🔴 OPÇÕES NA BOLSA: GANHOS ALTOS PODEM ACONTECER NO CURTÍSSIMO PRAZO – ENTENDA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

E se todos os dias fossem fim de semana?

Enquanto você põe a cabeça no travesseiro e dorme tranquilo, uma dúvida tira o sono de economistas e planejadores financeiros no mundo inteiro: como calcular, […]

Enquanto você põe a cabeça no travesseiro e dorme tranquilo, uma dúvida tira o sono de economistas e planejadores financeiros no mundo inteiro: como calcular, ao menos de forma aproximada, quanto vamos gastar por mês quando nos aposentarmos? Será mais ou será menos do que gastamos enquanto ainda trabalhamos?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Difícil lidar com o fato de que não temos bola de cristal dado que precisamos nos preparar, hoje mesmo, para sermos idosos. O último estudo que vi sobre o tema no Brasil, apresentado por uma consultora da Mercer, ouviu 11.579 aposentados: 73% disseram que foram forçados a reduzir seus gastos na aposentadoria. Ou seja, parece que temos nos preparado para gastar menos.

Será que estamos certos? Dan Ariely, Ph.D. em Psicologia Cognitiva e referência internacional em Finanças Comportamentais, diz que não.

Ariely convidou centenas de pessoas, de diferentes níveis de renda e profissões, a responder: de quanto de seu salário você acha que vai precisar quando se aposentar? As respostas se concentraram em torno de 70% – ou seja, menos.

Então ele perguntou como aquelas pessoas tinham chegado a essa fatia. A maior parte respondeu que se recordava de ter ouvido isso – nos EUA há algumas regras de bolso difundidas para tentar calcular esse valor. Em outras palavras, concluiu Ariely, 70% é a sabedoria convencional. E ela está errada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para tentar entender de quanto realmente vamos precisar na aposentadoria, o pesquisador perguntou a outro grupo de pessoas questões específicas sobre como elas pretendiam gastar seu dinheiro neste período de vida. E, baseado nesses planos e em valores razoáveis para realizá-los, calculou quanto seria necessário para suportar tal estilo de vida.

Leia Também

DISPUTA DE REGULADORES

Afinal, quem falhou no caso Banco Master? Ex-presidente da CVM aponta para o Banco Central

LUZES ACESAS

Volta ao presencial e ‘cheque gordo’ do Itaú (ITUB4) dão nova vida a escritórios de SP — mas nem todos os bairros ganham

Foi então que o percentual subiu para 130% de seus salários – para realizar seus planos, as pessoas gastariam na aposentadoria pelo menos o dobro do que poderiam pensar.

Trabalhar, na verdade, é uma atividade muito barata – conclui Ariely com sua genialidade costumeira. Ao longo do horário comercial (12 horas, se você trabalha no mercado financeiro), a não ser que você seja muito à toa, não tem muito tempo para gastar. E quando você tiver todo o dia para ir ao cinema, planejar viagens ou fuçar a Amazon.com? Isso para não falar nos gastos com saúde, que tendem a subir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando você se aposentar, de forma ideal, todos os dias vão se parecer com um fim de semana. Aos sábados e domingos, você gasta mais ou menos do que às segundas-feiras?

O estudo de Ariely é um convite para repensar o valor acumulado para a previdência. E ele dá o caminho das pedras: uma planilha de aposentado, incluindo não somente categorias que se costuma associar a um idoso – como gastos com saúde –, mas também comer fora, assinaturas (se eu fosse me aposentar hoje, por exemplo, não abriria mão do Netflix nem do Spotify e adicionaria um clube do livro de literatura), viagens, academia…

Talvez você se imagine de pijama o dia inteiro na cadeira de balanço. Eu me vejo estacionando meu Mini Cooper último modelo na vaga de idoso do cinema, às 15 horas, de mãos dadas com meu neto, com direito a pipoca com refil, refrigerante e Mentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
dia de sorte sorteio caixa loterias 21 de outubro de 2026 - 5:42
Elon Musk 20 de outubro de 2026 - 15:03
As repórteres Camille Lima (à esquerda) e Bia Azevedo (à direita) 20 de outubro de 2026 - 14:58
Carro da Mega-sena encalhado 19 de outubro de 2026 - 6:48
Uma mão segura um despertador tocando, com um calendário ao lado 19 de outubro de 2026 - 6:04
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 19 de outubro de 2026 - 5:02
bolsa famíliaPessoa segura cartão do Bolsa Família, benefício com datas de pagamento previstas para 2026. 18 de outubro de 2026 - 6:48
Carro da Mega-sena encalhado 15 de outubro de 2026 - 7:07
Carteira de trabalho CLT 14 de outubro de 2026 - 22:42
13 de outubro de 2026 - 16:07
Mega-Sena é o carro-chefe das loterias da Caixa. 13 de outubro de 2026 - 7:19
calendário, agenda, economia 12 de outubro de 2026 - 18:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar