🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Eduardo Campos

Eduardo Campos

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.

Investimentos

As sete características dos grandes investidores que você nunca terá

Gente como Warren Buffett e Charlie Munger dividem alguns traços de personalidade que por mais que você tente, estude e se esforce, jamais conseguirá

Eduardo Campos
Eduardo Campos
7 de outubro de 2019
15:27 - atualizado às 10:17
warren buffet hamburguer

Não gosto de listas e das matérias ou notas que sejam baseados nelas, ainda mais quando recurso para “caçar clique”. Mas não consegui escapar do título acima depois de ler um texto interessante e que diz algumas “verdades” sobre o quão difícil ou praticamente impossível é se tornar um novo Warren Buffett, Charlie Munger, Ray Dalio e afins. Não, meu caro, nem você e muito menos eu vamos conseguir passar décadas e décadas entregando 20% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nas minhas andanças pelo “Fintwit”, nome dado ao mercado financeiro dentro do “Twitter”, me deparei com a postagem do gestor da Paineiras Investimentos, David Cohen, falando de um texto de 2007 sobre os quesitos para ser um trader ou investidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O autor é o gestor Mark Sellers e o texto é, na verdade, um discurso feito para uma turma de MBA de Harvard. O título: “Então você quer ser o próximo Warren Buffet? Como está seu texto?”.

Leia Também

Indo direto a conclusão, não muito animadora, de fato, Sellers reconhece que os alunos na sala estão entre os mais brilhantes, bem preparados e de maior QI possível. Depois disso pede para que eles se lembrem apenas uma coisa do que vai dizer:

"Você praticamente não tem chance de ser um grande investidor. A probabilidade é muito, muito baixa, como 2% ou menos."

Essa probabilidade é para a turma de Harvard. Se descermos para o restante dos mortais, ela é ainda menor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Oras, como não? Simples, diz Sellers, as características comuns entre os grandes, os lendários investidores, não podem ser ensinadas. São características inatas, eles já nasceram com esses traços.

Desanimador, não? Mas o ponto “positivo” do discurso de Sellers é que você pode estudar e se dedicar para se tornar um investidor acima da média. Isso é algo que pode ser ensinado. Você pode fazer milhões desenvolvendo essas habilidades.

“Mas você não vai ter uma taxa composta de retorno de 20% ao ano para sempre a não ser que isso esteja incrustado no seu cérebro desde os dez, 11 ou 12 anos. Não tenho certeza se é natureza ou treino, mas quando você é adolescente, se ainda não o tem isso, não conseguirá ter”, diz o autor.

As sete caraterísticas

Segundo Sellers, assim como acontece com empresas e setores, investidores fora do comum são estruturais. São traços relacionados à psicologia e psicologia está embutida no seu cérebro. É parte de você e você não consegue fazer muito para mudar, mesmo estudando muito sobre o tema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As vantagens listadas por Sellers são vantagens, pois não podem ser ensinadas depois que alguém vira adulto. De fato, algumas dessas características nasceram com você ou não.

  1. Habilidade de comprar ações enquanto todos estão em pânico e vender enquanto os demais estão eufóricos.
  2. Jogar o jogo para ganhar. Essas pessoas não apenas gostam de investir, elas vivem isso. É a primeira coisa que pensam quando ainda estão sonolentos. Que papel comprar? Qual vender? Onde estão os riscos? Você não pode aprender a ser obsessivo sobre alguma coisa.
  3. Vontade de aprender com os erros do passado. A maioria das pessoas simplesmente segue em frente e ignoram as burrices do passado. Os grandes investidores analisam seu erros e mesmo analisando é difícil não repetir os mesmos erros.
  4. Noção de risco baseado no senso comum. Como exemplo, temos a história do Long Term Capital Management, que tinha um time de 60 ou 70 PhDs com modelos sofisticados de risco que falharam em ver o óbvio, a super alavancagem das posições. Se o computador diz que está tudo bem, isso tem alguma conexão com a realidade? Não ignore o senso comum.
  5. Confiança e perseverança nas suas convicções de investimento. Buffett nunca participou da bolha ponto.com, embora fosse publicamente criticado por ignorar as ações de tecnologia. Ele ficou com suas posições enquanto os demais abandonavam o barco do “value investing”.
  6. Ter os dois lados do cérebro funcionando, não apenas o lado esquerdo, que é bom em matemática e organização. Pessoas realmente inteligentes tem apenas um lado do cérebro funcionando e isso pode ser muito bom, mas não o suficiente para ver as coisas de forma diferente das massas. Como investidor, você precisa fazer contas e estratégias. Esse é o lado esquerdo. Mas também é necessário ter habilidade para gerenciar um time e captar as pistas sutis que as pessoas dão. É preciso ter a capacidade de olhar o “quadro geral”. E, o mais importante, segundo o autor, é ser um bom escritor. Se você não consegue ter clareza na escrita, você não consegue ter um raciocínio claro.
  7. Finalmente a última característica é a capacidade de conviver com a volatilidade sem mudar seu processo de investimento. Isso é algo muito difícil de se fazer e passa por saber reconhecer perdas e ter a capacidade de apostar em algo quando todos estão caindo fora. As pessoas não gostam de uma dor de curto prazo, mesmo que isso resulte em melhores resultados no longo prazo. A maioria das pessoas iguala risco à volatilidade de curto prazo. Isso é algo irracional, segundo o autor, para quem risco significa que se você está errado sobre uma aposta, você perde dinheiro. Variação para cima ou para baixo em curto período não é uma perda, portanto não é risco, a não ser que você tenda a entrar em pânico e realize perdas. A maioria das pessoas não consegue ter esse entendimento, o cérebro delas simplesmente não deixa. O instinto de pânico fala mais alto que as demais funções cerebrais.

“Eu diria que nenhuma dessas características pode ser aprendida quando a pessoa atinge a idade adulta. Seu potencial de ser um investidor destacado já está determinado.”

Leitura e experiência também não contam

Segundo Sellers, leitura é algo importante, mas qualquer um pode ler livros e revistas. Isso é algo que te ajuda a se manter atualizado. Mas não há correlação com número de livros lidos e a performance da sua carteira.

Aliás, diz o gestor, em um determinado momento, o retorno marginal da leitura é decrescente. De fato, diz ele, ler notícias demais pode ser prejudicial à carteira de investimentos, pois você pode passar a acreditar “em toda a porcaria que os jornalistas lançam para vender mais jornais”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra coisa que não ajuda é ter MBA, CFA, PhD, CPA ou qualquer outra certificação. Para Sellers os MBAs te ajudam a obter precisamente a média do mercado em termos de retorno.

A experiência também é algo superestimado. Sellers diz que é algo importante, mas não é uma fonte de vantagem competitiva. Em algum momento, o valor da experiência passa a ter retorno decrescente e se isso não fosse verdade, todos os grandes investidores teriam seus melhores anos aos 60, 70 ou 80 anos, e isso não é verdade, segundo o autor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
INDESTRUTÍVEL

Guerras nucleares, raios gama ou asteroides caindo do céu: esse é o único animal que sobreviveria ao fim do mundo

5 de fevereiro de 2026 - 10:28

Capaz de resistir a radiação, falta de água, temperaturas extremas e até ao vácuo do espaço, o urso-d’água desafia os limites da biologia e entra na lista dos seres mais resistentes já estudados

ROUBOU A CENA

Lotomania faz 3 milionários, mas seriam 5 se…; Lotofácil acumula e Mega-Sena pode pagar mais de R$ 140 milhões hoje

5 de fevereiro de 2026 - 7:32

A Lotomania roubou a cena da Lotofácil, que acumulou pela primeira vez em fevereiro na noite mais movimentada da semana no Espaço da Sorte.

DINHEIRO PARADO

Quem tem medo de investir? Da alta renda à classe C, complexidade e “economiquês” travam investidor brasileiro, mas mercado já tem saídas, segundo o Google

4 de fevereiro de 2026 - 18:00

A dificuldade de entender o mercado financeiro e o receio de golpes são entraves para que brasileiros invistam dinheiro que está parado

DE VOLTA ÀS RUAS

Carro que marcou geração de brasileiros volta ao mercado mais moderno e melhor

4 de fevereiro de 2026 - 13:31

Os anos 80 de fato foram culturalmente riquíssimos: Michael Jackson estava no auge, o filme “E.T.” lotava os cinemas e a estética das vestimentas e discotecas da época causa controvérsia até hoje. Para completar os anos de ouro, a GM laçou um carro que permanece na memória dos brasileiros tantas décadas depois: o Chevrolet Monza.   O nome de fato marcou gerações […]

DESSA VEZ DUROU POUCO

Trump assina projeto de financiamento para encerrar shutdown parcial nos EUA

4 de fevereiro de 2026 - 8:45

O chefe da Casa Branca destacou que o projeto orçamentário continuará financiando o Departamento de Segurança Interna (DHS, em inglês)

BRILHOU SOZINHA

Teimosia faz novo milionário na Lotofácil 3604; Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões

4 de fevereiro de 2026 - 7:22

Vencedor ou vencedora do prêmio milionário do concurso 3604 da Lotofácil vinha insistindo sempre nos mesmos números por meio do dispositivo conhecido como ‘teimosinha’.

CALENDÁRIO 2026

Calendário Gás do Povo fevereiro 2026: botijão passa a ser gratuito e governo amplia o acesso ao gás de cozinha

4 de fevereiro de 2026 - 6:13

Novo programa substitui o Auxílio Gás e garante recarga gratuita do botijão de 13 kg para famílias de baixa renda

AÇÃO DO MÊS

Direcional (DIRR3) é bicampeã apesar do tombo: entenda por que a construtora segue no topo das recomendações para fevereiro

4 de fevereiro de 2026 - 6:00

Os papéis da construtora caíram 2,80% nos últimos três meses, mas já começaram a mostrar sinais de recuperação

CALENDÁRIO 2026

Calendário do Pé-de-Meia fevereiro 2026: confira quando o governo paga os incentivos do ensino médio

4 de fevereiro de 2026 - 5:41

Programa funciona como uma poupança educacional, paga até R$ 9.200 por aluno e tem depósitos ao longo do ano conforme matrícula, frequência, conclusão e participação no Enem

PRODUTOR NO LIMITE

Agro em crise? Itaú BBA liga alerta para grãos e diz que novas recuperações judiciais estão no radar

3 de fevereiro de 2026 - 19:47

Com preços em queda e custos elevados, produtores enfrentam margens cada vez mais apertadas

O MAIS RICO DO MUNDO

Fortuna de Elon Musk atinge um novo recorde — e segue seu caminho rumo a US$ 1 trilhão

3 de fevereiro de 2026 - 13:31

O CEO da Tesla e da SpaceX segue como o homem mais rico do planeta, com fortuna estimada em cerca de US$ 775 bilhões e se aproxima de um recorde jamais visto de US$ 800 bilhões 

GEOPOLÍTICA DOS MINERAIS

O que está por trás da reserva de minerais críticos de US$ 12 bilhões de Donald Trump

3 de fevereiro de 2026 - 13:15

Após o anúncio do presidente norte-americano, as ações relacionadas ao setor de terras raras registram forte alta no início desta terça-feira (3)

CORTE EM MARÇO

Copom: Banco Central confirma corte de juros ‘cauteloso’ em março, e expectativa para reajuste de 0,25 pp ganha força

3 de fevereiro de 2026 - 9:33

Segundo a ata do Copom, em um ambiente de inflação mais baixa, a estratégia passa pela calibração do nível de juros

SÓ DEU ELA DE NOVO

Lotofácil entra em fevereiro com 2 vencedores próximos do primeiro milhão; Mega-Sena pode pagar R$ 130 milhões hoje

3 de fevereiro de 2026 - 7:59

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão. Mega-Sena está acumulada desde a Mega da Virada.

FEVEREIRO 2026

Calendário do PIS/Pasep fevereiro 2026: confira quando o abono cai na conta

3 de fevereiro de 2026 - 6:03

Pagamentos do abono salarial seguem mês de nascimento ou número de inscrição e vão até agosto 

BOLSA FAMÍLIA 2026

Calendário do Bolsa Família fevereiro 2026: confira quando começam os pagamentos e quem pode receber

3 de fevereiro de 2026 - 5:31

Pagamentos começam em 12 de fevereiro e seguem até o fim do mês conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600

POLÍTICA MONETÁRIA

Quem é Guilherme Mello, indicado de Haddad ao Banco Central que gerou ruído no mercado

2 de fevereiro de 2026 - 16:08

Mello chefia a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda; economista tem atuado na defesa de cortes na taxa de juros, atualmente em 15%

Mercados

Bônus de catástrofe: investimento que une alto retorno e baixa volatilidade ganha força

2 de fevereiro de 2026 - 14:38

O mercado de títulos de catástrofe, conhecido por oferecer retorno atrativos combinado com baixa volatilidade, está aquecido em 2026

VAI TER FOLGA?

Calendário de fevereiro de 2026: confira os feriados e as datas do Carnaval

2 de fevereiro de 2026 - 7:12

Calendário de fevereiro 2026 mostra que o Carnaval não é feriado nacional, mas estados e municípios podem decretar folga para trabalhadores

COMEÇA HOJE

Calendário do BPC/LOAS fevereiro 2026: veja quando o pagamento do benefício cai

2 de fevereiro de 2026 - 6:04

Benefício assistencial começa hoje, seguindo o calendário do INSS e é pago conforme o número final do BPC 

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar