Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Eduardo Campos

Eduardo Campos

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.

seu dinheiro no domingo

China está no fundo do poço. Pode comemorar!

Percepção de que no fundo do poço não tem um alçapão vem da leitura de relatórios de casas especializadas no mercado chinês que vou apresentar ao longo desta conversa

Eduardo Campos
Eduardo Campos
3 de novembro de 2019
11:22 - atualizado às 9:41

O título da nossa conversa parece contra intuitivo, mas o ponto é que a economia chinesa dá sinais de que chegou ao fim de seu ciclo e, agora, teria espaço para voltar a se recuperar. O que é boa notícia para o Brasil e para o conjunto de economias emergentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A percepção de que no fundo do poço não tem um alçapão, ao contrário do que já vivenciamos aqui no Brasil, vem da leitura de relatórios de casas especializadas no mercado chinês que vou apresentar ao longo desta conversa de domingo.

Alpine Macro e GaveKal têm algumas diferenças nas avaliações, mas o ponto comum é que a China e os demais emergentes têm chance de surpreender positivamente ao longo da próxima década. Mais importante ainda e para sorte dos investidores, esse cenário que se mostra cada vez mais provável está longe de ser precificado nos mercados de títulos, commodities ou mesmo pelos mercados de ações.

China estabilizando

Depois de um giro pela Ásia, o estrategista-chefe da Alpine Macro, Chen Zhao, escreveu um relatório falando que está convencido de que a economia chinesa está se estabilizando depois de um período de menor crescimento e que há espaço para retomada. Segundo Zhao, o pessimismo com o mercado financeiro chinês se mostrou exagerado.

Além das questões conjunturais chinesas, o analista avalia que o ambiente global de reflação, com os BCs dando estímulos de forma coordenada, é outro vetor-chave para o desempenho dos ativos de risco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Zhao alerta para o fato de que o governo chinês não quer uma retomada rápida do crescimento. As autoridades chinesas estão fazendo um ajuste fino para garantir um patamar constante de crescimento anual na casa dos 6%.

Leia Também

O que temos é uma combinação de estímulo fiscal, cortes de juros, injeções de liquidez e um câmbio desvalorizado. Todos vetores vão trabalhar para reverter o momento deflacionário, levando a uma recuperação no crescimento chinês já no começo de 2020.

Guerra Comercial

Zhao também nos traz uma interessante avaliação sobre como as autoridades chinesas, ou parte delas, encaram o presidente americano Donald Trump.

Em Beijing é consenso que os EUA vão se tornar cada vez mais hostis às aspirações chinesas e o temor é com um confronto mais amplo e aberto. Mas Zhao se disse surpreso com a avaliação prevalente em alguns círculos políticos de que Trump é a melhor aposta para a China evitar um confronto ainda maior com os EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No cálculo chinês, Trump é um comerciante, um negociador, portanto pode ser “comprado” com dinheiro e acordos comerciais. Já outros políticos americanos, como Marco Rubio, Nancy Pelosi ou Chuck Schumer, são mais ideológicos e encaram a China como uma ameaça à segurança nacional e ao “american way of life”.

Fica a dúvida levantada pelo especialista: ao aceitar os termos de um acordo comercial em fases e deixar que Trump se prepare para declarar “vitória” na guerra comercial, estaria Xi Jinping tentando ajudar a reeleição de Trump?

Não é só a China

A GaveKal é uma casa de análises que se mudou de Londres para Hong Kong em 2003 dada à convicção de que o crescimento do mundo viria de lá. De fato, desde então, a própria casa se diz surpreendida com a economia chinesa. Mas acredita que os dias nos quais a China conseguia sozinha mudar o eixo de crescimento global estão chegando ao fim.

Assim, para responder à pergunta da clientela sobre de onde virá o crescimento, a GaveKal responde: “mercados emergentes”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vamos à tese de Louis-Vincent Gave. Primeiro ele cita uma mudança no panorama político, com o avanço do acordo EUA-China e do Brexit. São eventos que reduzem a incerteza e o risco, tirando força do dólar e dos títulos americanos como ativos de proteção. Dólar fraco, geralmente, é boa notícia para emergentes.

O segundo ponto é a mudança na política monetária. O Fed já cortou e pode fazer nova redução de juros. Além disso, também voltou a usar seu balanço para compra de títulos e fazer injeção de liquidez. Essa é mais uma indicação de dólar fraco. Tratamos um pouco dessa tese nesta matéria aqui.

Terceiro, a própria China está injetando liquidez no seu sistema financeiro e afrouxando a política monetária. A GaveKal fala que os dias dos enormes pacotes de estímulo ficaram para trás, mas que as autoridades chinesas não vão deixar a economia ir para o buraco. Os emergentes são os grandes beneficiados por esses ciclos de estímulos da China.

Tem algo mais acontecendo

Segundo a GaveKal, a combinação de um fim de ciclo de dólar alto e estímulos na China já seria suficiente para uma boa retomada cíclica de emergentes. Mas tem algo mais acontecendo. Para quase todo emergente que olhamos, encontramos reformas fiscais significativas, como Brasil e Índia, importantes mudanças regulatórias (Brasil, Índia e Indonésia) ou ajustes de juros relevantes. Em suma: ajustes no lado fiscal, regulatório e monetário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O exemplo prático dado pela casa de análises é o seguinte: Cortar juros de -0,4% para -0,5% tem pouco impacto sobre a atividade, em referência ao mundo desenvolvido. Mas um corte de juro de 7% para 5%, caso brasileiro, estimula o consumo, o investimento e a tomada de risco.

Falta empolgação

Considerando essas premissas todas, o que falta para os investidores se animarem com esse caso de retomada cíclica de emergentes?

Para a GaveKal, uma possível explicação é que os investidores se acostumaram a encarar os emergentes sob o prisma da China. Assim, como a perspectiva para a China parece modesta em termos históricos, grande parte dos investidores pode chegar à conclusão de que os demais emergentes também são pouco atrativos.

Mas isso também é boa notícia. Essa conclusão "precipitada e simplista", segundo a GaveKal, é sinal de que o investidor ainda pode se posicionar pagando preços relativamente baratos para ganhar dinheiro nessa retomada dos mercados emergentes. Em um mundo de dólar perdendo força, os emergentes ganham espaço para fazer políticas estimulativas e é isso que está acontecendo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ELEIÇÕES 2026

Lula empata com Flávio Bolsonaro nos dois turnos das eleições de 2026, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus

30 de março de 2026 - 8:22

O potencial de voto de Lula é um pouco maior e chega a 50%, enquanto Flávio Bolsonaro também tem 48% dos eleitores que admitem votar nele

O TSE EXPLICA

Mito ou verdade? Saiba se a regra dos 50% de votos nulos cancela uma eleição

28 de março de 2026 - 16:45

O equívoco nasce de uma leitura imprecisa do artigo 224 do Código Eleitoral. O texto menciona, de fato, a necessidade de novas eleições caso a “nulidade” atinja mais da metade dos votos

ELEIÇÕES 2026

Lula lidera entre eleitores de centro, mas cenário é de empate técnico no segundo turno contra Flávio Bolsonaro, segundo Datafolha

28 de março de 2026 - 11:35

Apesar da vantagem numérica do petista no primeiro turno entre os moderados, a disputa se acirra em uma eventual rodada decisiva

AUXÍLIO-AUXÍLIO

STF veta auxílio-moradia, auxílio-panetone, auxílio-peru e auxílio-iPhone, mas a lista de penduricalhos agora vetados prima pela criatividade

26 de março de 2026 - 16:23

Decisão do STF limita verbas indenizatórias, suspende auxílios e tenta conter supersalários, embora preserve margem para penduricalhos na magistratura

MAIS UM NA LISTA

Cláudio Castro se torna o 7º ex-governador do RJ a ficar inelegível; entenda a decisão do TSE e relembre os casos de prisões, cassações e impeachments no estado

25 de março de 2026 - 16:31

A pena estipulada pelo TSE foi de 4 anos, retirando o ex-governador da corrida eleitoral deste ano e de 2030

MUDANÇA NO COMANDO

Quem é Dario Durigan: o “técnico” que pode substituir Haddad na Fazenda

11 de março de 2026 - 20:02

Atual secretário-executivo da Fazenda tem perfil mais técnico e pode assumir a pasta com o desafio de tocar a agenda econômica em ano eleitoral

A BANDEIRA DE LULA

Isenção do imposto de renda beneficiou 31% dos eleitores, segundo pesquisa Genial/Quaest

11 de março de 2026 - 18:00

Além do efeito da bandeira do governo Lula na renda, levantamento mostra que a violência permanece no topo das preocupações dos entrevistados

CUIDADO, ELEITOR!

De olho na IA nas eleições, TSE fixa regras contra deepfakes; saiba como denunciar

10 de março de 2026 - 19:29

Especialistas apontam que a observação detalhada da face e do áudio é o primeiro filtro de segurança, mas não é o único

AMIGOS?

O que Daniel Vorcaro conversava com Alexandre de Moraes? Veja as conexões encontradas no celular do banqueiro

6 de março de 2026 - 17:42

Investigação da PF encontra mensagens do ministro do STF no WhatsApp do banqueiro que apontam para uma relação de pelo menos dois anos

INAUGURAÇÃO OFICIAL

Haddad é responsável pelo equilíbrio da economia, diz Lula no pontapé da campanha em São Paulo

3 de março de 2026 - 19:27

Ex-governador de São Paulo e nome forte no Estado, Geraldo Alckmin também foi lembrado com elogios por Lula pela nova política da indústria brasileira

ESQUENTA

Lula e Flávio Bolsonaro têm empate técnico no primeiro turno das eleições, e pressão para Haddad concorrer ao governo de SP aumenta

27 de fevereiro de 2026 - 11:04

Os dados mostram também o filho de Jair Bolsonaro numericamente a frente de Lula no segundo turno, apesar da igualdade técnica entre ambos

CORRIDA PRESIDENCIAL

Vantagem de Lula cai ao menor nível contra Flávio Bolsonaro, mas presidente ainda lidera no 1º turno, diz Atlas/Bloomberg

25 de fevereiro de 2026 - 10:14

Pesquisa Atlas/Bloomberg mostra Lula ainda à frente de Flávio Bolsonaro e Tarcísio no primeiro turno, mas com a menor vantagem da série histórica contra o senador. No segundo turno, cenário indica empate técnico com o filho do ex-presidente e desvantagem contra o governador paulista

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Flávio Bolsonaro encosta em Lula no 2º turno; desaprovação do presidente segue acima de 50%, diz Meio/Ideia

4 de fevereiro de 2026 - 11:11

O avanço do senador nas intenções de voto para as eleições 2026 ocorre em um momento em que a avaliação do governo Lula segue pressionada

CRISE NOS PODERES

Senadores protocolam pedido de impeachment contra o ministro Dias Toffoli por conduta no caso do Banco Master

15 de janeiro de 2026 - 11:19

O magistrado é acusado de crime de responsabilidade, suspeição e conflito de interesses na condução do inquérito que apura as fraudes bilionárias

ELEIÇÕES 2026

Lula lidera todos os cenários da eleição presidencial, aponta pesquisa Genial/Quaest; candidatura de Flávio Bolsonaro é vista como erro por maioria

14 de janeiro de 2026 - 13:55

Levantamento mostra Lula à frente em todas as simulações, enquanto a avaliação de seu governo segue em empate técnico, com 49% de desaprovação e 47% de aprovação; confira quem tem mais chances no embate contra o petista

CORRIDA ELEITORAL

Pesquisa Meio/Ideia mostra Lula líder em 2026: petista vence Tarcísio e Flávio nos dois turnos, mesmo com 40% de rejeição

13 de janeiro de 2026 - 16:08

Apesar da rejeição elevada, Lula mantém vantagem sobre Tarcísio, Flávio, Michelle e outros adversários em todos os cenários; levantamento mostra o petista com 40,2% no primeiro turno e vitórias apertadas no segundo

CLUBE DO LIVRO

Ler liberta? Quanto tempo de pena Bolsonaro conseguiria reduzir tornando-se um leitor voraz

9 de janeiro de 2026 - 11:10

Bolsonaro pede ao STF para entrar em programa de leitura para redução de pena. Veja como funciona o sistema por meio do qual o ex-presidente tenta reduzir tempo de reclusão

TOUROS E URSOS #255

Lula 3 faz 3 anos: o saldo de altos e baixos do governo petista e a sombra do “efeito Maduro” para as eleições

7 de janeiro de 2026 - 14:25

Erich Decat, analista político da Warren, faz um balanço da gestão Lula 3 no podcast Touros e Ursos, e comenta os impactos da queda de Nicolas Maduro nas eleições brasileiras

DE OLHO NA FRONTEIRA

Itamaraty divulga nota sobre ataque na Venezuela após reunião com presidente Lula; entenda os impactos da operação para o Brasil

3 de janeiro de 2026 - 16:12

Até o momento, não há notícias de brasileiros entre as possíveis vítimas dos ataques dos EUA ao país vizinho

ELEIÇÕES 2026

Estilo Tarcísio? Flávio Bolsonaro adota agenda liberal para conquistar o mercado; veja as propostas

22 de dezembro de 2025 - 15:54

Em entrevista à agência Reuters, o senador falou em corte de gastos, privatizações e governo “enxuto”

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia