Guedes promete privatização de 17 estatais; Eletrobras, Casa da Moeda, EBC e Correios devem estar na lista
Ministro da Economia não adiantou o nome das empresas, mas disse que o governo vai acelerar ainda mais as privatizações; site divulgou provável lista

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira, 20, que o governo deverá anunciar, nesta quarta-feira, 17 empresas públicas que serão incluídas na lista de privatização até o final do ano.
Guedes não adiantou o nome das empresas, mas disse que o governo vai acelerar ainda mais as privatizações.
“As coisas estão acontecendo devagarzinho, vai uma BR Distribuidora aqui, daqui a pouco vem uma Eletrobras, uma Telebras, daqui a pouco vem também os Correios, está tudo na lista", disse o ministro em um evento do jornal Valor Econômico, na capital paulista.
Segundo o site Poder360, a lista inclui Emgea (Empresa Gestora de Ativos), ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias), Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).
A Casa da Moeda também está nessa provável lista. Assim como a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) e a Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais).
Leia Também
Há ainda entre as prováveis privatizações a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.), Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo) e EBC (Empresa Brasil de Comunicação).
Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada), Telebras, Correios, Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva), Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) e Eletrobras também estão entre as privatizações, segundo a lista do Poder360.
Os rumores em relação à Eletrobras ganharam ainda mais força após o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmar que a venda da estatal contará com o seu apoio. Com isso, os papéis ON da empresa (ELET3) disparam 12,71% e lideram os ganhos do Ibovespa, seguidos pelos ativos PNB (ELET6), com avanço de 12,12%. Acompanhe nossa cobertura de mercados.
Pela manhã, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que o processo de privatização deve ser "bastante longo" por depender do aval do Parlamento. "A lista do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para o processo de privatização começa pelos Correios, o resto não lembro de cabeça", afirmou.
Oficialmente, só mais tarde
A lista das privatizações deve ser divulgada após reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI).
O Ministro-Chefe da Casa Civil e presidente do conselho, Onyx Lorenzoni, diz que o PPI é estratégico para o Brasil e todo o governo está mobilizado para reverter o baixo grau de investimento dos últimos anos. “Os resultados obtidos este ano demonstram a confiança no novo momento do país, e acima de tudo, que o governo Bolsonaro está no caminho certo”, diz Onyx.
*Com Agência Brasil
O DIA NA POLÍTICA
Fachin intervém para conter crise no STF e tira Moraes do inquérito das fake news
9 de setembro de 2026 - 18:36ELEIÇÕES 2026
Afastamento na PF, silêncio de Lula e reação dos presidenciáveis: o resumo político do dia
8 de setembro de 2026 - 19:50ELEIÇÕES 2026
Após crise no STF: Flávio Bolsonaro e Augusto Cury passam numericamente o presidente pela primeira vez, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
8 de setembro de 2026 - 10:33ELEIÇÕES 2026
Primeira pesquisa Quaest após crise no STF mostra Lula com 36% e Flávio com 29% no 1º turno; disputa segue acirrada no 2º turno
7 de setembro de 2026 - 18:51SÍMBOLOS NACIONAIS
Dia da Independência do Brasil: a introdução desconhecida do Hino Nacional e a canção composta por D. Pedro I
7 de setembro de 2026 - 17:00Conteúdo Market Makers
Seus investimentos e patrimônio estão preparados para as Eleições 2026?
6 de setembro de 2026 - 9:00ELEIÇÕES 2026
Lula ironiza ingerência de Trump, Flávio acena a Tarcísio para 2030 e Caiado defende reforma no STF; confira o dia dos candidatos
4 de setembro de 2026 - 19:48ELEIÇÕES 2026
Datafolha: Lula lidera 1º turno e vence cenários de 2º turno, mas vê vantagem sobre Flávio Bolsonaro encurtar
3 de setembro de 2026 - 19:38O DIA NA POLÍTICA
Caso Master-Moraes segue reverberando nas eleições, a cautela de Lula e a batalha pelo voto feminino
3 de setembro de 2026 - 19:03ELEIÇÕES 2026
Ruído no STF traz volatilidade, mas UBS BB vê corrida presidencial aberta e polarização intacta
3 de setembro de 2026 - 13:41ELEIÇÕES 2026
Caso Master segue assombrando corrida eleitoral; acompanhe o dia dos presidenciáveis
2 de setembro de 2026 - 19:46ELEIÇÕES 2026
O dia na política: caso Moraes-Vorcaro incendeia a corrida eleitoral; TSE libera campanha de Renan Santos
1 de setembro de 2026 - 19:41BTG PACTUAL MACRO DAY 2026
Chega de aumentar impostos? Ministro da Fazenda conta os próximos passos do governo Lula para apertar o cinto dos gastos e frear juros
31 de agosto de 2026 - 13:00DISPUTA PRESIDENCIAL
Lula e Flávio Bolsonaro lideram nas eleições, mas Augusto Cury ganha terreno e chega ao 3º lugar, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
31 de agosto de 2026 - 8:49DECISÕES EM BRASÍLIA
‘Taxa das blusinhas’ e escala 6×1 serão decididas nesta semana, a tempo de entrar na campanha eleitoral
30 de agosto de 2026 - 17:55ELEIÇÕES 2026
Cada vez mais acirrado: Lula e Flávio empatam no segundo turno, mas ainda são os candidatos à presidência mais rejeitados, mostra BTG/Nexus
24 de agosto de 2026 - 9:36ELEIÇÕES 2026
Primeiro Datafolha após início da campanha mostra empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro; confira os números
21 de agosto de 2026 - 19:05PERGUNTAS E RESPOSTAS
Eleições 2026: tudo o que você precisa saber sobre a votação, os candidatos e as pesquisas
20 de agosto de 2026 - 12:51DISPUTA PRESIDENCIAL
De olho nas eleições: maioria dos eleitores se considera mais ou menos antenada e deve acompanhar debates, mostra BTG/Nexus
17 de agosto de 2026 - 10:01GUIA DO ELEITOR