O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Mesmo sem a divulgação dos resultados deste trimestre, o economista-chefe do Itaú, Mário Mesquita, diz que está preocupado
Depois de cortar a estimativa para o PIB do primeiro trimestre para uma queda de 0,2%, o economista-chefe do Itaú, Mário Mesquita, destacou hoje (28) em um evento para jornalistas que a próxima projeção também é preocupante.
Segundo as estimativas preliminares do banco, o PIB deve crescer cerca de 0,1% no próximo trimestre. Mesmo sem a divulgação do PIB do primeiro trimestre - que ocorre nesta quinta (30) -, Mesquita disse que a fraca produção e os dados ruins em termos de crédito e confiança do empresário mostram sinais de alerta.
Dos últimos dados divulgados, o único que veio mais positivo são os do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e que mostraram criação de quase 130 mil vagas.
Já para o ano de 2019, a estimativa, que foi cortada várias vezes nos últimos meses, é de avanço de 1% e de 2% em 2020.
Segundo as projeções do banco, um dos pontos que preocupam é a produção fraca que está ligada ao baixo investimento público e privado. Nas estimativas dos analistas, os investimentos devem ter queda de 1,1%.
Alguns dos potenciais fatores para o declínio estão relacionados ao ambiente global de desaceleração. E isso já tem tido consequências no âmbitos dos negócios. Na opinião de Mesquita, a fusão recente da Fiat Chrysler com a Renault é um exemplo claro de uma tentativa de superar a falta de investimento e alavancar a produção.
Leia Também
Para ele, outro ponto de atenção é a reforma da Previdência. O economista-chefe disse que ela é necessária para que haja ajuste fiscal, mas fez ressalvas ao destacar que "a reforma é necessária, mas não é tudo".
Na visão de Mesquita, a partir de segunda-feira com a divulgação do resultado, o economista espera que o governo busque mais medidas para estimular a infraestrutura e otimizar os investimentos.
Ainda segundo os economistas presentes, a reforma da Previdência deve passar no segundo semestre e se isso ocorrer haverá espaço suficiente para que o Banco Central faça mais um corte da taxa de juros, a partir de setembro deste ano.
"A inflação está benigna e o país tem capacidade ociosa suficiente para conseguir voltar a produzir em larga escala e cortar alguns preços no curto prazo. O aumento de preço que tivemos estava ligado mais a alguns choques temporários. Passado isso, a sinalização é mais positiva", destacou Mesquita.
Ainda assim, o economista alertou que mesmo que a inflação siga uma tendência mais benigna é preciso ficar de olho no câmbio. "Ele segue sendo o potencial de alta da inflação, se a reforma não avançar", afirmou Mesquita.
Mas não é só no Brasil que as projeções estão menos otimistas. Os números estão em linha com a redução das expectativas de crescimento global e de grandes potências como China e Estados Unidos.
Segundo as estimativas do banco, as economias norte-americanas e chinesas, por exemplo, devem ter crescimento de 2,4% e de 6,2% em 2019, respectivamente. Da mesma forma, a expectativa de crescimento da economia global em 2019 está em 3.3%.
Apenas a título de comparação, a economia norte-americana cresceu 2,9% e o PIB chinês aumentou 6,6% no ano passado.
E a guerra comercial pode impactar bastante no PIB dos Estados Unidos e da China, assim como de outros países mais. De acordo com as estimativas dos analistas do Itaú, o PIB dos norte-americanos, por exemplo, pode ter uma queda de 0,4 pontos percentuais no total por conta da elevação em 25% das tarifas sobre produtos chineses feita por Trump neste mês.
Já a China pode ter um declínio de 0,9 pontos percentuais em seu PIB, enquanto o crescimento mundial pode ter uma queda de 0,7 pontos percentuais graças à mudança na taxação entre as duas grandes potências mundiais.
A regra é voltada à tributação sobre consumo e altera a forma como bens e serviços são taxados no Brasil
Gigante da Vila Industrial, estádio do Primavera, ganhou novo gramado Tahoma 31, utilizado em competições internacionais e previsto para a Copa do Mundo de 2026
Com as obras na sede da instituição ultrapassando o orçamento previsto, Trump encontrou um novo motivo para fazer investidas contra Powell
Segundo a Caixa, o próximo sorteio acontece na terça-feira, dia 13 de janeiro, e quem vencer pode levar essa bolada para casa
Com Mega-Sena, Lotofácil e Quina acumuladas, loterias colocam R$ 23 milhões em jogo neste sábado (10)
Após décadas de negociação, acordo Mercosul–UE é destrinchado em 13 pontos-chave que detalham cortes de tarifas, regras ambientais, cotas agrícolas e os próximos passos até a entrada em vigor
Dados do FipeZap mostram que Vitória lidera entre as capitais em preço médio de venda; história, geografia limitada e qualidade de vida ajudam a explicar o fenômeno
Pequenas e médias empresas ganham acesso ao mercado europeu, mas também precisarão lidar com maior concorrência em solo nacional
Medida assinada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, dispensa exames, taxas e ida ao Detran para condutores sem infrações
Apesar de o índice ter fechado o ano dentro do intervalo de tolerância da meta do Banco Central, bancos e corretoras descartam o relaxamento dos juros agora; saiba o que esperar da inflação em 2026
As empresas que forem classificadas como devedoras contumazes estarão sujeitas a uma série de penalizações
Fundos de maior risco continuaram a sofrer resgates, enquanto os fundos de crédito privado, muitos dos quais incentivados, foram as grandes estrelas de captação do ano
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na faixa principal na quinta-feira. Os dois sortudos são da região Sudeste.
Pico de publicações e abordagem a criadores de conteúdo levantam alertas sobre pressão digital após a liquidação do Banco Master
Negociação com PGFN permite parcelar débitos inscritos na dívida ativa da União com descontos conforme a capacidade financeira do empreendedor
Segundo informações do Estadão, um processo administrativo do INSS aponta para um padrão de irregularidades na expansão da carteira de crédito do banco de Daniel Vorcaro
Decreto assinado pelo presidente português coloca o país no grupo restrito que aceita a CNH do Brasil sem exigência de permissão internacional
Fluxo cambial negativo atinge US$ 33,3 bilhões, segundo BC
Pesquisa FipeZap mostra que o metro quadrado dos imóveis em São José dos Campos teve valorização de 9,6% mais em um ano
Lotofácil deixou dois apostadores quase milionários, mas não foi páreo para o prêmio principal da Lotomania. Na +Milionária, uma bola na trave impressionante impediu que ela saísse pela terceira vez na história.