Salão de Xangai 2025: BYD, elétricos e a onda chinesa que pode transformar o mercado brasileiro
O mundo observa o que as marcas chinesas trazem de novidades, enquanto o Brasil espera novas marcas

O Salão do Automóvel de Xangai tem se tornado cada vez mais relevante, deixando de ser apenas um evento local. A edição de 2025 apresenta lançamentos globais de montadoras chinesas e grandes fabricantes internacionais.
As principais montadoras estão presentes com seus novos modelos, destacando a competitividade no vasto mercado automotivo da China, onde fabricantes locais dominam cerca de dois terços das vendas.
A BYD se tornou a maior vendedora de veículos elétricos, superando a Tesla, e planeja expandir sua rede de carregamento.
Enquanto isso, montadoras como Volkswagen e GM enfrentam desafios devido à concorrência crescente e tarifas que complicam a exportação.
Todos de olho na China
A competição entre montadoras tradicionais e chinesas se intensifica, refletindo uma mudança no domínio do mercado. Apesar das dificuldades globais, as fabricantes chinesas estão se expandindo rapidamente e adaptando suas produções para atender às novas demandas de mercado, especialmente em veículos elétricos.

A exposição internacional conta com mais de 100 estreias mundiais e a presença de quase mil empresas de 26 países em uma área de 360.000 metros quadrados.
Leia Também
Expectativas frustradas? Tesla revela versões mais baratas dos Model 3 e Model Y
O que o motorista quer? 6 itens de que o consumidor de carro de luxo no Brasil não abre mão
Todos estão de olho nas tecnologias inovadoras das Xiaomi Auto, enquanto gigantes como Volkswagen revelam sistemas de direção automatizados e novos modelos de veículos elétricos desenvolvidos exclusivamente para o mercado chinês.
E o Brasil nisso?
Inúmeros lançamentos são confirmados ou especulados para o Brasil, já que o mercado vem “acolhendo” de forma crescente os produtos chineses.
Ao mesmo tempo, esse gradativo interesse é visto com preocupação por entidades como a Anfavea, que representa as montadoras, por alguns motivos.
Primeiramente, porque o aumento de importações – e de modelos a preços atraentes – compromete a competitividade da indústria nacional, que diz sofrer com os altos custos de produção por aqui. O excesso de estoques dos importados também força as marcas nacionais a reajustar preços e estratégias.
Ao mesmo tempo, o mercado é global e quase todas as grandes marcas estão atreladas a alguma tecnologia ou empresa chinesa. Afinal, todos querem estar naquele mercado.
E todos estão de olho no potencial que os chineses têm de contra-atacar o tarifaço de Trump e invadir novas fronteiras. Por isso, nunca se falou tanto de novas marcas por aqui.
Os chineses fizeram a lição de casa e estão entregando carros realmente inovadores principalmente na transição energética e mostram ao Ocidente que a eletrificação veio para ficar.
Vamos apresentar sete highlights deste 21º Xangai Auto Show, alguns apontados para o Brasil.
1. BYD reforça portfólio de submarcas
A BYD apresentou novidades da marca principal e de suas submarcas Denza, FangChenBao e YangWang. Da BYD, os conceitos Ocean S (sedã esportivo), Dynasty D (SUV grande), Seal 06 em versões híbridas e elétricas, além do novo Dolphin reestilizado.

A Denza, marca de luxo da BYD (que já foi joint venture com a Mercedes-Benz), apresentou o Z, conceito cupê de 4 lugares com tecnologia avançada para brigar com o Porsche 911. O superesportivo possui sistema de recolhimento de volante e suspensão eletromagnética.

A FangChenBao destacou os SUVs B5, B8 e Ti3 com visuais temáticos, enquanto a YangWang apresentou o U8L, SUV grande de 6 lugares. Parte dessa “frota” pode estar no Brasil em breve.
2. Stellantis confirma segundo Leapmotor no Brasil
A Leapmotor, marca chinesa ligada à Stellantis, lançará no Brasil, no segundo semestre, os SUVs eletrificados C10 e B10, este confirmado esta semana para competir no segmento de SUVs médios e grandes.

Com cerca de 4,50 m de comprimento e design moderno, o B10 destaca-se pelas tecnologias avançadas, incluindo um sistema de câmeras que elimina pontos cegos e interior sofisticado com controle centralizado por uma grande tela multimídia.
Na China, o modelo B10 possui opções de motor de 177 cv ou 218 cv e baterias com autonomia de 380 km ou 460 km.
A Leapmotor inicialmente considerou lançar o compacto elétrico T03 como concorrente do BYD Dolphin Mini, mas decidiu focar nos SUVs. A empresa planeja abrir 34 concessionárias no Brasil. A expectativa é que tenha preços competitivos.
3. Zeekr trará superelétrico e uma nova marca para o Brasil
O grupo Geely está trazendo a marca Lynk&Co para o Brasil, focando na venda de SUVs híbridos com preços mais acessíveis que a Volvo.

A nova marca chinesa será parte da operação da Zeekr para a América Latina. A empresa ainda estuda sua operação no Brasil, planejando expandir a rede de concessionárias e iniciar a homologação dos veículos, com lançamento previsto para a segunda metade de 2026.

O mais cotado é o SUV compacto híbrido Lynk & Co 01, que utiliza a plataforma do Volvo XC40, combina motor 1.5 turbo a um elétrico, que, combinados, rendem 261 cv. A autonomia no modo elétrico pode chegar a 80 km.

A Zeekr já está mais ambiciosa: quer trazer para o Brasil o 7X, SUV elétrico de 645 cv e 780 km de autonomia.
4, MG exibe conceito e prepara estreia no Brasil
A MG apresentou o Cyber X, um SUV conceito elétrico, com design quadrado, pintura fosca e faróis pop-up que se retraem quando desligados. Criado por Jozef Kaba, designer com passagens por marcas do grupo Volkswagen e BMW, o veículo possui pilares A e B pretos, criando um efeito de teto flutuante. O cockpit e multimídia foram desenvolvidos em parceria com a Oppo.

A MG, agora sob a propriedade da SAIC Motor, planeja lançar oito novos modelos de veículos elétricos nos próximos dois anos, incluindo um grande SUV e um sedã elétrico. Desde 2024, carros da MG são vistos em testes no Brasil, o que é um forte indicativo de que a marca virá para cá. As apostas são para o compacto MG4 EV e um SUV médio MG ES5.
5. Nissan apresenta Frontier Pro pode inspirar próxima geração de nossa picape
A Nissan apresentou a picape híbrida plug-in Frontier Pro, parte de seu plano de introduzir nove veículos de nova energia na China até 2027. Esta será a primeira picape eletrificada da marca, combinando um motor a combustão turbo de 1,5 litro com um motor elétrico, resultando em mais de 300 kW (408 cv) de potência e autonomia de até 135 km em modo elétrico (pelo padrão europeu NEDC).

No Brasil, a Frontier produzida na Argentina terá sua fabricação transferida para o México em 2026, com uma nova geração esperada para 2027. A chinesa Frontier Pro pode inspirar visual e sistema híbrido. O design da picape é robusto, com elementos modernos. Para o conforto, a nova picape conta com teto panorâmico e sistema de infotainment avançado.

6. Chery, uma gigante em todas as plataformas
No Brasil, a Caoa Chery e a Omoda & Jaecoo representam o grupo Chery. Em Xangai, o Chery Group apresentou 53 modelos de suas cinco marcas, incluindo 16 da Chery, como o veículo elétrico compacto QQ redesenhado e o sedã Fengyun A9, que teve 53.000 pré-encomendas.

O Tiggo 9L é um novo crossover global de design robusto e angular, e sistemas avançados de direção autônoma. A Exeed lançou o sedã elétrico Exlantix ES 2025, enquanto a Jetour mostrou o Traveller Interstellar Guardian para off-road. A iCAR apresentou novas cores para o V23 e modelos conceito de picape e conversível.
A Chery foca em eletrificação, inteligência artificial, sustentabilidade e globalização, mostrando inovações em tecnologia de baterias, sistemas de condução inteligentes e materiais sustentáveis, além de seu sistema híbrido Kunpeng e protótipos de veículos voadores.
7. Volkswagen e Audi para chinês ver
A Volkswagen apresentou três novos conceitos de carros elétricos destinados ao mercado chinês – a marca alemã tem diferentes joint ventures no país asiático. O ID ERA (parceria com a Saic) é um SUV grande de 7 lugares com motor a gasolina como extensor de alcance, oferecendo 1.000 km de autonomia elétrica. O ID EVO (junto com a Anhui) é um SUV elétrico, similar ao ID.4, com cerca de 340 cv e 628 km de autonomia. Já o ID AURA (em conjunto com a FAW), que se assemelha ao ID.7 europeu.

Do mesmo grupo, a Audi lançou uma nova marca voltada para a China chamada AUDI (assim mesmo, em caixa alta), apresentando o modelo E5, que possui design único, dois motores com potência de 764 cv e uma bateria de 100 kWh, oferecendo até 700 km de autonomia. O E5 também conta com um sistema de infoentretenimento inteligente baseado em inteligência artificial, reconhecimento facial e um avatar que oferece comandos de voz.
Megaiate luxuoso de oligarca russo é posto à venda pelo governo dos EUA; o preço? US$ 120 milhões
Megaiate tem 106 metros, oito suítes, piscina com borda infinita e até sala de charutos
Motor na vitrine: por dentro das oficinas premium, que tratam o carro de luxo como obra de arte
Peças, procedimentos e profissionais exclusivos são diferenciais dessas empresas, que transformam a manutenção de superesportivos milionários em experiência de luxo
Os segredos da Ram: como a marca se tornou o símbolo de luxo do agronegócio
De picape de trabalho a uma joia de status: entenda a estratégia que fez as vendas da Ram dispararem no Brasil
Em um mundo de caixas de som, soundbars ainda valem a pena?
Guiados por especialistas, mergulhamos no mundo das sound e indicamos modelos que valem o investimento
O Brasil não é para amadores: o que explica o sucesso e o fracasso das marcas de carro chinesas
A evolução das montadoras chinesas que agora dominam a eletrificação e redefinem a concorrência no país
Mercado de luxo luta para sair do marasmo: será que a solução está em restaurantes e hotéis?
Estudo da KPMG aponta que o momento do luxo se reinventar é agora, mas é preciso saber fazê-lo sem perder a identidade
IA além do hype: 12 livros sobre inteligência artificial, indicados por quem mais entende do assunto
Especialistas em inteligência artificial indicam suas leituras favoritas sobre o tema, de suas origens a reflexões profundas
Dia dos Pais: 30 sugestões de presentes para todos os estilos, de tênis e caixas de som a vinhos e experiências de spa
A lista definitiva de presentes para o Dia dos Pais 2025, divididas em quatro categorias e diferentes perfis de preço e de estilo
Efeito Trump pode tornar preço da Adidas no Brasil mais parecido com o dos EUA
Resultados da empresa alemã já foram afetados pelas tarifas de Donald Trump — e a estratégia de precificação nos Estados Unidos pode mudar em breve
O paradoxo do Porsche no Brasil: do crescimento ao dilema do luxo acessível
De marca exclusiva e cobiçada por privilegiados ao símbolo de carros para emergentes, analisamos os motivos que levaram a marca alemã a se popularizar, as consequências para sua imagem e as estratégias para o futuro
A volta da França em 10 vinhos: os melhores rótulos das regiões do Tour de France
De olho na chegada do Tour de France, levantamos 10 vinhos emblemáticos das regiões por onde passa a prova
Ranking dos carros premium tem BMW, Volvo e Mercedes no top 3 do 1º semestre; confira
Entre avanços eletrificados e modelos defasados a preços competitivos, confira como está o segmento de carros de luxo e esportivos no Brasil e as vendas no primeiro semestre
Este relógio praticamente brasileiro é um símbolo da relojoaria mundial há mais de um século — mas ele não é da Rolex
Modelo ‘Santos’ da joalheria francesa nasceu a partir de uma amizade entre Louis Cartier e Alberto Santos Dumont
Quem mexeu no meu queijo? Produtores franceses reagem a ameaças “desastrosas” de Trump
Se aplicadas, ameaças de tarifas a 30% devem ser “desastrosas” para indústria de queijos e vinho dos dois lados do Atlântico, declaram produtores
Fórmula 1 agora vai ter um uísque oficial; veja o preço da bebida no Brasil
Anúncio é mais uma das iniciativas do grupo LVMH, que assinou um contrato de patrocínio de 10 anos com a F1
De compacto a premium: a ousada jornada do novo Nissan Kicks
Com plataforma renovada, design marcante e foco em conforto e tecnologia, a segunda geração do Kicks redefine seu espaço no concorrido segmento de SUVs
Super iate da Ferrari já é realidade: marca italiana revela fotos e informações do novo projeto
O projeto, chamado de Hypersail, vai utilizar a expertise adquirida pela empresa no setor automotivo
Alta-fidelidade: as melhores caixas de som de 2025 e o que torna uma experiência sonora completa
Guiados por especialistas, desvendamos a tecnologia Hi-Fi e indicamos caixas de som que valem o investimento
O mercado de luxo pode enfrentar a pior crise dos últimos 15 anos — e aqui estão os gatilhos
Além da guerra comercial e das tensões no Oriente Médio, outros fatores têm impactado o mercado; confira
Seminovos de luxo viram tendência no Brasil e podem custar mais caro que modelos zero km
Busca por status e a urgência por segurança revelam as dinâmicas do mercado de carros usados de alto padrão no Brasil