Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
COM O PÉ ESQUERDO

Desaprovação a Lula: petista tem o pior índice desde o início do mandato, segundo pesquisa

Os dados do levantamento mostram uma tendência de alta na desaprovação a Lula desde abril de 2024, quando o índice era de 43,4%

lula ações arcabouço fiscal lei
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil

O ano não começou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva gostaria. Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (10) pela AtlasIntel mostra que a desaprovação ao petista alcançou 49,8%, o maior índice registrado desde o início de seu mandato, em janeiro de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O levantamento também revela que 47,8% dos entrevistados aprovam a gestão, enquanto 2,4% afirmaram não saber opinar.

Os dados da pesquisa mostram uma tendência de alta na desaprovação desde abril de 2024, quando o índice era de 43,4%.

A avaliação reflete uma insatisfação crescente entre os brasileiros, especialmente considerando que o governo começou com uma desaprovação de 39%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 31 de dezembro de 2024, com 2.873 pessoas, e apresenta margem de erro de dois pontos percentuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula: governo bom ou ruim?

Quando questionados sobre a gestão do governo, 44,6% dos entrevistados classificaram como "ruim" ou "péssima", enquanto 40,8% a consideraram "boa" ou "ótima".

Leia Também

"SALTO MAIS ALTO"

Depois da fala de Lula, Haddad reage a especulações sobre candidatura à presidência

FRAUDES

Fundos de pensão federais não aplicaram dinheiro no Banco Master, diz ministro da Previdência

Outros 13,3% avaliaram a administração como "regular". Essa é a maior diferença já registrada entre as avaliações positiva e negativa do governo Lula.

Embora os números sejam desfavoráveis, Lula ainda lidera as intenções de voto para as eleições de 2026 em cenários testados contra adversários de direita, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Isso sugere que, apesar da avaliação negativa, o presidente mantém base eleitoral significativa.

A pesquisa também destaca que a avaliação positiva do governo caiu sete pontos percentuais desde o início do mandato, passando de 52% em janeiro de 2023 para 45% ao final de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A queda na aprovação do governo foi acompanhada por um aumento de nove pontos percentuais na percepção negativa durante o mesmo período.

Os dados da pesquisa foram coletados por meio de formulários online aleatórios e têm intervalo de confiança de 95%. Esse método tem sido utilizado regularmente pelo AtlasIntel, que publica levantamentos mensais em parceria com a Bloomberg.

COMO SOBREVIVER A 2025? As ameaças e o que pode SALVAR O ANO

E o Lula em outras pesquisas?

Comparações com outros levantamentos, como o do Datafolha, realizado em dezembro de 2024, mostram uma tendência similar. Nesse levantamento, o petista tem 35% de aprovação e 34% de reprovação.

Com relação ao levantamento divulgado em outubro, Lula viu seu índice de desaprovação oscilar para cima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na ocasião eram 32% os brasileiros avaliavam o governo como ruim ou péssimo. Já os que o viam como ótimo ou bom eram 36%. Os números sugerem que o desgaste do governo é uma constante nos últimos meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Flávio Bolsonaro durante entrevista 15 de maio de 2026 - 18:05
Imagem criada por inteligência artificial mostra o presidente dos EUA, Donald Trump, em primeiro plano. Ele usa terno preto, camisa branca e gravata azul clara. Ao fundo, Lula veste terno de mesma cor, com gravata escura. 4 de maio de 2026 - 14:04
Jorge Messias 29 de abril de 2026 - 19:49
Marcha Global dos Povos Indígenas (2025) 19 de abril de 2026 - 15:03
O ex-governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Proposta de reforma tributária foi encabeçada por vice de Lula. 31 de março de 2026 - 16:55
30 de março de 2026 - 11:42
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia