Parlamento Europeu reconhece Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela
Motivada por quatro partidos majoritários do bloco europeu, a resolução do órgão foi aprovada com 439 votos a favor. Já os votos contra foram 104 e as abstenções somaram 88

O Parlamento Europeu (PE) reconheceu, nesta quinta-feira (31), Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. Isso ocorreu depois que as autoridades europeias constataram que o atual presidente Nicolás Maduro não tem intenção de convocar eleições. As informações da Agência EFE.
Motivada por quatro partidos majoritários do bloco europeu, a resolução do órgão foi aprovada com 439 votos a favor. Já os votos contra foram 104 e as abstenções somaram 88. Com isso, as autoridades europeias reconheceram o político como presidente, segundo a Constituição Venezuelana. Pelo menos até que ocorram "eleições presidenciais livres, transparentes e críveis".
Antes
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela se autodeclarou presidente interino em uma manifestação na capital venezuelana, Caracas, em 23 de janeiro. O objetivo era montar um governo de transição com o intuito de organizar eleições livres no país.
No mesmo dia, o Itamaraty divulgou uma nota em que reconhecia o político como presidente encarregado do país. "O Senhor Juan Guaidó, Presidente da Assembleia Nacional venezuelana, assumiu hoje, 23/01, as funções de presidente encarregado da Venezuela, de acordo com a Constituição daquele país, tal como avalizado pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ). O Brasil reconhece o Senhor Juan Guaidó como presidente encarregado da Venezuela. O Brasil apoiará política e economicamente o processo de transição para que a democracia e a paz social voltem à Venezuela".