🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Eduardo Campos

Eduardo Campos

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.

Alô acionistas

Novo presidente do BB faz aceno aos acionistas minoritários

Rubem Novaes defende venda de negócios que não sejam o foco do banco e abertura de capital para ativo rentáveis. Também presente, Paulo Guedes fala que sua equipe é muito sintonizada

Eduardo Campos
Eduardo Campos
7 de janeiro de 2019
15:48 - atualizado às 17:02
Fachada do Banco do Brasil
Imagem: Shutterstock

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, destacou que está livre do drama que aflige as empresas estatais de capitais aberto, representado pela interferência política e pela situação de ter dois patrões com objetivos nem sempre comuns.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O mandato que recebo é compatível com os interesses dos acionistas minoritários”, disse Novaes na cerimônia de transmissão de cargo, a uma plateia de ministros e banqueiros do setor público e privado.

Novaes também aproveitou a oportunidade para esclarecer alguns pontos levantados por funcionários e analistas de mercado.

Aos funcionários, o presidente disse ser “um liberal” e como tal pouco lhe importa se um cidadão discorda de suas ideias. Esse dissonante jamais será prejudicado por isso. Ele também disse que não vai desmerecer o trabalho dos funcionários independentemente de terem atuado sob uma administração petista, tucana ou mdebista “desde que tenha agido corretamente, dentro de suas funções”.

Novaes ponderou que situação diferente ocorre quanto por política ou motivos pessoais, o funcionário adota uma agenda contrária aos interesses do banco e de seus acionistas, traindo a confiança dos pares para atender à propósitos escusos. “Para esses, o rigor da lei”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para os analistas que se pretendem vender a “joias da coroa” do BB, Novaes disse que atua com foco na austeridade e maximização de valores e que “alguns ativos” que não tem sinergia com a atividade principal do banco “consideraremos desinvestimento”.

Leia Também

Para os ativos que são lucrativos, disse o presidente, o que se pretende é a abertura ao mercado de capitais e parceiros complementares para maximização de resultados.

Equipe sintonizada

O ministro da Economia, Paulo Guedes, também discursou no evento, lembrando que o BB tem, hoje, a melhor governança entre os bancos públicos, mas ao longo de sua história a instituição também se perdeu, “capturado por desígnios políticos”, sejam eles de governos civis ou militares.

Guedes lembrou do uso do banco como ferramenta para impulsionar o crédito e também como “banco central” na época dos militares e da “conta movimento”. As críticas foram feitas na presença do vice-presidente, general Hamilton Mourão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Orador contundente, Guedes falou que nesse período, a instituição sofreu um sequestro político e que o Banco Central “foi estuprado na ocasião”, apesar dos nobres desígnios de ampliar o crédito à agricultura para dar mais e melhor comida ao brasileiro. Na plateia também estava o presidente indicado do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Segundo Guedes, o BB se salvou graças a boa governança corporativa. Mas assim que “levantou”, foi o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que caiu via aumento de capital e “dinheiro fácil” para os escolhidos. Joaquim Levy, novo presidente do banco de fomento, também estava na plateia.

Escapando do tema principal, Guedes disse que “somos uma equipe muito sintonizada” ao mencionar, por cima, as notícias de que haveria desentendimentos entre ele, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e o general Mourão.

Segundo Guedes, todos no governo pensam em gerações futuras e não nas próximas eleições. Antes disso, Guedes tinha feito uma nova defesa do presidente Jair Bolsonaro, como democrata e patriota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guedes também disse que o “seu time” pode e certamente vai errar, mas que ele se cercou de gente que conhece os fundamentos, tem formação sólida vasta experiência, ética e bons princípios.

Segundo Guedes a equipe é composta por pessoas que querem ofertar algo ao país e não receber algo do Brasil. “O Estado brasileiro foi ocupado e cada um foi lá, cada grupo foi lá e pegou uma teta”, disse.

Taxa de juros

Com relação às taxas de juros, Novaes disse que o tema é questão macroeconômica e que o Banco do Brasil não vai resolver isso sozinho. Para ele, há duas pontos centrais que envolvem o assunto. Primeiramente está o endividamento público e as perspectivas para as contas públicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, segundo ele, isso é um aspecto que o governo está trabalhando para promover uma mudança. E em segundo lugar, está a competitividade entre os bancos.

Novidades à vista?

Ao ser perguntados sobre o programa de demissões, o presidente do BB disse que consultorias fizeram estudos sobre o banco e que ele vai se deter a análise feita por elas. Ele acrescentou ainda que o objetivo de qualquer gestor é reduzir custos, mas desde que não prejudique o banco.

Já no quesito inovação, Novaes afirmou que vislumbrar o que será o banco do futuro será fundamental para manter a competitividade de qualquer banco.

"Estamos trazendo um vice-presidente de Tecnologia de Informação (TI) que está na fronteira da técnica bancária. Mas ele só será anunciado após passar pelo comitê de exigibilidade", destacou o presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ele, as novas tecnologias exigem cada vez menos bancarização por agência. "A meta é passar a rentabilidade dos pares privados", finalizou Novaes em seu discurso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
OPORTUNIDADES TAMANHO FAMÍLIA

A família cresceu? Veja os carros com melhor custo-benefício do mercado no segmento familiar

12 de novembro de 2025 - 20:15

Conheça os melhores carros para família em 2025, com modelos que atendem desde quem busca mais espaço até aqueles que preferem luxo e alta performance

A PORÇÃO MAIS CARA DO BAR?

Batata frita surge como ‘vilã’ da inflação de outubro; entenda como o preço mais salgado do petisco impediu o IPCA de desacelerar ainda mais

12 de novembro de 2025 - 17:47

Mesmo com o grupo de alimentos em estabilidade, o petisco que sempre está entre as favoritas dos brasileiros ficou mais cara no mês de outubro

A SELIC CAI OU NÃO CAI?

“O Banco Central não está dando sinais sobre o futuro”, diz Galípolo diante do ânimo do mercado sobre o corte de juros

12 de novembro de 2025 - 17:01

Em participação no fórum de investimentos da Bradesco Asset, o presidente do BC reafirmou que a autarquia ainda depende de dados e persegue a meta de inflação

PONTO DE VIRADA

Governo Lula repete os passos da era Dilma, diz ex-BC Alexandre Schwartsman: “gestão atual não tem condição de fazer reformas estruturais”

12 de novembro de 2025 - 14:11

Para “arrumar a casa” e reduzir a taxa de juros, Schwartsman indica que o governo precisa promover reformas estruturais que ataquem a raiz do problema fiscal

IMÓVEIS EM LEILÃO

Bradesco (BBDC4) realiza leilão de imóveis onde funcionavam antigas agências

12 de novembro de 2025 - 9:43

Cinco propriedades para uso imediato estão disponíveis para arremate 100% online até 1º de dezembro; lance mínimo é de R$ 420 mil

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Maioria dos fundos sustentáveis rendeu mais que o CDI, bolsa bate novos recordes, e mercado está de olho em falas do presidente do Banco Central

12 de novembro de 2025 - 7:40

Levantamento feito a pedido do Seu Dinheiro mostra que 77% dos Fundos IS superou o CDI no ano; entenda por que essa categoria de investimento, ainda pequena em relação ao total da indústria, está crescendo no gosto de investidores e empresas

UMA BELA BOLADA

Lotofácil 3536 faz o único milionário da noite; Mega-Sena encalha e prêmio acumulado chega a R$ 100 milhões

12 de novembro de 2025 - 6:33

Lotofácil continua brilhando sozinha. A loteria “menos difícil” da Caixa foi a única a pagar um prêmio milionário na noite de terça-feira (11).

SUSTENTABILIDADE

ESG não é caridade: é possível investir em sustentabilidade sem abrir mão da rentabilidade

12 de novembro de 2025 - 6:05

Fundos IS e que integram questões ESG superaram o CDI no acumulado do ano e ganham cada vez mais espaço na indústria — e entre investidores que buscam retorno financeiro

MAIS QUILÔMETROS, MENOS GASOLINA

O carro mais econômico do mercado brasileiro é híbrido e faz 17,5 km/l na cidade

11 de novembro de 2025 - 20:15

Estudo do Inmetro mostra que o Toyota Corolla híbrido lidera o ranking de eficiência no Brasil, com consumo de 17,5 km/l na cidade

CAÇA AO TESOURO

Mesmo com recordes, bolsa brasileira ainda está barata, diz head da Itaú Corretora — saiba onde está o ouro na B3

11 de novembro de 2025 - 19:40

O Ibovespa segue fazendo história e renovando máximas, mas, ainda assim, a bolsa se mantém abaixo da média histórica na relação entre o preço das ações das empresas e o lucro esperado, segundo Márcio Kimura

INVESTIR COM FUTURO

A ‘porta dourada’ para quem quer morar na Europa: por que Portugal está louco para atrair (alguns) brasileiros

11 de novembro de 2025 - 18:11

Em evento promovido pela Fundação Luso-Brasileira na cidade de São Paulo, especialistas falam sobre o “golden visa” e explicam por que este pode ser um “momento único” para investir no país

BILHETERIA DE ESTREIA

“O Agente Secreto” lidera bilheteria, mas não supera “Ainda Estou Aqui” no primeiro fim de semana nos cinemas

11 de novembro de 2025 - 17:40

Filme supera estreias internacionais e segue trajetória semelhante à de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles

ARRUME AS MALAS

Destino apontado como uma das principais tendências de viagem para 2026 no Brasil é conhecido por seus queijos deliciosos

11 de novembro de 2025 - 17:15

Destino em alta para 2026, a Serra da Canastra é um paraíso de ecoturismo com cachoeiras, fauna rica e o tradicional queijo canastra

LISTA DE PRESENÇA

‘FLOP30’? Ausência de líderes na COP30 vira piada nas redes sociais; criação de fundo é celebrada

11 de novembro de 2025 - 16:46

28 líderes de países estiveram na Cúpula dos Chefes de Estado da COP30. O número é menos da metade do que foi registrado em 2024

PONTO DE VIRADA

A bolha da IA vai estourar? Nada disso. Especialista do Itaú explica por que a inteligência artificial segue como aposta promissora

11 de novembro de 2025 - 15:45

Durante o evento nesta terça-feira (11), Martin Iglesias, líder em recomendação de investimentos do banco, avaliou que a nova era digital está sustentada por sólidos pilares

SANTA TEREZA

O clube que não era da esquina: o que fazer no bairro de BH eternizado pela música de Lô Borges, Milton Nascimento, Skank e Sepultura

11 de novembro de 2025 - 10:28

Movimento de Lô Borges, Milton Nascimento e outros grandes nomes não nasceu na esquina de Santa Tereza, mas tem muitos locais de referência ao grupo

QUAL O CAMINHO PARA A SELIC

Pomba ou gavião? Copom diz que Selic em 15% ao ano por ‘período prolongado’ é suficiente para fazer inflação convergir à meta

11 de novembro de 2025 - 10:03

Assim como no comunicado, a ata não deu nenhuma indicação de quando o ciclo de corte de juros deve começar, mas afirmou que o nível atual é suficiente para controle de preços

ATENÇÕES DIVIDIDAS

Bolão fatura Lotofácil e Dupla Sena salva a noite das loterias da Caixa com novo milionário em SP

11 de novembro de 2025 - 7:01

Prêmio principal da Lotofácil 3535 será dividido entre 10 pessoas; ganhador da Dupla Sena 2884 apostou por meio dos canais eletrônicos da Caixa

CHEGANDO AO FIM...

O oráculo também erra: quando Warren Buffett deixou de ganhar dinheiro por causa das próprias estratégias

10 de novembro de 2025 - 17:11

Mesmo após seis décadas de acertos, Warren Buffett também acumulou erros bilionários — da compra da Berkshire ao ceticismo sobre bitcoin e ao fiasco com a Kraft Heinz

LOTERIAS HOJE

Loterias da Caixa voltam hoje com prêmios milionários; Mega-Sena pode pagar R$ 67 milhões nesta semana

10 de novembro de 2025 - 11:03

Com acúmulos na semana passada, as loterias da Caixa iniciam a semana pagando boladas milionárias

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar