🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: COMO FLÁVIO BOLSONARO MEXE COM A BOLSA E AS ELEIÇÕES – ASSISTA AGORA

BLACKLISTED: investimentos convencionais

O mercado financeiro é dominado por certas seitas. A turma da escola fundamentalista, de fato, obedece a um fundamentalismo, quase de cunho religioso, tão forte quanto o islâmico

8 de outubro de 2019
10:57 - atualizado às 11:03
Investimentos
Investimentos - Imagem: Mind and I/Shutterstock

 O senhor saiba: eu toda a minha vida pensei por mim, forro, sou nascido diferente. Eu sou é eu mesmo. Divirjo de todo o mundo... Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa. O senhor concedendo, eu digo: para pensar longe, sou cão mestre – o senhor solte em minha frente uma ideia ligeira, e eu rastreio essa por fundo de todos os matos, amém!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

João Guimarães Rosa, em Grande Sertão: Veredas

O documentário se baseia no livro homônimo de Andrew Solomon e acompanha algumas famílias com filhos diferentes de seus pais, metaforicamente longe da árvore genealógica. Solomon, também autor de outro livro formidável chamado “O Demônio do Meio-Dia: Uma Anatomia da Depressão” (eu já encontrei esse terrível demônio duas vezes na minha vida e posso dizer o quanto é ruim), afirma ter escrito  “Longe da Árvore” para perdoar os próprios pais. Ele se vê — ou, ao menos, se via — como um desses “diferentes”, desde que passou a ser rejeitado pela família, quando assumiu sua homossexualidade.

O livro “Longe da Árvore” narra o cotidiano de 300 famílias. Já o filme se concentra em poucos casos. Uma família com filho autista, outra com uma criança portadora de síndrome de Down, uma terceira com nanismo, uma quarta cujo filho é um jovem assassino de uma criança de 8 anos.

É uma jornada e tanto no convívio com a diferença, com a capacidade de enxergar o outro e com a empatia pelos problemas alheios, que muitas vezes sequer conseguimos enxergar, enterrados em nosso próprio narcisismo e na nossa maneira de ser e estar no mundo. Adentramos o caminho do respeito, do afeto e da valorização do diferente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confesso nunca ter entendido muito bem como as pessoas gostam de impor o jeito ou as atitudes delas sobre os outros. Se eu faço algo de uma forma, você tem que fazer rigorosamente da mesma forma. A pessoa não só está convencida de que ela tem a maneira certa de fazer, como, ainda mais prepotente, está convicta de que só a maneira dela é a certa, não havendo qualquer outra.

Leia Também

Seitas do mercado

O mercado financeiro é dominado por certas seitas. A turma da escola fundamentalista, de fato, obedece a um fundamentalismo, quase de cunho religioso, tão forte quanto o islâmico. Se você fala em trading, logo acusam você. Todos mantêm o preconceito do “voodoo science” sobre a Análise Técnica, por exemplo, ignorando a pesquisa rigorosamente científica de Andrew Lo sobre o tema, em que se identifica capacidade preditiva nos gráficos. E o que dizer do mitológico Jim Simons, basicamente um trader quant, capaz de entregar por vários anos os maiores retornos de Wall Street? Sem falar na última capa da ortodoxa The Economist, entregando o futuro do mercado de ações aos robôs e aos algoritmos.

Eu, Felipe, confesso nunca ter me dado muito bem com trading. Fui ainda pior com minhas incipientes iniciativas em análise gráfica. Agora, seria pretensioso demais afirmar que, porque eu não consigo, é impossível também aos outros. Será que não seria mais fácil apenas admitir minha própria incompetência pessoal, sem que ela seja transmitida para outros? Narciso acha feio o que não é espelho.

Confesso também não estar na lista dos “diferentes” de Andrew Solomon. Na verdade, eu sou muito parecido com o que meu pai era. E suspeito que, por isso mesmo, brigávamos tanto. Ou talvez a culpa fosse apenas minha mesmo, fruto da arrogância típica das crianças que sabem tudo, sobre tudo. Realmente, não sei qual das duas hipóteses é a mais fidedigna, mas desconfio que a dificuldade de ele reconhecer para mim qualquer tipo de aprovação viesse justamente do fato de sermos tão parecidos. Acho que ele também não aprovava a si mesmo. “Ainda somos os mesmos, e vivemos…”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De uma forma ou de outra, acabei me guiando pelos passos do meu pai. Nunca achei que me tornei economista ou financista. Acho que sempre fui. Nem tive muito escolha. Convivendo com aquilo desde criança, me tornei um “animal of the markets” na transição da infância para a pré-adolescência e fui sendo orientado tacitamente pelos caminhos já traçados pelo meu pai, que fora diretor de banco de investimento e dono de corretora, para depois quebrar três vezes, uma pior do que a outra. Tenho certeza de que foi muito mais fácil assim, me baseando na trajetória paterna. Fico imaginando a alternativa. Como seria se eu fosse um “diferente”, se tivesse caído longe da árvore?

Encontrar seu próprio caminho, ter necessariamente de desbravar as coisas por sua conta, decidir sem qualquer orientação de terceiros, enfrentar situações inteiramente novas, navegar por mares nunca dantes navegados. Enfim, ter de percorrer a estrada do desconhecido.

Nossa situação hoje

Pois então, meu caro, seja muito bem-vindo. É exatamente essa a nossa situação hoje. Estamos todos, rigorosamente todos nós, longe da árvore como investidores. As condições que nossos pais enfrentaram para poupar e investir seus recursos não existem mais e nós teremos de encontrar um caminho inteiramente novo. As condições que nós mesmos enfrentávamos há alguns anos não existem mais. E eu sei que o novo e o desconhecido podem gerar medo e desconforto. Mas é a vida, tal como ela se coloca. Não há alternativa. A realidade mudou. E nós precisamos mudar também.

Você não vai mais poder contar com uma gorda aposentadoria vindo do governo. Já era. Fim da linha. Ou você passa a ter um bom plano de previdência privada ou corre sérios riscos de ter uma velhice menos tranquila.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você não vai mais poder contar com o paraíso do CDI, com investimentos sendo remunerados a taxas exorbitantes com 100 por cento de liquidez e sem risco.

Estamos necessariamente longe da árvore, entende? É um contexto absolutamente novo. E o novo pode ser perigoso, sim. Mas, de novo citando Guimarães Rosa, “viver é muito perigoso”, mesmo. Aliás, é perigosíssimo, mas aqui estamos e precisamos enfrentar as coisas, pegar esse touro pelo chifre. Ou ficaremos deitados na cama sob os cobertores, sendo alimentados por sopa com medo de sair do quarto? Já na voz de Ney Matogrosso, “o caminho é escuro e frio, mas também bonito, porque é iluminado pela beleza do que aconteceu minutos atrás”.

Resumo da história: se você quer ganhar dinheiro de verdade no mercado, vai precisar encontrar seu próprio caminho, vai ter de correr certos riscos (com responsabilidade, sempre), vai ter de tolerar a volatilidade (estômago de avestruz!) e vai ter de dilatar seu horizonte temporal. No pain, no gain. Não é assim em qualquer outra atividade da vida? Você já viu seus músculos se desenvolverem sem submetê-los a minilesões? Você já emagreceu sem fazer dieta ou exercício físico? Você já aprendeu algum tema sem estudar aquilo com profundidade? Por que seria diferente com investimentos?

Numa daquelas provocações paradoxais que a vida parece nos fazer, se quisermos ter rigorosamente o mesmo rendimento dos investimentos de nossos pais, teremos de agir bem diferente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você ainda não tem uma boa carteira de ações, por você mesmo, por meio de bons fundos de ações ou por meio de ETFs, não estendeu o duration (prazo médio) de suas aplicações em renda fixa e não contratou um bom plano de previdência privada, desculpe, mas está apegado demais à árvore. E o pior: essa árvore, tal como conhecemos, também não existe mais — os rendimentos dos nossos pais também são outros.

Quando as coisas mudam, eu mudo. E você? Olha, sabe, eu torço mesmo é para que o João Pedro mude bastante a trajetória genotípica, cresça bem longe da árvore, seja muito melhor do que o pai. Eu tenho certeza de que ele já é — afinal, não é muito difícil.

Mercados

Mercados iniciam a terça-feira tentando se recuperar do tombo da véspera, muito embora ainda predomine uma tendência negativa. EUA colocaram empresas de tecnologia chinesas numa “lista negra”, dificultando negócios com companhias norte-americanas. China ameaçou retaliar. Às vésperas da retomada da negociação formal entre os países, vai haver muito ruído e ameaças de parte a parte, com cada um tentando puxar as coisas para seu lado e garantir um acordo melhor para si. Muito complicado ler notícias neste momento. Separar ruído de sinal agora é fundamental. Ainda tento me apegar na visão de que, ao final do processo, depois de muita dificuldade e volatilidade, a racionalidade vai prevalecer. Um não acordo entre EUA e China pode levar os dois países à recessão — ninguém parece querer isso. Trump precisa da reeleição, e os chineses precisam conter a pressão social.

Para amenizar um pouco as preocupações sobre recessão e desaceleração da indústria, dado de manufatura na Alemanha veio acima do esperado, com crescimento de 0,3 por cento na produção industrial. Importante sinalização num momento em que todos questionam fraqueza dos PMIs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agenda internacional também traz preços ao produtor nos EUA. Por aqui, destaque para alta de 0,5 por cento do IGP-DI, acima das projeções de 0,38 por cento, mas sem afetar tanto juros futuros.

Ibovespa Futuro, dólar e juros futuros estão próximos do zero a zero, alternando leves altas e baixas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CAI HOJE

Caixa libera Bolsa Família para NIS final 7 nesta quinta-feira (18)

18 de dezembro de 2025 - 6:01

Benefício cai na conta hoje para milhões de famílias; valor pode ser movimentado pelo Caixa Tem sem necessidade de saque

EM GREVE

Trabalhadores dos Correios entram em greve em 9 estados; entenda os motivos da paralisação

17 de dezembro de 2025 - 17:30

Após acordos prorrogados e negociações travadas, trabalhadores dos Correios entram em greve; Correios dizem que agências seguem abertas

SEGUNDA MAIOR PREMIAÇÃO DO CONTINENTE

Final da Copa do Brasil 2025: veja o horário e onde assistir a Corinthians x Vasco

17 de dezembro de 2025 - 17:11

Corinthians x Vasco iniciam nesta quarta-feira (17) a decisão da Copa do Brasil 2025, em duelo que vale uma das maiores premiações do futebol sul-americano

VAI POPULARIZAR?

Fim da patente do Ozempic: quando as canetas emagrecedoras vão ficar mais baratas?

17 de dezembro de 2025 - 16:14

Decisão do STJ abre caminho para concorrentes do Ozempic, mas especialistas dizem que a queda de preços das canetas emagrecedoras deve ser gradual

SEM CONDIÇÕES DE OPERAR

Enel fora de São Paulo? Empresa pode ter ‘carta na manga’ contra as acusações após Ministério pedir fim da concessão; veja

17 de dezembro de 2025 - 11:00

Segundo o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a concessionária não tem mais condições de operar no estado depois de diversas crises, mas processo de encerramento do contrato ainda demora

PARA FECHAR AS CONTAS

Câmara aprova texto-base do projeto que reduz benefícios tributários e aumenta impostos de bets, fintechs e JCP

17 de dezembro de 2025 - 9:45

Os deputados agora analisam um destaque que visa retirar da proposta o aumento de impostos sobre o juro sobre o capital próprio, de 15% para 17,5%

SEM SORTE?

Renegados? Veja os números que menos saíram na Mega da Virada 

17 de dezembro de 2025 - 9:09

Histórico da Mega da Virada mostra os números que menos saíram no sorteio especial da Caixa

INSISTÊNCIA RECOMPENSADA

Teimosia faz um novo milionário na Quina em dia de bola na trave na Lotofácil, na Mega-Sena e na Timemania

17 de dezembro de 2025 - 6:45

Quina foi a única loteria da Caixa a pagar um valor milionário ontem, mas os prêmios de consolação da Mega-Sena, da Timemania, da Lotofácil e da Dia de Sorte deixam pouca margem para reclamação

NIS 6

Bolsa Família paga parcela de dezembro hoje para NIS final 6; veja o calendário do programa

17 de dezembro de 2025 - 5:27

Depósito do bolsa família ajuda a reforçar o orçamento em um mês de despesas maiores.Veja quem recebe e como consultar o valor

PERSPECTIVAS DO ASA

Queda da Selic em janeiro e juros a 11,5% em 2026: Fábio Kanczuk, ex-BC, diz que Copom “tirou todas as amarras” para iniciar ciclo de cortes

16 de dezembro de 2025 - 16:00

Segundo ele, o afrouxamento deve acontecer em janeiro do ano que vem, momento no qual o dólar estará sendo negociado abaixo de R$ 5,40

AO INFINITO E ALÉM!

O primeiro foguete comercial brasileiro vai para o espaço — enquanto cometa 3I/ATLAS se aproxima da Terra

16 de dezembro de 2025 - 13:08

Brasil abre janela para o lançamento do primeiro foguete comercial a partir de Alcântara, em meio à passagem do cometa 3I/ATLAS

MÁXIMAS HISTÓRICAS

O que a Inteligência Artificial (IA) e a transição energética têm em comum? Ambas estão levando este metal a atingir preços jamais vistos

16 de dezembro de 2025 - 11:19

Ambos os temas, que podem nem sempre entrar em intersecção, têm exercido uma pressão quase simultânea nos preços do cobre, que vêm renovando máximas históricas em 2025

VAI CONTINUAR APERTADO

Ata do Copom: BC diz que manutenção da Selic em nível ‘contracionista por período bastante prolongado’ é a estratégia correta

16 de dezembro de 2025 - 9:45

Os membros do comitê concluíram que “a estratégia em curso, de manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado, é adequada para assegurar a convergência da inflação à meta”

MÁQUINA AZEITADA

Lotofácil abre semana com um novo milionário; Mega-Sena corre hoje valendo R$ 52 milhões, mas pode ser superada pela Timemania

16 de dezembro de 2025 - 6:56

Ganhador ou ganhadora do concurso 3563 da Lotofácil efetuou sua aposta por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal

CAI HOJE

Bolsa família de dezembro é pago hoje para NIS final 5

16 de dezembro de 2025 - 5:39

O programa segue o calendário escalonado e é feito conforme o final do NIS; depósito é realizado automaticamente em contas da Caixa

E NÃO É BC

Essa cidade brasileira tem mais apartamentos do que casas, fica no litoral e está entre as mais desenvolvidas

15 de dezembro de 2025 - 15:44

Dados do Censo 2022 mostram que mais de 60% da população de Santos vive em apartamentos, em um município que também se destaca em indicadores de desenvolvimento

CAI ANTES

Segunda parcela do décimo terceiro (13°) está chegando; veja até quando o valor deve cair na conta

15 de dezembro de 2025 - 11:06

Pagamento será antecipado porque o dia 20 cai em um sábado; é nessa etapa que entram os descontos de INSS e Imposto de Renda

ANOTE NO CALENDÁRIO:

Payroll, ata do Copom, IBC-BR e decisão de juros no Reino Unido, Zona do Euro e Japão dominam a agenda econômica na reta final de 2025

15 de dezembro de 2025 - 7:04

Os investidores ainda acompanham a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), a divulgação do IGP-10 e falas de dirigentes do Federal Reserve nos próximos dias

CAIXA PAGA HOJE

Bolsa Família libera pagamento para NIS final 4 nesta segunda-feira (15); veja calendário

15 de dezembro de 2025 - 5:32

NIS final 4 recebe hoje a parcela antecipada; programa movimenta R$ 12,74 bilhões em dezembro

SOB PRESSÃO

Governo sobe o tom com a Enel e afirma que não vai tolerar falhas reiteradas e prolongadas

14 de dezembro de 2025 - 16:30

A pasta afirmou que, desde 2023, vem alertando formalmente a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre problemas recorrentes na atuação da empresa

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar