🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

boas do setor

Mercado de veículos novos cresce 10,5% em junho

Comparação é feita com mesmo mês do ano passado; no fechamento do primeiro semestre, o mercado somou 1,308 milhão de emplacamentos, o maior nível para o período desde 2015

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
2 de julho de 2019
12:28 - atualizado às 14:38
Carros em concessionária
Carros - Imagem: Shutterstock

O mercado de veículos novos cresceu 10,5% em junho ante igual mês do ano passado, para 223,2 mil unidades, informou nesta terça-feira, 2, a Fenabrave. Os dados são do balanço feito pela federação, que considera os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Na comparação com maio, no entanto, as vendas caíram 9%, em razão da diferença de dias úteis, com dois a mais para maio.

Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr, o crescimento foi impulsionado principalmente pelas vendas para clientes corporativos. Ele diz que as chamadas vendas diretas, voltadas para empresas, cresceram 23,59% na primeira metade de 2019 ante igual período do ano passado, enquanto as vendas para o consumidor pessoa física subiram 2,15%.

"É um fenômeno atípico, de maior desequilíbrio, e as prováveis razões são a instabilidade política e na economia, com reformas ainda não aprovadas, queda do PIB e alto índice de desemprego", acrescentou.

No fechamento do primeiro semestre, o mercado somou 1,308 milhão de emplacamentos, o maior nível para o período desde 2015, primeiro ano da retração do PIB durante a crise a econômica. O resultado representa crescimento de 12,1% em relação à primeira metade do ano passado.

Segmentos

Na categoria de veículos leves, que soma os segmentos de automóveis e comerciais, as vendas cresceram 9,4% em junho ante igual mês do ano passado, para 213,4 mil unidades.

Leia Também

O volume, se comparado a maio, significa recuo de 8,8%. No acumulado do ano, as vendas sobem 10,8% em relação a igual período do ano passado, para 1,248 milhão de unidades.

Entre os veículos pesados, os caminhões tiveram crescimento de 36,2% em junho ante igual mês do passado, com o emplacamento de 7,8 mil unidades. O número equivale a um recuo de 15,1% na comparação com maio. De janeiro a junho, foram 46,8 mil licenciamentos, avanço de 44,9% sobre o resultado de igual intervalo de 2018.

No caso dos ônibus, o mercado emplacou 1,9 mil unidades em junho, alta de 63,5% sobre junho do ano passado, mas baixa de 5,9% em relação a maio. De janeiro a junho, foram vendidas 12,4 mil unidades, expansão de 71,3% na comparação com a primeira metade do ano passado.

Corte na projeção

A Fenabrave cortou a previsão para o mercado de veículos novos em 2019, de crescimento de 11,1% para alta de 8,4%. O volume estimado cai de 2,852 milhões de unidades para 2,781 milhões de unidades, em conta que considera os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Alarico Assumpção Jr. diz que o corte na projeção é influenciado no índice de confiança do consumidor e pelo alto nível de desemprego, num momento de revisão para baixo nas projeções para o crescimento do PIB em 2019. A previsão da Fenabrave para o avanço d PIB deste ano caiu de 2% para 0,9%.

O segmento que mais contribuiu para a revisão da projeção foi o de automóveis. Para esta categoria, a estimativa de crescimento foi reduzida de 10,3% para 7,5%. Entre os caminhões, a projeção de expansão foi elevada, de 15,4% para 17,6%.

Para os ônibus, a estimativa é de avanço de 19%, para 22,7 mil unidades. Para os comerciais leves, o crescimento previsto é de 10,9%, para 409,2 mil unidades.

*Com Estadão Conteúdo 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TENTANDO EVITAR UMA PANE

A decisão de Elon Musk que faz os investidores ignorarem o balanço ruim da Tesla (TSLA34)

23 de abril de 2025 - 11:45

Ações da Tesla (TSLA34) sobem depois de Elon Musk anunciar que vai diminuir o tempo dedicado ao trabalho no governo Trump. Entenda por que isso acontece.

PAPA FRANCISCO

Papa Francisco estreou o primeiro papamóvel elétrico do Vaticano; relembre

23 de abril de 2025 - 9:02

No final do ano passado, Mercedes presentou o pontífice com um Classe G adaptado com adaptações feita à mão

NEM ELON MUSK ESCAPA

Tesla (TSLA34) não escapa das tarifas contra a China, e BofA corta preço-alvo pela segunda vez no ano — mas balanço do 1T25 devem vir bom 

22 de abril de 2025 - 16:34

Bank of America reduz preço-alvo em antecipação ao relatório trimestral previsto para esta terça-feira; resultados devem vir bons, mas perspectiva futura é de dificuldades

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Smartphones e chips na berlinda de Trump: o que esperar dos mercados para hoje

14 de abril de 2025 - 8:46

Com indefinição sobre tarifas para smartphones, chips e eletrônicos, bolsas esboçam reação positiva nesta segunda-feira; veja outros destaques

GIGANTE GENTIL

Volvo EX90, a inovação sobre rodas que redefine o conceito de luxo

13 de abril de 2025 - 9:45

Novo top de linha da marca sueca eleva a eletrificação, a segurança e o conforto a bordo a outro patamar

VELHO NÃO, RECICLADO

Montadoras pisam no acelerador da reciclagem para não travar na falta de matérias-primas

11 de abril de 2025 - 16:29

Enquanto Toyota inaugura fábrica com foco em circularidade, empresa global de inteligência de mercado alerta para gargalos na cadeia de suprimentos de veículos elétricos.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Senta que lá vem mais tarifa: China retalia (de novo) e mercados reagem, em meio ao fogo cruzado

11 de abril de 2025 - 8:15

Por aqui, os investidores devem ficar com um olho no peixe e outro no gato, acompanhando os dados do IPCA e do IBC-Br, considerado a prévia do PIB nacional

O PREÇO DA SEGURANÇA

Carros blindados estão em alta no Brasil – e os custos também. O que entra na conta?

9 de abril de 2025 - 7:46

Confira o que é importante para circular com carros blindados por aí: custos, cuidados, garantias e uma alternativa para não se preocupar com a desvalorização

EM DEBATE

Como nova lei vai restringir desconto a carros para PcD

3 de abril de 2025 - 7:46

Isenções de pessoas com deficiência só vão valer para veículos com adaptações. Discussão pode chegar ao STF

ALTA VOLTAGEM

Raros eletrificados registrados no Brasil: luxo e exclusividade na tomada

29 de março de 2025 - 8:31

Elétricos e híbridos Cadillac, Lincoln, Rolls-Royce e Bentley são exemplares quase exclusivos que se juntam aos Teslas no Brasil

PROBLEMAS NA MONTADORA

Tesla lida com boicotes, queda nas vendas e crise de marca — a culpa é de Donald Trump?

21 de março de 2025 - 15:00

Relação do CEO com a Casa Branca tem causado insatisfação entre alguns clientes

CANCELADOS POR MARANELLO

Nem todos podem ter uma Ferrari – e não estamos falando de dinheiro

20 de março de 2025 - 8:02

O valor de uma marca que vai muito além dos volumes e lucro: confira o que é preciso para ter ou não acesso à marca

V DE VUITTON

Luxo na F1: Louis Vuitton assina case de troféu de Lando Norris no GP da Austrália

17 de março de 2025 - 19:25

Casa francesa de luxo assinou baú Trophy Trunk Louis Vuitton, que carregou a taça conquistada pelo britânico na corrida de abertura da temporada 2025 da Fórmula 1

LUXO SUB-40

Ferrari under 40? Quase metade dos compradores da italiana tem menos de 40 anos  

17 de março de 2025 - 17:01

Mesmo com acesso financeiro aos veículos de luxo, clientes precisam criar um relacionamento de longo prazo com a marca para conseguirem os modelos mais selecionados

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hegemonia em disputa: Ibovespa tenta manter bom momento em semana de IPCA, dados de emprego nos EUA e balanços

10 de março de 2025 - 8:14

Temporada de balanços volta a ganhar fôlego enquanto bolsas têm novo horário de funcionamento, inclusive no Brasil

AUTOMÓVEIS

Poderosas picapes: Segmento cresce ano após ano com novos modelos e tendências; entenda o que está por trás de tanto sucesso

9 de março de 2025 - 9:31

Confira o que vem por aí em 2025 e a análise de quatro modelos recém-lançados de picapes

AUTOMÓVEIS

Os carros e as inovações que você precisa conhecer: 10 destaques automobilísticos da maior feira de tecnologia do mundo

3 de março de 2025 - 8:00

Carros voadores, painel com holografia e até uma cidade que parece saída de uma história de ficção científica foram as atrações do segmento automotivo da CES 2025

SOB NOVA DIREÇÃO

Unidas renova comando e anuncia Carlos Moreira como novo CEO da locadora de veículos a partir de abril 

24 de fevereiro de 2025 - 19:32

Cláudio Zattar, que ocupa a posição atualmente, será nomeado vice-presidente do conselho de administração da companhia

NA MIRA DA B3

Após estrear na bolsa disparando 200% e com as ações agora valendo centavos, Automob (AMOB3) vai propor grupamento

15 de fevereiro de 2025 - 13:55

Empresa do grupo Simpar (SIMH3) foi notificada pela B3 e terá que apresentar um plano para reenquadrar a cotação dos papéis

DE OLHO NO MINÉRIO

Depois da fábrica na Bahia, BYD compra terrenos em Minas Gerais para explorar ‘petróleo branco’ brasileiro

14 de fevereiro de 2025 - 11:04

Agência de notícias Reuters teve acesso a documentos que mostram investimento da montadora chinesa no Vale do Lítio, em Minas Gerais

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar