União Europeia finalmente aprova acordo para o Brexit
Texto segue agora para a difícil aprovação pelo Parlamento britânico; Reino Unido deixa a UE em 29 de março de 2019

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e os líderes dos países-membros da União Europeia (UE) finalmente aprovaram, na manhã deste domingo, o acordo de 585 páginas que estabelece os termos do Brexit, a separação do país do bloco europeu.
O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, em sua conta oficial no Twitter: "Os 27 membros da UE endossaram o Acordo de Retirada e a Declaração Política sobre as futuras relações entre UE e Reino Unido".
https://twitter.com/eucopresident/status/1066625821161517056
O acordo do Brexit segue agora para aprovação pelo Parlamento britânico, que deve votá-lo no começo de dezembro. Mas esta será a parte mais difícil. Tanto membros do Partido Conservador de May como do Partido Trabalhista já ameaçaram rejeitar o pacto.
Se a primeira-ministra não conseguir conquistar apoio, terá de renegociar os termos do acordo e aprová-lo antes que o Reino Unido tenha que deixar o bloco, em 29 de março de 2019.
Porém, os líderes da União Europeia já avisaram que, se o Parlamento britânico rejeitar o acordo, não serão oferecidas condições melhores.
Leia Também
Novas relações comerciais
Caso o acordo seja aprovado pelo Parlamento, o Reino Unido irá iniciar negociações para estabelecer novas relações de comércio e segurança com a UE, o que provavelmente levará anos.
O Brexit desfaz quatro décadas de tomadas de decisão conjuntas sobre leis e regulações que abrangiam desde o compartilhamento de informações sobre criminosos e terroristas, até normas alimentares e impostos.
*Com Estadão Conteúdo
CHEGOU A HORA
Assista ao vivo ao sorteio da Lotofácil da Independência 2026
15 de setembro de 2026 - 20:01B3 WEEK 2026
Copom amanhã: quanto você pagaria para apostar na decisão? Mercado de previsões entra no radar do investidor brasileiro; entenda como funciona
15 de setembro de 2026 - 19:14B3 WEEK 2026
“Recolocar o Brasil nos trilhos não é tão difícil assim”, diz economista-chefe do Bradesco. O que precisa acontecer para a bolsa brasileira finalmente decolar?
15 de setembro de 2026 - 18:22PREJUÍZO NO RADAR
Greve da Caixa Econômica pode afetar o seu bolso: entenda como se proteger dos riscos se você vai comprar um imóvel
15 de setembro de 2026 - 15:36NOVAS REGRAS
Motoristas ganham prazo extra para dirigir com a CNH vencida; entenda a nova regra
15 de setembro de 2026 - 13:13SEGURANÇA E ESTABILIDADE
Casa própria vale mais para a qualidade de vida do que viagens e lazer, mas exige cuidado para não virar pesadelo
15 de setembro de 2026 - 11:59MADAME SATÃ É FICHINHA
Oligarca ligado a Putin pagou parte da festa de casamento de filho de Trump nas Bahamas
15 de setembro de 2026 - 11:13SEM DAR PITI
Quem causar confusão em voos poderá pagar multa de até R$ 17 mil e ser proibido de voar; confira as novas regras da Anac
15 de setembro de 2026 - 10:41BENEFÍCIO OU PESADELO?
Divisão de 25% do lucro e escala 5×2: como uma rede de supermercados usa benefícios para atacar o maior desafio do setor
15 de setembro de 2026 - 10:20OLHO NO RELÓGIO
Caixa adia sorteio da Lotofácil da Independência, mas ele ainda ocorre hoje; prazo para apostas também muda
15 de setembro de 2026 - 6:57LCIs e LCAs
A crítica de André Esteves aos títulos isentos: ‘sou detentor, emito esses títulos, mas está simplesmente errado’
14 de setembro de 2026 - 19:15ALERTA DE PROMOÇÃO!
Leilão da Casas Bahia promete eletrodomésticos com até 75% de desconto; veja como participar
14 de setembro de 2026 - 14:55MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Oceano Atlântico bate recorde negativo em temporada de furacões — e a culpa é do El Niño
14 de setembro de 2026 - 14:06QUASE LÁ!
Prazo para disputar os R$ 300 milhões da Lotofácil da Independência se aproxima do fim; veja até que horas é possível apostar e quando será o sorteio
14 de setembro de 2026 - 9:09Conteúdo Market Makers
Pesquisa mostra Flávio Bolsonaro e Augusto Cury numericamente à frente de Lula no segundo turno; como investir neste cenário?
14 de setembro de 2026 - 9:00DESALECERAÇÃO DA IA
Dona do ChatGPT descarta IPO neste ano e executivos fazem alerta sobre IA: haverá um freio na tecnologia?
13 de setembro de 2026 - 18:03DEIXOU DE SER EXCLUSIVO
Venda de apartamentos de luxo despenca 53% em São Paulo. Quais os planos das incorporadoras para os super-ricos?
13 de setembro de 2026 - 14:35MAIS LIDAS DO SD
Palpites da IA para a Lotofácil da Independência, risco de calote no Tesouro Direto e loja de luxo da JHSF: o que bombou nesta semana
13 de setembro de 2026 - 11:32É BOM SABER