Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

BLACKLISTED: investimentos convencionais

O mercado financeiro é dominado por certas seitas. A turma da escola fundamentalista, de fato, obedece a um fundamentalismo, quase de cunho religioso, tão forte quanto o islâmico

8 de outubro de 2019
10:57 - atualizado às 11:03
Investimentos
Investimentos - Imagem: Mind and I/Shutterstock

 O senhor saiba: eu toda a minha vida pensei por mim, forro, sou nascido diferente. Eu sou é eu mesmo. Divirjo de todo o mundo... Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa. O senhor concedendo, eu digo: para pensar longe, sou cão mestre – o senhor solte em minha frente uma ideia ligeira, e eu rastreio essa por fundo de todos os matos, amém!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

João Guimarães Rosa, em Grande Sertão: Veredas

O documentário se baseia no livro homônimo de Andrew Solomon e acompanha algumas famílias com filhos diferentes de seus pais, metaforicamente longe da árvore genealógica. Solomon, também autor de outro livro formidável chamado “O Demônio do Meio-Dia: Uma Anatomia da Depressão” (eu já encontrei esse terrível demônio duas vezes na minha vida e posso dizer o quanto é ruim), afirma ter escrito  “Longe da Árvore” para perdoar os próprios pais. Ele se vê — ou, ao menos, se via — como um desses “diferentes”, desde que passou a ser rejeitado pela família, quando assumiu sua homossexualidade.

O livro “Longe da Árvore” narra o cotidiano de 300 famílias. Já o filme se concentra em poucos casos. Uma família com filho autista, outra com uma criança portadora de síndrome de Down, uma terceira com nanismo, uma quarta cujo filho é um jovem assassino de uma criança de 8 anos.

É uma jornada e tanto no convívio com a diferença, com a capacidade de enxergar o outro e com a empatia pelos problemas alheios, que muitas vezes sequer conseguimos enxergar, enterrados em nosso próprio narcisismo e na nossa maneira de ser e estar no mundo. Adentramos o caminho do respeito, do afeto e da valorização do diferente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confesso nunca ter entendido muito bem como as pessoas gostam de impor o jeito ou as atitudes delas sobre os outros. Se eu faço algo de uma forma, você tem que fazer rigorosamente da mesma forma. A pessoa não só está convencida de que ela tem a maneira certa de fazer, como, ainda mais prepotente, está convicta de que só a maneira dela é a certa, não havendo qualquer outra.

Leia Também

Seitas do mercado

O mercado financeiro é dominado por certas seitas. A turma da escola fundamentalista, de fato, obedece a um fundamentalismo, quase de cunho religioso, tão forte quanto o islâmico. Se você fala em trading, logo acusam você. Todos mantêm o preconceito do “voodoo science” sobre a Análise Técnica, por exemplo, ignorando a pesquisa rigorosamente científica de Andrew Lo sobre o tema, em que se identifica capacidade preditiva nos gráficos. E o que dizer do mitológico Jim Simons, basicamente um trader quant, capaz de entregar por vários anos os maiores retornos de Wall Street? Sem falar na última capa da ortodoxa The Economist, entregando o futuro do mercado de ações aos robôs e aos algoritmos.

Eu, Felipe, confesso nunca ter me dado muito bem com trading. Fui ainda pior com minhas incipientes iniciativas em análise gráfica. Agora, seria pretensioso demais afirmar que, porque eu não consigo, é impossível também aos outros. Será que não seria mais fácil apenas admitir minha própria incompetência pessoal, sem que ela seja transmitida para outros? Narciso acha feio o que não é espelho.

Confesso também não estar na lista dos “diferentes” de Andrew Solomon. Na verdade, eu sou muito parecido com o que meu pai era. E suspeito que, por isso mesmo, brigávamos tanto. Ou talvez a culpa fosse apenas minha mesmo, fruto da arrogância típica das crianças que sabem tudo, sobre tudo. Realmente, não sei qual das duas hipóteses é a mais fidedigna, mas desconfio que a dificuldade de ele reconhecer para mim qualquer tipo de aprovação viesse justamente do fato de sermos tão parecidos. Acho que ele também não aprovava a si mesmo. “Ainda somos os mesmos, e vivemos…”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De uma forma ou de outra, acabei me guiando pelos passos do meu pai. Nunca achei que me tornei economista ou financista. Acho que sempre fui. Nem tive muito escolha. Convivendo com aquilo desde criança, me tornei um “animal of the markets” na transição da infância para a pré-adolescência e fui sendo orientado tacitamente pelos caminhos já traçados pelo meu pai, que fora diretor de banco de investimento e dono de corretora, para depois quebrar três vezes, uma pior do que a outra. Tenho certeza de que foi muito mais fácil assim, me baseando na trajetória paterna. Fico imaginando a alternativa. Como seria se eu fosse um “diferente”, se tivesse caído longe da árvore?

Encontrar seu próprio caminho, ter necessariamente de desbravar as coisas por sua conta, decidir sem qualquer orientação de terceiros, enfrentar situações inteiramente novas, navegar por mares nunca dantes navegados. Enfim, ter de percorrer a estrada do desconhecido.

Nossa situação hoje

Pois então, meu caro, seja muito bem-vindo. É exatamente essa a nossa situação hoje. Estamos todos, rigorosamente todos nós, longe da árvore como investidores. As condições que nossos pais enfrentaram para poupar e investir seus recursos não existem mais e nós teremos de encontrar um caminho inteiramente novo. As condições que nós mesmos enfrentávamos há alguns anos não existem mais. E eu sei que o novo e o desconhecido podem gerar medo e desconforto. Mas é a vida, tal como ela se coloca. Não há alternativa. A realidade mudou. E nós precisamos mudar também.

Você não vai mais poder contar com uma gorda aposentadoria vindo do governo. Já era. Fim da linha. Ou você passa a ter um bom plano de previdência privada ou corre sérios riscos de ter uma velhice menos tranquila.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você não vai mais poder contar com o paraíso do CDI, com investimentos sendo remunerados a taxas exorbitantes com 100 por cento de liquidez e sem risco.

Estamos necessariamente longe da árvore, entende? É um contexto absolutamente novo. E o novo pode ser perigoso, sim. Mas, de novo citando Guimarães Rosa, “viver é muito perigoso”, mesmo. Aliás, é perigosíssimo, mas aqui estamos e precisamos enfrentar as coisas, pegar esse touro pelo chifre. Ou ficaremos deitados na cama sob os cobertores, sendo alimentados por sopa com medo de sair do quarto? Já na voz de Ney Matogrosso, “o caminho é escuro e frio, mas também bonito, porque é iluminado pela beleza do que aconteceu minutos atrás”.

Resumo da história: se você quer ganhar dinheiro de verdade no mercado, vai precisar encontrar seu próprio caminho, vai ter de correr certos riscos (com responsabilidade, sempre), vai ter de tolerar a volatilidade (estômago de avestruz!) e vai ter de dilatar seu horizonte temporal. No pain, no gain. Não é assim em qualquer outra atividade da vida? Você já viu seus músculos se desenvolverem sem submetê-los a minilesões? Você já emagreceu sem fazer dieta ou exercício físico? Você já aprendeu algum tema sem estudar aquilo com profundidade? Por que seria diferente com investimentos?

Numa daquelas provocações paradoxais que a vida parece nos fazer, se quisermos ter rigorosamente o mesmo rendimento dos investimentos de nossos pais, teremos de agir bem diferente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você ainda não tem uma boa carteira de ações, por você mesmo, por meio de bons fundos de ações ou por meio de ETFs, não estendeu o duration (prazo médio) de suas aplicações em renda fixa e não contratou um bom plano de previdência privada, desculpe, mas está apegado demais à árvore. E o pior: essa árvore, tal como conhecemos, também não existe mais — os rendimentos dos nossos pais também são outros.

Quando as coisas mudam, eu mudo. E você? Olha, sabe, eu torço mesmo é para que o João Pedro mude bastante a trajetória genotípica, cresça bem longe da árvore, seja muito melhor do que o pai. Eu tenho certeza de que ele já é — afinal, não é muito difícil.

Mercados

Mercados iniciam a terça-feira tentando se recuperar do tombo da véspera, muito embora ainda predomine uma tendência negativa. EUA colocaram empresas de tecnologia chinesas numa “lista negra”, dificultando negócios com companhias norte-americanas. China ameaçou retaliar. Às vésperas da retomada da negociação formal entre os países, vai haver muito ruído e ameaças de parte a parte, com cada um tentando puxar as coisas para seu lado e garantir um acordo melhor para si. Muito complicado ler notícias neste momento. Separar ruído de sinal agora é fundamental. Ainda tento me apegar na visão de que, ao final do processo, depois de muita dificuldade e volatilidade, a racionalidade vai prevalecer. Um não acordo entre EUA e China pode levar os dois países à recessão — ninguém parece querer isso. Trump precisa da reeleição, e os chineses precisam conter a pressão social.

Para amenizar um pouco as preocupações sobre recessão e desaceleração da indústria, dado de manufatura na Alemanha veio acima do esperado, com crescimento de 0,3 por cento na produção industrial. Importante sinalização num momento em que todos questionam fraqueza dos PMIs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agenda internacional também traz preços ao produtor nos EUA. Por aqui, destaque para alta de 0,5 por cento do IGP-DI, acima das projeções de 0,38 por cento, mas sem afetar tanto juros futuros.

Ibovespa Futuro, dólar e juros futuros estão próximos do zero a zero, alternando leves altas e baixas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ESSA VAI DOER

Prêmio de R$ 5 milhões de Ana Paula Renault no BBB 26 também passa pela Receita: veja quanto a mordida do leão vai levar

24 de abril de 2026 - 15:39

Nem mesmo a campeã do BBB 26, Ana Paula Renault, vai conseguir fugir da mordida do leão

MICHAEL VOLTA AOS HOLOFOTES

Além da herança musical, Michael Jackson deixou uma boa fortuna — mas seus herdeiros ainda não a acessaram plenamente

24 de abril de 2026 - 13:00

Paris e Bigi estão em disputas na justiça e o Rancho de Neverland foi vendido; veja como está a herança de Michael Jackson

GANHOU TRAÇÃO

Crédito imobiliário chega a R$ 18,5 bilhões em março e salta 53,9% com uma ‘mãozinha’ da Caixa, mostra Abecip

24 de abril de 2026 - 8:47

A Caixa Econômica Federal liderou a concessão de credito imobiliário com recursos da poupança no primeiro trimestre

ATENÇÕES DIVIDIDAS

Quina encerra jejum e ofusca prêmio milionário na Lotofácil 3668; Mega-Sena 2999 encalha e valor acumulado alcança R$ 100 milhões

24 de abril de 2026 - 6:38

Apenas a Lotofácil e a Quina tiveram ganhadores na quinta-feira (23). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Já os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.

CANETAS EMAGRECEDORAS

Anvisa aprova o uso de Mounjaro para crianças; entenda em quais casos a caneta emagrecedora pode ser usada

23 de abril de 2026 - 15:11

Crianças e adolescentes poderão usar Mounjaro para tratamento, conforme aprovação da Anvisa

CHOQUE NO BOLSO

Conta de luz mais cara: Aneel aprova reajustes de até 15% em oito distribuidoras

23 de abril de 2026 - 14:01

Aumentos começam a valer nesta semana e foram parcialmente contidos por medidas extraordinárias; pressão estrutural segue no radar

IMPACTOS INDIRETOS DA GUERRA

Como a guerra no Irã influencia os preços dos preservativos e torna mais cara a proteção sexual

23 de abril de 2026 - 12:00

Alta no valor do petróleo não é o único impacto do conflito; preços de preservativos podem aumentar em até 30%

ALUGAR, VENDER OU... INVESTIR?

Salas comerciais estão em alta, e aluguel sobe mais de 10% — mas ainda perdem para a Selic

23 de abril de 2026 - 11:34

Na avaliação individual por localidades, os maiores valores médios de aluguel foram São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis

MERCADO IMOBILIÁRIO

Leilão do Banco Itaú, que abre hoje (23), conta com imóvel por 50% abaixo do valor avaliado; veja oportunidades

23 de abril de 2026 - 10:29

Estão disponíveis no leilão do Itaú 146 lotes com casas, apartamentos, comerciais e terrenos em todo o Brasil

POR POUCO

Lotofácil 3667 faz 2 ‘quase-milionários’ na volta do feriado; Mega-Sena 2999 promete prêmio de R$ 70 milhões neste Dia de São Jorge

23 de abril de 2026 - 6:52

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de quarta-feira (22). Hoje (23) o destaque é a Mega-Sena, mas a Quina e a Timemania também oferecem prêmios de oito dígitos.

MAÇÃ TRILIONÁRIA

Como Tim Cook salvou a Apple da falência e permitiu que Steve Jobs moldasse o mercado e o consumo de tecnologia no século 21

22 de abril de 2026 - 15:50

Tim Cook decide deixar o posto de CEO da Apple após 15 anos de liderança; big tech virou trilionária durante sua gestão

'TUDO EM DOBBBRO'

Como uma campanha de marketing do BBB 26 fez com que campeã da edição, Ana Paula Renault, ganhasse o maior prêmio da história do reality

22 de abril de 2026 - 13:30

Prêmio do Big Brother Brasil saiu de R$ 2,7 milhões para R$ 5,4 milhões, além do rendimento de R$ 200 mil que Ana Paula embolsará

QUANTO RENDE

Veja quanto Ana Paula pode ganhar se investir o prêmio do BBB 26 em renda fixa conservadora com a Selic a 14,75% ao ano

22 de abril de 2026 - 10:58

Ana Paula, campeã do BBB26, ganhou R$ 5,4 milhões e poderá aumentar esse valor se investir na renda fixa conservadora

FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS

Minha Casa, Minha Vida: Novas regras já estão valendo; confira as condições para ter a casa própria por meio do programa

22 de abril de 2026 - 10:23

Teto de renda mensal para participar do Minha Casa Minha Vida passa de R$ 12 mil para R$ 13 mil

PASSADO O RECESSO

Quem dá mais? Loterias da Caixa voltam do feriado com Quina e +Milionária prometendo prêmios de mais de R$ 30 milhões nesta quarta-feira (22)

22 de abril de 2026 - 7:35

Mega-Sena lidera as estimativas de prêmios das loterias da Caixa, mas seu próximo sorteio está programado para ocorrer somente na quinta-feira (23)

CONCORRÊNCIA

Lotomania 2914 tira proveito de boa sequência da Lotofácil e paga maior prêmio da emenda do feriado de Tiradentes nas loterias da Caixa

21 de abril de 2026 - 8:03

Lotofácil 3666 fez um novo milionário na noite de segunda-feira (20), mas o valor não foi páreo para o prêmio principal da Lotomania. Loterias tiram ‘folga’ hoje (21).

QUANTO RENDE

Veja quanto Ana Paula, Milenaou Juliano Floss pode ganhar se investir o prêmio do BBB 26 em renda fixa conservadora com a Selic a 14,75% ao ano

21 de abril de 2026 - 7:00

Ganhador do BBB 26 ganhará R$ 5,4 milhões e poderá aumentar esse valor se investir na renda fixa conservadora

CÂMBIO FAVORÁVEL?

Dólar abaixo dos R$ 5 é o novo normal? XP traça três possíveis cenários para o câmbio no ano

20 de abril de 2026 - 17:10

Com o mundo mais turbulento e eleições no segundo semestre, sustentar o dólar em patamares baixos será um desafio

BOATO É FALSO

Receita desmente fake news de que vendedora de marmitas foi notificada por transação de R$ 52 mil no Pix

20 de abril de 2026 - 16:20

O órgão afirmou que não monitora transações individuais nem envia notificações com base apenas no volume de movimentações financeiras

RELATÓRIO FOCUS

O pior está por vir? Se depender do mercado, sim. As novas previsões para a inflação e para os juros no Brasil

20 de abril de 2026 - 12:00

No caso do dólar, a estimativa indica que a moeda norte-americana não deve continuar operando abaixo de R$ 5,00 até o final de 2026; confira a cotação projetada para o câmbio

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia