🔴 ONDE INVESTIR EM MARÇO: ESPECIALISTAS TRAZEM INSIGHTS SOBRE MACRO, AÇÕES, RENDA FIXA, FIIS E CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Ana Paula Ragazzi

INOVAÇÃO EM DEBATE

Os dados são o novo petróleo do mundo dos negócios?

Negócios já são fechados de olho nas informações disponíveis nas empresas, além de seus ativos tangíveis. Investidor deve ficar atento aos movimentos para entender quais empresas vão despontar – e quais vão ficar para trás.

Ana Paula Ragazzi
25 de dezembro de 2018
8:10 - atualizado às 15:20
Imagem: Shutterstock

No último dia 20 de dezembro, a Abril foi vendida por valor simbólico para a Legion Holdings, do advogado Fábio Carvalho. A compra da empresa será financiada pelo Banco BTG Pactual. O mesmo BTG pretende, por meio de sua empresa de compra de créditos podres, a Enforce, comprar créditos bancários da Abril e transformar-se em maior credor da empresa, o que é relevante pelo fato de ela estar em recuperação judicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas por que o BTG está tão interessado na Abril a ponto de financiar a aquisição e virar o maior credor ? Para a maior parte dos observadores, o que o banco está olhando não é exatamente as revistas, mas sim a carteira de dados de clientes da editora. A Abril reúne dados pessoais de seus assinantes que chegam nos detalhes, por conta dos tempos em que distribuía brindes, como chinelos e roupas. Esses dados podem ser úteis para os planos do banco de fortalecer sua plataforma aberta de investimentos.

Nos últimos meses, várias empresas brasileiras têm fechado negócios interessados no melhor uso de dados. O destaque mais recente vai para as varejistas. Magazine Luiza, Carrefour, Pão de Açúcar e também shoppings anunciaram aquisições de start ups com a intenção de fazer acontecer as suas vendas digitais ou reforçar a atuação online.

Um exemplo disso é a operadora de shoppings BR Malls, que fechou parceria com a Delivery Center, que atua para integrar o varejo físico do online. Por trás da aquisição está o desejo da empresa de que os consumidores do e-commerce tenham acesso a produtos de várias categorias com entrega no mesmo dia, utilizando shoppings como centros de distribuição.

A commodity mais valiosa

Pode não ficar tão evidente à primeira vista, mas todos esses movimentos são para usar de forma mais inteligente as diferentes informações disponíveis. No último dia 19 de dezembro, o jornal americano "The New York Times" trouxe extensa matéria que questiona a ética do Facebook no uso de dados de seus usuários como um negócio sem que eles saibam disso. E o texto dizia que os dados pessoais transformaram-se na commodity mais valorizada dessa nossa era digital, “negociados em grande escala pelas empresas mais poderosas do Vale do Silício”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A revista britânica "The Economist" já escreveu mais de uma vez que os dados já equivalem hoje para a nova economia à importância do petróleo para a velha economia.

Leia Também

“Hoje qualquer empresa pode coletar seus dados através de um questionário. Mas o que vai diferir uma da outra é o uso inteligente para o negócio que cada uma vai conseguir fazer deles. O importante não é como o dado transita, mas qual dado transita”, diz Guy Perelmuter, fundador da Grids Capital, que trabalha na intersecção entre tecnologia, ciência e negócios”. “A relevância do uso de dados para os negócios hoje é fato e irreversível”, afirma.

O que isso tudo isso diz para quem investe em empresas é que além de receitas, planos de investimento, satisfação sobre custos e despesas, os acionistas precisam estar cada vez mais atentos para acompanhar se as investidas estão já se inserindo nesse mundo digital e procurando usar essas ferramentas de forma ética e inteligente.

O problema é que apesar de ser cada vez mais claro o valor que os dados bem usados tem para as companhias, não existe contador no mundo capaz de dizer como colocar isso no balanço das empresas. Algumas grandes empresas internacionais estão tentando, mas ninguém conseguiu colocar preços nos dados _ até mesmo porque eles não podem ser comercializados. “Mas tratar os dados como um ativo intangível está ficando cada vez mais difícil”, afirma Perelmuter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem está na frente?

Aqui no Brasil, o executivo destaca três setores que vivem claramente nessa realidade: varejo, saúde e financeiro - esse último fortemente impulsionado pelas fintechs.

Em março passado, a Multiplan, maior empresa de shoppings do Brasil, comprou 20% da FullLab, que usa a inovação de dados aplicada ao ramo de shoppings. Existe um caminho hoje de os shoppings transformarem-se em market places, ou seja, sites que agrupam produtos de várias lojas. José Isaac Peres, dono da Multiplan, afirma que a aquisição foi feita porque, para a empresa, não valia a pena começar uma área para fazer isso do zero. “Temos um bom time de tecnologia, mas pensamos que ficaria bem mais fácil se tivéssemos pessoas como eles, já focadas nisso, trabalhando conosco. Isso dá mais agilidade ao desenvolvimento do nosso processo”, afirmou.

Para ele, a questão dos dados e do comércio eletrônico é relevante para o segmento. “Essa questão disruptiva da tecnologia tem sim importância. Nosso trabalho é criar meios para que o consumidor tenha mais um canal de acesso. Como ele não vai ao shopping todo dia, a gente trabalha para levar o shopping até a casa dele”, diz.

A expertise ou a informação que esses empresas querem conseguir extrair dos dados e do monitoramento do comportamento e hábitos do consumidor é o grande achado para direcionar, online, os produtos que o cliente estará mais propenso a comprar. Como resumiu um consultor, a busca é por empresas que saibam fazer customizações, que tentam prever o que o cliente quer ou o que vai ser bom para ele. “É um pouco aquela lógica da Dona Maria, que chegava na venda e era chamada pelo nome e lembrada pelo dono de que não havia comprado ainda o café naquela semana”, resume.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Romeu Cortes Dominguez, presidente do conselho de administração da rede de laboratórios Dasa, diz que os dados, hoje, são como uma mina de ouro para as empresas. Em setembro passado, a companhia inaugurou o DasAInova, laboratório de Inteligência artificial do grupo, que vai focar em medicina diagnóstica. Dominguez conta que em medicina, o uso de dados é para a precisão.

“Às vezes você tem dois pacientes com o mesmo diagnóstico, que operam com o mesmo médico. Um fica bom logo e o outro tem que voltar par ao hospital. Se o médico tivesse os dados dos dois estruturados, talvez pudesse evitar isso”, resume o executivo, que também é médico.

A Dasa, ele diz, tem milhões de dados da população , por conta dos exames de sangue e imagem que realiza. Olhar tudo isso junto traz bastante valor para o paciente, avalia Dominguez. Usando os dados de forma anônima a empresa consegue, por exemplo, fazer estudos sobre pacientes com diabetes ou colesterol alto, por exemplo, e verificar correlações genéticas. “Isso é a chamada medicina de precisão, que combina o genético com genótipo”.

A polêmica da venda de dados

Apesar de ter muitos dados, a empresa acaba fazendo pouco uso deles. Só que eles são valiosos também para outras empresas de saúde, muito além do segmento de diagnósticos.  A discussão no setor é que se os dados podem ajudar a estudar as doenças e o padrão de ocorrência na população, também poderão fazer com que os planos de saúde usem as informações para cobrar mais de pacientes que tenham mais riscos de doenças graves. Mas, por outro lado, se o plano pode custar mais para uns, espera-se que também possa ficar mais barato para outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rogerio Melzi, sócio da Hospital Care, investimento de Elie Horn, dono da Cyrela, no segmento de hospitais, diz que desde a criação do negócio, no início do ano passado, já se pensou num braço que iria cuidar dos dados. Outra grande questão no segmento, ele diz, é que os dados não são integrados. ”O meu hospital tem os dados do paciente, mas se ele for em outro hospital, esse outro não terá. O desafio grande é unir esses dados,, como se estivessem na nuvem”, diz.

Como se vê, o acesso e uso de dados, que são pessoais e entendidos pelas cortes pelo mundo como propriedades de cada indivíduo, provoca mudanças estruturais no mundo dos negócios. Há mais de dois anos, AT&T e Time Warner tentam concluir uma fusão, que os órgãos reguladores americanos desejam barrar. A preocupação deles é concorrencial. A união de uma transmissora (AT&T) com uma produtora (Time Warner) de conteúdo poderia acarretar preços de assinaturas maiores ao consumidor, empobrecimento do conteúdo ou até o escanteamento de concorrentes no canal da transmissora, avaliou o regulador.

Mas a AT&T rejeitou a tese. Argumentou que quer a Time Warner pelos dados que essa empresa possui de seus clientes. Avalia que entendendo o perfil das pessoas que assistem à programação em determinado horário, poderá produzir conteúdo e também publicidade que acerte em cheio os públicos específicos. Se isso de fato der resultado, espera aumentar as receitas com propaganda e poderá inclusive _ é o que ela diz _ cobrar menos de seus assinantes.

O intangível tem valor

A argumentação da empresa sinaliza que não são exatamente  mais os ativos reais que motivam os negócios,  mas sim os intangíveis, como os dados. Isso pode levar os próprios reguladores a reexaminarem suas análises. A Alemanha já saiu na frente. A praxe de órgãos concorrenciais é estabelecer um tamanho de empresa a partir do qual devem avaliar os aspectos das fusões. Normalmente o corte é a partir do tamanho da receita das empresas envolvidas. Mas a autoridade alemã, em abril passado, mudou esse critério. A partir de agora também vai analisar com muito cuidado toda a operação em que uma empresa receber uma oferta de compra por um valor muitas vezes maior do que a sua receita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que motivou a decisão foi a análise da compra do Whatsapp pelo Facebook, em 2014. O Whatsapp não cobra nada dos usuários, praticamente não tinha receitas. Em troca apenas do que ainda poderia fazer com os dados, foi arrematado pelo Facebook por US$ 16 bilhões.

A decisão na Alemanha e o contrargumento da ATT mostram que esse é um mundo totalmente novo e que ainda deverá render muita discussão. Até porque na hora em que os reguladores avaliam essas operações, não existe a previsibilidade do que pode ser feito com esses dados e do quanto eles respondem pelo valor ou pelo comportamento futuro do negócio. A verdade é que nem todo mundo entende os negócios. O Uber não é apenas um aplicativo de transporte _ ele reúne dados da mobilidade de cada usuário.

Efeito Facebook

Mas é o próprio Facebook que está deixando esse novo mundo cada vez mais claro. Em julho, a empresa perdeu US$ 120 bilhões de valor de mercado em um só dia. Entre os motivos, a afirmação de que em 2019 a velocidade de crescimento das receitas será inferior a dos investimentos, que serão elevados para aprimorar, entre outros pontos, a segurança dos dados.

É um gasto necessário, já que o Facebook está cada vez mais envolvido em episódios nebulosos. O caso chegou ao ápice com o episódio de compartilhamento indevido de dados de usuários que responderam um quiz da empresa com a consultoria Cambridge Analytica. Essa consultoria teria feito uso deles para influenciar a eleição presidencial nos Estados Unidos. Agora, o NYT diz que a empresa cedeu para outras companhias do mundo da internet dados de seus usuários, quebrando as normas e impeditivos legais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muito além de gênero, idade e renda

Os episódios envolvendo o Facebook mostram que os dados não são mais estáticos, como renda, idade ou sexo. Agora cada curtida, cada comentário, cada amigo marcado em uma foto na rede social _ sorrindo feliz, ou parecendo estar chateado _ é informação submetida à inteligência artificial e capaz de gerar negócios. Afinal, foi analisando esse tipo de informação de fluxo que a consultoria identificou potenciais eleitores de Donald Trump.

Para o professor de Direito da USP, Diogo Coutinho, os dados estão levando a novas formas de combinar a análise econômica. “Antes o dado era um simples cadastro e usado para ditar a publicidade mais efetiva. Agora, com a inteligência artificial, há sofisticação desse processo e os dados servem para induzir comportamentos e mapear tendências. Os dados são uma forma de conseguir a atenção do consumidor”, diz.

A grande questão para esses negócios, no entanto, é o limite do uso dos dados. “Elas têm o anunciante de um lado e o usuário, de outro. Vão ter de traçar uma estratégia que conduza bem esses dois pontos. Cada vez mais isso tende a esbarrar na discussão da privacidade e dos direitos fundamentais das pessoas”, afirma.

No caso da AT&T, a sinalização é de uma empresa da velha economia querendo sobreviver ao mundo novo, criado nesse segmento pela Netflix: empresa que já integra distribuição e conteúdo, assim como AT&T e Time Warner querem fazer. Graças à revolução da Netflix, as empresas mais antigas do setor de telecomunicações hoje observam que seus ativos reais, como cabos ou redes de transmissão, estão perdendo valor e buscam explorar outros negócios para se manterem vivas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Como os dados não podem ser negociados, ela parte para a compra da empresa para ter acesso a eles ou ao uso que a companhia faz deles”, afirma um advogado especialista em fusões e aquisições. Além de não ser possível vender dados, por conta das questões de praticidade, também ainda ninguém encontrou uma forma de precificá-los _ exatamente porque o valor está na capacidade de usá-los. Numa empresa como a Netflix, quando a pessoa assiste uma série todo o comportamento é monitorado: o horário do dia em que assiste uma série ao ponto exato em que deixou de assistir. É daí , também, que chegam os argumentos para novas séries.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
BENEFÍCIO DO GOVERNO

Caixa inicia hoje o pagamento do Bolsa Família de março; confira o calendário completo

18 de março de 2026 - 5:01

Pagamento do Bolsa Família segue calendário por NIS, garante valor mínimo de R$ 600 e inclui adicionais para famílias com crianças, gestantes e adolescentes

FREIO DE MÃO PUXADO

Os caminhoneiros ameaçam parar: saiba quando pode começar a greve contra a alta do diesel e pressão sobre fretes

17 de março de 2026 - 18:10

A estratégia inicial, segundo a Abrava, é promover uma paralisação voluntária, com caminhoneiros deixando de aceitar cargas

PRÉ-COPOM

Vai dar zebra com a Selic? A expectativa do mercado para os juros agora é outra — e manutenção também paira no ar

17 de março de 2026 - 13:35

Imprevisibilidade da guerra impõe novos desafios ao Banco Central, que se vê diante de um corte já antecipado ou uma manutenção pelo novo risco inflacionário

OPERAÇÃO CONCORRÊNCIA SIMULADA

Fraude em concursos públicos: Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva

17 de março de 2026 - 12:48

Fraudes e golpes em concursos públicos acontecem com certa frequência; veja como se proteger

PRODUTOS DE BELEZA

Anvisa determina o recolhimento de esmalte em gel, fitas de clareamento dental e tônico capilar por presença de substância proibida e promessas irreais; veja quais marcas

17 de março de 2026 - 11:26

Anvisa recolhe produtos de beleza devido a presença de substância proibida e irregularidades

É AMANHÃ

Bolsa Família inicia nova rodada de pagamentos amanhã (18); veja o calendário de março e as regras do benefício

17 de março de 2026 - 10:23

Os repasses do Bolsa Família seguem um cronograma escalonado de acordo com o dígito final do NIS; o valor mínimo é de R$ 600

APORTES PARA CRESCER

Pouco mais da metade das indústrias planeja investir em 2026

17 de março de 2026 - 10:10

Intenção cai em relação a 2025, quando 72% das empresas investiram

ORIGEM DESCONHECIDA

De onde é o passaporte da San Olivetto? Anvisa proíbe venda e recolhe azeite importado incerteza quando à procedência do produto

17 de março de 2026 - 9:40

Anvisa proíbe a venda de azeite da marca San Olivetto devido a irregularidades apontadas nas ações da distribuidora e da fabricante

SÓ DEU ELA DE NOVO

Lotofácil 3637 cria atalho para 3 vencedores ficarem mais perto de um saldo bancário de sete dígitos; Mega-Sena 2985 promete mais de R$ 100 milhões hoje

17 de março de 2026 - 6:52

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira (16). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogos aumentaram.

EMPIRICUS+

11 assinaturas pelo preço de 1: Empiricus lança serviço que reúne carteiras de investimentos em diferentes classes

16 de março de 2026 - 18:33

Rodolfo Amstalden, CEO da casa de análise, criou um serviço para facilitar o investimento em renda fixa e variável, além de ajudar no acesso à educação financeira

ALERTA BB

Banco do Brasil reitera alerta para golpes em meio a notícias sobre possível concurso

16 de março de 2026 - 15:27

Comunicado oficial alerta candidatos, mas expectativa por novo concurso cresce — mesmo sem previsão confirmada pelo banco

FIM DA EVASÃO ESCOLAR?

Pé-de-Meia: um em cada quatro jovens não abandona os estudos graças a programa, segundo estudo da Insper

16 de março de 2026 - 14:47

Estudo do Insper indica que bolsa do Pé-de-Meia reduz abandono escolar entre jovens de famílias mais vulneráveis

A RIVALIDADE ESTÁ NO AR

Companhia chinesa de tecnologia disputa os céus do Brasil com a Starlink de Elon Musk

16 de março de 2026 - 11:30

Após quatro anos sem concorrência, a Starlink, projeto da SpaceX de Elon Musk, ganha um forte concorrente no mercado brasileiro

DE NOVO NA FRENTE

Mega-Sena lidera prêmios das loterias na semana com mais de R$ 100 milhões em jogo; Dupla de Páscoa entra no radar

16 de março de 2026 - 7:02

Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Quina é a loteria da Caixa com os maior prêmio em jogo na noite desta segunda-feira (16); confira os valores em disputa.

AJUDINHA DA BOLSA EM ALTA

Quase 40% de retorno: as ações que turbinaram a rentabilidade da Previ em 2025

15 de março de 2026 - 17:01

Ganhos na bolsa e na renda fixa garantiram superávit bilionário ao fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil

BOMBOU NO SD

Imposto de renda 2026 com prazo mais apertado, novo milionário nas loterias e a cobrança que levou o GPA à RJ: o que mais bombou na semana

15 de março de 2026 - 15:40

O atraso nas regras do IR 2026, um prêmio milionário na Lotofácil e a disputa entre Casas Bahia e Pão de Açúcar estão entre as notícias mais lidas da semana no Seu Dinheiro

ATENÇÃO AO LEÃO

Imposto de renda 2026: Receita divulga novas regras amanhã — e prazo para declarar deve ser mais apertado neste ano

15 de março de 2026 - 12:26

Receita Federal divulga detalhes do IRPF 2026 em coletiva às 10h; atraso no anúncio pode reduzir a janela de envio da declaração neste ano

LOTERIAS

Coincidência improvável faz dois milionários na Lotofácil 3636; Mega-Sena 2984 segue acumulada e já mira R$ 105 milhões

15 de março de 2026 - 10:18

Bilhetes simples cravaram as 15 dezenas e renderam mais de R$ 1 milhão para cada vencedor; Mega-Sena, Quina e +Milionária seguem travadas

É HOJE

Abono do PIS/Pasep de março cai hoje (15) na conta

15 de março de 2026 - 10:05

Pagamentos do abono salarial seguem mês de nascimento ou número de inscrição e vão até agosto; hoje são contemplados os nascidos em fevereiro.

MUDANÇA NA DEFESA

Banco Master: quem é o novo advogado de Daniel Vorcaro, que já defendeu José Dirceu e Braga Netto

14 de março de 2026 - 17:41

Preso em Brasília, Vorcaro escolhe José Luís de Oliveira Lima para liderar a defesa; advogado já atuou em casos como Mensalão e julgamento de Braga Netto

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar