Site icon Seu Dinheiro

Trump sinaliza fortalecimento de laços com a China além dos 90 dias acordados no G-20

Donald Trump, presidente dos EUA, e Xi Jinping, presidente da China

Donald Trump, presidente dos EUA, e Xi Jinping, presidente da China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou que as negociações comerciais com a China já estão em andamento e poderão prolongar por um período superior aos 90 dias acordados no G-20.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As declarações foram feitas em sua conta oficial no Twitter nesta terça-feira, 4.

"As negociações com a China já começaram. A menos que sejam estendidas, elas terminarão em 90 dias a partir da data de nosso maravilhoso e muito caloroso jantar com o presidente Xi na Argentina", destacou Trump.

O mandatário ainda ressaltou que a "China deve começar a comprar produtos agrícolas e mais imediatamente", mas complementou afirmando que o "presidente Xi e eu queremos que esse acordo aconteça, e ele provavelmente acontecerá". E acrescentou: "Quando pessoas ou países vêm atacar a grande riqueza de nossa nação, eu quero que eles paguem pelo privilégio de fazê-lo. Será sempre a melhor maneira de maximizar nosso poder econômico. Estamos agora recebendo bilhões de dólares em tarifas".

Trégua de 90 dias

No G-20, os EUA concordaram em congelar o plano de aumentar de 10% para 25% a tarifa imposta a uma cesta de produtos chineses que soma cerca de de U$$ 200 bilhões em exportações para o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em contrapartida, a China se comprometeu em aumentar a importação de produtos agrícolas e industriais dos EUA.

As negociações entre ambos os países segue nesse período.

*Com Estadão Conteúdo

Exit mobile version