Trump diz que Fed age como ‘criança teimosa’
O presidente dos EUA disse que o banco central americano se prende à sua política monetária, quando a economia precisaria de cortes de juros, na sua visão

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) se prende à sua política monetária "como uma criança teimosa", quando, na sua visão, a economia precisaria de "cortes de juros e afrouxamento para compensar o que outros países estão fazendo contra" o país.
"Pensem o que poderia ter sido se o Fed tivesse feito o certo. Milhares de pontos mais alto no (índice) Dow (Jones) e PIB (Produto Interno Bruto na casa dos) 4% ou até 5%", comentou o inquilino da Casa Branca em sua conta no Twitter.
Ainda assim, o republicano buscou argumentar que a economia americana está no caminho para ter um dos melhores meses de junho da história "apesar de um Federal Reserve que não sabe o que está fazendo". "Subiu juros rápido demais (inflação muito baixa, outras partes do mundo desacelerando, baixando (juros) e afrouxando) e fez aperto em larga escala, de US$ 50 bilhões por mês", reclamou.
Despite a Federal Reserve that doesn’t know what it is doing - raised rates far too fast (very low inflation, other parts of world slowing, lowering & easing) & did large scale tightening, $50 Billion/month, we are on course to have one of the best Months of June in US history...
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 24, 2019
Mais cedo, Trump já havia questionado "por que" as suas forças armadas deveriam proteger as vias marítimas por onde se transporta parte significativa do petróleo consumido mundialmente para outros países em troca de "compensação zero".
Leia Também
"A China obtém 91% do seu petróleo do Estreito (de Hormuz), o Japão, 62%", alegou. "Todos esses países deveriam estar protegendo os seus próprios navios petroleiros no que sempre foi uma jornada perigosa."
Ele também comentou que os EUA "nem sequer precisam" estar naquela região, uma vez que teriam se tornado "de longe" o maior produtor de energia do planeta. "O pedido dos EUA ao Irã é muito simples - nada de armas nucleares e nada de continuar patrocinando o terrorismo!", escreveu.
NA RETA FINAL
Flávio está mais à frente de Lula do que parece? Disputa segue acirrada, mas EQI Research revela o que pode virar o jogo
1 de outubro de 2026 - 18:08Conteúdo Empiricus
Últimos dias para aproveitar o ‘trade eleitoral’; Conheça a estratégia
30 de setembro de 2026 - 14:00ELEIÇÕES 2026
Desistência no Senado de SP reconfigura alianças a menos de uma semana do 1º turno; confira o dia na política
28 de setembro de 2026 - 19:40ELEIÇÕES 2026
Lula e Flávio Bolsonaro seguem empatados, e decisão fica na mão de 7% dos eleitores, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
28 de setembro de 2026 - 9:49Conteúdo Empiricus
Quem pode vencer a eleição presidencial e o que isso significa para os seus investimentos?
26 de setembro de 2026 - 12:00ELEIÇÕES 2026
Lula e Flávio Bolsonaro empatam tecnicamente no 1º e no 2º turno; confira os números da nova pesquisa Datafolha
24 de setembro de 2026 - 19:19ELEIÇÕES 2026
Ninguém pode ser preso durante as eleições — mas há exceção; entenda a lei para candidatos e eleitores
22 de setembro de 2026 - 19:31ELEIÇÕES 2026
Lula e Flávio Bolsonaro aparecem pela 1ª vez empatados em primeiro turno, mostra a Quaest
21 de setembro de 2026 - 18:39ELEIÇÕES 2026
Aumento do Bolsa Família saiu pela culatra? Lula segue empatado com Flávio Bolsonaro, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
21 de setembro de 2026 - 10:01Conteúdo Empiricus
Com Lula e Flávio Bolsonaro empatados, Bolsa Família pode decidir a eleição? Entenda os impactos para os seus investimentos
20 de setembro de 2026 - 11:00ELEIÇÕES 2026
Lula e Flávio Bolsonaro seguem empatados no 2º turno com distância de 2 pontos, segundo Datafolha
17 de setembro de 2026 - 19:49ELEIÇÕES 2026
Ressaca do STF: como os presidenciáveis reagiram ao dia seguinte da sessão turbulenta
16 de setembro de 2026 - 19:45UM DIA (QUASE) HISTÓRICO
Alexandre Moraes e Banco Master: um resumo sobre como acabou o julgamento do STF
15 de setembro de 2026 - 19:57ELEIÇÕES 2026
Lula amplia vantagem e volta a ficar numericamente à frente de Flávio Bolsonaro, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
14 de setembro de 2026 - 9:20DE CABEÇA PARA BAIXO?
Brasil no centro e sul no topo: novos mapas-múndi lançados pelo IBGE desafiam convenções cartográficas
12 de setembro de 2026 - 14:00Conteúdo Market Makers
Eleições 2026: Rali do Ibovespa ‘voltou à mesa’ com crescimento de Bolsonaro e Cury, avalia analista
12 de setembro de 2026 - 9:00ELEIÇÕES 2026
Com vantagem menor no 1º turno, Lula vê empate técnico com Flávio Bolsonaro persistir no 2º turno, diz Datafolha
11 de setembro de 2026 - 19:32TENSÃO ESQUENTOU
Crise no STF: com julgamento de Moraes na porta, Mendonça derruba sigilo do caso Master a pedido de Fachin
11 de setembro de 2026 - 9:04ELEIÇÕES 2026
Dia quente na política: empate nas pesquisas, decisões do TSE, internação de candidato e as revelações de Augusto Cury
10 de setembro de 2026 - 19:52O DIA NA POLÍTICA