Menu
Imposto de Renda 2019
2020-03-25T15:10:20-03:00
Jasmine Olga
Jasmine Olga
Cursando jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e o setor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
IR 2019

Como recuperar o recibo da declaração do imposto de renda

Enviou a declaração e não sabe onde encontrar a sequência de 12 dígitos do comprovante? Confira como recuperar o recibo da declaração do imposto de renda

2 de abril de 2019
5:30 - atualizado às 15:10
Imposto de Renda 2019 - IR 2019 - Leão
Imagem: Pomb

Se você vai declarar o imposto de renda 2019 e perdeu o recibo da declaração anterior, não se desespere. Embora seu código de 12 dígitos precise ser informado em algumas operações, há diversas alternativas para quem ficou sem acesso ao comprovante de envio de alguma declaração. De qualquer maneira, nesta matéria eu vou te contar como recuperar o recibo da declaração de imposto de renda.

A falta do recibo da declaração de 2018 não impede o envio da declaração deste ano. O código só é obrigatório quando há a necessidade de envio de uma declaração retificadora para corrigir eventuais erros ou quando o contribuinte deseja acompanhar o processamento da sua declaração na Receita Federal.

Como recuperar o recibo da declaração de imposto de renda

Todos os anos, após transmitir a sua declaração de imposto de renda, pelo próprio Programa Gerador da Declaração, é fundamental que você guarde uma cópia digital e outra impressa do recibo.

Para isso, basta ir até a área "Imprimir" no menu do lado esquerdo do programa do imposto de renda e escolher a opção Recibo. É possível imprimir de fato ou salvar em PDF.

Se você ainda tem os arquivos das declarações dos anos anteriores salvos no seu computador, você pode recuperar os recibos das declarações destes anos, realizando o mesmo procedimento no Programa Gerador da Declaração referente ao ano de exercício desejado.

A lista dos programas dos anos anteriores está disponível no site da Receita.

Portal e-CAC

Se você não possui mais os arquivos referentes à declaração do ano cujo recibo deseja recuperar, é possível reaver seu recibo da declaração pelo portal e-CAC, sistema on-line de atendimento da Receita Federal.

No portal, além de recuperar o recibo da declaração de anos anteriores, também é possível verificar o andamento da declaração, conferir eventuais pendências e obter informações sobre a restituição do IR.

Para acessar a plataforma, é preciso ter um código de acesso ou um certificado digital já instalado na máquina.

O cadastro pode ser feito na hora, mas além de informar o número do CPF do contribuinte, data de nascimento e confirmar as informações solicitadas, também é preciso inserir o número do recibo do imposto de renda dos dois anos anteriores.

Ou seja, só conseguirá acessar o e-CAC quem deseja recuperar o recibo referente a uma declaração anterior à do IR 2017, ou quem já tinha feito cadastro antes.

Presencial

Caso as opções virtuais não funcionem para você, a solução é reservar um tempo para resolver o problema presencialmente. Para recuperar o recibo da declaração de imposto de renda, o contribuinte deve ir até a unidade da Receita Federal mais próxima. Para agilizar o processo, o agendamento do atendimento pode ser feito pelo site da Receita Federal.

O contribuinte também pode aproveitar a oportunidade para cadastrar o acesso ao e-CAC. Além de garantir maior praticidade no acesso, o acesso também desbloqueia outras opções de atendimento on-line.

Saiba tudo sobre como declarar imposto de renda.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

TECNOLOGIA

Xiaomi supera Apple em venda de celulares

O levantamento também mostra que a Samsung voltou ser a líder global de vendas de smartphones, após perder a liderança do mercado para a também chinesa Huawei, que ficou no topo por um único trimestre.

BOMBOU NO SEU DINHEIRO

Melhores da Semana: O Halloween dos mercados

A segunda onda de coronavírus é um ‘fantasma’ que ronda os mercados desde o início do ano. Muita gente não acreditou. Nesta semana, ele mostrou as caras.

POLÍTICA

Bolsonaro grava para campanhas e aposta em 2º turno em RJ e SP

Presidente busca apoiar aliados para tentar formar base nos grandes colégios eleitorais para sua campanha de reeleição em 2022

responsabilização

JBS aprova em assembleia ação contra irmãos Batista

Processo diz respeito a prejuízos causados por crimes revelados nos acordos de colaboração e leniência firmados pela JBS com a Procuradoria Geral da República

em live

Se necessário, voltaremos a fazer transferência do BC para o Tesouro, diz secretário

Em agosto, CMN já havia autorizado o Banco Central a repassar R$ 325 bilhões para o Tesouro Nacional

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies