Menu
André Franco
Crypto News
André Franco
É engenheiro e especialista em criptomoedas da Empiricus
2019-04-20T15:58:04+00:00
CRIPTOMOEDA

O que é bitcoin?

Criptomoeda ganhou os holofotes quando trouxe ganhos expressivos em 2017 e é apontada como tecnologia que pode mudar o sistema monetário internacional; entenda como funciona

26 de setembro de 2018
22:51 - atualizado às 15:58
bitcoin
Bitcoin -

O bitcoin é a representação digital do dinheiro em espécie. E o que isso significa?  Digo isso porque, ao pagar alguém com dinheiro em espécie, não existe a necessidade de intermediário, assim como não existe com o bitcoin.

Ele possibilita que eu transfira dinheiro digital para meus pais, por exemplo, sem a necessidade de uma conta bancária ou de intermediação.

É uma rede de pagamentos ponto a ponto, sem a necessidade de um terceiro intermediando a transação.

E o que garante a segurança dessas transações sem intermediários é uma rede de computadores superpotentes espalhados pelo mundo.

Blockchain, a caixa registradora

Essa rede distribuída ao redor do mundo também é responsável por registrar absolutamente todas as transações feitas em bitcoins.

Se a Maria transfere para o Pedro e depois ele transfere para o João, tudo isso fica salvo e registrado em uma imensa planilha que contém todas as transações realizadas utilizando bitcoin.

O conjunto desses registros é conhecido como blockchain. Em uma tradução literal, o termo se refere a uma “cadeia de blocos” que contêm todas as movimentações realizadas em bitcoin entre diferentes contas.

Outro ponto interessante sobre o blockchain é que tudo que está catalogado nele é imutável e pode ser visto por todos que quiserem.

Isso porque qualquer pessoa pode fazer o download de uma cópia desses registros e conferir por conta própria todas as transações que foram executadas até o momento na rede.

É nessa rastreabilidade total e também na dispensabilidade de um intermediário que mora toda a disrupção que o bitcoin pode causar.

Assim como a internet, que transformou completamente o modo como vivemos e nos comunicamos, o bitcoin tem potencial para transformar a maneira como realizamos pagamentos.

Por isso, acredito que, dado esse potencial, o mais arriscado seria não participar dessa revolução, não investir nesse ativo.

Além dessas questões mais práticas sobre a tecnologia em que o bitcoin está pautado, existem outros pontos que devemos levar em consideração na nossa análise de por que ficar fora desse investimento é, na verdade, a posição mais arriscada.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

SEGUE O JOGO

Saída de Levy não deve ter impacto sobre a reforma da Previdência, diz especialista

No entanto, mesmo com eventual aprovação da reforma previdenciária, dificilmente haverá retomada considerável da confiança, diz Rafael Cortez

ANÁLISE

“Chicago Boy”, Levy transitou no petismo e no Bolsonarismo – e foi alvo dos dois”

Assim como o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, Joaquim Levy é um nome conhecido do mercado; estopim da demissão foi a nomeação de advogado

DE OLHO NAS AÇÕES

Petrobras faz maior descoberta desde o pré-sal, em Sergipe e Alagoas

Divulgada no mês passado, a descoberta deve gerar R$ 7 bilhões de receita anual à estatal e sócias, calcula a consultoria Gas Energy

MUITO RICOS X MAIS RICOS AINDA

Esta é a grande diferença entre milionários e bilionários, segundo autor

Milionários e bilionários podem ser grupos muito mais distintos do que a maioria acredita. Segundo especialista, esse contraste fica claro com a resposta para uma pergunta

MÚSICA PARA OS OUVIDOS

Energia deve ter nova rodada de privatização

A privatização de estatais é uma das alternativas propostas pelo Plano Mansueto para Estados que precisarem de socorro da União

Seu dinheiro no domingo

O mercado sempre oscila entre o cenário perfeito e o desesperador. Saber onde estamos é o segredo para ganhar dinheiro

Se a percepção prevalente no mercado é de que as coisas só podem melhorar, o investidor deve encarar isso com cautela

DIÁLOGO CORDIAL

Presidente do BNDES conversou com ministro da Economia sobre demissão

Levy entregou seu pedido de demissão do cargo ao ministro após ser alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro neste sábado (15)

TCHAU

Presidente do BNDES confirma pedido de demissão após declarações de Bolsonaro

Levy foi alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro no sábado (15), em função da nomeação do advogado Marcos Barbosa Pinto para o cargo de diretor

REDUÇÃO DE DANOS

Nada impede que a capitalização seja aprovada no 2º semestre, diz Maia no Twitter

O presidente da Câmara defendeu que a questão pode até ficar de fora do primeiro texto da reforma, mas destacou propostas já em andamento na área

CABEÇA A PRÊMIO

Gustavo Franco e Salim Mattar são cotados para substituir Levy

A avaliação é a de que a permanência do atual presidente do BNDES tornou-se insustentável depois da bronca em público do presidente

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements