Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Eduardo Campos

Eduardo Campos

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.

Investimentos

As sete características dos grandes investidores que você nunca terá

Gente como Warren Buffett e Charlie Munger dividem alguns traços de personalidade que por mais que você tente, estude e se esforce, jamais conseguirá

Eduardo Campos
Eduardo Campos
7 de outubro de 2019
15:27 - atualizado às 10:17
warren buffet hamburguer

Não gosto de listas e das matérias ou notas que sejam baseados nelas, ainda mais quando recurso para “caçar clique”. Mas não consegui escapar do título acima depois de ler um texto interessante e que diz algumas “verdades” sobre o quão difícil ou praticamente impossível é se tornar um novo Warren Buffett, Charlie Munger, Ray Dalio e afins. Não, meu caro, nem você e muito menos eu vamos conseguir passar décadas e décadas entregando 20% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nas minhas andanças pelo “Fintwit”, nome dado ao mercado financeiro dentro do “Twitter”, me deparei com a postagem do gestor da Paineiras Investimentos, David Cohen, falando de um texto de 2007 sobre os quesitos para ser um trader ou investidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O autor é o gestor Mark Sellers e o texto é, na verdade, um discurso feito para uma turma de MBA de Harvard. O título: “Então você quer ser o próximo Warren Buffet? Como está seu texto?”.

Leia Também

Indo direto a conclusão, não muito animadora, de fato, Sellers reconhece que os alunos na sala estão entre os mais brilhantes, bem preparados e de maior QI possível. Depois disso pede para que eles se lembrem apenas uma coisa do que vai dizer:

"Você praticamente não tem chance de ser um grande investidor. A probabilidade é muito, muito baixa, como 2% ou menos."

Essa probabilidade é para a turma de Harvard. Se descermos para o restante dos mortais, ela é ainda menor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Oras, como não? Simples, diz Sellers, as características comuns entre os grandes, os lendários investidores, não podem ser ensinadas. São características inatas, eles já nasceram com esses traços.

Desanimador, não? Mas o ponto “positivo” do discurso de Sellers é que você pode estudar e se dedicar para se tornar um investidor acima da média. Isso é algo que pode ser ensinado. Você pode fazer milhões desenvolvendo essas habilidades.

“Mas você não vai ter uma taxa composta de retorno de 20% ao ano para sempre a não ser que isso esteja incrustado no seu cérebro desde os dez, 11 ou 12 anos. Não tenho certeza se é natureza ou treino, mas quando você é adolescente, se ainda não o tem isso, não conseguirá ter”, diz o autor.

As sete caraterísticas

Segundo Sellers, assim como acontece com empresas e setores, investidores fora do comum são estruturais. São traços relacionados à psicologia e psicologia está embutida no seu cérebro. É parte de você e você não consegue fazer muito para mudar, mesmo estudando muito sobre o tema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As vantagens listadas por Sellers são vantagens, pois não podem ser ensinadas depois que alguém vira adulto. De fato, algumas dessas características nasceram com você ou não.

  1. Habilidade de comprar ações enquanto todos estão em pânico e vender enquanto os demais estão eufóricos.
  2. Jogar o jogo para ganhar. Essas pessoas não apenas gostam de investir, elas vivem isso. É a primeira coisa que pensam quando ainda estão sonolentos. Que papel comprar? Qual vender? Onde estão os riscos? Você não pode aprender a ser obsessivo sobre alguma coisa.
  3. Vontade de aprender com os erros do passado. A maioria das pessoas simplesmente segue em frente e ignoram as burrices do passado. Os grandes investidores analisam seu erros e mesmo analisando é difícil não repetir os mesmos erros.
  4. Noção de risco baseado no senso comum. Como exemplo, temos a história do Long Term Capital Management, que tinha um time de 60 ou 70 PhDs com modelos sofisticados de risco que falharam em ver o óbvio, a super alavancagem das posições. Se o computador diz que está tudo bem, isso tem alguma conexão com a realidade? Não ignore o senso comum.
  5. Confiança e perseverança nas suas convicções de investimento. Buffett nunca participou da bolha ponto.com, embora fosse publicamente criticado por ignorar as ações de tecnologia. Ele ficou com suas posições enquanto os demais abandonavam o barco do “value investing”.
  6. Ter os dois lados do cérebro funcionando, não apenas o lado esquerdo, que é bom em matemática e organização. Pessoas realmente inteligentes tem apenas um lado do cérebro funcionando e isso pode ser muito bom, mas não o suficiente para ver as coisas de forma diferente das massas. Como investidor, você precisa fazer contas e estratégias. Esse é o lado esquerdo. Mas também é necessário ter habilidade para gerenciar um time e captar as pistas sutis que as pessoas dão. É preciso ter a capacidade de olhar o “quadro geral”. E, o mais importante, segundo o autor, é ser um bom escritor. Se você não consegue ter clareza na escrita, você não consegue ter um raciocínio claro.
  7. Finalmente a última característica é a capacidade de conviver com a volatilidade sem mudar seu processo de investimento. Isso é algo muito difícil de se fazer e passa por saber reconhecer perdas e ter a capacidade de apostar em algo quando todos estão caindo fora. As pessoas não gostam de uma dor de curto prazo, mesmo que isso resulte em melhores resultados no longo prazo. A maioria das pessoas iguala risco à volatilidade de curto prazo. Isso é algo irracional, segundo o autor, para quem risco significa que se você está errado sobre uma aposta, você perde dinheiro. Variação para cima ou para baixo em curto período não é uma perda, portanto não é risco, a não ser que você tenda a entrar em pânico e realize perdas. A maioria das pessoas não consegue ter esse entendimento, o cérebro delas simplesmente não deixa. O instinto de pânico fala mais alto que as demais funções cerebrais.

“Eu diria que nenhuma dessas características pode ser aprendida quando a pessoa atinge a idade adulta. Seu potencial de ser um investidor destacado já está determinado.”

Leitura e experiência também não contam

Segundo Sellers, leitura é algo importante, mas qualquer um pode ler livros e revistas. Isso é algo que te ajuda a se manter atualizado. Mas não há correlação com número de livros lidos e a performance da sua carteira.

Aliás, diz o gestor, em um determinado momento, o retorno marginal da leitura é decrescente. De fato, diz ele, ler notícias demais pode ser prejudicial à carteira de investimentos, pois você pode passar a acreditar “em toda a porcaria que os jornalistas lançam para vender mais jornais”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra coisa que não ajuda é ter MBA, CFA, PhD, CPA ou qualquer outra certificação. Para Sellers os MBAs te ajudam a obter precisamente a média do mercado em termos de retorno.

A experiência também é algo superestimado. Sellers diz que é algo importante, mas não é uma fonte de vantagem competitiva. Em algum momento, o valor da experiência passa a ter retorno decrescente e se isso não fosse verdade, todos os grandes investidores teriam seus melhores anos aos 60, 70 ou 80 anos, e isso não é verdade, segundo o autor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CERTEZA DA INCERTEZA

Fim da linha para a queda da Selic? As perspectivas para os juros no Brasil com a guerra e a eleição pela frente

30 de março de 2026 - 6:04

Na Europa e nos EUA já se fala em aumento dos juros devido aos riscos inflacionários; economistas respondem se Brasil corre esse risco também

ALÉM DO PETRÓLEO

Cenário de estresse global muda o jogo para a inflação e a Selic: veja o que pode acontecer com os juros, segundo o Inter

29 de março de 2026 - 17:09

Segundo o banco, o aumento do petróleo traz pressão não só para o preço dos combustíveis e deve se espalhar por alimentos e bens industriais

COMBUSTÍVEL MAIS CARO

Alckmin espera fim de guerra em 60 dias e admite prorrogar subsídio ao diesel, com petróleo acima dos US$ 100

29 de março de 2026 - 14:40

Alckmin disse que o governo tem dialogado com os estados, mas que não pode obrigá-los a reduzir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o diesel importado

CONTA MAIS CARA EM ANO ELEITORAL?

Para atenuar alta na conta de luz, governo pode conceder crédito de R$ 7 bilhões a distribuidoras de energia elétrica

29 de março de 2026 - 11:07

No início deste mês, por exemplo, houve reajuste médio de 15,46% para as tarifas da Enel Rio de Janeiro. Para a alta tensão, como grandes indústrias, a elevação foi de 19,94%

TÃO DOCE E TÃO SALGADO

Páscoa sem chocolate? Como a escassez de cacau vai influenciar um dos feriados mais esperados pela criançada

29 de março de 2026 - 10:22

Com a commodity disparando mais de 400%, fabricantes reformulam produtos e levam consumidores a buscar alternativas aos tradicionais ovos de chocolate

SEM ACORDO

Após 30 dias de guerra, Irã fecha o cerco no Estreito de Ormuz

29 de março de 2026 - 9:57

Teerã adotou medidas para gerenciar o tráfego na via marítima, visando impedir que “agressores e seus parceiros” utilizem o canal para fins militares contra o território iraniano

AS MAIS LIDAS DO SD

Dividendos extraordinários da Vale (VALE3), o susto de Raízen (RAIZ4) e Pão de Açúcar (PCAR3) e a febre das loterias: confira o que bombou na semana

28 de março de 2026 - 15:31

O ranking das mais lidas do Seu Dinheiro traz as projeções do BTG para os dividendos da Vale, o alerta sobre a onda de recuperações judiciais e a sorte grande nas loterias da Caixa

DISPARADA DO PETRÓLEO

Combustíveis mais caros, lucro 37% maior: quem está ganhando com a guerra?

27 de março de 2026 - 18:45

Enquanto diesel e gasolina ficam mais caros, fatia de distribuidoras e postos engorda; PF investiga preços abusivos

O PESO DA GUERRA

Selic mais alta no radar? Santander revisa projeções de inflação com disparada do petróleo

27 de março de 2026 - 17:32

Banco eleva projeções de inflação após alta do petróleo e alerta para impactos no real, taxa de juros e economia brasileira

FUSO HORÁRIO COMPLICADO

Esquece o feriado! Por que seu chefe dificilmente vai te dar uma folga nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2026

27 de março de 2026 - 14:03

Mesmo com toda a animação que cerca o evento, dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo não são considerados feriado nem ponto facultativo

A HISTÓRIA SE REPETE

Lotofácil 3646 paga prêmio milionário no meio da selva (de pedra); Mega-Sena puxa de novo a fila das loterias acumuladas, agora com R$ 40 milhões em jogo

27 de março de 2026 - 6:51

Assim como aconteceu nos dias anteriores, Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (26). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.

DANOS SOB CONTROLE

De vilão a herói: juros altos devem reduzir o impacto do preço do petróleo na inflação do Brasil, diz Galípolo

26 de março de 2026 - 14:29

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, acredita que o Brasil está bem posicionado para possíveis impactos da guerra no Irã

PESQUISA ATLASINTEL/BLOOMBERG

STF, Congresso e governo Lula estão envolvidos com o escândalo do Banco Master? Mais da metade dos brasileiros acredita que sim

26 de março de 2026 - 13:43

Investigações do caso Master continuam e brasileiros suspeitam dos Três Poderes, indica pesquisa; confira os números

ENTRE A CRUZ E A ESPADA

Selic com freio de mão puxado? A mensagem do IPCA-15 e das projeções de inflação do BC sobre o corte de juros

26 de março de 2026 - 13:04

O IPCA-15 de março, o relatório trimestral do BC e o conflito no Oriente Médio dão sinais aos investidores sobre o que esperar na próxima reunião do Copom; confira

IMPARÁVEL

Ninguém segura a Lotofácil: concurso 3645 faz mais um milionário; Mega-Sena 2989 retoma o topo do pódio dos prêmios mais altos do dia

26 de março de 2026 - 6:55

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na quarta-feira (25). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.

RALI COM CONTORNO ESTRUTURAL

Após a disparada do petróleo, as commodities agrícolas são o próximo front da guerra — saiba como surfar o novo ciclo

25 de março de 2026 - 19:36

Escalada no Oriente Médio pressiona insumos, eleva custos do agro e pode marcar início de novo ciclo de commodities, que abre oportunidade de ganhos para quem quer se expor ao segmento

Mudanças na CNH

CNH se adapta à era dos carros elétricos: projeto de lei autoriza habilitados na categoria B a conduzirem automóveis mais pesados do que antes

25 de março de 2026 - 15:20

Proposta eleva o limite de peso dos automóveis conduzidos por motoristas habilitados na categoria B da CNH

ISSO NUNCA ACONTECEU

‘Pix suspenso’ é fake news; o que acontece quando você não consegue transferir ou pagar pelo seu banco

25 de março de 2026 - 15:05

Banco Central (BC) esclarece em nota enviada à redação do Seu Dinheiro que, desde que a plataforma entrou no ar em 2020, o pix nunca foi suspenso

TOUROS E URSOS #264

Tinha uma guerra no meio do caminho: é hora de adequar a carteira ao ciclo de queda da Selic?

25 de março de 2026 - 14:30

Martin Iglesias, líder em recomendação de investimentos no Itaú, conta no novo episódio do Touros e Ursos sobre como o banco ajustou sua estratégia de alocação diante das incertezas atuais

DINHEIRO PARA EXPORTAR

R$ 15 bilhões na mesa: governo reforça crédito para empresas exportadoras em meio à tensão global e guerra no Irã

25 de março de 2026 - 11:28

Nova etapa do Plano Brasil Soberano tem um impacto potencial sobre indústria e pequenas e médias empresas (PMEs)

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia