O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Aprenda a fugir de ciladas quando o seu banco ou sua corretora aparece com comparativos de fundos e tenta te vender um produto
Há tempos eu não fazia tanta questão de ver um filme: comprei os ingressos um dia antes pra garantir um bom lugar, já deixei a pipoca e o refrigerante encomendados e saí com uma hora de antecedência de casa pra não correr o risco de perder o começo.
E lá estava eu cara a cara com Aladdin e Jasmine. Saí com aquela sensação de que somos muito fáceis de agradar na infância — à parte a pipoca, que segue sendo o melhor alimento já criado na Terra.
Mas, enfim, não será spoiler se eu te lembrar que Aladdin é enganado por Jafar e, se não fosse o Gênio da Lâmpada, teria morrido aprisionado na Caverna das Maravilhas, né? E eu pensando: o cara topa entrar na caverna escura cuja porta é uma boca de tigre falante em troca da promessa do personagem que claramente não é um bom sujeito de que vai ajudá-lo a conquistar o coração da princesa...
Parece surreal, mas eu poderia dizer que me sinto um pouco assistindo àquela cena ao ver as centenas de e-mails de comparativos de fundos que nossos leitores recebem de suas corretoras e bancos e nos encaminham todos os dias — alguns deles com uma pergunta que me dá muito orgulho: “Sei que tem algo de errado aqui, o que é?”.
Então decidi fazer um levantamento na coletânea de e-mails e identificar as três pegadinhas mais comuns. Vamos lá!
Tudo começa quando Aladdin decide que quer investir em um determinado fundo. Jafar não tem o produto na prateleira ou recebe pouca comissão por ele. Resultado: envia um e-mail dizendo que tem uma opção melhor e, para comprovar sua tese, anexa um gráfico. Afinal, os gráficos nunca mentem. Será? E se eu te disser que...
Leia Também
1. Jafar procura um período de tempo em que o fundo solicitado foi mal, produz um gráfico somente para ele e compara com algum produto de sua oferta que tenha desempenhado bem naqueles meses. Não precisa ser da mesma categoria, pode até ser um fundo de renda fixa, que rende em linha com o CDI, o importante é não ter caído.
Como você deve reagir? Pedindo para ver uma janela de tempo maior ou demandando uma comparação com um fundo da mesma categoria.
2. Jafar distribui centenas de fundos. Mesmo que o produto pedido venha se comportando muito bem, sempre haverá algum que ganhou mais dinheiro no ano focado em uma única estratégia.
Se tem sido um bom ano para o dólar, é a hora de sacar da gaveta aquele fundo cambial e jogar no gráfico. Se é a vez da Bolsa, é só comparar com o fundo passivo de Ibovespa. Se as expectativas para os juros têm caído, ele mostra aquele fundo que só compra NTN-B (Tesouro IPCA+).
Olhando pelo retrovisor é mole. Se você fosse vidente, aí o melhor mesmo seria se concentrar na bola da vez do ano. Como você não é, melhor diversificar.
Qual é a saída aqui? Identificar o ativo em que investe o fundo oferecido e questionar se há motivos para o futuro ser tão bom para ele quanto o passado. Já adianto: como a economia é cíclica, é provável que não.
3. Essa é tão absurda que prefiro pensar que é ignorância, e não maldade: Jafar compara o fundo em que você deseja investir com outro que tem Master no nome.
O Master, em geral, é um fundo que carrega a estratégia do fundo, mas ninguém investe diretamente nele. Ele é acessado por diferentes fundos (os chamados feeders). É comum que o Master seja taxa zero, já que o custo está no feeder.
O que Jafar faz? Compara o fundo proposto por você com o Master do fundo que ele oferece. Sem as taxas, a alternativa rende mais, é turbinada. Se você topar, o gestor não vai trabalhar de graça e, na prática, Jafar vai te oferecer um fundo de mesmo nome com taxa, que automaticamente vai render menos.
Duvida que isso acontece? Posso provar com um e-mail que recebi ontem mesmo, em que o gerente comparou o fundo desejado pelo cliente com o Master do Verde gerido por Luis Stuhlberger — o fundo não só desconsidera a taxa como está fechado para novos aportes. Ou seja, a alternativa era uma ficção.
Como reagir? Diga assim: “Eu quero investir nesse Master, arruma pra mim?”. Depois é só desmoralizar a farsa de Jafar mostrando que o nome do fundo em que ele pretende investir seu dinheiro de fato é diferente do que aquele que ele colocou no comparativo.
Mega-Sena não sai desde a Mega da Virada. Lotofácil acumula pela primeira vez na semana. +Milionária promete o maior prêmio desta quarta-feira (28).
O ex-diretor do Copom espera que um primeiro corte venha em março ou abril, quando a expectativa de inflação futura chegar, enfim, aos 3%
Para Bruno Serra e Rodrigo Azevedo, o país entrou na fase decisiva em que promessas já não bastam: o ajuste fiscal precisará acontecer, de um jeito ou de outro
Dólar, juros e eleição entram no radar do gestor do lendário fundo Verde para proteger a carteira
A grande maioria dos agentes financeiros espera a manutenção dos 15% nesta semana, mas há grandes nomes que esperam um primeiro ajuste nesta quarta-feira
Enquanto o Banco Master caminhava para o colapso, Daniel Vorcaro manteve uma rotina de luxo que incluiu jatos particulares e uma festa de R$ 15 milhões para sua filha de 15 anos
Depois de a Lotofácil e a Dupla Sena terem feitos novos milionários, a Mega Sena tem prêmio estimado em R$ 92 milhões hoje
As empresas começam a divulgar os resultados na próxima semana e, como “esquenta”, a Vale (VALE3) publica hoje seu relatório de produção e vendas
Empresas de laticínios estão recolhendo lotes de fórmulas infantis à medida que cresce a preocupação de contaminação por toxina
Calendário de fevereiro 2026 mostra que o Carnaval não é feriado nacional, mas estados e municípios podem decretar folga para trabalhadores
Primeiro hotel de alto padrão da capital federal, o Torre Palace nasceu como símbolo de sofisticação, mas afundou em disputa familiares
Em 2026, com apenas três semanas, o ouro já acumula valorização de 17%
Medida vale para Lima e Callao e prevê multas, pontos na carteira e até apreensão do veículo em meio ao estado de emergência no país
Executivos do Master e do BRB, empresários e ex-dirigentes prestam depoimento à Polícia Federal nesta semana. O que está em jogo?
A estimativa da prefeitura de Congonhas, cidade vizinha também afetada pelo vazamento, é que foram derramados 200 mil m³ de água e lama; incidente ocorreu no aniversário de sete anos do rompimento de barragem em Brumadinho
Avanço da inteligência artificial eleva investimentos e pressiona debate sobre governança, riscos sistêmicos e atuação do Banco Central
Fundo imobiliário negocia com 15% de desconto e pode se beneficiar da retomada dos FIIs de tijolo
25 de janeiro de 1995 por pouco não impediu que o Brasil fosse pentacampeão mundial de futebol, entre outros acontecimentos das últimas três décadas
Em depoimento à PF, controlador diz que o banco sempre operou ancorado no FGC, com ciência do BC, e que a crise de liquidez começou “quando a regra do jogo mudou”
Academias de alto padrão e loterias da Caixa Econômica foram destaque no Seu Dinheiro, mas outros assuntos dividiram a atenção dos leitores; veja as matérias mais lidas dos últimos dias