Menu
Imposto de Renda 2019
Dados da Bolsa por TradingView
2020-03-25T15:10:20-03:00
Jasmine Olga
Jasmine Olga
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e o setor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
IR 2019

Como recuperar o recibo da declaração do imposto de renda

Enviou a declaração e não sabe onde encontrar a sequência de 12 dígitos do comprovante? Confira como recuperar o recibo da declaração do imposto de renda

2 de abril de 2019
5:30 - atualizado às 15:10
Imposto de Renda 2019 - IR 2019 - Leão
Imagem: Pomb

Se você vai declarar o imposto de renda 2019 e perdeu o recibo da declaração anterior, não se desespere. Embora seu código de 12 dígitos precise ser informado em algumas operações, há diversas alternativas para quem ficou sem acesso ao comprovante de envio de alguma declaração. De qualquer maneira, nesta matéria eu vou te contar como recuperar o recibo da declaração de imposto de renda.

A falta do recibo da declaração de 2018 não impede o envio da declaração deste ano. O código só é obrigatório quando há a necessidade de envio de uma declaração retificadora para corrigir eventuais erros ou quando o contribuinte deseja acompanhar o processamento da sua declaração na Receita Federal.

Como recuperar o recibo da declaração de imposto de renda

Todos os anos, após transmitir a sua declaração de imposto de renda, pelo próprio Programa Gerador da Declaração, é fundamental que você guarde uma cópia digital e outra impressa do recibo.

Para isso, basta ir até a área "Imprimir" no menu do lado esquerdo do programa do imposto de renda e escolher a opção Recibo. É possível imprimir de fato ou salvar em PDF.

Se você ainda tem os arquivos das declarações dos anos anteriores salvos no seu computador, você pode recuperar os recibos das declarações destes anos, realizando o mesmo procedimento no Programa Gerador da Declaração referente ao ano de exercício desejado.

A lista dos programas dos anos anteriores está disponível no site da Receita.

Portal e-CAC

Se você não possui mais os arquivos referentes à declaração do ano cujo recibo deseja recuperar, é possível reaver seu recibo da declaração pelo portal e-CAC, sistema on-line de atendimento da Receita Federal.

No portal, além de recuperar o recibo da declaração de anos anteriores, também é possível verificar o andamento da declaração, conferir eventuais pendências e obter informações sobre a restituição do IR.

Para acessar a plataforma, é preciso ter um código de acesso ou um certificado digital já instalado na máquina.

O cadastro pode ser feito na hora, mas além de informar o número do CPF do contribuinte, data de nascimento e confirmar as informações solicitadas, também é preciso inserir o número do recibo do imposto de renda dos dois anos anteriores.

Ou seja, só conseguirá acessar o e-CAC quem deseja recuperar o recibo referente a uma declaração anterior à do IR 2017, ou quem já tinha feito cadastro antes.

Presencial

Caso as opções virtuais não funcionem para você, a solução é reservar um tempo para resolver o problema presencialmente. Para recuperar o recibo da declaração de imposto de renda, o contribuinte deve ir até a unidade da Receita Federal mais próxima. Para agilizar o processo, o agendamento do atendimento pode ser feito pelo site da Receita Federal.

O contribuinte também pode aproveitar a oportunidade para cadastrar o acesso ao e-CAC. Além de garantir maior praticidade no acesso, o acesso também desbloqueia outras opções de atendimento on-line.

Saiba tudo sobre como declarar imposto de renda.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Leão faminto

Carga pesada: Impostômetro atinge a marca de R$ 1,5 trilhão

Monitoramento da Associação Comercial de São Paulo mostra que, no ano passado, marca foi atingida somente no dia 28 de setembro

Muita calma nessa hora

Tem Vale Gás? Petrobras diz que não há definição sobre participação em programas sociais

Manifestação vem depois que o presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que a estatal tem R$ 3 bilhões em reservas para custear ajuda

Clube do Livro

Batalhas sem arma: Em “Cripto Wars”, Jim Rickards explica guerras cambiais e agora, com criptomoedas

Autor, conhecido também por suas previsões certeiras sobre o bitcoin, fala de como a tecnologia mudou as estratégias financeiras dos países

RUMO AO MILHÃO

O primeiro e mais importante investimento para quem atingir o primeiro milhão (ou ir além)

Por mais que você busque o conforto e a segurança de uma promessa de retorno garantido, digo, com convicção, que o único investimento com retorno garantido em longo prazo é aquele feito em educação

Ventos contrários

Renova Energia não consegue “proteção” contra minoritários da própria empresa

Empresa perdeu ação no TJ-SP que tentata impedir os acionistas de produzirem provas contra a empresa, relativas à investigação sobre desvio de recursos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies