🔴 OURO DISPARA 55% EM 2025: AINDA DÁ PARA INVESTIR? – SAIBA COMO SE EXPOR AO METAL

Ana Paula Ragazzi

MAIS CONFUSÃO

Mu Hak quebrou (de novo) e teve que vender a Gafisa para ‘investidor misterioso’

Seu Dinheiro apurou que Iron Capital tentou comprar participação da empresa, mas não conseguiu dinheiro suficiente e pode ter entrado como cotista em fundos da Planner, que se apresentou como dona de 18% da Gafisa na sexta-feira às 22h

Ana Paula Ragazzi
16 de fevereiro de 2019
5:05 - atualizado às 14:54
Montagem com logotipo da Gafisa em formato de interrogação
Montagem com logotipo da Gafisa - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A história do investimento do fundo GWI, do gestor coreano Mu Hak You, na construtora Gafisa, ganhou traços de surrealismo, ou ficou patética mesmo, nas últimas 24 horas. Extraoficialmente vazou a informação ao mercado de que leilão de 33,6% de ações da Gafisa na quinta-feira (14) na bolsa representou a saída da GWI da posição de controle da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mu Hak, mais uma vez, “quebrou”: estava alavancado nas ações da Gafisa, dando os próprios papéis em garantia; as ações caíram e ele não deu conta de arcar com as chamadas de margem da B3 e da corretora Planner, corretora utilizada por ele para o termo. Teve de vender as ações em leilão e o que se falava ontem era que “um grupo de investidores representado pela Planner” ficou com as ações.

O Seu Dinheiro apurou que quem se comprometeu com a Planner a ficar com a posição acionária da GWI foi a Iron Capital, uma casa de investimentos de ex-executivos de quase todos os bancos de investimentos que atuam no Brasil. Sua atuação é focada em três situações: private equity, real estate e empresas em dificuldades.

Conforme informações de mercado, a Iron passou toda a sexta-feira em reuniões na Planner tentando atrair outros investidores para fechar a compra _ apesar do declarado interesse, a Iron ainda não possuía a totalidade de recursos necessária para a liquidação da operação.

Por volta de 22h de sexta-feira (15), a gestora da Planner Redwood enviou comunicado à Gafisa informando que fundos por ela geridos alcançaram fatia de 18,45% da empresa e que pretende promover mudanças em sua administração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A especulação do mercado era que a Iron Capital pode ter entrado como cotista desse fundo da Planner, por não ter conseguido reunir os investidores necessários para formar um grupo e tomar a frente da participação. Procurada, a Iron não retornou a pedido de entrevista.

Leia Também

E agora?

A Planner precisa de um investidor mais estratégico para o negócio, até porque não tem tradição na gestão de companhias. Fontes que conversaram diretamente com a empresa financeira afirmam que eles não fazem ideia dos problemas operacionais da Gafisa, tampouco das necessidades de capitalização.

Antes de divulgar o comunicado na sexta, a Planner informou à reportagem que não daria entrevista sobre o tema por tratar-se de “assunto sigiloso”. A Gafisa tem capital pulverizado e o percentual declarado pela Planner, de 18,45%, confere agora à gestora poder relevante nas decisões da empresa.

No fechamento da B3 ontem, a participação atribuída à GWI havia sido reduzida de 49% para 7,7%. Além do leilão de quinta, a GWI continuou atuando na venda na sexta-feira. O fato de a gestora não ter saído totalmente do negócio não foi bem recebido pelos investidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também ontem, por determinação da Planner, que é administradora dos fundos da GWI, três fundos de ações da da gestora de Mu Hak You foram fechados para resgate por tempo indeterminado: GWI Classic, GWI Leverage e GWI Pipes.

Mu Hak no vermelho... de novo

Esses fundos estão mais de 90% negativos no ano. Mu Hak já viveu essa situação de não ter como honrar chamadas de margem e fechar fundos pelo menos duas outras vezes, com investimentos em Marfrig e B2W.

No caso da Gafisa, o estrago foi maior. Além do dano ao seu patrimônio e dos cotistas, ele também deteriorou as operações da empresa, ao usar o dinheiro do caixa na recompra de ações e afastar toda a diretoria de um dia para o outro.

As dificuldades da Gafisa expostas ao mercado já chamavam a atenção de investidores _ a Alvarez & Marsal liderava investidores interessados em negociar com Mu Hak e ficar com a participação dele na empresa. Mas pelo que se viu, não deu tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dia sem controlador

Apesar da total falta de transparência na divulgação do resultado do leilão de quinta-feira _ embora isso possa apenas ser reflexo do fato de o novo grupo que ditará nas regras na Gafisa ainda não ter se formado _ , as ações da empresa negociaram livremente no pregão da B3 nesta sexta-feira.

Nem Planner nem Gafisa deram satisfação aos acionistas antes do fechamento do pregão - são mais de 8 mil pessoas físicas. Nem B3 nem Comissão de Valores Mobiliários julgaram que uma indefinição no controle de uma empresa aberta em sérias dificuldades expostas há meses no noticiário seria razão para uma cobrança mais efetiva de esclarecimento, como por exemplo, suspendendo a negociação das ações.

Uma hora após o fechamento do pregão, às 18h, a Gafisa soltou um fato relevante informando que apesar de ter questionado, não havia sido comunicada, até aquele momento, quer pelo Grupo GWI, quer pelos novos adquirentes, sobre quem era o comprador das suas ações. Depois das 22h, divulgou o comunicado da Planner.

A B3 não respondeu a pedido de entrevista sobre a decisão de não suspender as ações para a negociação ou mesmo a situação da GWI que levou à chamada de margens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E aí, CVM?

Após o fechamento do pregão, a Comissão de Valores Mobiliários informou ao Seu Dinheiro que “a execução de garantias pela Planner ocorreu por conta da crescente chamada de margem adicional em virtude das operações de compra a termo de ações de emissão da Gafisa por integrantes do grupo GWI, bem como pela diminuição progressiva do valor de mercado das próprias garantias (fundamentalmente ações GFSA3) depositadas na Planner pelos integrantes desse grupo, que também não atenderam aos comandos para depositar garantias adicionais e regularizar a situação”.

A autarquia também informou que abriu um processo administrativo para averiguar a falta de divulgação de um fato relevante sobre o assunto pela Gafisa. Na resposta, cita o artigo 12 as Instrução CVM 358 que diz que após a realização de negócios considerados relevantes, os acionistas devem comunicar imediatamente esse fato à companhia, que fará a divulgação ao mercado também de forma imediata.

No caso de as negociações resultarem em mudança de composição do controle ou estrutura administrativa, a comunicação feita pelo investidor deve também ser feita pelos canais de comunicação habitualmente utilizados pela companhia para divulgação de fatos relevantes.Ainda que o investidor não faça a comunicação como descrita acima, uma vez que a companhia tome conhecimento da negociação, deve avaliar se ela representa fato relevante.

O Seu Dinheiro perguntou à CVM se diante da incerteza sobre troca de controle da empresa, as ações não deveriam ter sido suspensas à negociação; mas a autarquia não comentou esse ponto específico em sua resposta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NA PISTA

Vai precisar de CNH para andar de bicicleta? Se for ela motorizada, a resposta está aqui

21 de novembro de 2025 - 8:54

Contran atualiza as regras para bicicletas elétricas, ciclomotores e equipamentos motorizados; entenda quando será obrigatório ter CNH, placa e licenciamento.

PROGRAMA SOCIAL

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 5

21 de novembro de 2025 - 5:49

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

ATUAL ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO

Terceira indicação de Lula ao STF neste mandato: conheça Jorge Messias, o nome escolhido pelo presidente para a vaga de Barroso

20 de novembro de 2025 - 15:40

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Messias ocupa o cargo de advogado-geral da União desde de janeiro de 2023

FOGO NA COP30

Grande incêndio na COP30: chamas se alastram e levam autoridades a evacuar área; veja vídeo

20 de novembro de 2025 - 14:50

Chamas atingiram a BlueZone, área que reúne pavilhões de países; segurança evacuou o local e autoridades afirmam que o incêndio já foi controlado

REVERBERAÇÕES DO CASO 'MASTER'

Conselho do BRB elege novo presidente após afastar o antigo em meio à liquidação do Banco Master e prisão de Daniel Vorcaro

20 de novembro de 2025 - 10:30

O Banco de Brasília (BSLI4) indicou Nelson Antônio de Souza como presidente da instituição bancária e destituiu, com efeito imediato, Paulo Henrique Costa do cargo de presidente

UM GÁS A MAIS

Botijão grátis? Confira se você tem direito ao vale-recarga do novo Programa Gás do Povo

20 de novembro de 2025 - 9:47

Gás do Povo chega para substituir o Auxílio Gás; meta do governo é atender mais de 50 milhões de pessoas até março de 2026

AUTOSSUFICIÊNCIA

Fome na colônia, fartura no Quilombo: Como era a economia de Palmares, da qual o líder Zumbi inspirou o Dia da Consciência Negra?

20 de novembro de 2025 - 6:39

O Quilombo dos Palmares resistiu por quase um século graças à autossuficiência econômica da comunidade; entenda como funcionava a organização

EMPREENDEDORISMO

Mais dinheiro e menos trabalho: as ilusões do empreendedorismo no Brasil

20 de novembro de 2025 - 6:00

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

NÃO CAIA EM GOLPES

Golpistas surfam no caos do Banco Master; confira passo a passo para não cair nas armadilhas

19 de novembro de 2025 - 18:31

Investidores do Banco Master agora têm direito ao FGC; saiba como evitar golpes e proteger o bolso

BATALHA DE GIGANTES

Black Friday: Apple chega a 70% OFF, Samsung bate 60%; quem entrega os melhores descontos? 

19 de novembro de 2025 - 18:06

A Apple entra com 70% OFF, pagamento dividido e entrega rápida; a Samsung equilibra o duelo com 60% OFF, mais categorias e descontos progressivos

APOSENTADORIA EM RISCO

Do Rio de Janeiro ao Amapá, ninguém escapou do Banco Master: fundos de pensão se veem com prejuízo de R$ 1,86 bilhão, sem garantia do FGC

19 de novembro de 2025 - 17:05

Decisão do Banco Central afeta 18 fundos de previdência de estados e municípios; aplicações feitas não têm cobertura do FGC

É RARO, MAS ACONTECE

Lotofácil vacila e Dia de Sorte faz o único milionário da noite; Mega-Sena encalha e volta só no sábado

19 de novembro de 2025 - 7:03

Lotofácil acumula pelo terceira vez nos últimos cinco concursos e vai para último sorteio antes de pausa para o feriado com R$ 5 milhões em jogo

FERIADO DÁ AS CARAS

A B3 também vai ‘feriadar’? Confira o que abre e o que fecha no Dia da Consciência Negra

19 de novembro de 2025 - 6:10

Bolsa, bancos, Correios, rodízio em São Paulo… desvendamos o que funciona e o que não funciona no dia 20

AUXÍLIO DO GOVERNO

Caixa paga Bolsa Família nesta quarta (19) para NIS final 4; veja quem recebe

19 de novembro de 2025 - 5:32

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

LIQUIDAÇÃO DO MASTER

CDBs do Will Bank e do Banco Master de Investimento também serão pagos pelo FGC?

18 de novembro de 2025 - 14:48

Ambas são subsidiárias do Banco Master S.A., porém somente o braço de investimentos também foi liquidado. Will Bank segue operando

LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL

Qual o tamanho da conta do Banco Master que o FGC terá que pagar

18 de novembro de 2025 - 13:14

Fundo Garantidor de Créditos pode se deparar com o maior ressarcimento da sua história ao ter que restituir os investidores dos CDBs do Banco Master

ANIVERSÁRIO SEM FESTA

Liquidação do Banco Master é ‘presente de grego’ nos 30 anos do FGC; veja o histórico do fundo garantidor

18 de novembro de 2025 - 12:19

Diante da liquidação extrajudicial do Banco Master, FGC fará sua 41ª intervenção em três décadas de existência

O QUE FAZER

Investiu em CDBs do Banco Master? Veja o passo a passo para ser ressarcido pelo FGC

18 de novembro de 2025 - 10:23

Com a liquidação do Banco Master decretada pelo Banco Central, veja como receber o ressarcimento pelo FGC

NOVAS REGRAS A CAMINHO?

Debate sobre renovação da CNH de idosos pode baratear habilitação; veja o que muda

18 de novembro de 2025 - 9:45

Projetos no Congresso podem mudar regras da renovação da CNH para idosos, reduzir taxas e ampliar prazos para motoristas acima de 60 anos

MÁQUINA DE MILIONÁRIOS

Loterias turbinadas: Bolas divididas na Lotofácil e na Lotomania acabam em 10 novos milionários

18 de novembro de 2025 - 7:04

Prêmio principal da Lotofácil será dividido entre 14 apostadores, mas só 7 ficaram milionários; Lotomania teve 3 ganhadores, que ainda se deram ao luxo de deixar dinheiro na mesa

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar