Uma boa hora para comprar ativos geradores de renda
“Se uma empresa nunca teve meme, posts no Reclame Aqui e erros no meio do caminho, só há uma possibilidade: nunca teve cliente também.”
As pessoas se levam muito a sério. Como disse James Hillman, somos todos um grande escândalo – exceção feita, claro, aos ternos da Faria Lima e do Leblon; todos eles príncipes na vida.
“Cê num tá incomodado com os memes?”
“Nossa, zero. Nem um pouco.”
“Jura?”
“Levo com bom humor. Tenho esse péssimo hábito do bom humor.”
“Tem um engraçado mesmo.”
“Aquele em que aparece uma pessoa dobrando a calcinha, né?”
“Esse mesmo.”
“Eu ri também. Mas preferiria que, em vez de dobrar ao meio, multiplicasse por dois. Essa mágica dobrada ia ser mais legal: uma calcinha virando duas! Imagina só. Retornos de 100 por cento me interessariam. Se estivesse solteiro, claro.”
“Tenho um outro bem idiota.”
“Tem mesmo, mas faz parte. O mundo está cheio de idiotas. Sempre esteve. Isso vem com a exposição em escala. Sabe aquela coisa do Tomas em A Insustentável Leveza do Ser?”
“Adoro. Aquela ideia do Nietzsche, né? De uma vida autêntica, da construção dos próprios valores para seu próprio jeito de ser e estar no mundo.”
“Nossa, é isso.”
“Corpo fechado.”
“E mais do que isso. É o sinal inequívoco de expansão e democratização de um tema antes restrito a pequenas rodas.”
“Isso é verdade. Se virou meme é porque ganhou relevância. Nunca vi meme de pessoa desconhecida e sem importância. É questão de lógica. hahahaha.”
“Hahahaha. Pô, o cara faz charge pro Fantástico e pro BBB… agora está falando, em alguma medida, de investimentos. Quem sabe não rola um Jim Cramer por aqui? Se a CVM deixar, claro. A gente vai lá, pede a bênção, beija a mão e tal. Fala de Bolsa como Pop Art.”
“Cada um tem o Andy Warhol que merece…”
“Hahahahha. Mas eu gosto dele.”
“Do Andy Warhol?”
“Não, pô. Ah, claro, do Andy Warhol também. Mas tô falando do Maurício Ricardo.”
“Sim. Eu também. E achei criativo.”
“Pois é. É uma brincadeira e tá limpo.”
"Mas cê num fica um pouco preocupado?”
“Tô preocupado com a desaceleração global – lembra que o Brasil é um grande beta play, muito sensível ao ritmo do mundo. E também com as notícias recentes envolvendo a família Bolsonaro. Essas milícias, sim, me preocupam. Até sonhei com o Carlos Bolsonaro. Eram dois pitbulls correndo atrás de mim. Os cachorros vinham na minha direção também em velocidade dobrada. Tá louco…”
“Ah, não sei. Tenho medo de as pessoas não entenderem assim.”
“Eu não subestimo a inteligência das pessoas. Elas vão entender. A maioria delas, pelo menos. Claro que sempre vai ter críticas e pessoas descontentes. O importante é o foco no cliente, no resultado final, no cara colocando lucro no bolso porque nos ouviu, do sujeito ganhando muito mais dinheiro do que o coleguinha que espalha meme no zap. O resto é distração. O meme, em si, é só consequência da escala. Se uma empresa nunca teve meme, posts no Reclame Aqui e erros no meio do caminho, só há uma possibilidade: nunca teve cliente também.”
“E uma coisa é fato: ninguém aceita o sucesso alheio. Imagina ver o amigo ficando rico porque seguiu as orientações de uma determinada publicadora de conteúdo… Aliás, impressionante como as pessoas estão ganhando dinheiro.”
“Enquanto uns choram, outros vendem lenços. Enquanto uns disparam memes no zap, outros preferem ganhar grana.”
“Eu preferia estar no segundo grupo.... hahahaha. Só acho que pode estar muita exposição, sabe?”
“Sei, pode ser mesmo. Não descarto. Mas aqui ninguém acha nada, lembra? A gente monitora o tempo todo. O achismo está sob a ditadura da mensuração constante e da única resposta que interessa: dos dados. As campanhas estão convertendo horrores. Quando e se saturar, a gente para na hora, sem dó. Mas não chegou isso. Ao que parece, nem perto.”
“O ritmo está incrível, né? Até me assustei quando vi.”
“Meu, a turma do Gradim foi chamada pelo YouTube para explicar e ensinar como maximizar a conversão no YouTube. Hahaha. Literalmente, os caras quebraram a banca.”
“É bonito de ver isso, né? E está bem alinhado com o propósito. Eu fico emocionada. Mais gente investindo, muito mais gente investindo, com orientações sem conflito e de alta qualidade. E num produto lindo, moldado pra pessoa física.”
“Pois é. A turma do mercado financeiro podia começar a pensar no que o investidor realmente quer comprar. E não em montar produtos que ele, mercado financeiro, quer vender.”
“Olhei a rentabilidade da carteira ontem. Deu orgulho. O negócio surgiu há pouco mais de quatro meses e já deu um lucro de 11,3 por cento para quem seguiu, cinco vezes mais do que o CDI e sete mais do que a poupança. É surreal.”
“É. Mas nem é o retorno que mais me anima, sabia? Claro que fico contente. Agora, o mais legal pra mim é que o negócio foi muito bem montado, com esmero.”
“Afe, esmero? Só você e o Toquinho usam essa palavra ridícula.”
“Ah, desculpa. Eu sou mesmo ridículo.”
“Mas, perdão, eu te interrompi.”
“Magina, tudo bem.”
“Cê tava falando da qualidade do produto.”
“Pois é. Ele é perfeito pra pessoa física mesmo, que acessa uma carteira diversificada, equilibrada e balanceada dos melhores ativos geradores de renda: fundos imobiliários, ações pagadoras de dividendos, renda fixa. Está tudo ali. O cara sai da poupança ou de outros produtos piores e monta essa carteira aí, mil vezes melhor. Não tem uma pessoa que não gosta de ver um dinheiro pingando na conta, gente.”
“E os caras têm acertado muito, vai? Ah, eles são muito bons, né?"
“Isso que sempre falo. O modelo sem conflito de interesses é superior, claro. Não tem como negar. Mas, no final, são as pessoas que importam. O Sergio é um dos melhores especialistas de ações que eu conheço. Respeitado no mercado inteiro e dedicado a escolher as melhores pagadoras de dividendos. O Rogé é um dos gestores mais experientes de renda fixa do Brasil, autor de best-seller e tudo mais – você já leu o “Manual de Gestão de Renda Fixa”? É bem completo e didático. E o Alê faz a melhor cobertura de fundos imobiliários da indústria. Ninguém nem questiona isso. Os caras do BTG aqui me param no elevador para elogiar as publicações dele. Não preciso dizer que, sem nossa escala, jamais conseguiríamos pagar gente tão boa, né?”
“Às vezes acho que a gente deu sorte na contratação dessas pessoas.”
“Às vezes eu também acho. É bem raro. Só quando eu respiro.”
“Hahahaha. Besta. Mas além das pessoas, você acha o momento bom para aplicar em coisas voltadas à geração de renda?”
“Nossa, acho muito. Minha visão é de que o Banco Central vai cortar a Selic ainda neste ano. Possivelmente para baixo de 6 por cento ao ano.”
“Ele não tem indicado isso.”
“Sim, eu sei. Mas essa é parte da beleza da coisa, porque não está no preço. Não tem inflação. Nem agora, nem no horizonte. A atividade mostra fraqueza a cada indicador. Você conversou com algum varejista neste início de ano? Clima de velório, tá louco. Na hora em que ficar claro que a Previdência vai passar, e falo passar com uma economia superior a 600 bilhões de reais, o Copom vai se ver obrigado a cortar a taxa de juros. Pra mim, nas próximas reuniões ele já sinaliza isso com mais clareza, que está data dependent e de olho na Previdência para possivelmente voltar a cortar o juro básico.”
“E já tem mercado emergente afrouxando a política monetária, né? Índia, Egito…”
“Sim, e outros virão, porque a atividade global tá desacelerando bem e o Fed mudou claramente o discurso, até de forma bastante surpreendente. Então, eu acho um momento ótimo para comprar renda. Há yields de 7 a 8 por cento por aí, coisa que não vai existir mais quando a Selic vier a 5,75 por cento e os múltiplos das empresas passarem pelo re-rating catalisado pela Previdência.”
“Será mesmo que vai ser assim?”
“Ah, o tempo vai dizer. Na dúvida, a gente pode propor um desafio para turma dos memes.”
“Isso acabaria de vez com os memes. Hahahaha.”
“Ou aumentaria, sei lá. Michael Milken preferia contar à mãe que tocava piano num bordel, em vez de dizer sua real profissão no mercado financeiro. Entre as camareiras e nossos financistas de patinetes e happy socks, sou muito mais o primeiro grupo. Isso mesmo considerando que eles ganham renda em dobro.”
*
Mercados iniciam a sexta-feira em clima positivo, empurrados por otimismo no exterior, onde predomina sentimento favorável acerca das negociações entre EUA e China, com relatos de que o presidente Donald Trump participará pessoalmente das conversas hoje.
Há uma série de falas de dirigentes do Fed e do BCE esperadas para hoje, num momento importante, em que cresce a preocupação com uma eventual desaceleração do ritmo da atividade econômica global.
Leia Também
Agenda doméstica traz confiança do consumidor em 96,1 pontos, em ligeira queda, e IPC-S.
Ibovespa Futuro abre em alta de 0,3 por cento, dólar e juros futuros caem.
Um conto de Black Friday: como uma data que antes era restrita aos Estados Unidos transformou o varejo brasileiro
Data que nasceu no varejo norte-americano ganhou força no Brasil e moldou uma nova lógica de promoções, competição e transparência de preços.
Lotofácil tem 24 ganhadores, mas só 3 vão receber o dinheiro todo; Timemania pode pagar (bem) mais que a Mega-Sena hoje
Seis bilhetes cravaram as dezenas válidas pela Lotofácil 3545, sendo três apostas simples e três bolões; todas as demais loterias sorteadas ontem acumularam
13º salário atrasou? Saiba o que fazer se o empregador não realizar o pagamento da primeira parcela até sexta-feira (28)
O prazo limite da primeira parcela do 13° é até a próxima sexta-feira (28), veja o que fazer caso o empregador atrase o pagamento
Seu Dinheiro figura no Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2025
Site contou com três jornalistas na primeira seleção que escolhe os 50 mais admirados do país
“O Banco Central não se emociona”, diz Galípolo; juro vai se manter restritivo até que inflação chegue à meta de 3%
Em evento da Febraban, o presidente do BC destacou o papel técnico da autarquia para controlar a inflação, sem influência da “questão midiática”
Defesa de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, pede habeas corpus para o banqueiro ao STJ
Ele recebeu voz de prisão de um policial federal à paisana no momento em que passava no raio-x do Aeroporto de Guarulhos para sair do Brasil na segunda-feira passada (17)
STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro; entenda o que acontece agora
A ministra Cármen Lúcia foi a última a votar e apenas acompanhou o relator, sem apresentar voto escrito. Além dela, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram para confirmar prisão preventiva
Taxa Selic vai voltar para um dígito, segundo economistas, mas só em 2028 — já a inflação deve continuar acima da meta por bastante tempo
Boletim Focus desta segunda diminuiu a projeção de juros para 2026 e 2028, projetando pela primeira a Selic em 9,75% em 2028
Agenda da semana tem IPCA-15, inflação nos Estados Unidos e feriado de Ação de Graças em Wall Street
Semana traz agenda intensa de indicadores que incluem a prévia da inflação local e o PCE, índice de inflação favorito do Federal Reserve
Balanço do G20: Lula defende governança soberana em minerais críticos e IA e promete data para assinatura de acordo Mercosul-UE
Presidente discursou no evento sobre minerais como terras raras e inteligência artificial; a jornalistas, prometeu assinatura de acordo comercial para 20 de dezembro
Mega-Sena acumula, mas Lotofácil faz 5 milionários; Timemania acumula em R$ 51,5 milhões
Lotofácil pagou mais de R$ 1 milhão a cada acertador; veja os resultados das principais loterias e quando acontecem os próximos sorteios
Balanço da COP30: evento termina com financiamento para florestas, mas sem mencionar petróleo
Além da adaptação aos impactos climáticos, muitos países esperavam medidas para enfrentar as causas do aquecimento global, que não foram anunciadas
Para cumprir regra fiscal, governo reduz contenção de gastos de ministérios de R$ 12,1 bi para R$ 7,7 bi
Ao realizar suas avaliações bimestrais do andamento fiscal do ano, o governo tem mirado o limite inferior da margem de tolerância da meta
Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da PF
Ainda não se esgotarem os recursos disponíveis para a defesa do ex-presidente tentar reduzir a pena ou rever eventuais incongruências na decisão tomada pelos ministros da Primeira Turma.
Da carne ao açaí: os destaques da lista de 249 produtos agropecuários brasileiros beneficiados pela retirada das tarifas dos EUA
Com a medida retroativa, estarão isentas todas as mercadorias retiradas de armazéns para consumo a partir de 12h01 (horário de Nova York) de 13 de novembro
Oncoclínicas (ONCO3), 1,6 milhão de pessoas, fundos de pensão de servidores: veja quem já foi afetado pela liquidação do Banco Master (até agora)
A rentabilidade oferecida pelo Banco Master parecia boa demais para ser ignorada. Com CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) rendendo até 140% do CDI, o benchmark do mercado, diversas pessoas e empresas investiram nos papéis. Agora, precisarão pagar um preço caro pelas aplicações com a liquidação extrajudicial do banco. O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) cobre […]
Após fim da tarifa de 40% sobre carne bovina, Minerva (BEEF3) e MBRF (MBRF3) sobem na bolsa; o que pode acontecer com o preço da carne no mundo?
Preço futuro da arroba do boi estava em queda, após medidas mais restritivas da China. Retirada das tarifas dos EUA deve reduzir a pressão de baixa
Falcon 7X: como é o jato de R$ 200 milhões no qual dono do Banco Master teria tentado fugir do Brasil
Fabricado pela francesa Dassault Aviation, o Falcon 7X combina autonomia intercontinental, tecnologia derivada da aviação militar e configurações de luxo
Adeus, tarifas: governo Trump retira sobretaxa de 40% sobre importações brasileiras de mais de 200 produtos
EUA retiram a tarifa adicional de 40% sobre carne, café, suco de laranja, petróleo e peças de aeronaves vindos do Brasil
Vai precisar de CNH para andar de bicicleta? Se for ela motorizada, a resposta está aqui
Contran atualiza as regras para bicicletas elétricas, ciclomotores e equipamentos motorizados; entenda quando será obrigatório ter CNH, placa e licenciamento.