Menu
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Bolsa e dólar hoje

Ajudado pelo Fed, Ibovespa fecha em alta

Jerome Powell, presidente do BC americano, fala em juros dos Estados Unidos “pouco abaixo do nível neutro” e anima mercado

28 de novembro de 2018
10:31 - atualizado às 19:11
Internamente, o investidor ainda segue de olho na possibilidade de votação do projeto que revisa o contrato de cessão onerosa - Imagem: Seu Dinheiro

A quarta-feira foi de sobe e desce para o Ibovespa. O pregão abriu em alta. Porém, por volta de 13h, o índice da Bolsa de Valores de São Paulo virou e foi para a zona vermelha por conta da divulgação do relatório de estoques de petróleo semanais dos Estados Unidos, elaborado pelo Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês). Os estoques aumentaram 3,577 milhões na última semana, bem acima da previsão de 500 mil dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal. Mas o banco central americano, o Fed, salvou o dia, que fechou em alta de 1,55%, a 89.250 pontos.

Fed

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, em discurso realizado no Clube Econômico de Nova York, sinalizou que o banco central dos EUA está se aproximando do fim das altas de juros, dizendo que caracteriza as taxas como "pouco abaixo do nível neutro". "As taxas ainda são baixas para os padrões históricos e permanecem um pouco abaixo da ampla gama de estimativas do nível que seria o neutro para a economia", afirmou. A fala de Powell, desta vez, foi bem diferente da feita no início do mês passado, quando disse que o juro estava provavelmente a um "longo caminho" do chamado nível neutro e que o Fed poderia ir além. Ações e contratos futuros de juros saltaram em resposta.

Cessão vagarosa

Internamente, o investidor ainda segue de olho na possibilidade de votação do projeto que revisa o contrato de cessão onerosa entre a Petrobras e a União. Mas o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE) jogou fora as esperanças de resolver isso ainda em novembro. Ele transferiu a votação para semana que vem para que se possa chegar a um acordo.

"Está difícil, está difícil", desabafou o futuro ministro da economia, Paulo Guedes. "Vão passar uma semana discutindo isso", afirmou ele ao chegar ao Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, nesta tarde. O projeto autoriza a Petrobras a transferir até 70% dos direitos de exploração de petróleo do pré-sal na área cedida onerosamente pela União para outras petroleiras. "A forma de fazer aparentemente ameaça o teto de gastos. Tem uma serie de consequências que não são simples para o próximo governo", acrescentou Guedes.

Sobe e desce

Na Bolsa, entre as altas, Cielo e Lojas Americanas PN, subiram mais de 6%. A dona dos sites Submarino, Shoptime e Americanas.com, a B2W ON, teve elevação de mais 3%. Todas elas subindo ainda na esteira da Black Friday. Para Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset, o forte desempenho de vendas na Black Friday segue impulsionando empresas relacionadas ao comércio eletrônico (varejistas e de meios de pagamento), com indicadores mais recentes de confiança do consumidor já sinalizando um desempenho melhor no quarto trimestre. Mais cedo, dados divulgados pela Boa Vista SCPC apontaram aumento de 1,7% na demanda por crédito ao consumidor no País em outubro na comparação com o mês anterior. Em 12 meses, o índice teve avanço de 2,9% e cresceu 6,7% em relação a outubro de 2017.

Entre as baixas, Suzano Papel e Celulose NM, empresa exportadora que não se beneficia com a queda do dólar, ficou em baixa de 1,65%. Em seguida, Petrobras ON, com queda de 1,36%, acompanhando a depreciação do petróleo e Klabin, com baixa de 1,45%, também prejudicada por ser exportadora.

EUA

A economia dos EUA desacelerou no terceiro trimestre. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o Departamento de Comércio, em sua segunda estimativa do crescimento do PIB do terceiro trimestre. A previsão permaneceu inalterada em relação à sua estimativa em outubro e bem acima do potencial de crescimento da economia, que os economistas estimam ser de cerca de 2%.  As empresas acumularam estoques em um ritmo mais rápido e investiram mais em equipamentos do que o inicialmente esperado no terceiro trimestre. Mas isso foi compensado por revisões de queda nos gastos do consumidor e nas exportações. Sendo assim, a economia cresceu a um ritmo de 4,2% no segundo trimestre.

Ferro Quente

Em ritmo de recuperação, impulsionada por sinais mais positivos nas negociações comerciais entre China e EUA e consequente avanço nos preços do minério de ferro, Vale ON alcançou alta de 4,77%. Bradespar, importante acionista da mineradora, acompanhava a trajetória, subindo 3,29%. Em Qingdao, a commodity subiu 1,78% nesta quarta-feira, ajudando as mineradoras.

Locamerica

As ações ON da Companhia Locação das Américas (Locamerica) fecharam em alta de 9,58%, para R$ 31,56. Segundo operadores, o mercado gostou da informação divulgada ontem pela empresa de oferta pública de distribuição primária e secundária de 38 milhões de ações ordinárias.

 

*Com Estadão Conteúdo

 

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Comentários
Leia também
Dia 18

A caixa transparente do BNDES

Dados sobre tomadores, valores, prazos e taxas já estavam abertos desde 2015

Nada animador

Tesla derrete na bolsa de Nova York após anunciar corte de 7% no quadro de funcionários

Após o anúncio feito pelo CEO da empresa, Elon Musk, através de um email, os papéis da montadora registravam queda de 12% na Nasdaq

Caso Queiroz de volta?

Marco Aurélio Mello dá sinais de que vai rejeitar a suspensão das investigações envolvendo Flávio Bolsonaro

Ministro do STF disse que a “lei vale para todos” e lembrou que, em casos semelhantes, negou seguimento aos processos

Indo pro mercado

Governo de São Paulo anuncia que fundo imobiliário do Estado sairá em março

Segundo o governador João Doria, comercialização do fundo terá início em março deste ano

Nova fase da petroleira

Petrobras anuncia enterro de empréstimos feitos junto aos bancos públicos

Presidente da estatal, Roberto Castello Branco, disse que a petroleira não pegará mais dinheiro com BNDES e Banco do Brasil

Testando a equipe

Por que Davos será decisivo para Bolsonaro?

Sem a presença de Trump, Macron, Macri e Xi Jinping, presidente brasileiro terá um espaço privilegiado no evento

Estreia do novo governo

Discurso de Bolsonaro em Davos defenderá reformas e pilares do liberalismo de Guedes

Apesar do rascunho do discurso já estar pronto, a versão final só deve sair após uma ajudinha de Paulo Guedes

Seu mentor de investimentos

O que você precisa de fato entender na hora de investir seu dinheiro

Nos mercados mundo afora, pouco importa se você é um expert da tecnologia ou das commodities. Na hora H, o que vale mesmo é saber de preço

Ministro da Casa Civil

Para Onyx, família Bolsonaro é vítima de tentativa de desgaste

Vice-presidente do Supremo, ministro Luiz Fux, atendeu a um pedido da defesa de Flávio Bolsonaro e determinou a suspensão da investigação sobre movimentações de Queiroz

Tá ruim? Injeta dinheiro que melhora!

Mercado azedou? A bolsa caiu? Chama o Fed!

Mudança de discurso do Banco Central americano explica boa parte desse rali das bolsas de valores neste começo de 2019. A questão é: isso vai durar?

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu