🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

A Previdência de cada um

Para minha sorte, nunca fui muito seduzido por essa ideia de ficar sem nada para fazer, muito menos ver novelas da Globo ou jogar dominó com os outros velhinhos.

25 de fevereiro de 2019
10:56 - atualizado às 12:43
Previdência Social,Reforma da Previdência

No final do primeiro semestre deste ano, ou no início do segundo, deverá ser votada, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, a PEC da Previdência. Para que seja aprovada, serão necessários três quintos dos votos de deputados e senadores, mais precisamente 308 e 41 votos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante os próximos meses, a não ser que aconteça algum imprevisto, o mercado financeiro ficará antenado nos trâmites da PEC nas duas casas do Congresso. Ah, antes que me esqueça, haverá dois mata-matas em cada plenário.

Como qualquer pessoa que pense pragmaticamente, torcerei para que a alteração constitucional se materialize. Caso contrário, o Brasil quebra. O caixa do Tesouro não aguenta o déficit previdenciário.

Para minha pessoa, Ivan Sant’Anna, assim como a de minha mulher, a reforma da Previdência é uma covardia. Estamos casados há 40 anos e sempre acreditávamos que o primeiro que morresse herdaria a pensão do outro, como acontece nos termos da legislação atual.

Vamos aos números. Fica mais fácil explicar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ganho do INSS aproximadamente quatro mil reais por mês. Ela, cinco mil.  Com o fator previdenciário, quase sempre essa aposentadoria é reajustada anualmente um pouco abaixo da inflação. O mesmo não acontece com o plano de saúde, que trabalha com a lógica fria dos negócios: “quanto mais velho, mais consultas, exames, procedimentos, etc.”

Leia Também

Suponhamos que eu morra em 2025, com 85 anos de idade, por sinal um desfecho que me satisfaz plenamente.

Como as mulheres têm expectativa de vida sete anos maior que a dos homens, e minha cara-metade é nove anos mais moça que eu, atuarialmente ela viverá até 2041, sendo os últimos 16 anos recebendo apenas sua própria aposentadoria, que mal dá para pagar o condomínio e o seguro médico. Além, é claro do que deixarei para ela, já que nossas contas são conjuntas.

Felizmente, jamais deixei de poupar. São raríssimos os meses nos quais tenho déficit. Só quando viajo para o exterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Espero que a madame aqui não cometa a asneira de viver até os 100, 105 anos.

Cláusulas pétreas

Pois bem, o atual projeto de reforma da Previdência não é o dos meus sonhos. Gostaria que a Constituição fosse atropelada na marra e, com ela, extintos os absurdos adquiridos pelas chamadas cláusulas pétreas.

Há uma dentista aqui do Rio de Janeiro que recebeu mensalmente dos cofres do Judiciário (ou seja, dos nossos bolsos), durante anos, o equivalente hoje a 43 mil reais. Seu benefício já foi cassado, reposto, cassado novamente e a doutora não se manca. Está sempre recorrendo em busca dos seus “direitos”.

Explicação: ela é filha solteira (não se casou no papel; uniu-se no religioso e teve dois filhos) de um desembargador que morreu em 1982.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E quanto aos militares, policiais, bombeiros…? Eles alegam que não têm hora certa de trabalho, que às vezes varam dia e noite. Agora mesmo, a gente viu em Brumadinho os socorristas rastejando na lama após o rompimento da barragem da Vale.

Tudo bem, chafurdar em meio aos mortos é estressante. Mas, como todos têm cargo vitalício e aposentadoria com ganho integral, não sofrem o estresse maior do trabalhador da iniciativa privada que é o medo de perder o emprego e não encontrar outro.

Fica então combinado. Não vou sofrer nenhum AVC, muito menos padecerei de demência e chegarei aos 85 (que é quando virá o apito final) escrevendo meus livros e artigos, dando cursos e fazendo palestras, recebendo por esses serviços.

Minha mulher pega minha poupança (não é caderneta; burro ainda não sou) e vai até os 92.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trabalhador braçal

Pensemos agora no trabalhador braçal. O operário da construção civil, os caras que racham o asfalto com britadeiras, empurram carrinhos de mão nas salinas e aram a terra na agricultura familiar. Os catadores de frutas.

Isso tudo terá de ser levado em conta nas discussões da PEC previdenciária. Tem muita gente que não consegue trabalhar até os 65. Pior, mesmo que consigam, não são contratados. Tem sempre um jovem com mais físico, saúde e disposição para o seu lugar.

Por causa do egoísmo de certas categorias, não por coincidência justamente aquelas que fazem as leis, garantem sua observância (garantem mesmo?) e julgam sua inobservância (julgam mesmo?), erigimos, pedra por pedra, esse déficit colossal nas contas públicas.

Apesar de todas essas incongruências, tenho profunda convicção de que a PEC tem de ser aprovada. É questão de sobrevivência do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Só que algum dispositivo legal (cotas, quem sabe?) terá de cuidar para que as pessoas consigam emprego até os 65.

Caso contrário, essa PEC vai gerar uma faixa etária de miséria que poderá durar de cinco a dez anos, dependendo da profissão. E como pessoas sem empregos não recolhem para a Previdência, poderemos estar formando uma legião de miseráveis.

O lado social é importante

Economia não pode ser uma ciência apenas de números. O lado social é importante e tem de ser levado em conta. Caso contrário, eles (vocês sabem de quem estou falando) voltam.

Caríssimo leitor, se você foi sensato, deve estar acumulando algum tipo de investimento para ter uma velhice tranquila. Agora terá de engordar essa poupança todos os meses para a hipótese de que não consiga emprego entre os, digamos, 50 e 65 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa reforma, dependendo de seus termos, vai atingir cada pessoa de uma maneira diferente.

Como escrevi acima, se o destino colaborar, meu problema aparentemente está resolvido. Meus 65, idade mínima da PEC, já se foram há anos.

Para minha sorte, nunca fui muito seduzido por essa ideia de ficar sem nada para fazer, muito menos ver novelas da Globo ou jogar dominó com os outros velhinhos.

Por sorte, vivo de inspiração. Não preciso quebrar pedras, muito menos arar a terra ou catar cocos para sobreviver. Que a dentista faça bom proveito do dinheiro que recebeu dos cofres públicos por causa da distorção do espírito de uma lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Só gostaria que ela lembrasse todos os dias que não o mereceu.

(Esta coluna foi publicada na Inversa Publicações. Para acompanhar os conteúdos gratuitos do Ivan Sant'Anna na Inversa, entre aqui. Ele também escreve uma newsletter matinal chamada Warm Up Pro, para experimentar, acesse aqui.)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EXPLOSÕES SOLARES

Sol entra em fase rara de explosões e Terra passa a ser monitorada de perto

5 de fevereiro de 2026 - 11:53

Uma sequência incomum de erupções solares levou a Nasa e a NOAA a adotarem monitoramento contínuo; o fenômeno não oferece risco às pessoas, mas pode afetar satélites, comunicações e sistemas de GPS.

INDESTRUTÍVEL

Guerras nucleares, raios gama ou asteroides caindo do céu: esse é o único animal que sobreviveria ao fim do mundo

5 de fevereiro de 2026 - 10:28

Capaz de resistir a radiação, falta de água, temperaturas extremas e até ao vácuo do espaço, o urso-d’água desafia os limites da biologia e entra na lista dos seres mais resistentes já estudados

ROUBOU A CENA

Lotomania faz 3 milionários, mas seriam 5 se…; Lotofácil acumula e Mega-Sena pode pagar mais de R$ 140 milhões hoje

5 de fevereiro de 2026 - 7:32

A Lotomania roubou a cena da Lotofácil, que acumulou pela primeira vez em fevereiro na noite mais movimentada da semana no Espaço da Sorte.

DINHEIRO PARADO

Quem tem medo de investir? Da alta renda à classe C, complexidade e “economiquês” travam investidor brasileiro, mas mercado já tem saídas, segundo o Google

4 de fevereiro de 2026 - 18:00

A dificuldade de entender o mercado financeiro e o receio de golpes são entraves para que brasileiros invistam dinheiro que está parado

DE VOLTA ÀS RUAS

Carro que marcou geração de brasileiros volta ao mercado mais moderno e melhor

4 de fevereiro de 2026 - 13:31

Os anos 80 de fato foram culturalmente riquíssimos: Michael Jackson estava no auge, o filme “E.T.” lotava os cinemas e a estética das vestimentas e discotecas da época causa controvérsia até hoje. Para completar os anos de ouro, a GM laçou um carro que permanece na memória dos brasileiros tantas décadas depois: o Chevrolet Monza.   O nome de fato marcou gerações […]

DESSA VEZ DUROU POUCO

Trump assina projeto de financiamento para encerrar shutdown parcial nos EUA

4 de fevereiro de 2026 - 8:45

O chefe da Casa Branca destacou que o projeto orçamentário continuará financiando o Departamento de Segurança Interna (DHS, em inglês)

BRILHOU SOZINHA

Teimosia faz novo milionário na Lotofácil 3604; Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões

4 de fevereiro de 2026 - 7:22

Vencedor ou vencedora do prêmio milionário do concurso 3604 da Lotofácil vinha insistindo sempre nos mesmos números por meio do dispositivo conhecido como ‘teimosinha’.

CALENDÁRIO 2026

Calendário Gás do Povo fevereiro 2026: botijão passa a ser gratuito e governo amplia o acesso ao gás de cozinha

4 de fevereiro de 2026 - 6:13

Novo programa substitui o Auxílio Gás e garante recarga gratuita do botijão de 13 kg para famílias de baixa renda

AÇÃO DO MÊS

Direcional (DIRR3) é bicampeã apesar do tombo: entenda por que a construtora segue no topo das recomendações para fevereiro

4 de fevereiro de 2026 - 6:00

Os papéis da construtora caíram 2,80% nos últimos três meses, mas já começaram a mostrar sinais de recuperação

CALENDÁRIO 2026

Calendário do Pé-de-Meia fevereiro 2026: confira quando o governo paga os incentivos do ensino médio

4 de fevereiro de 2026 - 5:41

Programa funciona como uma poupança educacional, paga até R$ 9.200 por aluno e tem depósitos ao longo do ano conforme matrícula, frequência, conclusão e participação no Enem

PRODUTOR NO LIMITE

Agro em crise? Itaú BBA liga alerta para grãos e diz que novas recuperações judiciais estão no radar

3 de fevereiro de 2026 - 19:47

Com preços em queda e custos elevados, produtores enfrentam margens cada vez mais apertadas

O MAIS RICO DO MUNDO

Fortuna de Elon Musk atinge um novo recorde — e segue seu caminho rumo a US$ 1 trilhão

3 de fevereiro de 2026 - 13:31

O CEO da Tesla e da SpaceX segue como o homem mais rico do planeta, com fortuna estimada em cerca de US$ 775 bilhões e se aproxima de um recorde jamais visto de US$ 800 bilhões 

GEOPOLÍTICA DOS MINERAIS

O que está por trás da reserva de minerais críticos de US$ 12 bilhões de Donald Trump

3 de fevereiro de 2026 - 13:15

Após o anúncio do presidente norte-americano, as ações relacionadas ao setor de terras raras registram forte alta no início desta terça-feira (3)

CORTE EM MARÇO

Copom: Banco Central confirma corte de juros ‘cauteloso’ em março, e expectativa para reajuste de 0,25 pp ganha força

3 de fevereiro de 2026 - 9:33

Segundo a ata do Copom, em um ambiente de inflação mais baixa, a estratégia passa pela calibração do nível de juros

SÓ DEU ELA DE NOVO

Lotofácil entra em fevereiro com 2 vencedores próximos do primeiro milhão; Mega-Sena pode pagar R$ 130 milhões hoje

3 de fevereiro de 2026 - 7:59

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão. Mega-Sena está acumulada desde a Mega da Virada.

FEVEREIRO 2026

Calendário do PIS/Pasep fevereiro 2026: confira quando o abono cai na conta

3 de fevereiro de 2026 - 6:03

Pagamentos do abono salarial seguem mês de nascimento ou número de inscrição e vão até agosto 

BOLSA FAMÍLIA 2026

Calendário do Bolsa Família fevereiro 2026: confira quando começam os pagamentos e quem pode receber

3 de fevereiro de 2026 - 5:31

Pagamentos começam em 12 de fevereiro e seguem até o fim do mês conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600

POLÍTICA MONETÁRIA

Quem é Guilherme Mello, indicado de Haddad ao Banco Central que gerou ruído no mercado

2 de fevereiro de 2026 - 16:08

Mello chefia a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda; economista tem atuado na defesa de cortes na taxa de juros, atualmente em 15%

Mercados

Bônus de catástrofe: investimento que une alto retorno e baixa volatilidade ganha força

2 de fevereiro de 2026 - 14:38

O mercado de títulos de catástrofe, conhecido por oferecer retorno atrativos combinado com baixa volatilidade, está aquecido em 2026

VAI TER FOLGA?

Calendário de fevereiro de 2026: confira os feriados e as datas do Carnaval

2 de fevereiro de 2026 - 7:12

Calendário de fevereiro 2026 mostra que o Carnaval não é feriado nacional, mas estados e municípios podem decretar folga para trabalhadores

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar