Menu
2020-01-02T17:52:02-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Bolsa e dólar hoje

Ibovespa dispara, supera os 118 mil pontos e atinge nova máxima

Bolsa começa primeiro pregão de 2020 com ações em alta; dólar também avança

2 de janeiro de 2020
10:52 - atualizado às 17:52
Selo Mercados AGORA Ibovespa dólar
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O Ibovespa começou o 2020 com o pé direito nesta quinta-feira (2). Às 17h40, o principal índice da bolsa brasileira subia 2,30%, aos 118.351,26 pontos, nova máxima histórica. Já o dólar à vista começou o dia em queda, mas fechou em alta de 0,31%, a R$ 4,0242.

Os juros futuros, por sua vez, começaram o dia em alta, mas fecharam em baixa. O contrato de DI com vencimento em janeiro de 2021 caiu de 4,561% para 4,525%; o DI para janeiro de 2023 recuou de 5,794% para 5,78%; e o DI para janeiro de 2027 caiu de 6,763% para 6,71%.

  • Contrate o Ivan Sant’Anna: Trader com mais de 60 anos pode te ensinar a dar suas Tacadas de Mestre. Conheça o projeto aqui.

O tom para os mercados neste início de ano é positivo. No apagar das luzes de 2019, Estados Unidos e China fecharam a primeira fase do acordo que pode pôr fim à guerra comercial entre os dois países.

Além disso, o presidente americano Donald Trump já confirmou que a assinatura do acordo está marcada para 15 de janeiro. Enquanto isso, os chineses afirmaram que as negociações da segunda fase já estão engatilhadas.

As bolsas asiáticas fecharam em alta, animadas pela trégua na guerra comercial e por um estímulo pontual dado pelo governo chinês à economia do gigante asiático. Ontem, o banco central daquele país anunciou corte da taxa de reserva obrigatória dos bancos, liberando o equivalente a quase US$ 115 bilhões na economia.

Nesse cenário, as bolsas europeias também fecharam em alta e Nova York opera no azul, como já indicavam os seus índices futuros. Os índices americanos chegaram a bater novas máximas intradiárias. Por volta das 17h, o Dow Jones avançava 0,81%, o S&P 500 subia 0,53% e o Nasdaq tinha alta de 1,03%.

Empresas

As ações da B3 (B3SA3) apresentam uma das maiores altas do dia depois que a companhia anunciou uma redução de tarifas no mercado de ações, de modo a beneficiar os investidores pessoas físicas. Por volta das 17h30, os papéis subiam 5,21%.

No fim de 2019, as ações da B3 apanharam com a expectativa de ter seu monopólio quebrado no mercado brasileiro, ao fechar acordo para processar operações a bolsas de valores concorrentes.

As ações do frigorífico JBS (JBSS3) também passaram a figurar entre as maiores altas do Ibovespa impulsionadas pela notícia de um surto de gripe aviária na Polônia na última terça (31). O vírus identificado foi o H5N8, considerado altamente patogênico pelos organismos de saúde.

Doenças como esta e a peste suína na China reduzem a oferta mundial de proteína animal, abrindo espaço para as carnes brasileiras no mercado internacional, além de puxar os preços para cima.

Também favorece os papéis a possível venda da fatia que o BNDESPar detém na empresa. Por volta das 17h30, as ações subiam 5,31%.

Fora do Ibovespa - mas não por muito tempo - as ações da companhia de softwares de gestão Totvs (TOTS3) avançavam 6,66% no mesmo horário, depois de serem incluídas na próxima carteira teórica do Ibovespa.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

mercados hoje

Ibovespa sobe após PIB e dólar cai mais de 1%, com estímulos e seguro-desemprego nos EUA

Investidores reagem à agenda econômica cheia aqui e lá fora; juros curtos operam em leve queda

Exile on Wall Street

A vitória da indecência sobre a paciência

Se quiser ficar rico comprando ações, terá que necessariamente comprar problemas, principalmente no Brasil

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta quinta-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

Tudo que vai mexer com seu dinheiro hoje

10 notícias para começar o dia bem informado

Sem delongas: saiu a lista da Ação do Mês de dezembro! Como é tradição aqui no Seu Dinheiro, quando vira o mês a repórter Jasmine Olga consulta uma dezena de corretoras para saber quais são os três papéis preferidos das suas carteiras recomendadas. A partir dessa lista tríplice, a Jas faz um cruzamento de dados e monta […]

economia

PIB cresce 7,7% no 3º trimestre, abaixo do esperado

Mercado aguardava expansão de cerca de 8,8% no período; em base anual, contração foi de 3,9%, mais do que o projetado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies