🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Ford Ka 1.0 2013/2014 única dona

Já parou para pensar que o dinheiro que você gasta com seu carro poderia estar rendendo pequenas fortunas em uma aplicação?

10 de abril de 2019
19:53 - atualizado às 20:13
Carros em São Paulo
Carros em São Paulo - Imagem: Shutterstock

Quando completei uma década de carteira assinada, há alguns anos, decidi que merecia um pouco de conforto na vida. Chega de metrô apertado, fila no terminal de ônibus e caminhadas destruidoras de sapatos. Conferi o dinheiro que tinha na poupança e, com mais algumas parcelas, conquistei minha liberdade: as chaves do carro próprio.

Tive que agir rápido, porque, àquela altura, o ministro Guido Mantega já estava ameaçando acabar com a mamata do IPI zero para veículos novos — estávamos em 2014, época em que o governo abria mão de arrecadar impostos para estimular artificialmente setores como o automobilístico.

Foi então que um novo amor entrou em minha vida, meu Ford KA 1.0 2013/2014. Também ganhei um melhor amigo, o Waze, tão logo me dei conta de que não adiantaria ter a máquina se não soubesse o caminho (eu não vim com GPS no modelo original de fábrica). Descobri até que tenho uma personalidade meio perigosa, depois de algumas multas por excesso de velocidade.

O mais curioso é que dirigir nunca foi um desejo ou prioridade, mas mesmo assim já tinha minha habilitação há um bom tempo. Tirei logo que completei 18 anos. Meu primeiro salário, inclusive, foi direto para pagar a autoescola. Inexplicável essa minha urgência em tirar a CNH, se naquela época até a grana do Bilhete Único era contada...

O fato é que, quando chegou, o carro se encaixou muito bem na minha rotina. Claro, né, quem não gosta de conforto? Mas confesso que, por ter o hábito de acompanhar meus gastos na ponta do lápis (literalmente), comecei a suspeitar que a brincadeira estava saindo cara demais.

A ficha caiu enquanto entrevistava, no ano passado, uma especialista em “Orçamento Base Zero”, método usado por empresas para otimização de recursos. A ideia é debater minuciosamente a necessidade de cada gasto do orçamento. Na matéria, eu investigava se esse sistema poderia ser aplicado além do mundo corporativo. Fui a cobaia da reportagem.

Leia Também

Mas a certeza de que deveria repensar a ideia de ter um carro veio mesmo quando comecei a aprender mais sobre investimentos na Empiricus — sou funcionária, mas também leitora voraz das publicações da casa. Conclusão: nem tem o que pensar, os números falam por si.

Basta listar quanto se gasta por ano com IPVA, licenciamento e seguro do automóvel. Faça uma média de quanto vai embora todo mês também no posto de gasolina e nos estacionamentos da cidade. Não vou nem falar das multas e manutenções, porque aí já é covardia.

Depois tire duas semanas para testar como fica sua rotina com Uber, ônibus, metrô, bicicleta, caminhada – patinete tenho medo. Agora pense que, enquanto você faz esse experimento, seu dinheiro pode estar trabalhando por você, se multiplicando. Faça a simulação de um investimento bem conservador, como um título público, se for a sua praia.

Obrigada por tudo, meu amigo Ford KA, nunca esquecerei nossas aventuras nas subidas de São Paulo, sempre na primeira marcha e com o ar condicionado desligado para não morrer. Desculpe por tê-lo levado tão poucas vezes ao lava-rápido e também por aquela garrafa de 280 ml de achocolatado derrubada pelo meu moleque no banco de trás. Ficou um discreto aroma de Alpino no ar que vai deixar saudade.

É incrível como conhecimento liberta. Especialmente o conhecimento de boas opções do que fazer com nosso suado dinheiro. Mas também traz junto um incômodo arrependimento. Fico imaginando se eu tivesse destinado parte do meu primeiro salário, em 2004, a algum título público.

Na época, a taxa básica de juros era de 16,5 por cento ao ano, uma moleza, bem distante dos atuais 6,5 por cento. Se em vez de ter comprado um carro, que só se desvalorizou, tivesse adquirido algumas ações lá em 2013, época em que o Ibovespa rondava os 51 mil pontos (mês passado chegamos aos 100 mil)...

Talvez você também esteja passando pelo momento de repensar sua vida financeira ou mesmo tomando coragem para experimentar o mundo dos investimentos. Se aceita uma sugestão, guarde uma quantia para uma oportunidade bem interessante que vai aparecer em breve. Uma forma simples de investir em uma carteira diversificada de fundos, geridos pelas melhores cabeças do país. Quer ser o primeiro a saber dessa novidade? Vem aqui.

Cota cheia

A cota cheia vai para a colega Julia Wiltgen, repórter do Seu Dinheiro, que também valoriza o conhecimento – e a investigação de dados. Enquanto você se cansava de ouvir dos youtubers que o Tesouro Direto é uma boa alternativa à poupança, ela apurou que o rendimento do Tesouro Selic (LFT) perdia da caderneta em algumas situações. Isso principalmente pela existência de um spread entre os preços de compra e venda dos títulos públicos.

Quatro dias depois da publicação da matéria da Julia, o Tesouro Nacional anunciou a redução do spread para venda antecipada de títulos. Isso é uma vitória, já que aumentará o retorno líquido dos seus, dos meus, dos nossos investimentos.

Cota Murcha

Talvez você se considere um investidor pelo simples fato de que, sempre que sobra uma graninha parada na sua conta, ela vai parar em algum fundo automático selecionado pelo seu banco. Ou para um CDB ou até um COE indicado pelo gerente.

Sempre ouvi que, quando evitamos tomar uma decisão, deixamos que os outros a tomem por nós. E daí pode ter certeza que a prioridade não vai ser o seu interesse.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
IR 2025

Tem offshore? Veja como declarar recursos e investimentos no exterior como pessoa jurídica no IR 2025

28 de abril de 2025 - 7:40

Regras de tributação de empresas constituídas para investir no exterior mudaram no fim de 2023 e novidades entram totalmente em vigor no IR 2025

DUO ONIPRESENTE

A coruja do Duolingo na B3: aplicativo de idiomas terá BDRs na bolsa brasileira

25 de abril de 2025 - 18:48

O programa permitirá que investidores brasileiros possam investir em ações do grupo sem precisar de conta no exterior

IR 2025

Como declarar recursos e investimentos no exterior como pessoa física no imposto de renda 2025

25 de abril de 2025 - 6:45

Tem imóvel na Flórida? Investe por meio de uma corretora gringa? Bens e rendimentos no exterior também precisam ser informados na declaração de imposto de renda; veja como

MUNDO EM SUSPENSE

Dólar fraco, desaceleração global e até recessão: cautela leva gestores de fundos brasileiros a rever estratégias — e Brasil entra nas carteiras

22 de abril de 2025 - 12:57

Para Absolute, Genoa e Kapitalo, expectativa é de que a tensão comercial entre China e EUA implique em menos comércio internacional, reforçando a ideia de um novo equilíbrio global ainda incerto

DRAGÃO À ESPREITA

É hora de aproveitar a sangria dos mercados para investir na China? Guerra tarifária contra os EUA é um risco, mas torneira de estímulos de Xi pode ir longe 

17 de abril de 2025 - 6:12

Parceria entre a B3 e bolsas da China pode estreitar o laço entre os investidores do dois países e permitir uma exposição direta às empresas chinesas que nem os EUA conseguem oferecer; veja quais são as opções para os investidores brasileiros investirem hoje no Gigante Asiático

TOUROS E URSOS #219

Tarifaço de Trump pode não resultar em mais inflação, diz CIO da Empiricus Gestão; queda de preços e desaceleração global são mais prováveis

15 de abril de 2025 - 18:24

No episódio do podcast Touros e Ursos desta semana, João Piccioni, CIO da Empiricus Gestão, fala sobre política do caos de Trump e de como os mercados globais devem reagir à sua guerra tarifária

JUROS X DIVIDENDOS

Dividendos da Petrobras (PETR4) podem cair junto com o preço do petróleo; é hora de trocar as ações pelos títulos de dívida da estatal?

15 de abril de 2025 - 12:52

Dívida da empresa emitida no exterior oferece juros na faixa dos 6%, em dólar, com opções que podem ser adquiridas em contas internacionais locais

VALE A PENA?

Não foi só o Banco Master: entre os CDBs mais rentáveis de março, prefixado do Santander paga 15,72%, e banco chinês oferece 9,4% + IPCA

9 de abril de 2025 - 18:35

Levantamento da Quantum Finance traz as emissões com taxas acima da média do mercado; no mês passado, estoque de CDBs no país chegou a R$ 2,57 trilhões, alta de 14,3% na base anual

ONDE INVESTIR

Renda fixa para abril chega a pagar acima de 9% + IPCA, sem IR; recomendações já incluem prefixados, de olho em juros mais comportados

9 de abril de 2025 - 8:12

O Seu Dinheiro compilou as carteiras do BB, Itaú BBA, BTG e XP, que recomendaram os melhores papéis para investir no mês

ROXINHO EXPRESS

110% do CDI e liquidez imediata — Nubank lança nova Caixinha Turbo para todos os clientes, mas com algumas condições; veja quais

27 de março de 2025 - 15:22

Nubank lança novo investimento acessível a todos os usuários e notificará clientes gradualmente sobre a novidade

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Dedo no gatilho

24 de março de 2025 - 20:00

Não dá pra saber exatamente quando vai se dar o movimento. O que temos de informação neste momento é que há uma enorme demanda reprimida por Brasil. E essa talvez seja uma informação suficiente.

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Vale a pena investir em ações no Brasil?

17 de março de 2025 - 20:00

Dado que a renda variável carrega, ao menos a princípio, mais risco do que a renda fixa, para se justificar o investimento em ações, elas precisariam pagar mais nessa comparação

COM A PALAVRA, A XP

XP rebate acusações de esquema de pirâmide, venda massiva de COEs e rentabilidade dos fundos

17 de março de 2025 - 17:03

Após a repercussão no mercado, a própria XP decidiu tirar a limpo a história e esclarecer todas as dúvidas e temores dos investidores; veja o que disse a corretora

BILHÕES A MENOS

PGBL ou VGBL? Veja quanto dinheiro você ‘deixa na mesa’ ao escolher o tipo de plano de previdência errado

12 de março de 2025 - 6:14

Investir em PGBL não é para todo mundo, mas para quem tem essa oportunidade, o aporte errado em VGBL pode custar caro; confira a simulação

NOVAS FRONTEIRAS

De Minas para Buenos Aires: argentinos são a primeira frente da expansão do Inter (INBR32) na América Latina

11 de março de 2025 - 16:15

O banco digital brasileiro anunciou um novo plano de expansão e, graças a uma parceria com uma instituição financeira argentina, a entrada no mercado do país deve acontecer em breve

FII DO MÊS

XP Malls (XPML11) é desbancado por outro FII do setor de shopping como o favorito entre analistas para investir em março

10 de março de 2025 - 6:13

O FII mais indicado para este mês está sendo negociado com desconto em relação ao preço justo estimado para as cotas e tem potencial de valorização de 15%

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mata-mata ou pontos corridos? Ibovespa busca nova alta em dia de PIB, medidas de Lula, payroll e Powell

7 de março de 2025 - 8:12

Em meio às idas e vindas da guerra comercial de Donald Trump, PIB fechado de 2024 é o destaque entre os indicadores de hoje

O QUE COMPRAR

Debêntures da Equatorial se destacam entre as recomendações de renda fixa para investir em março; veja a lista completa

6 de março de 2025 - 16:08

BB e XP recomendaram ainda debêntures isentas de IR, CRAs, títulos públicos e CDBs para investir no mês

SIMULAMOS!

Vencimento de Tesouro Selic paga R$ 180 bilhões nesta semana; quanto rende essa bolada se for reinvestida?

5 de março de 2025 - 15:47

Simulamos o retorno do reinvestimento em novos títulos Tesouro Selic e em outros papéis de renda fixa

CARTEIRA DE INVESTIMENTOS

Estrangeiro “afia o lápis”, mas ainda aguarda momento ideal para entrar na bolsa brasileira

5 de março de 2025 - 14:10

Segundo o Santander, hoje, os investidores gringos mantêm posições pequenas na bolsa, mas mais inclinados a aumentar sua exposição, desde que surja um gatilho apropriado

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar