Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro

Tamanho não é documento

Como investir em small caps, o encontro de Bolsonaro e Trump e o alerta de Arminio Fraga sobre a Previdência

4 de março de 2019
10:50
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Aqui no bloco do Seu Dinheiro, a busca pelas melhores histórias de investimento não para nem no Carnaval.

Aproveitamos o período de folia para atender a alguns dos pedidos de reportagens especiais que recebemos nas últimas semanas.

Várias pessoas nos questionaram sobre oportunidades na bolsa. O que é normal, tanto pela forte alta do Ibovespa em janeiro como pela “paradinha” da bateria das ações no mês passado.

O fato é que não temos bola de cristal para saber qual será o comportamento da renda variável nos próximos meses. Mas é certo que o sobe e desce dependerá e muito do andamento da proposta de reforma da Previdência no Congresso.

De todo modo, se você está disposto a assumir um pouco mais de risco no seu portfólio em busca de uma rentabilidade maior, as ações são sempre uma opção a ser considerada.

Temos hoje aproximadamente 400 empresas listadas na B3. Só que, tirando Petrobras, Vale, os grandes bancos e as demais listadas no Ibovespa, muitas ações com grande potencial acabam ficando fora do radar da maioria dos investidores.

Essas empresas, conhecidas no mercado como “small caps”, são a prova de que tamanho não é documento no investimento em ações. Mas virar sócio das empresas menores da bolsa envolve alguns riscos adicionais.

Por isso a Bruna Furlani resolveu conversar com alguns especialistas e conta para você as diversas formas de investir com inteligência nesse promissor segmento do mercado.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter

Start me up!

Uma amostra do potencial de valorização das empresas menores está no seu celular. É provável que na sua lista de aplicativos você tenha algum serviço de transporte, entrega de comida ou um novo banco digital. Pois essas empresas que estão desafiando os gigantes estabelecidos por décadas no mercado já valem quase R$ 90 bilhões. Algumas delas já estão na bolsa e outras estão cotadas para estrear neste ano. Conheça as startups bilionárias nesta reportagem.

Alguém tem que ceder

Enquanto a bolsa por aqui está fechada, os mercados lá fora se animaram com a notícia de que um acordo entre Estados Unidos e China enfim está próximo. A expectativa é que o acordo seja selado em uma cúpula que deverá acontecer no fim de março entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder chinês, Xi Jinping. Veja aqui os pontos em que os negociadores de ambos os países concordaram em ceder.

Namoro firme

Depois de flertarem pelas redes sociais e mandarem várias declarações de apoio mútuo, chegou a hora do encontro. Bolsonaro viaja no próximo dia 19 para os Estados Unidos para reuniões com o presidente americano, Donald Trump. Será a primeira visita bilateral do capitão desde a posse e o resultado deve ir além das declarações tradicionais desse tipo de encontro. Confira nesta matéria o que deve ser acertado entre Bolsonaro e Trump.

Sem gordura

Com aposentadorias e pensões respondendo por mais da metade do gasto público, o governo Bolsonaro não tem outro jeito: precisa aprovar a reforma da Previdência no Congresso. Quem afirma é o ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga. Ao contrário de outros economistas, ele não vê gordura para grandes concessões na proposta encaminhada. Ainda assim, Fraga espera que o projeto saia desidratado, o que deve obrigar o governo a fazer cortes em outras áreas. Leia aqui a íntegra da entrevista.

Comentários
Leia também
Conteúdo patrocinado por Startse

Milionária sem sair da cama

O caso da inglesa que ficou milionária trabalhando de pijama no quarto – e o número de brasileiros que querem enriquecer da mesma forma.

Tudo sob controle

Líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann minimiza crise com Rodrigo Maia

Deputada afirmou que o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, está dedicado a “sanar os ruídos”

Seu Dinheiro na sua noite

Está na hora do banho, não de lavar as mãos

Ibovespa terminou a semana em forte queda no dia em que Brasília pegou fogo com a briga entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o governo

Nova pérola do ministro

Guedes, a jornalistas: “não posso falar hoje, parece que o pau está comendo”

Ministro da Economia participou da cerimônia de posse da nova líder da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Solange Paiva Vieira

Empurrando as datas

CCJ da Câmara só anunciará relator da Previdência depois de audiência com Guedes

Audiência do ministro da Economia na comissão está marcada para a terça-feira, 26, às 14h

dia 81

Me dê motivo, para ir embora…

Do Chile, presidente vê Rodrigo Maia deixar articulação pela reforma

Traz o extintor!

Aliados de Bolsonaro tentam apaziguar a guerra entre Rodrigo Maia e o governo

Mourão, Flávio Bolsonaro e Joice Hasselmann fizeram afagos ao presidente da Câmara depois que ele ameaçou sair da articulação pela Previdência

Mais uma compra?

Natura confirma: está em conversas com a Avon

Uma nova gigante do setor de cosméticos pode estar a caminho: a Natura e a Avon estão em negociações

Conta digital

Os bancões que se cuidem! NuConta do Nubank atinge marca de 4 milhões de clientes

Número do Nubank representa mais de 10% do total de correntistas ativos no Itaú, o maior banco privado do país

Rede dividida

Reforma da Previdência cria “guerra” de hashtags no twitter

Em São Paulo, paralisação de cobradores e motoristas atingiu mais de um milhão de pessoas na manhã desta sexta-feira. Um protesto está marcado para acontecer às 17 horas

Tretas do governo

Bola da vez: Maia diz que a responsabilidade de conquistar votos agora será de Jair Bolsonaro

“O papel de articulação do executivo com o parlamento nunca foi e nunca será do presidente da Câmara”, destacou o presidente da Câmara. As informações são do jornal “Folha de S.Paulo”

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu