Menu
André Franco
Crypto News
André Franco
É engenheiro e especialista em criptomoedas da Empiricus
CRIPTOMOEDA

O que é bitcoin?

Criptomoeda ganhou os holofotes quando trouxe ganhos expressivos em 2017 e é apontada como tecnologia que pode mudar o sistema monetário internacional; entenda como funciona

26 de setembro de 2018
22:51
bitcoin

O bitcoin é a representação digital do dinheiro em espécie. E o que isso significa?  Digo isso porque, ao pagar alguém com dinheiro em espécie, não existe a necessidade de intermediário, assim como não existe com o bitcoin.

Ele possibilita que eu transfira dinheiro digital para meus pais, por exemplo, sem a necessidade de uma conta bancária ou de intermediação.

É uma rede de pagamentos ponto a ponto, sem a necessidade de um terceiro intermediando a transação.

E o que garante a segurança dessas transações sem intermediários é uma rede de computadores superpotentes espalhados pelo mundo.

Blockchain, a caixa registradora

Essa rede distribuída ao redor do mundo também é responsável por registrar absolutamente todas as transações feitas em bitcoins.

Se a Maria transfere para o Pedro e depois ele transfere para o João, tudo isso fica salvo e registrado em uma imensa planilha que contém todas as transações realizadas utilizando bitcoin.

O conjunto desses registros é conhecido como blockchain. Em uma tradução literal, o termo se refere a uma “cadeia de blocos” que contêm todas as movimentações realizadas em bitcoin entre diferentes contas.

Outro ponto interessante sobre o blockchain é que tudo que está catalogado nele é imutável e pode ser visto por todos que quiserem.

Isso porque qualquer pessoa pode fazer o download de uma cópia desses registros e conferir por conta própria todas as transações que foram executadas até o momento na rede.

É nessa rastreabilidade total e também na dispensabilidade de um intermediário que mora toda a disrupção que o bitcoin pode causar.

Assim como a internet, que transformou completamente o modo como vivemos e nos comunicamos, o bitcoin tem potencial para transformar a maneira como realizamos pagamentos.

Por isso, acredito que, dado esse potencial, o mais arriscado seria não participar dessa revolução, não investir nesse ativo.

Além dessas questões mais práticas sobre a tecnologia em que o bitcoin está pautado, existem outros pontos que devemos levar em consideração na nossa análise de por que ficar fora desse investimento é, na verdade, a posição mais arriscada.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Piora nas contas

Déficit estrutural do setor público chega a 0,7% do PIB em 2018

Devido à deterioração das contas dos Estados e municípios, movimento de melhora das contas públicas pelo resultado oficial não aconteceu no estrutural, que apresentou piora no ano passado

Preço do diesel

Em áudio, Onyx diz que deu uma ‘trava na Petrobras’

Ministro da Casa Civil diz que os caminhoneiros podem ficar sossegados que o governo tem trabalhado para resolver o problema deles

Na mira de quem tem grana

Para que cidades os milionários estão se mudando?

Estudo mostra que Dubai, Los Angeles, Melbourne, Nova York, Sydney, Miami e São Francisco caíram nas graças dos endinheirados

Mercados

O que preocupa gestores de US$ 12 trilhões e uma oportunidade para o Brasil

O país tem que abocanhar trilhão ou menos centenas de bilhões desse dinheiro que está à procura de retornos atrativos

Partido Comunista Chinês diz que economia enfrenta pressões negativas

Dificuldades econômicas se devem a mais fatores estruturais e sistêmicos que cíclicos, diz o partido

Guerra das maquininhas

Ofensiva da Rede chancela discurso do Itaú que defendia pagamento em dois dias

Ao isentar a taxa de antecipação de recebíveis para alguns clientes, a Rede faz um contra-ataque agressivo para ganhar escala; Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos, presidida por um diretor da Stone, vê prática anticompetitiva

Enquanto isso, no WhatsApp

Plano de Guedes para gás mais barato encontra resistência na Petrobras

Setores da Petrobras resistem ao plano do ministro da Economia, Paulo Guedes, de abrir o mercado de gás e acabar com o monopólio da estatal

Petrobras

Alta da gasolina este ano é superior à do óleo diesel

Petrobras, contudo, não repassou integralmente os ajustes da cotação do petróleo no mercado internacional, e gasolina aumentou menos do que deveria

Reforma da Previdência

Centrão diz que pode votar reforma na CCJ na terça, mas espera novo relatório

De acordo com parlamentares ouvidos pela reportagem, há avanços para a retirada de quatro pontos do relatório

IPO

Rede social Pinterest estreia na bolsa com alta de 28%

IPO da rede social na bolsa de Nova York ocorreu na última quinta. A valorização fez a empresa ser avaliada em US$ 16 bilhões

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu