🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Resposta pública à notificação de Mu Hak You a este portal, sobre Gafisa: não vamos nos calar na defesa do investidor

Reafirmamos nosso compromisso de denunciar ameaças aos ganhos dos minoritários na Bolsa (e recomendamos que você leia este conteúdo enquanto é tempo)

26 de novembro de 2018
16:54 - atualizado às 16:06

Fomos surpreendidos nesta segunda-feira por uma notificação extrajudicial a este portal em nome de Mu Hak You e sua gestora GWI. Nela, os advogados do discreto gestor coreano nos acusam de construir "uma verdadeira empreitada no sentido de desmoralizar, colocar em cheque [sic] e verdadeiramente atingir a figura, imagem e condutas adotadas" por Mu Hak You e pela GWI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento faz referência ao conteúdo publicado no Seu Dinheiro com o intuito de alertar o investidor minoritário de Gafisa sobre os absurdos que têm acontecido na companhia, em especial a duas reportagens.

Não pretendemos atender ao pedido do investidor coreano de retirá-las do ar, mas sugiro que você leia logo para o caso de sofrermos algum revés na justiça: "Como o desrespeitado gestor Mu Hak You tomou o poder na Gafisa" e "Gafisa: por que você deve manter distância desta ação".

A primeira é uma reportagem escrita pela jornalista Ana Ragazzi, com a propriedade de quem cobre o mercado de capitais brasileiro há 20 anos. E a segunda, uma coluna de Daniel Malheiros, CFA e especialista em mercado imobiliário.

Sobre razoabilidade

Mu Hak You e seus advogados alegam que o tom das matérias produzidas extrapolam totalmente os padrões de razoabilidade aplicáveis à atividade jornalística. No nosso entendimento, é o comportamento do gestor que extrapola os padrões de razoabilidade aplicáveis à atuação no mercado de capitais. E, por isso, cumprimos nosso papel de jogar luz sobre ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 25 de setembro, Mu Hak You tomou o controle da Gafisa, destituiu o conselho de administração da empresa e elegeu um novo, em que ocupa cinco das sete cadeiras.

Leia Também

Do dia para a noite, as 10 mil pessoas físicas que investiram na empresa passaram de acionistas de uma companhia de capital pulverizado a minoritários, sem direito de escolha, conforme destacou a Ana Ragazzi em sua reportagem. Isso porque, em janeiro de 2018, com 27% das ações da Gafisa, a GWI chamou uma assembleia para alterar uma cláusula do estatuto da empresa, o que claramente viria a prejudicar os minoritários em seguida.

Em companhias sem a figura de um controlador, essa cláusula costuma definir que se um acionista alcançar um percentual relevante de ações, que na prática lhe dê a capacidade de definir os rumos do negócio, ele deve fazer uma oferta por toda a companhia, acrescida de um prêmio. A GWI conseguiu elevar de 30% para 50% esse percentual, se eximindo de ter que recompensar o minoritário pelo rearranjo inesperado.

Jogo de datas

A "condenável atuação" deste portal, segundo a notificação, veio a atingir seu auge com a publicação da matéria "Na (imprudente) recompra de ações da Gafisa, quem vende é Mu Hak You".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o documento, o material publicado no Seu Dinheiro parte de acusações precipitadas e falsas, já que "a GWI não apenas manteve sua posição relevante na Gafisa ao longo dos últimos meses, como veio à [sic] adquirir novas ações ao longo do mês de novembro, chegando ao percentual atual de 42,47% das ações ordinárias da Companhia".

De fato, uma pesquisa no site da B3 mostra a posição de 42,27% para a GWI, declarada em 12 de novembro. Quando a reportagem foi escrita, entretanto, no dia 6 de novembro, o site mostrava uma posição acionária na empresa, atualizada em primeiro de novembro, de 32,07%. Um pouco antes, em 23 de setembro, a GWI havida declarado, em comunicado, deter 37,32% da Gafisa. Ou seja, houve sim uma venda de ações ao longo de outubro por parte da gestora, conforme publicado.

É possível encontrar, no site da CVM, as informações do formulário de referência da Gafisa. Tanto no dia primeiro de novembro quanto no dia 5 de novembro, houve atualizações que destacam a fatia de 32,07% (a que estava informada no site da B3, atualizada em primeiro de novembro e que foi usada na reportagem) para a GWI.

O período de venda coincide com o de recompra pela companhia, constatou a reportagem, fruto de um trabalho competente da jornalista Ana Ragazzi. Para chegar a tal conclusão, ela observou o relatório de negociações com valores mobiliários da construtora realizados por pessoas ligadas à companhia, tais como controladores, conselheiros e diretores. Esse documento é obrigatoriamente divulgado mensalmente pelas companhias abertas, conforme determina a Instrução CVM 358.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Gafisa, nesse formulário, divulgou apenas as informações referentes às ações em tesouraria da empresa. Houve um aumento bastante relevante nessa posição no mês de outubro. Em setembro, a Gafisa possuía 1,94% de ações em tesouraria; em outubro, essa fatia subiu para 8,98%. A alta seria possivelmente explicada pela recompra de ações anunciada pela empresa. Essa recompra foi uma das primeiras medidas anunciadas pela gestora GWI ao assumir o controle da companhia.

A recompra foi questionada pelo mercado porque a Gafisa e o setor de construção no Brasil não vivem um bom momento e, dias depois, a empresa anunciou que iria suspender pagamentos a fornecedores. Se não havia dinheiro para fornecedores, como seria possível haver dinheiro para recomprar as próprias ações?

A recompra poderia ser útil para manter as cotações das ações da Gafisa e o maior interessados nisso seria o fundo GWI, principal acionista da empresa.

Direito de resposta

Ao longo do processo, a jornalista ligou mais de uma vez para a assessoria de imprensa da Gafisa e enviou e-mails explicando todas as informações disponíveis e dúvidas. Ela ressaltou que queria entender se a GWI havia ou não vendido ações durante a recompra – pois esta era uma grande dúvida do mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A assessoria retornou informando que a empresa não iria se manifestar porque estava em período de silêncio pela divulgação do balanço.

Logo, a reportagem usou informações públicas disponíveis e procurou a empresa informando com toda a clareza quais eram as dúvidas do mercado e a necessidade de esclarecimento, por se tratar de assunto bastante sensível.

Quero registrar aqui que mantemos o canal aberto para Mu Hak You e seus sócios na GWI caso ainda queiram nos contar os planos para o futuro da Gafisa.

O que diz o passado

A notificação recebida defende uma tentativa reiterada do Seu Dinheiro de tachar Mu Hak You como "indivíduo supostamente de trajetória negativa". Reiteramos: o investidor coreano tem uma reputação bastante negativa no mercado, tanto nas tentativas de tomar o controle de uma empresa brasileira, quanto na própria gestão de fundos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mercado de fundos, Mu Hak You e sua gestora já trouxeram prejuízos a investidores ao alavancar posições em Bolsa, tornando-se um emblemático e raro caso em que o cotista do fundo não somente perdeu o dinheiro investido como foi chamado a aportar mais para cobrir o prejuízo com a operação irresponsável.

Veja abaixo o gráfico que mostra a derrocada. O fundo chegou a ter patrimônio de R$ 391,82 milhões.

Como diretora de conteúdo do Seu Dinheiro, informo nesta carta pública a Mu Hak You e aos gestores da GWI que manteremos o conteúdo no ar, ao menos enquanto nos for permitido judicialmente, sem retratação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aproveito para reforçar aqui nosso compromisso em denunciar comportamentos que colocam em risco os ganhos do investidor pessoa física em Bolsa. E destaco que usaremos a linguagem necessária para alertar o minoritário sobre tais ameaças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EXPLOSÕES SOLARES

Sol entra em fase rara de explosões e Terra passa a ser monitorada de perto

5 de fevereiro de 2026 - 11:53

Uma sequência incomum de erupções solares levou a Nasa e a NOAA a adotarem monitoramento contínuo; o fenômeno não oferece risco às pessoas, mas pode afetar satélites, comunicações e sistemas de GPS.

INDESTRUTÍVEL

Guerras nucleares, raios gama ou asteroides caindo do céu: esse é o único animal que sobreviveria ao fim do mundo

5 de fevereiro de 2026 - 10:28

Capaz de resistir a radiação, falta de água, temperaturas extremas e até ao vácuo do espaço, o urso-d’água desafia os limites da biologia e entra na lista dos seres mais resistentes já estudados

ROUBOU A CENA

Lotomania faz 3 milionários, mas seriam 5 se…; Lotofácil acumula e Mega-Sena pode pagar mais de R$ 140 milhões hoje

5 de fevereiro de 2026 - 7:32

A Lotomania roubou a cena da Lotofácil, que acumulou pela primeira vez em fevereiro na noite mais movimentada da semana no Espaço da Sorte.

DINHEIRO PARADO

Quem tem medo de investir? Da alta renda à classe C, complexidade e “economiquês” travam investidor brasileiro, mas mercado já tem saídas, segundo o Google

4 de fevereiro de 2026 - 18:00

A dificuldade de entender o mercado financeiro e o receio de golpes são entraves para que brasileiros invistam dinheiro que está parado

DE VOLTA ÀS RUAS

Carro que marcou geração de brasileiros volta ao mercado mais moderno e melhor

4 de fevereiro de 2026 - 13:31

Os anos 80 de fato foram culturalmente riquíssimos: Michael Jackson estava no auge, o filme “E.T.” lotava os cinemas e a estética das vestimentas e discotecas da época causa controvérsia até hoje. Para completar os anos de ouro, a GM laçou um carro que permanece na memória dos brasileiros tantas décadas depois: o Chevrolet Monza.   O nome de fato marcou gerações […]

DESSA VEZ DUROU POUCO

Trump assina projeto de financiamento para encerrar shutdown parcial nos EUA

4 de fevereiro de 2026 - 8:45

O chefe da Casa Branca destacou que o projeto orçamentário continuará financiando o Departamento de Segurança Interna (DHS, em inglês)

BRILHOU SOZINHA

Teimosia faz novo milionário na Lotofácil 3604; Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões

4 de fevereiro de 2026 - 7:22

Vencedor ou vencedora do prêmio milionário do concurso 3604 da Lotofácil vinha insistindo sempre nos mesmos números por meio do dispositivo conhecido como ‘teimosinha’.

CALENDÁRIO 2026

Calendário Gás do Povo fevereiro 2026: botijão passa a ser gratuito e governo amplia o acesso ao gás de cozinha

4 de fevereiro de 2026 - 6:13

Novo programa substitui o Auxílio Gás e garante recarga gratuita do botijão de 13 kg para famílias de baixa renda

AÇÃO DO MÊS

Direcional (DIRR3) é bicampeã apesar do tombo: entenda por que a construtora segue no topo das recomendações para fevereiro

4 de fevereiro de 2026 - 6:00

Os papéis da construtora caíram 2,80% nos últimos três meses, mas já começaram a mostrar sinais de recuperação

CALENDÁRIO 2026

Calendário do Pé-de-Meia fevereiro 2026: confira quando o governo paga os incentivos do ensino médio

4 de fevereiro de 2026 - 5:41

Programa funciona como uma poupança educacional, paga até R$ 9.200 por aluno e tem depósitos ao longo do ano conforme matrícula, frequência, conclusão e participação no Enem

PRODUTOR NO LIMITE

Agro em crise? Itaú BBA liga alerta para grãos e diz que novas recuperações judiciais estão no radar

3 de fevereiro de 2026 - 19:47

Com preços em queda e custos elevados, produtores enfrentam margens cada vez mais apertadas

O MAIS RICO DO MUNDO

Fortuna de Elon Musk atinge um novo recorde — e segue seu caminho rumo a US$ 1 trilhão

3 de fevereiro de 2026 - 13:31

O CEO da Tesla e da SpaceX segue como o homem mais rico do planeta, com fortuna estimada em cerca de US$ 775 bilhões e se aproxima de um recorde jamais visto de US$ 800 bilhões 

GEOPOLÍTICA DOS MINERAIS

O que está por trás da reserva de minerais críticos de US$ 12 bilhões de Donald Trump

3 de fevereiro de 2026 - 13:15

Após o anúncio do presidente norte-americano, as ações relacionadas ao setor de terras raras registram forte alta no início desta terça-feira (3)

CORTE EM MARÇO

Copom: Banco Central confirma corte de juros ‘cauteloso’ em março, e expectativa para reajuste de 0,25 pp ganha força

3 de fevereiro de 2026 - 9:33

Segundo a ata do Copom, em um ambiente de inflação mais baixa, a estratégia passa pela calibração do nível de juros

SÓ DEU ELA DE NOVO

Lotofácil entra em fevereiro com 2 vencedores próximos do primeiro milhão; Mega-Sena pode pagar R$ 130 milhões hoje

3 de fevereiro de 2026 - 7:59

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão. Mega-Sena está acumulada desde a Mega da Virada.

FEVEREIRO 2026

Calendário do PIS/Pasep fevereiro 2026: confira quando o abono cai na conta

3 de fevereiro de 2026 - 6:03

Pagamentos do abono salarial seguem mês de nascimento ou número de inscrição e vão até agosto 

BOLSA FAMÍLIA 2026

Calendário do Bolsa Família fevereiro 2026: confira quando começam os pagamentos e quem pode receber

3 de fevereiro de 2026 - 5:31

Pagamentos começam em 12 de fevereiro e seguem até o fim do mês conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600

POLÍTICA MONETÁRIA

Quem é Guilherme Mello, indicado de Haddad ao Banco Central que gerou ruído no mercado

2 de fevereiro de 2026 - 16:08

Mello chefia a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda; economista tem atuado na defesa de cortes na taxa de juros, atualmente em 15%

Mercados

Bônus de catástrofe: investimento que une alto retorno e baixa volatilidade ganha força

2 de fevereiro de 2026 - 14:38

O mercado de títulos de catástrofe, conhecido por oferecer retorno atrativos combinado com baixa volatilidade, está aquecido em 2026

VAI TER FOLGA?

Calendário de fevereiro de 2026: confira os feriados e as datas do Carnaval

2 de fevereiro de 2026 - 7:12

Calendário de fevereiro 2026 mostra que o Carnaval não é feriado nacional, mas estados e municípios podem decretar folga para trabalhadores

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar