🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Entrevista

“É uma arte, não uma ciência”: conheça o trabalho do CFP® e saiba o que fazer para ter um consultor financeiro com selo de qualidade

Eu e a colunista Luciana Seabra (que também é CFP®) batemos um papo com Jan Karsten, presidente da Planejar, responsável pela certificação de planejadores financeiros no Brasil. Ele nos contou sobre as vantagens de ser assessorado por um CFP®

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
13 de fevereiro de 2019
5:30 - atualizado às 22:01
Jan Karsten, presidente da Planejar, entidade responsável pela certificação CFP® no Brasil
Jan Karsten, presidente da Planejar - Imagem: Divulgação

Se você já é investidor, talvez já tenha se deparado com algum profissional da área financeira cuja assinatura venha seguida da sigla CFP®. Mas você sabe o que ela significa?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O CFP®, ou Certified Financial Planner, nada mais é que o planejador financeiro certificado, um profissional que passou por várias etapas de estudos, provas, experiência profissional e adesão a uma série de boas práticas e um código de ética para cuidar da vida financeira de pessoas físicas.

Diferentemente de outras certificações do mercado financeiro, o selo CFP® não é obrigatório para o exercício da função de planejador, consultor ou assessor financeiro. Funciona mais como um atestado de qualidade.

O trabalho do CFP® não se restringe aos investimentos. Dependendo da necessidade do cliente, aliás, pode nem ser o caso. Este profissional analisa toda a vida financeira do cliente, incluindo aspectos mais pessoais, para indicar os melhores caminhos no planejamento financeiro.

Isso pode envolver diversas funções, como ajudar o cliente a se livrar das dívidas, aprender a poupar, escolher os melhores investimentos, otimizar o pagamento de impostos, escolher as coberturas de seguro mais adequadas e fazer planejamento sucessório, que é a transmissão dos bens aos futuros herdeiros da forma mais econômica e eficiente possível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu e a colunista do Seu Dinheiro Luciana Seabra - que, por sinal, é CFP® - fomos entrevistar o Jan Karsten, presidente da Planejar, a Associação Brasileira dos Planejadores Financeiros.

Leia Também

Ele nos falou sobre as funções e os diferenciais do profissional de planejamento financeiro, a importância de nós, investidores, buscarmos profissionais certificados, e sobre os planos da Planejar para o futuro.

A seguir, você confere os melhores trechos da entrevista e fica sabendo de tudo sobre a função de planejador financeiro certificado no Brasil.

O que é o CFP®

O CFP® é uma certificação internacional criada nos Estados Unidos, sem caráter obrigatório, regulatório ou de licença. É, portanto, um selo de distinção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O CFP® é um selo de qualidade do profissional que traz os quatro Es: experiência, educação, exame e adesão ao código de ética. É um profissional que passou por um crivo demorado, de dedicação, tempo, energia e estudo”, começou Jan Karsten.

Para tirar a certificação, o profissional precisa preencher uma série de requisitos:

  • Educação: ter curso superior e completar, no mínimo, 30 créditos de Educação Continuada a cada dois anos;
  • Experiência profissional: comprovar experiência profissional mínima de um a três anos no relacionamento direto com clientes pessoas físicas em uma ou mais áreas do escopo da certificação (planejamento financeiro, gestão de investimentos, planejamento de aposentadoria, gestão de riscos e seguros, planejamento fiscal e/ou planejamento sucessório);
  • Exame: aprovação em uma prova, para a qual há material didático e cursos específicos;
  • Ética: adesão ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional da Planejar.

A certificação é voluntária. Eu ainda não tirei CFP® (pretendo fazê-lo num futuro não muito distante), mas meus colegas que já passaram pelo processo garantem que a prova não é fácil!

“Não temos meta de quantidade de CFP® no Brasil porque temos medo que o nível dos profissionais caia. Não queremos deixar a prova mais fácil. Pelo contrário, a taxa de aprovação vem caindo, justamente porque tem mais gente indo despreparada para a prova”, contou Karsten.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Planejar é a responsável por aplicar o exame, conceder o selo CFP® no Brasil, controlar a atividade de planejador financeiro pessoal e representar os profissionais certificados. Hoje, são 4 mil profissionais com CFP® no país.

A associação é uma entidade de autorregulação, não governamental e sem fins lucrativos, e única afiliada brasileira ao Financial Planning Standards Board (FPSB), responsável pela divulgação, gerenciamento e controle do uso das marcas CFP® fora dos Estados Unidos.

“O profissional associado paga uma anuidade, e uma parte dela é revertida para o FPSB, que é responsável por manter uma certa unicidade do que é ser CFP® ao redor do mundo”, diz o presidente da Planejar.

Como funciona o planejamento financeiro

A atuação de um CFP® deve seguir etapas e abranger áreas pré-definidas, que seguem padrões internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Basicamente, e escopo de conhecimento do planejador financeiro certificado abrange seis áreas: planejamento financeiro e ética; gestão de investimentos; planejamento da aposentadoria; gestão de riscos e seguros; planejamento fiscal; e planejamento sucessório.

Portanto, não necessariamente o CFP® será um profissional focado em investimentos. Tanto que não há limitação para a formação e área de atuação do candidato à certificação, desde que ele comprove a experiência e o conhecimento necessário.

Há profissionais mais focados em investimentos, outros em informação, planejamento financeiro, planejamento sucessório, contabilidade, direito e por aí vai.

“Não é uma licença, então tanto faz se o profissional é agente autônomo, consultor, gestor de carteira ou distribuidor de fundos, por exemplo”, diz o presidente da Planejar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos serviços oferecidos pelo planejador financeiro certificado é o diagnóstico, a primeira consulta, que costuma durar algo entre uma hora e meia e duas horas.

“Tem quem cobre de R$ 500 a R$ 2 mil por esse encontro. Quem passa por uma reunião dessas já aprende os principais pontos do processo. Se for mais ou menos disciplinado consegue se cuidar dali em diante”, diz Karsten.

O processo começa com o fluxo de caixa. O cliente precisa informar a renda e levar todas as contas. “As pessoas acham que essa coisa de fazer fluxo de caixa é bobagem, mas se você não puser na ponta do lápis, você não sabe exatamente quanto você gasta”, completa.

Onde eu encontro profissionais com CFP®

Os profissionais com CFP® são mais comuns nas áreas de private dos bancos, atendendo aos clientes de altíssima renda, até porque neste segmento há metas de percentual de profissionais certificados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os gestores de patrimônio também há uma meta de ter pelo menos 75% dos profissionais certificados até o final de 2021.

Para os investidores de varejo alta renda também há oferta de profissionais certificados, tanto nos bancos como em corretoras e distribuidoras de valores.

Agentes autônomos também podem ser certificados, apesar de não poderem recomendar investimentos específicos para os clientes. “Eu acho bom o agente autônomo ter CFP®, até para ele saber fazer as perguntas. Para entender e saber diagnosticar o cliente”, diz Karsten.

Finalmente, há os consultores independentes, remunerados diretamente pelo cliente e sem vínculo com alguma instituição financeira específica. Hoje, 30% dos CFP® são independentes. Os demais 70% são ligados a instituições financeiras, sendo que 40% deles estão no segmento de private banking.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jan Karsten diz que a Planejar não tem foco específico em tipo de profissional ou de instituição financeira à qual ele seja ligado.

Mas o trabalho do CFP® não é só para quem tem muito dinheiro para investir. Mesmo o pessoal do varejo tradicional e aqueles que têm dívidas podem se utilizar dos serviços de um planejador financeiro para se livrar do endividamento e aprender a poupar.

“O trabalho que a Planejar faz dentro da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) é 100% voltado para as pessoas que não conseguem poupar. Analisar seu fluxo de caixa, quanto elas ganham e gastam, as dívidas etc. E é de graça”, explica Karsten.

Se você quiser procurar um planejador financeiro certificado, a orientação do presidente da Planejar é entrar no site da entidade, onde há uma lista com todos os profissionais. Lá, você consegue o profissional por especialidade, tipo de atendimento (se presencial ou à distância) e localidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas Karsten assegura que, neste mercado, o marketing boca a boca é predominante. “É impressionante, porque é transformacional”, diz.

O diferencial de um CFP®

Segundo o presidente da Planejar, o profissional certificado tem basicamente dois diferenciais.

O primeiro é que o CFP® precisa seguir as seis etapas do planejamento financeiro estabelecidas para tirar a certificação:

  • Estabelecer e definir o relacionamento com o cliente;
  • Coletar as informações do cliente;
  • Analisar e avaliar a situação financeira do cliente;
  • Desenvolver e apresentar as recomendações de planejamento financeiro ao cliente;
  • Implementar as recomendações de planejamento financeiro do cliente;
  • Revisar a situação do cliente.

“É como uma receita de bolo. O cliente tem a garantia de que o profissional foi treinado e vai seguir à risca esse processo. É uma arte, não é uma ciência. Cada caso é um caso. Mas o esperado é que o resultado de um CFP® seja melhor do que o de um profissional sem a certificação”, diz Karsten.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O segundo é a adesão a um código de ética. Segundo Karsten, se o CFP® não estiver seguindo as regras do ponto de vista ético, o cliente pode entrar em contato com a Planejar.

“É uma proteção, quase uma ouvidoria. Não é um papel de regulador, mas sim de uma instituição que está preocupada que 4 mil profissionais carreguem o CFP® dentro de um certo padrão”, diz.

Segundo o presidente da Planejar, um problema que pode acontecer quando o profissional não é certificado e que o selo CFP® evita é a recomendação unicamente com base no questionário de suitability, sem que o profissional conheça mais a fundo o ciente.

“Há perguntas pessoais que não são relevantes para o suitability, mas que são importantes para as recomendações. Por exemplo, pensando no poupador: quanto você gera de renda por ano? Você continua poupando, ou esse patrimônio é tudo que você tem? Qual o objetivo desse dinheiro? Pergunta-se o retorno, mas é o contrário, o retorno é função do objetivo. Um cliente que queira morar fora do Brasil dentro de dez anos é totalmente diferente de um que queira comprar um carro e se aposentar daqui a 15 anos.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Remuneração e conflitos de interesses

O CFP® pode ser remunerado diretamente pelo cliente ou, caso ligado a instituições financeiras, por comissão pelos produtos e serviços que oferece.

Para Karsten, não há problema em ser ligado a instituições financeiras, nem seria necessário que o cliente consultasse mais de um profissional na hora de escolher produtos financeiros, desde que haja transparência.

“O que eu acho mais difícil é, no caso do profissional ligado a banco, em relação a produtos de crédito. Nesse ponto eu acho que seria necessário sim consultar um profissional independente. Por exemplo, trocar uma dívida cara de cartão de crédito por dívidas mais baratas ou colocar um imóvel quitado como garantia de um empréstimo para pagar juros menores”, diz.

Karsten nos contou que, nos Estados Unidos, os consultores enviam para os clientes por e-mail a confirmação da transação realizada e o valor que o profissional está recebendo de comissão, independentemente do produto. “Acho que vamos acabar caminhando nessa direção, estamos trabalhando para isso”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como é o planejamento financeiro no resto do mundo

“O Japão e os Estados Unidos provavelmente são os países mais avançados nesse sentido. Quem está crescendo absurdamente é a China, um negócio incrível. Índia também”, diz o presidente da Planejar.

Ele conta que a remuneração direta pelo cliente tem ficado mais comum, até porque, em países desenvolvidos, como Japão e EUA, os juros andam baixos há bastante tempo. Fora o imposto sobre heranças, que tem uma alíquota enorme. “Nos Estados Unidos você deixa quase metade do seu patrimônio para o Estado, se não se planejar”, observa.

E os planos da Planejar para o futuro?

Para este ano, a Planejar tem dois grandes projetos. Um é a confecção de uma cartilha para os CFP® distribuírem para os clientes, a fim de esclarecer os principais pontos do planejamento financeiro.

O outro é a confecção de uma espécie de manual para os profissionais certificados que desejem montar seu próprio negócio, como agente autônomo ou planejador financeiro independente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Que modelo de contrato esse profissional pode ter com o cliente? Quanto e como cobrar? Qual a constituição da empresa? Quais licenças são necessárias? Como eu apresento os resultados para o cliente? Seria realmente um kit ‘monte o seu negócio’”, explica o presidente da Planejar.

No lado da educação financeira, o plano é incrementar o atual curso à distância da entidade com novos casos e mais módulos. “A gente quer ampliar a gama de ofertas, não só para os profissionais, mas também para o público final”, diz.

Embora descarte a possibilidade de colocar metas de profissionais certificados para a entidade, Karsten gostaria que, num futuro mais distante, houvesse algum tipo de meta para o trabalho da Planejar.

A ideia seria medir, por meio de pesquisas, o quanto os brasileiros conhecem o trabalho do CFP® e ir aumentando esse percentual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nosso trabalho é educar e mostrar para o brasileiro poupador que a certificação é importante na hora em que você escolhe alguém para te assessorar”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ENCALHADAS

Mega-Sena encalha e prêmio em jogo agora passa dos R$ 100 milhões; Lotofácil, Quina e outras loterias também emperram

28 de janeiro de 2026 - 7:05

Mega-Sena não sai desde a Mega da Virada. Lotofácil acumula pela primeira vez na semana. +Milionária promete o maior prêmio desta quarta-feira (28).

ENTREVISTA SD

“Não há nenhuma emergência que leve o Banco Central a apressar o corte da Selic”, diz Tony Volpon

28 de janeiro de 2026 - 6:03

O ex-diretor do Copom espera que um primeiro corte venha em março ou abril, quando a expectativa de inflação futura chegar, enfim, aos 3%

POLÍTICA MONETÁRIA

Selic a 8% ou a 15%? Ex-diretores do Banco Central explicam o dilema que o Brasil terá pela frente

27 de janeiro de 2026 - 18:46

Para Bruno Serra e Rodrigo Azevedo, o país entrou na fase decisiva em que promessas já não bastam: o ajuste fiscal precisará acontecer, de um jeito ou de outro

LENDA DO MERCADO

Dólar a R$ 4,40, ou dívida acima de 80% do PIB: o alerta de Stuhlberger para 2026

27 de janeiro de 2026 - 14:42

Dólar, juros e eleição entram no radar do gestor do lendário fundo Verde para proteger a carteira

POLÍTICA MONETÁRIA

Quando o Copom vai começar a cortar a Selic? O que dizem os economistas que esperam ajuste nesta semana e os que só veem corte em março

27 de janeiro de 2026 - 12:02

A grande maioria dos agentes financeiros espera a manutenção dos 15% nesta semana, mas há grandes nomes que esperam um primeiro ajuste nesta quarta-feira

JATINHOS, FESTAS MILIONÁRIAS E MAIS

A vida de rei vivida por Daniel Vorcaro enquanto o Banco Master crescia às custas do FGC

27 de janeiro de 2026 - 9:01

Enquanto o Banco Master caminhava para o colapso, Daniel Vorcaro manteve uma rotina de luxo que incluiu jatos particulares e uma festa de R$ 15 milhões para sua filha de 15 anos

MÁQUINA DE MILIONÁRIOS

Lotofácil abre semana com novo milionário, mas Dupla Sena paga maior prêmio da noite ao sair pela 1ª vez em 2026

27 de janeiro de 2026 - 7:03

Depois de a Lotofácil e a Dupla Sena terem feitos novos milionários, a Mega Sena tem prêmio estimado em R$ 92 milhões hoje

ESTÁ CHEGANDO A HORA

Temporada de balanços do 4T25 se aproxima: confira as datas das divulgações e teleconferências das principais empresas da B3

27 de janeiro de 2026 - 6:00

As empresas começam a divulgar os resultados na próxima semana e, como “esquenta”, a Vale (VALE3) publica hoje seu relatório de produção e vendas

SEGURANÇA ALIMENTAR

Depois da Nestlé e da Lactalis, mais uma gigante faz recall de fórmula infantil por risco de contaminação

26 de janeiro de 2026 - 14:38

Empresas de laticínios estão recolhendo lotes de fórmulas infantis à medida que cresce a preocupação de contaminação por toxina

VAI TER FOLGA?

Calendário de fevereiro de 2026: Carnaval é feriado? Veja as datas e quem tem direito à folga

26 de janeiro de 2026 - 12:20

Calendário de fevereiro 2026 mostra que o Carnaval não é feriado nacional, mas estados e municípios podem decretar folga para trabalhadores

IMPLOSÃO

Torre Palace: do primeiro hotel de luxo de Brasília à implosão no coração do poder

26 de janeiro de 2026 - 12:08

Primeiro hotel de alto padrão da capital federal, o Torre Palace nasceu como símbolo de sofisticação, mas afundou em disputa familiares 

CORRAM PARA AS COLINAS

Ouro ultrapassa US$ 5.120 e atinge recorde em corrida por proteção; ainda vale investir?

26 de janeiro de 2026 - 12:07

Em 2026, com apenas três semanas, o ouro já acumula valorização de 17%

SE A MODA PEGA

Leis municipais proíbem mais de uma pessoa na mesma moto — e o motivo envolve segurança

26 de janeiro de 2026 - 10:15

Medida vale para Lima e Callao e prevê multas, pontos na carteira e até apreensão do veículo em meio ao estado de emergência no país

NA MIRA DA PF

Banco Master, BRB e bilhões sob suspeita: quem a PF vai ouvir na nova fase da operação que investiga o banco de Daniel Vorcaro

26 de janeiro de 2026 - 9:38

Executivos do Master e do BRB, empresários e ex-dirigentes prestam depoimento à Polícia Federal nesta semana. O que está em jogo?

7 ANOS APÓS BRUMADINHO

Vale (VALE3): extravasamento de água e lama em Minas Gerais atingiu unidade da CSN Mineração (CMIN3), que se mantém funcionando

26 de janeiro de 2026 - 9:12

A estimativa da prefeitura de Congonhas, cidade vizinha também afetada pelo vazamento, é que foram derramados 200 mil m³ de água e lama; incidente ocorreu no aniversário de sete anos do rompimento de barragem em Brumadinho

TECNOLOGIA

IA no sistema financeiro: investimentos recordes e o desafio do Banco Central de regular sem travar a inovação

25 de janeiro de 2026 - 18:02

Avanço da inteligência artificial eleva investimentos e pressiona debate sobre governança, riscos sistêmicos e atuação do Banco Central

NO RADAR DOS ANALISTAS

Preço baixo e retorno alto: por que a XP recomenda a compra deste fundo imobiliário

25 de janeiro de 2026 - 16:45

Fundo imobiliário negocia com 15% de desconto e pode se beneficiar da retomada dos FIIs de tijolo

HÁ TRÊS DÉCADAS

O dia em que um experimento meteorológico quase terminou em guerra nuclear completa 31 anos

25 de janeiro de 2026 - 7:15

25 de janeiro de 1995 por pouco não impediu que o Brasil fosse pentacampeão mundial de futebol, entre outros acontecimentos das últimas três décadas

DO FGC AO BRB

Crise de liquidez, não fraude: a versão de Daniel Vorcaro sobre o colapso do Banco Master — e o impacto para o BRB

24 de janeiro de 2026 - 17:12

Em depoimento à PF, controlador diz que o banco sempre operou ancorado no FGC, com ciência do BC, e que a crise de liquidez começou “quando a regra do jogo mudou”

BOMBOU NO SD

Academia “all-inclusive” da maromba, Lotofácil sem novos milionários, INSS fora do ar e pagamentos atrasados da Fictor: o que bombou nesta semana

24 de janeiro de 2026 - 14:28

Academias de alto padrão e loterias da Caixa Econômica foram destaque no Seu Dinheiro, mas outros assuntos dividiram a atenção dos leitores; veja as matérias mais lidas dos últimos dias

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar