Menu
2019-06-10T15:25:09+00:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Batalha nas redes

Vazamento de conversas de Sergio Moro provoca ‘guerra de hashtags’

Apoio à Operação Lava Jato registra mais de 247 mil menções, resta saber como a movimentação das militâncias virtuais vai bater na política

10 de junho de 2019
13:20 - atualizado às 15:25
Ministro da Justiça, Sergio Moro
Ministro da Justiça, Sergio Moro - Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O caso envolvendo o vazamento de conversas do ministro da Justiça, Sergio Moro, quando era juiz, e procuradores da Operação Lava Jato segue como assunto mais comentado nas redes sociais.

A hashtag “#EuApoioaLavaJato” tem mais de 247 mil menções, mostrando virtual apoio ao atual ministro e à operação de combate à corrupção (atualizado 15h20).

Já tínhamos visto a popularidade de Moro nas redes, que são bastante acompanhadas pelo Palácio do Planalto, no episódio envolvendo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Naquela ocasião, comentamos que o Congresso tentou impor uma derrota ao governo Jair Bolsonaro, que não conseguiria defender seu ministro mais popular, mas que no fim, a “conta” acabou caindo sobre deputados e senadores, que foram duramente cobrados nas redes e nas manifestações no dia 26 de maio.

Encurtando a história, Moro ficou sem o Coaf, pois o risco de mudar a MP 870 era o governo perder sua reforma administrativa. A lógica política prevaleceu, mas a pressão das redes ecoou sim dentro do Congresso. Algo que também vimos na votação da MP 871, que tratava do combate a fraudes no INSS.

No caso atual, as redes saem, novamente, em defesa do ministro que virou símbolo da luta contra a corrupção. Resta saber agora como isso vai ecoar na política, pois também temos manifestações contra o ex-juiz e favoráveis ao ex-presidente Lula.

Mesmo que em menor monta, a hashtag “#MoroCriminoso” tinha 53,8 mil menções e “#EuApoioTheIntercept”, em apoio ao site que divulgou as conversas, tinha mais de 20 mil tuítes. O "#LulaLivreJa" tinha pouco mais de 9 mil tuítes (início da tarde).

No mundo real, a oposição já se articula para convocar o ministro a dar explicações e devemos ver mais de um pedido de CPI para investigar o caso.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter

O presidente Bolsonaro ainda não utilizou seu “Twitter” para tratar do tema, mas outros membros do governo estão atuando.

Nas redes, questões técnicas e discussões racionais perdem espaço para guerras de narrativas. É o império do viés de confirmação – só enxergo o que reforça minha tese - e da dissonância cognitiva – tudo que contraria minha tese, reforça minha fé. Também encontramos espaço para saborosas teorias da conspiração.

Ainda parece cedo para tirar conclusões com relação ao episódio, ainda mais que o “The Intercept” diz ter mais material para ser divulgado. Mas será importante e interessante ver como vai evoluir essa conversa das redes com a política.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Voando

Startups do Cubo Itaú atraem R$ 480 milhões

Resultado é mais que o dobro em relação ao ano anterior, quando as startups faturaram R$ 230 milhões

Para levar no bolso

5 regras que qualquer investidor deve seguir, do iniciante ao profissional

Independentemente da fase em que você está quando o assunto é investimento, algumas regras nunca vão mudar

Assembleia da ONU

Bolsonaro diz que participará de jantar com Trump nos EUA

Comitiva do presidente partirá de Brasília às 7h da próxima segunda-feira para participar da Assembleia Geral da ONU

A tal da B3

O ponto de encontro dos investidores: saiba como funciona a bolsa de valores brasileira e conheça a sua história

Com mais de 120 anos, a bolsa de valores brasileira é o centro de negociação de ações e contratos futuros no mercado financeiro

O caminho do dinheiro

Os primeiros passos na bolsa: Entenda o processo de compra e venda de uma ação

Conheça cada etapa do caminho do dinheiro e entenda como ocorre o processo de compra e venda de uma ação na bolsa brasileira

Economia aquecida?

Empresários esperam queda na inadimplência e mais investimentos até o fim do ano

Pesquisa também mostra que 55% das empresas têm a intenção de aportar recursos em novos produtos e serviços, 53% querem dar um upgrade tecnológico e 46% capacitar seus profissionais

Seu Dinheiro na sua noite

O elefante na loja de cristais dos mercados

No seu livro Princípios – leitura obrigatória (ao lado do meu romance Os Jogadores, é claro…) –, Ray Dalio afirma que o importante para quem investe não é prever o futuro, mas captar mudanças no ambiente econômico enquanto elas estão acontecendo. O bilionário gestor do maior “hedge fund” do mundo sabe que é natural os […]

Sete blocos envolvidos

MPF entra com ação para impedir leilão de petróleo ao lado de Abrolhos

MPF na Bahia sustenta que blocos não deveriam ir a leilão sem os devidos estudos ambientais prévios

Papel passado

Bolsonaro sanciona com vetos MP da liberdade econômica

Presidente disse durante a cerimônia de sanção que o governo avalia projeto para incentivar a abertura de empresas

OUÇA O QUE BOMBOU NA SEMANA

Podcast Touros e Ursos: A Selic caiu novamente. E agora, como ficam os seus investimentos?

Repórteres do Seu Dinheiro trazem em podcast semanal um panorama sobre tudo o que movimentou os seus investimentos nesta semana

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements