A multiplicação dos pães (de hambúrguer)
Ações do Burger King caíram forte na B3 com a venda de papéis por fundos. Na política, o Parlamento britânico rejeitou (de novo) um acordo para o Brexit

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
Durante vários anos como repórter eu acompanhei de perto o mercado de fundos de “private equity”, que compram participações em empresas com o objetivo de vendê-las com (muito) lucro no futuro.
Como as companhias em geral são de capital fechado, o risco desse tipo de investimento é bem maior do que a simples compra de ações na bolsa, por exemplo. Mas quando os fundos acertam uma tacada, costumam dar um retorno equivalente a várias vezes o valor inicial investido.
O investimento no Burger King Brasil está entre as boas tacadas da safra recente de investimentos dos fundos de private equity. Desde 2011, quando recebeu o primeiro aporte, a empresa que opera os restaurantes da rede de fast food americana multiplicou por oito o número de restaurantes da marca no país.
Com o crescimento, a companhia não só conseguiu driblar a crise que abateu a economia brasileira como ainda abriu o capital na B3 em dezembro de 2017.
Depois da multiplicação dos pães de hambúrguer, os três fundos que investiram na rede se preparam para vender mais um pedaço de suas participações na rede em uma nova oferta de ações. A operação será realizada bem ao estilo “fast food”, em uma emissão que dispensa o registro na CVM.
Leia Também
Embora a saída dos fundos seja parte do ciclo natural desse tipo de investidor, a notícia pegou mal para as ações do Burger King hoje na bolsa. Nesta matéria que eu escrevi você fica sabendo mais sobre a oferta e se a queda dos papéis pode representar uma oportunidade de compra.

Dinheiro no bolso
Hoje a bolsa teve aquele típico dia em que os analistas costumam chamar de “realização de lucros”. Em português claro, trata-se de vender as ações para colocar no bolso parte dos lucros recentes. Trata-se de um movimento mais do que esperado depois do salto de quase 3% do Ibovespa ontem. O pessoal do mercado continua de olho na movimentação do Congresso na tramitação da reforma da Previdência, mas o noticiário corporativo também rendeu hoje. Na nossa cobertura de mercados você fica sabendo todos os detalhes do pregão.
Dia 70 - Não tem como fugir
O presidente Jair Bolsonaro é político de carreira e sabe que não tem como fugir das emendas impositivas e nomeações para cargos políticos. Como disse o ex-senador e ex-líder de quatro governos, Romero Jucá, em entrevista à “Folha de S.Paulo”, o... (leia mais)
Para gringo ver (e comprar)
A Petrobras voltou hoje ao mercado de capitais internacional com uma captação de títulos de dívida (bônus). Os recursos levantados no programa serão usados para recomprar papéis com vencimento entre 2021 e 2025. Ou seja, a estatal vai usar a nova emissão para melhorar o perfil de sua dívida em moeda estrangeira. Você confere os detalhes sobre a nova operação da Petrobras nesta matéria.
Um Band-Aid pequeno demais
Que a mudança no discurso de Bolsonaro sobre a Previdência e a instalação da CCJ na Câmara trouxeram maior otimismo aos investidores, disso ninguém duvida. O problema é que a bolha no calcanhar do governo é muito maior do que o Band-Aid colocado para protegê-la. Traduzindo para você: parte do mercado ainda está reticente em relação à força que o governo terá com relação às pautas econômicas, como você pode ler na análise da nossa colunista Angela Bittencourt.
Por uma relação sem conflitos
O crescimento das plataformas de investimento independentes dos bancões sem dúvida é benéfico para todo o mercado. Mas talvez um dos grandes equívocos dos investidores hoje seja acreditar que essa nova relação está livre de conflitos de interesse. Para descobrir se o seu assessor de investimentos não passa apenas de uma “versão repaginada” do velho gerente de banco, o Felipe Miranda escreveu este pequeno (e imperdível) guia em sua coluna de hoje.
E agora, May?
A premiê do Reino Unido, Theresa May, teve mais um dia daqueles no parlamento nacional. A Casa voltou a rejeitar uma proposta de acordo para o Brexit, e dessa vez por uma margem maior do que na votação anterior. Agora, o país corre o risco de se divorciar da União Europeia de uma forma trágica. Os próximos capítulos dessa novela você confere nesta reportagem.
NÃO TEM MAIS VOLTA
Veja os números da Lotofácil da Independência 2026; rateio será conhecido em instantes
15 de setembro de 2026 - 21:44CHEGOU A HORA
Assista ao vivo ao sorteio da Lotofácil da Independência 2026
15 de setembro de 2026 - 20:01B3 WEEK 2026
Copom amanhã: quanto você pagaria para apostar na decisão? Mercado de previsões entra no radar do investidor brasileiro; entenda como funciona
15 de setembro de 2026 - 19:14B3 WEEK 2026
“Recolocar o Brasil nos trilhos não é tão difícil assim”, diz economista-chefe do Bradesco. O que precisa acontecer para a bolsa brasileira finalmente decolar?
15 de setembro de 2026 - 18:22PREJUÍZO NO RADAR
Greve da Caixa Econômica pode afetar o seu bolso: entenda como se proteger dos riscos se você vai comprar um imóvel
15 de setembro de 2026 - 15:36NOVAS REGRAS
Motoristas ganham prazo extra para dirigir com a CNH vencida; entenda a nova regra
15 de setembro de 2026 - 13:13SEGURANÇA E ESTABILIDADE
Casa própria vale mais para a qualidade de vida do que viagens e lazer, mas exige cuidado para não virar pesadelo
15 de setembro de 2026 - 11:59MADAME SATÃ É FICHINHA
Oligarca ligado a Putin pagou parte da festa de casamento de filho de Trump nas Bahamas
15 de setembro de 2026 - 11:13SEM DAR PITI
Quem causar confusão em voos poderá pagar multa de até R$ 17 mil e ser proibido de voar; confira as novas regras da Anac
15 de setembro de 2026 - 10:41BENEFÍCIO OU PESADELO?
Divisão de 25% do lucro e escala 5×2: como uma rede de supermercados usa benefícios para atacar o maior desafio do setor
15 de setembro de 2026 - 10:20OLHO NO RELÓGIO
Caixa adia sorteio da Lotofácil da Independência, mas ele ainda ocorre hoje; prazo para apostas também muda
15 de setembro de 2026 - 6:57LCIs e LCAs
A crítica de André Esteves aos títulos isentos: ‘sou detentor, emito esses títulos, mas está simplesmente errado’
14 de setembro de 2026 - 19:15ALERTA DE PROMOÇÃO!
Leilão da Casas Bahia promete eletrodomésticos com até 75% de desconto; veja como participar
14 de setembro de 2026 - 14:55MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Oceano Atlântico bate recorde negativo em temporada de furacões — e a culpa é do El Niño
14 de setembro de 2026 - 14:06QUASE LÁ!
Prazo para disputar os R$ 300 milhões da Lotofácil da Independência se aproxima do fim; veja até que horas é possível apostar e quando será o sorteio
14 de setembro de 2026 - 9:09Conteúdo Market Makers
Pesquisa mostra Flávio Bolsonaro e Augusto Cury numericamente à frente de Lula no segundo turno; como investir neste cenário?
14 de setembro de 2026 - 9:00DESALECERAÇÃO DA IA
Dona do ChatGPT descarta IPO neste ano e executivos fazem alerta sobre IA: haverá um freio na tecnologia?
13 de setembro de 2026 - 18:03DEIXOU DE SER EXCLUSIVO
Venda de apartamentos de luxo despenca 53% em São Paulo. Quais os planos das incorporadoras para os super-ricos?
13 de setembro de 2026 - 14:35MAIS LIDAS DO SD