Menu
2019-10-03T15:18:52-03:00
Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
Muito além da corrida

O novo aplicativo da Uber que promete mudar o mercado de trabalho autônomo e freelancer

Aplicativo permitirá a trabalhadores autônomos e freelancers encontrarem vagas temporárias disponibilizadas pelas empresas

3 de outubro de 2019
15:18
Uber
Imagem: Shutterstock

É como diz do ditado: agora a Uber foi longe demais! Na estratégia de diversificar seu modelo de negócio ao máximo, a empresa de transporte agora resolveu atuar diretamente no mercado de trabalho.

A mais nova aposta da empresa será lançar um aplicativo que permite a trabalhadores autônomos e freelancers encontrarem vagas temporárias disponibilizadas por companhias. O projeto se chamará 'Uber Works' e deve ser lançado primeiramente na cidade norte-americana de Chicago, isso já na próxima sexta-feira (4).

A mega-iniciativa corria em segredo de Estado e só agora foi oficialmente divulgado. De acordo com um comunicado oficial da empresa, o Uber Works vai fornecer meios mais rápidos e fáceis para as pessoas conseguirem trabalho, além servir de vitrine para várias oportunidades existentes.

Para lançar o novo app, a Uber fechou uma parceria com empresas de Chicago para que elas publiquem ofertas de emprego. Entre as categorias de trabalho incluídas estão: manutenção de residências, limpeza, atendimento ao cliente e serviços em geral.

A ideia central é que o aplicativo traga todas as vagas disponíveis em determinada cidade. Mas tudo indica que o usuário também poderá filtrar as pesquisas por turnos, faixa de salário, local, habilidades exigidas e tipo de vestimenta requisitada.

Uma nova Uber?

A ideia do Uber Works está longe de ser a primeira no segmento de oferta temporárias. Vale lembrar que a Amazon, por exemplo, já conta há algum tempo com projetos destinados exclusivamente a trabalhar com ofertas do mercado de trabalho.

Mas o novo app tem tudo para trazer uma perspectiva nova, já que a Uber atualmente emprega milhões de motoristas autônomos.

O lançamento também acontece em um momento para lá de desafiador para a Uber. A empresa tem sido alvo de processos e críticas públicas pelo regime de trabalho estabelecido com seus empregados.

Para além disso, a Uber também teve que amargar duros golpes no mercado: após uma decepcionante oferta primária de ações na bolsa de Nova York, em maio deste ano, a empresa registrou um prejuízo bilionário no segundo trimestre desse ano. E por falar em ações, os papéis da companhia operavam em alta de 2,83% na tarde desta quinta-feira (3), negociados a US$ 29,82.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Sextou com o Ruy

Certeza é para idiotas. Como ganhar na bolsa mesmo sem saber para que lado a ação vai andar

Nesta semana eu consegui realizar um lucro de 1.250% com uma opção de Petrobras, e nem precisei adivinhar para onde a ação iria

IR 2021

Prazo para envio de informe de rendimentos termina nesta sexta; saiba o que fazer caso não receba algum deles

Saiba que informes de rendimentos você deve esperar receber até o fim do dia de hoje; documento é essencial para preencher declaração de imposto de renda e comprovar informações junto à Receita Federal

Pegue o passaporte

Como usar os ETFs para escapar do risco Brasil e investir nas bolsas globais sem sair da B3

Qualquer investidor com uma conta em corretora pode ter acesso hoje mesmo a uma cesta de ativos que representa as ações das maiores empresas do mundo

Reverteu prejuízo

Vale termina 2020 com lucro de US$ 4,9 bilhões e aprova dividendos

Mineradora conseguiu reverter prejuízo do ano anterior e aprovou distribuição de dividendos, mas lucro trimestral veio abaixo do esperado pelo mercado

Risco fiscal

Efeito de fatiamento da PEC emergencial seria extremamente perverso, diz secretário do Tesouro

“Se for fatiado será pior para todos. Queremos dar o auxílio aos vulneráveis, mas também precisamos de um ambiente fiscalmente organizado para que a economia melhore”, disse Bruno Funchal

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies