Salão de Xangai 2025: BYD, elétricos e a onda chinesa que pode transformar o mercado brasileiro
O mundo observa o que as marcas chinesas trazem de novidades, enquanto o Brasil espera novas marcas
O Salão do Automóvel de Xangai tem se tornado cada vez mais relevante, deixando de ser apenas um evento local. A edição de 2025 apresenta lançamentos globais de montadoras chinesas e grandes fabricantes internacionais.
As principais montadoras estão presentes com seus novos modelos, destacando a competitividade no vasto mercado automotivo da China, onde fabricantes locais dominam cerca de dois terços das vendas.
A BYD se tornou a maior vendedora de veículos elétricos, superando a Tesla, e planeja expandir sua rede de carregamento.
Enquanto isso, montadoras como Volkswagen e GM enfrentam desafios devido à concorrência crescente e tarifas que complicam a exportação.
Todos de olho na China
A competição entre montadoras tradicionais e chinesas se intensifica, refletindo uma mudança no domínio do mercado. Apesar das dificuldades globais, as fabricantes chinesas estão se expandindo rapidamente e adaptando suas produções para atender às novas demandas de mercado, especialmente em veículos elétricos.

A exposição internacional conta com mais de 100 estreias mundiais e a presença de quase mil empresas de 26 países em uma área de 360.000 metros quadrados.
Leia Também
O retorno do som de rua: por que a boombox voltou a ser objeto de desejo
Todos estão de olho nas tecnologias inovadoras das Xiaomi Auto, enquanto gigantes como Volkswagen revelam sistemas de direção automatizados e novos modelos de veículos elétricos desenvolvidos exclusivamente para o mercado chinês.
E o Brasil nisso?
Inúmeros lançamentos são confirmados ou especulados para o Brasil, já que o mercado vem “acolhendo” de forma crescente os produtos chineses.
Ao mesmo tempo, esse gradativo interesse é visto com preocupação por entidades como a Anfavea, que representa as montadoras, por alguns motivos.
Primeiramente, porque o aumento de importações – e de modelos a preços atraentes – compromete a competitividade da indústria nacional, que diz sofrer com os altos custos de produção por aqui. O excesso de estoques dos importados também força as marcas nacionais a reajustar preços e estratégias.
Ao mesmo tempo, o mercado é global e quase todas as grandes marcas estão atreladas a alguma tecnologia ou empresa chinesa. Afinal, todos querem estar naquele mercado.
E todos estão de olho no potencial que os chineses têm de contra-atacar o tarifaço de Trump e invadir novas fronteiras. Por isso, nunca se falou tanto de novas marcas por aqui.
Os chineses fizeram a lição de casa e estão entregando carros realmente inovadores principalmente na transição energética e mostram ao Ocidente que a eletrificação veio para ficar.
Vamos apresentar sete highlights deste 21º Xangai Auto Show, alguns apontados para o Brasil.
1. BYD reforça portfólio de submarcas
A BYD apresentou novidades da marca principal e de suas submarcas Denza, FangChenBao e YangWang. Da BYD, os conceitos Ocean S (sedã esportivo), Dynasty D (SUV grande), Seal 06 em versões híbridas e elétricas, além do novo Dolphin reestilizado.

A Denza, marca de luxo da BYD (que já foi joint venture com a Mercedes-Benz), apresentou o Z, conceito cupê de 4 lugares com tecnologia avançada para brigar com o Porsche 911. O superesportivo possui sistema de recolhimento de volante e suspensão eletromagnética.

A FangChenBao destacou os SUVs B5, B8 e Ti3 com visuais temáticos, enquanto a YangWang apresentou o U8L, SUV grande de 6 lugares. Parte dessa “frota” pode estar no Brasil em breve.
2. Stellantis confirma segundo Leapmotor no Brasil
A Leapmotor, marca chinesa ligada à Stellantis, lançará no Brasil, no segundo semestre, os SUVs eletrificados C10 e B10, este confirmado esta semana para competir no segmento de SUVs médios e grandes.

Com cerca de 4,50 m de comprimento e design moderno, o B10 destaca-se pelas tecnologias avançadas, incluindo um sistema de câmeras que elimina pontos cegos e interior sofisticado com controle centralizado por uma grande tela multimídia.
Na China, o modelo B10 possui opções de motor de 177 cv ou 218 cv e baterias com autonomia de 380 km ou 460 km.
A Leapmotor inicialmente considerou lançar o compacto elétrico T03 como concorrente do BYD Dolphin Mini, mas decidiu focar nos SUVs. A empresa planeja abrir 34 concessionárias no Brasil. A expectativa é que tenha preços competitivos.
3. Zeekr trará superelétrico e uma nova marca para o Brasil
O grupo Geely está trazendo a marca Lynk&Co para o Brasil, focando na venda de SUVs híbridos com preços mais acessíveis que a Volvo.

A nova marca chinesa será parte da operação da Zeekr para a América Latina. A empresa ainda estuda sua operação no Brasil, planejando expandir a rede de concessionárias e iniciar a homologação dos veículos, com lançamento previsto para a segunda metade de 2026.

O mais cotado é o SUV compacto híbrido Lynk & Co 01, que utiliza a plataforma do Volvo XC40, combina motor 1.5 turbo a um elétrico, que, combinados, rendem 261 cv. A autonomia no modo elétrico pode chegar a 80 km.

A Zeekr já está mais ambiciosa: quer trazer para o Brasil o 7X, SUV elétrico de 645 cv e 780 km de autonomia.
4, MG exibe conceito e prepara estreia no Brasil
A MG apresentou o Cyber X, um SUV conceito elétrico, com design quadrado, pintura fosca e faróis pop-up que se retraem quando desligados. Criado por Jozef Kaba, designer com passagens por marcas do grupo Volkswagen e BMW, o veículo possui pilares A e B pretos, criando um efeito de teto flutuante. O cockpit e multimídia foram desenvolvidos em parceria com a Oppo.

A MG, agora sob a propriedade da SAIC Motor, planeja lançar oito novos modelos de veículos elétricos nos próximos dois anos, incluindo um grande SUV e um sedã elétrico. Desde 2024, carros da MG são vistos em testes no Brasil, o que é um forte indicativo de que a marca virá para cá. As apostas são para o compacto MG4 EV e um SUV médio MG ES5.
5. Nissan apresenta Frontier Pro pode inspirar próxima geração de nossa picape
A Nissan apresentou a picape híbrida plug-in Frontier Pro, parte de seu plano de introduzir nove veículos de nova energia na China até 2027. Esta será a primeira picape eletrificada da marca, combinando um motor a combustão turbo de 1,5 litro com um motor elétrico, resultando em mais de 300 kW (408 cv) de potência e autonomia de até 135 km em modo elétrico (pelo padrão europeu NEDC).

No Brasil, a Frontier produzida na Argentina terá sua fabricação transferida para o México em 2026, com uma nova geração esperada para 2027. A chinesa Frontier Pro pode inspirar visual e sistema híbrido. O design da picape é robusto, com elementos modernos. Para o conforto, a nova picape conta com teto panorâmico e sistema de infotainment avançado.

6. Chery, uma gigante em todas as plataformas
No Brasil, a Caoa Chery e a Omoda & Jaecoo representam o grupo Chery. Em Xangai, o Chery Group apresentou 53 modelos de suas cinco marcas, incluindo 16 da Chery, como o veículo elétrico compacto QQ redesenhado e o sedã Fengyun A9, que teve 53.000 pré-encomendas.

O Tiggo 9L é um novo crossover global de design robusto e angular, e sistemas avançados de direção autônoma. A Exeed lançou o sedã elétrico Exlantix ES 2025, enquanto a Jetour mostrou o Traveller Interstellar Guardian para off-road. A iCAR apresentou novas cores para o V23 e modelos conceito de picape e conversível.
A Chery foca em eletrificação, inteligência artificial, sustentabilidade e globalização, mostrando inovações em tecnologia de baterias, sistemas de condução inteligentes e materiais sustentáveis, além de seu sistema híbrido Kunpeng e protótipos de veículos voadores.
7. Volkswagen e Audi para chinês ver
A Volkswagen apresentou três novos conceitos de carros elétricos destinados ao mercado chinês – a marca alemã tem diferentes joint ventures no país asiático. O ID ERA (parceria com a Saic) é um SUV grande de 7 lugares com motor a gasolina como extensor de alcance, oferecendo 1.000 km de autonomia elétrica. O ID EVO (junto com a Anhui) é um SUV elétrico, similar ao ID.4, com cerca de 340 cv e 628 km de autonomia. Já o ID AURA (em conjunto com a FAW), que se assemelha ao ID.7 europeu.

Do mesmo grupo, a Audi lançou uma nova marca voltada para a China chamada AUDI (assim mesmo, em caixa alta), apresentando o modelo E5, que possui design único, dois motores com potência de 764 cv e uma bateria de 100 kWh, oferecendo até 700 km de autonomia. O E5 também conta com um sistema de infoentretenimento inteligente baseado em inteligência artificial, reconhecimento facial e um avatar que oferece comandos de voz.
O último supercarro Gordon Murray S1 LM disponível para venda será leiloado neste mês
Lançados neste ano, os cinco exemplares que serão produzidos sob encomenda já haviam sido reservados por um único colecionador, mas um deles irá a leilão com preço estimado de cerca de R$ 105,8 milhões
Compra mais cara de Cristiano Ronaldo custou 5 vezes o valor de um iate; saiba o que foi
O atleta bilionário, mais bem pago do mundo, tem coleções de supercarros e relógios caríssimos, bem como um iate de R$ 57,9 milhões; mas sua compra mais cara vale muito mais
Cinema em casa: como escolher o projetor ideal
Em entrevista, gerente de produtos da Epson detalha as diferenças em relação às televisões e aponta o que o consumidor deve priorizar para não errar hora da compra
Montblanc homenageia Queen e Freddie Mercury em coleção de escrita com designs exclusivos
Banda britânica marca nova linha da série Great Characters, que já homenageou nomes como Elvis Presley, Beatles e até Albert Einstein; tributo inclui álbuns clássicos do Queen e referências a Freddie Mercury
OMEGA celebra os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 com lançamento de relógio exclusivo; confira
Faltando menos de 100 dias para o início das competições invernais, a fabricante de relógios suíça lança um modelo exclusivo da linha Speedmaster e revela detalhes da OMEGA House, em sua primeira edição de inverno
A Uber planeja lançar sua primeira frota própria de robotáxis em São Francisco em 2026
A companhia afirmou que já iniciou o teste de mais de 100 veículos autônomos baseados no SUV Lucid Gravity; lançamento se dá em contexto competitivo em um mercado projetado para atingir trilhões de dólares na próxima década
LVMH, gigante de luxo, estuda vender sua fatia na empresa de Rihanna – mas quanto vale a companhia da bilionária?
Tanto LVMH quanto Rihanna se recusam a comentar especulação sobre venda de ações da Fenty Beauty – mas quanto vale, de fato, a empresa de beleza da popstar bilionária?
Quer viajar de carro elétrico? Não saia antes de ler isso
Sugerimos cinco rotas de destinos pelo Brasil para desfrutar dos benefícios dos modelos 100% elétricos sem perrengues
Montblanc lança novo gadget de caligrafia digital – e nós testamos; conheça o Montblanc Digital Paper
Com réplica de modelo clássico da Montblanc e três anos de pesquisa na experiência tátil da escrita, marca alemã lança seu primeiro dispositivo de caligrafia digital; conheça os detalhes técnicos, funções e preço
Muito além de um elétrico: como o novo iX3 é a aposta do futuro da BMW
Montadora alemã precisou recomeçar do zero para dar uma resposta direta à Tesla e ao avanço chinês
Expectativas frustradas? Tesla revela versões mais baratas dos Model 3 e Model Y
Carros custam entre R$ 28 mil e R$ 31 mil a menos, mas investidores esperavam preços mais competitivos; lançamento ocorre em meio a cenário desafiador para a montadora
O que o motorista quer? 6 itens de que o consumidor de carro de luxo no Brasil não abre mão
Eletrificação, conectividade, direção assistida e mais critérios indispensáveis ao consumidor de automóveis de luxo hoje
Crise no império automobilístico alemão: vendas mais fracas na China acendem alerta
Segundo a Bloomberg, demanda enfraquecida, tarifas dos EUA e concorrência de chinesas como BYD e Xiaomi levam montadoras a cortarem produção e empregos
Cromados e luxuosos: a customização que move o mercado de carros de luxo no Brasil
Status levado a sério: a personalização cresce como novo diferencial competitivo entre as marcas premium
De iPhone ultrafino a roupas com sensores: especialistas refletem sobre o futuro dos dispositivos pessoais
De olho no AppleDay da última semana, especialistas em design e inovação debatem o estado da tecnologia de dispositivos pessoais hoje e o que esperar dos avanços nos próximos cinco anos
Megaiate luxuoso de oligarca russo é posto à venda pelo governo dos EUA; o preço? US$ 120 milhões
Megaiate tem 106 metros, oito suítes, piscina com borda infinita e até sala de charutos
Motor na vitrine: por dentro das oficinas premium, que tratam o carro de luxo como obra de arte
Peças, procedimentos e profissionais exclusivos são diferenciais dessas empresas, que transformam a manutenção de superesportivos milionários em experiência de luxo
Os segredos da Ram: como a marca se tornou o símbolo de luxo do agronegócio
De picape de trabalho a uma joia de status: entenda a estratégia que fez as vendas da Ram dispararem no Brasil
Em um mundo de caixas de som, soundbars ainda valem a pena?
Guiados por especialistas, mergulhamos no mundo das sound e indicamos modelos que valem o investimento
O Brasil não é para amadores: o que explica o sucesso e o fracasso das marcas de carro chinesas
A evolução das montadoras chinesas que agora dominam a eletrificação e redefinem a concorrência no país