Menu
2019-10-03T15:18:52-03:00
Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
Muito além da corrida

O novo aplicativo da Uber que promete mudar o mercado de trabalho autônomo e freelancer

Aplicativo permitirá a trabalhadores autônomos e freelancers encontrarem vagas temporárias disponibilizadas pelas empresas

3 de outubro de 2019
15:18
Uber
Imagem: Shutterstock

É como diz do ditado: agora a Uber foi longe demais! Na estratégia de diversificar seu modelo de negócio ao máximo, a empresa de transporte agora resolveu atuar diretamente no mercado de trabalho.

A mais nova aposta da empresa será lançar um aplicativo que permite a trabalhadores autônomos e freelancers encontrarem vagas temporárias disponibilizadas por companhias. O projeto se chamará 'Uber Works' e deve ser lançado primeiramente na cidade norte-americana de Chicago, isso já na próxima sexta-feira (4).

A mega-iniciativa corria em segredo de Estado e só agora foi oficialmente divulgado. De acordo com um comunicado oficial da empresa, o Uber Works vai fornecer meios mais rápidos e fáceis para as pessoas conseguirem trabalho, além servir de vitrine para várias oportunidades existentes.

Para lançar o novo app, a Uber fechou uma parceria com empresas de Chicago para que elas publiquem ofertas de emprego. Entre as categorias de trabalho incluídas estão: manutenção de residências, limpeza, atendimento ao cliente e serviços em geral.

A ideia central é que o aplicativo traga todas as vagas disponíveis em determinada cidade. Mas tudo indica que o usuário também poderá filtrar as pesquisas por turnos, faixa de salário, local, habilidades exigidas e tipo de vestimenta requisitada.

Uma nova Uber?

A ideia do Uber Works está longe de ser a primeira no segmento de oferta temporárias. Vale lembrar que a Amazon, por exemplo, já conta há algum tempo com projetos destinados exclusivamente a trabalhar com ofertas do mercado de trabalho.

Mas o novo app tem tudo para trazer uma perspectiva nova, já que a Uber atualmente emprega milhões de motoristas autônomos.

O lançamento também acontece em um momento para lá de desafiador para a Uber. A empresa tem sido alvo de processos e críticas públicas pelo regime de trabalho estabelecido com seus empregados.

Para além disso, a Uber também teve que amargar duros golpes no mercado: após uma decepcionante oferta primária de ações na bolsa de Nova York, em maio deste ano, a empresa registrou um prejuízo bilionário no segundo trimestre desse ano. E por falar em ações, os papéis da companhia operavam em alta de 2,83% na tarde desta quinta-feira (3), negociados a US$ 29,82.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

Insights Assimétricos

Bitcoin, Ethereum, Dogecoin… Com tantas opções, o quanto de criptomoedas você deve ter em sua carteira?

Ainda obscuro para muitas pessoas, o mercado não tem fechado suas portas aos novos aventureiros atraídos pelos retornos convidativos entregues por este universo

Negócio fechado

Petrobras assina venda de sua fatia de 50% no campo terrestre de Rabo Branco

O campo teve produção média em 2020 de 131 barris de petróleo por dia (bpd).

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Fundo Verde e a tragédia grega do Brasil

Ao despertar a fúria de Zeus por ter entregue o fogo do Olimpo aos mortais, Prometeu foi acorrentado e punido: durante o dia, uma águia devorava seu fígado; durante a noite, o órgão se regenerava — um ciclo de tormento eterno. Tragédias gregas, infelizmente, costumam ser úteis ao falarmos sobre o Brasil. Reformas econômicas demandam […]

FECHAMENTO

Commodities amenizam a queda da bolsa, mas exterior negativo e nova crise em Brasília falam mais alto

As commodities mais uma vez tentaram salvar a bolsa brasileira de um dia no vermelho, mas o exterior negativo e a cautela em Brasília falaram mais alto

Presidente otimista

EUA devem ter retomada econômica mais rápida em quase 40 anos, diz Biden

Segundo o democrata, o foco de seu governo se manterá em criar empregos e combater a pandemia de covid-19

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies