20 mil judeus presos, 36 mortes confirmadas, e o número de feridos graves atingiu também 36. Os mortos e feridos são judeus (...)”

Na própria Alemanha, e História adiante, o episódio ficou conhecido como A Noite dos Cristais.

Weintraub comparar a execução de mandados de busca e apreensão executados pela Polícia Federal brasileira com A Noite dos Cristais hitlerista é um atentado ao bom senso e cria nova frente de atrito para Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se agora do governo de Israel, que tanto apoiou o capitão-presidente. A ponto do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ter sido o único chefe de governo importante a comparecer à sua posse em 1º de janeiro de 2019.

O curioso é que, na véspera da operação policial contra aliados bolsonaristas, estes, inclusive o presidente, se regozijaram publicamente com o mesmo tipo de ação, só que contra o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, desafeto do Planalto, e sua mulher.

Esquerda ou direita? Nenhum. Olhe para os mercados

Para aqueles leitores que me escrevem pedindo para não falar sobre política, explico que faço isso porque ela sempre influencia o comportamento do mercado, principalmente as cotações da Bolsa e do dólar.

Já para os que me rotulam de socialista, esquerdopata ou petralha, gostaria de explicar que sempre fui favorável às privatizações e ao enxugamento da paquidérmica máquina governamental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, socialismo não é crime. Muito menos, defeito. É apenas uma corrente política que, entre outras coisas, defende o controle da economia e dos bens de produção nas mãos do Estado. Corrente essa da qual divirjo e sempre divergi, desde os tempos de João Goulart.

Em minha opinião, nos governos Lula e Dilma não houve socialismo. Houve sim, divisão de renda, ficando os petistas com a maior parte e criando programas de distribuição de dinheiro, alimentos e casas populares em troca de votos, no que obtiveram êxito. Só que a fatia dos governantes e seus asseclas era roubada, como ficou provado na operação Lava Jato.

Ao longo de minha vida, me acostumei com o fato de ser chamado de comunista pelo pessoal da direita e de fascista pelo da esquerda. E nem de centro posso dizer que sou pois isso pode ser confundido com Centrão, de melancólica folha corrida.

Pois bem, o mercado não gostou dos conflitos (até agora verbais) políticos desta semana. Mas não houve nenhum pânico. Acho que os investidores e especuladores já estão se acostumando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos dias em que Bolsa, dólar e taxas de juros estão sendo influenciados pela pandemia de Covid-19, este é meu assunto.

Hoje (estou escrevendo este texto após o fechamento do pregão de quinta-feira, 28 de maio) o mercado está olhando para a contenda Planalto/STF. Amanhã poderá ser o conflito sino-americano. No dia seguinte, para as decisões do FED ou do nosso BC.

Só para completar: se o caro amigo leitor, ou a cara amiga leitora, quiser ganhar dinheiro nas bolsas de valores ou nos mercados futuros, guarde suas paixões políticas no armário. E só as tire de lá quando estiver de férias.

Essa é uma das verdades que o investidor precisa saber. Eu falo de outras delas no meu novo livro "IVAN: 30 LIÇÕES DE MERCADO", que está disponível neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Claro, se for de seu gosto, saia às ruas (após o fim da pandemia, por favor) enrolado na bandeira verde e amarela ou na vermelha e grite à vontade a favor de suas teses.

O artigo quinto da Constituição brasileira lhe garante isso.

Um grande abraço!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje

3 de dezembro de 2025 - 8:24

Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A sucessão no Fed: o risco silencioso por trás da queda dos juros

2 de dezembro de 2025 - 7:08

A simples possibilidade de mudança no comando do BC dos EUA já começou a mexer na curva de juros, refletindo a percepção de que o “jogo” da política monetária em 2026 será bem diferente do atual

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Bolhas não acabam assim

1 de dezembro de 2025 - 19:55

Wall Street vivencia hoje uma bolha especulativa no mercado de ações? Entenda o que está acontecendo nas bolsas norte-americanas, e o que a inteligência artificial tem a ver com isso

DÉCIMO ANDAR

As lições da Black Friday para o universo dos fundos imobiliários e uma indicação de FII que realmente vale a pena agora

30 de novembro de 2025 - 8:00

Descontos na bolsa, retorno com dividendos elevados, movimentos de consolidação: que tipo de investimento realmente compensa na Black Friday dos FIIs?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os futuros dividendos da Estapar (ALPK3), o plano da Petrobras (PETR3), as falas de Galípolo e o que mais move o mercado

28 de novembro de 2025 - 8:25

Com mudanças contábeis, Estapar antecipa pagamentos de dividendos. Petrobras divulga seu plano estratégico, e presidente do BC se mantém duro em sua política de juros

SEXTOU COM O RUY

Jogada de mestre: proposta da Estapar (ALPK3) reduz a espera por dividendos em até 8 anos, ações disparam e esse pode ser só o começo

28 de novembro de 2025 - 6:01

A companhia possui um prejuízo acumulado bilionário e precisaria de mais 8 anos para conseguir zerar esse saldo para distribuir dividendos. Essa espera, porém, pode cair drasticamente se duas propostas forem aprovadas na AGE de dezembro.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A decisão de Natal do Fed, os títulos incentivados e o que mais move o mercado hoje

27 de novembro de 2025 - 8:23

Veja qual o impacto da decisão de dezembro do banco central dos EUA para os mercados brasileiros e o que deve acontecer com as debêntures incentivadas, isentas de IR

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Corte de juros em dezembro? O Fed diz talvez, o mercado jura que sim

27 de novembro de 2025 - 7:49

Embora a maioria do mercado espere um corte de 25 pontos-base, as declarações do Fed revelam divisão interna: há quem considere a inflação o maior risco e há quem veja a fragilidade do mercado de trabalho como a principal preocupação

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O mercado realmente subestima a Selic?

26 de novembro de 2025 - 19:30

Dentro do arcabouço de metas de inflação, nosso Bacen dá mais cavalos de pau do que a média global. E o custo de se voltar atrás para um formulador de política monetária é quase que proibitivo. Logo, faz sentido para o mercado cobrar um seguro diante de viradas possíveis.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As projeções para a economia em 2026, inflação no Brasil e o que mais move os mercados hoje

26 de novembro de 2025 - 8:36

Seu Dinheiro mostra as projeções do Itaú para os juros, inflação e dólar para 2026; veja o que você precisa saber sobre a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os planos e dividendos da Petrobras (PETR3), a guerra entre Rússia e Ucrânia, acordo entre Mercosul e UE e o que mais move o mercado

25 de novembro de 2025 - 8:20

Seu Dinheiro conversou com analistas para entender o que esperar do novo plano de investimentos da Petrobras; a bolsa brasileira também reflete notícias do cenário econômico internacional

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O paradoxo do banqueiro central

24 de novembro de 2025 - 19:59

Se você é explicitamente “o menino de ouro” do presidente da República e próximo ao ministério da Fazenda, é natural desconfiar de sua eventual subserviência ao poder Executivo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hapvida decepciona mais uma vez, dados da Europa e dos EUA e o que mais move a bolsa hoje

24 de novembro de 2025 - 7:58

Operadora de saúde enfrenta mais uma vez os mesmos problemas que a fizeram despencar na bolsa há mais dois anos; investidores aguardam discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE) e dados da economia dos EUA

BOMBOU NO SD

CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3), o ‘terror dos vendidos’ e mais: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana

23 de novembro de 2025 - 17:13

Matéria sobre a exposição da Oncoclínicas aos CDBs do Banco Master foi a mais lida da semana; veja os destaques do SD

MERCADOS HOJE

A debandada da bolsa, pessimismo global e tarifas de Trump: veja o que move os mercados hoje

21 de novembro de 2025 - 9:27

Nos últimos anos, diversas empresas deixaram a B3; veja o que está por trás desse movimento e o que mais pode afetar o seu bolso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planejamento, pé no chão e consciência de que a realidade pode ser dura são alguns dos requisitos mais importantes de quem quer ser dono da própria empresa

20 de novembro de 2025 - 8:36

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Será que o Fed já pode usar AI para cortar juros?

19 de novembro de 2025 - 20:00

Chegamos à situação contemporânea nos EUA em que o mercado de trabalho começa a dar sinais em prol de cortes nos juros, enquanto a inflação (acima da meta) sugere insistência no aperto

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A nova estratégia dos FIIs para crescer, a espera pelo balanço da Nvidia e o que mais mexe com seu bolso hoje

19 de novembro de 2025 - 8:01

Para continuarem entregando bons retornos, os Fundos de Investimento Imobiliários adaptaram sua estratégia; veja se há riscos para o investidor comum. Balanço da Nvidia e dados de emprego dos EUA também movem os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O recado das eleições chilenas para o Brasil, prisão de dono e liquidação do Banco Master e o que mais move os mercados hoje

18 de novembro de 2025 - 8:29

Resultado do primeiro turno mostra que o Chile segue tendência de virada à direita já vista em outros países da América do Sul; BC decide liquidar o Banco Master, poucas horas depois que o banco recebeu uma proposta de compra da holding Fictor

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar