Os segredos da Ram: como a marca se tornou o símbolo de luxo do agronegócio
De picape de trabalho a uma joia de status: entenda a estratégia que fez as vendas da Ram dispararem no Brasil
Para muitos o carro significa um mero meio de transporte. Para os entusiastas, é parte integrante da vida, um verdadeiro hobby. E para outra parcela, o veículo extrapola essa relação: é um estilo de vida. É aqui que estão os proprietários de uma marca jovem, porém intensa no Brasil: a Ram.
O Brasil é, atualmente, o segundo maior país para a Ram, depois dos Estados Unidos. Sua história é ainda recente, embora tenha uma antiga relação com o país. Agora, porém, ela está prestes a ganhar um capítulo para lá de especial, com o anúncio de um novo modelo por aqui, além da renovação da linha Heavy Duty, as picapes mais caras e desejadas da atualidade.
- CONFIRA: Você sabe o que está em alta? Cadastre-se para receber as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro, antenada em comportamento e consumo

Carreira solo de sucesso
A Ram originou-se como uma linhagem de veículos comerciais da Dodge, uma marca da Chrysler, sendo conhecida por anos como Dodge Ram.
Em 2009, após a fusão da Chrysler com a Fiat, a Ram foi transformada em uma marca independente, com seu próprio logo e identidade, focada exclusivamente em picapes e veículos comerciais.
No Brasil, a presença da Ram começou com a venda da Dodge Ram 2500, em 2005, voltada ao nicho do agronegócio, e depois em 2012, equipada com motor Cummins de 610 cv.
A marca consolidou-se no país em 2018, com o lançamento da 2500, pela primeira vez com o novo logotipo Ram. Em 2019 veio um novo reforço, com a nova geração da 2500 e itens inéditos até então.
Leia Também
O futuro do luxo está no TikTok? Como Rolex, Hermès e Cartier foram parar no app
É o caso da central multimídia Uconnect, por exemplo, com tela de 12 polegadas, sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes e subwoofer, câmera de ré com visão de 360 graus, alerta de tráfego cruzado traseiro e monitoramento de pontos cegos. Um show de tecnologia.

No segmento de picapes Heavy Duty, a Ram lançou em 2022 a nova 3500, a mais luxuosa do mercado.
A maior mudança ocorreu em 2023 com o lançamento da Rampage, o primeiro modelo projetado fora dos EUA, produzido no Brasil (Goiânia, Pernambuco). De porte “compacto” para os padrões norte-americanos e preço acessível, ela ampliou o público e consolidou a presença da marca no mercado nacional.
Desde então, a Ram expandiu seu portfólio com a Ram Classic e trabalha no fortalecimento da marca, com diversas ações.
Pano-RAM-a atual
Atualmente, a Rampage é a Ram mais vendida no Brasil. Até julho, foram emplacadas 13.400 unidades – a picape intermediária ameaça “roubar” as médias, e já encosta em volume na Chevrolet S10, da qual não é concorrente.
De um lado, a Rampage atrai um público urbano e jovem, que busca uma picape com visual imponente para uso diário na cidade e viagens. De outro, as Ram maiores (1500, 2500, 3500 e Classic) têm como público-alvo produtores rurais, empresários do agronegócio e consumidores de alto poder aquisitivo.
Os chamados modelos Heavy Duty são escolhidos por sua alta capacidade de carga e reboque, força dos motores. Além disso, se destacam por transmitirem uma imagem de luxo, robustez e status. Enquanto são ferramentas de trabalho, também representam sucesso e poder.

Tudo a ver com o agrobusiness
Precisamos também fazer um paralelo da marca Ram com o panorama do agronegócio no Brasil, a partir de 2018 e 2019. O crescimento das picapes Heavy Duty da Ram no Brasil está diretamente relacionado à expansão e transformação do setor, que demanda veículos robustos, potentes e capazes de enfrentar tarefas pesadas. Nesse sentido, só a Ram atende a esse público.
Essas picapes passaram a representar não apenas força e durabilidade, mas também status e sucesso, pois os produtores rurais e empresários de alta renda as utilizam como símbolos de conquistas.
A Ram adotou uma estratégia que combina qualidade, tecnologia e design imponente. Além disso, se conectou culturalmente com o setor por meio de patrocínios e eventos, fortalecendo sua presença e fidelidade junto ao público do agronegócio. Assim, a marca se consolidou como o veículo ideal para as necessidades de trabalho e de imagem de um setor em constante modernização e crescimento.
Clientes muito especiais
Nenhuma outra marca no Brasil tem um trabalho tão próximo de seu consumidor como a Ram. Para os donos de picapes Ram 1500, 2500 e 3500, essa experiência foi criada com atenção especial para ser única e de alto padrão, indo muito além da mera aquisição do veículo.
A Ram investe em lojas-conceito, chamadas de Ram House: atualmente são oito e a marca não pretende expandi-las muito além disso. Elas estão em São Paulo, Alphaville (SP), Goiânia, Florianópolis, Rio Verde (GO), Ribeirão Preto (SP), Recife e, em breve, em Porto Alegre.

Trata-se de uma loja conceito inspirada em celeiros americanos, com arquitetura que remete ao ambiente rural e materiais nobres como madeira e couro. Esses locais são projetados para serem pontos de encontro e convivência para clientes e futuros clientes, oferecendo eventos exclusivos, como degustação de vinhos e churrascos.
A irmandade Ram
Outra estratégia da Ram é tratar o cliente como uma “irmandade”. A marca fomenta um intenso sentimento de comunidade entre seus consumidores. Existe uma ligação entre os proprietários que têm em comum a paixão pela marca e participam de eventos e grupos, o que ajuda a fortalecer a fidelidade.
Para isso, a marca criou o Ram Society, um programa de fidelidade que garante vantagens exclusivas aos proprietários. São descontos em hotéis e restaurantes de alto padrão, ingresso em eventos especiais e benefícios na loja Ram Store, por exemplo. Sua proposta é reconhecer a lealdade dos clientes e incentivá-los a permanecer conectados à marca.

Em 2024, a Ram promoveu uma ação com o grupo para celebrar os 15 anos da Ram como marca independente. Para isso, realizou uma expedição com a Rampage na Argentina, percorrendo mais de 5 mil quilômetros em 24 horas. Grupos de clientes do programa Ram Society participaram dessa experiência, atravessando cidades como Salta, San Salvador de Jujuy, Purmamarca, Salinas Grandes, Cachi e Cafayate, enfrentando desafios como mais de 4 mil metros de altitude, trilhas de sal e curvas sinuosas.
A comunicação da marca para esses modelos é focada em luxo, poder e tecnologia e esse relacionamento com o cliente, aliás, é um dos diferenciais.

Reflexo em números
A Ram busca transformar a posse de suas picapes grandes em um estilo de vida. Assim, ela reforça a identidade de um público de alto poder aquisitivo que valoriza a força, o status e a exclusividade.
Os resultados não deixam mentir: a Ram apresentou um aumento de 74% nas vendas em 2024 em comparação a 2023. Só no primeiro semestre de 2024 cresceu 218% no volume de vendas.
A marca detém 69% de market share das picapes full size. Até julho, somou 15.800 unidades emplacadas. Hoje, a Ram possui 142 concessionárias, um marco para uma marca de luxo.
Embaixadores que são admiradores da marca
Uma marca de lifestyle não pode só se valer do luxo e desempenho de suas picapes. Por isso, seu marketing mira cuidadosamente quem vai representá-la, mas há exceções.

Uma delas aconteceu com um dos maiores nomes do surfe do Brasil. O tricampeão mundial Gabriel Medina procurou a marca porque queria uma picape que pudesse levar 10 pranchas em sua caçamba. O pedido virou negócio: o atleta tornou-se embaixador e desfila com suas pranchas a bordo de uma Ram 1500.

A parceria com Medina “casou” com a diversidade que a marca tenta entregar e ir além do mundo agro. O ex-global e atualmente empresário Felipe Titto, a chef Ju Lima e a cantora Lauana Prado, por exemplo, são embaixadores cujo público a Ram quer atingir.
O cantor César Menotti é outro entusiasta da marca, que já era dono de uma Ram 2500 e passou a ser patrocinado. Caso semelhante aconteceu com a dupla Chitãozinho e Xororó.
Participação em feiras e eventos
Mas não tem jeito. O agronegócio está conectado à Ram, principalmente quando se trata das picapes Heavy Duty. Por isso, a marca do carneiro montanhês participa ativamente de feiras como Agrishow e ExpoLondrina e eventos como rodeios, levando ao público experiências de test drives off-road e condições especiais de compra, impulsionando fortemente suas vendas.
Só este ano, explicou Juliano Rossi, vice-presidente da Ram para a América do Sul, a marca esteve presente em 54 feiras. O executivo participa ativamente dos eventos. Nascido em Ribeirão Preto, Juliano cresceu em Piracicaba, “cidades que respiram o universo das picapes”, como gosta de dizer.
Sob a sua gestão, alcançou uma liderança e um pioneirismo inabaláveis. A picape menor Rampage quer crescer ainda mais nas cidades e há poucos dias a marca fez um lançamento de “gala” da futura Dakota, que será produzida na Argentina.

A inédita picape média foi antecipada por meio do protótipo Dakota Nightfall Concept: no badalado Allianz Parque, em São Paulo, a noite foi marcada pela apresentação da dupla sertaneja Marcos & Belutti e pelo convidado especial Paulo Miklos.
Lançamento da linha Heavy Duty
As novas picapes Ram 2500 e 3500, linha 2025, acabam de chegar ao mercado apresentando visual atualizado, mais tecnologia, maior conforto e, principalmente, aumento na potência e capacidade.
Com versões da 2500 e 3500, a marca reafirma sua posição de liderança no segmento que une robustez e luxo. Ambas são equipadas com o motor Cummins turbodiesel de 6,7 litros, agora oferecendo 436 cv de potência e 148,7 kgfm de torque, um avanço considerável em relação à geração anterior: são 52 cv a mais e adicionais 32 kgfm.

A principal diferença técnica entre os modelos está na suspensão traseira, onde a 2500 usa molas helicoidais para melhor dirigibilidade e a 3500 possui feixe de molas para suportar maior carga e reboque.
O interior foi completamente redesenhado, incluindo o painel digital de 12,3” e uma grande central multimídia vertical de 14,5”, a maior da categoria.

O ambiente interno também conta com sistema de som Harman/Kardon, isolamento acústico aprimorado e múltiplas portas USB. A versão topo de linha (3500 Limited Longhorn) acrescenta elementos luxuosos em madeira e couro, além de retrovisor digital e uma terceira tela de 10,25” voltada ao passageiro e sem que o condutor tenha acesso a ela.

Preço e potência
As novas picapes continuam oferecendo alta capacidade de reboque – até 9.079 kg na versão 3500 Longhorn, que conta com recursos tecnológicos como retrovisores expansíveis, câmeras acopladas ao reboque e assistentes de manobra, demonstrando sua capacidade de serviço pesado com alta tecnologia. Afinal, são clientes que puxam luxuosos trailers ou levam cavalos valiosíssimos e precisam de uma picape confiável para esse transporte.

O visual externo da 3500 ficou mais imponente com faróis full-led, uma nova grade frontal e estribos retráteis. A caçamba traz os compartimentos Rambox à prova d’água com drenos integrados.
Os valores começam em R$ 559.990 para a Laramie da 2500 e vão até R$ 679.990 pela 3500 Limited Longhorn. É importante lembrar que a condução desses veículos exige habilitação na categoria C.
A Ram construiu um ecossistema de sucesso, que vai desde o lançamento de produtos estratégicos no Brasil, como a Rampage, até o fortalecimento de uma comunidade de clientes fiéis. A liderança no segmento full-size é prova de que sua estratégia de combinar luxo, potência e um relacionamento próximo com o cliente tem sido o motor do seu crescimento.
Cinema em casa: como escolher o projetor ideal
Em entrevista, gerente de produtos da Epson detalha as diferenças em relação às televisões e aponta o que o consumidor deve priorizar para não errar hora da compra
Montblanc homenageia Queen e Freddie Mercury em coleção de escrita com designs exclusivos
Banda britânica marca nova linha da série Great Characters, que já homenageou nomes como Elvis Presley, Beatles e até Albert Einstein; tributo inclui álbuns clássicos do Queen e referências a Freddie Mercury
OMEGA celebra os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 com lançamento de relógio exclusivo; confira
Faltando menos de 100 dias para o início das competições invernais, a fabricante de relógios suíça lança um modelo exclusivo da linha Speedmaster e revela detalhes da OMEGA House, em sua primeira edição de inverno
A Uber planeja lançar sua primeira frota própria de robotáxis em São Francisco em 2026
A companhia afirmou que já iniciou o teste de mais de 100 veículos autônomos baseados no SUV Lucid Gravity; lançamento se dá em contexto competitivo em um mercado projetado para atingir trilhões de dólares na próxima década
LVMH, gigante de luxo, estuda vender sua fatia na empresa de Rihanna – mas quanto vale a companhia da bilionária?
Tanto LVMH quanto Rihanna se recusam a comentar especulação sobre venda de ações da Fenty Beauty – mas quanto vale, de fato, a empresa de beleza da popstar bilionária?
Quer viajar de carro elétrico? Não saia antes de ler isso
Sugerimos cinco rotas de destinos pelo Brasil para desfrutar dos benefícios dos modelos 100% elétricos sem perrengues
Montblanc lança novo gadget de caligrafia digital – e nós testamos; conheça o Montblanc Digital Paper
Com réplica de modelo clássico da Montblanc e três anos de pesquisa na experiência tátil da escrita, marca alemã lança seu primeiro dispositivo de caligrafia digital; conheça os detalhes técnicos, funções e preço
Muito além de um elétrico: como o novo iX3 é a aposta do futuro da BMW
Montadora alemã precisou recomeçar do zero para dar uma resposta direta à Tesla e ao avanço chinês
Expectativas frustradas? Tesla revela versões mais baratas dos Model 3 e Model Y
Carros custam entre R$ 28 mil e R$ 31 mil a menos, mas investidores esperavam preços mais competitivos; lançamento ocorre em meio a cenário desafiador para a montadora
O que o motorista quer? 6 itens de que o consumidor de carro de luxo no Brasil não abre mão
Eletrificação, conectividade, direção assistida e mais critérios indispensáveis ao consumidor de automóveis de luxo hoje
Crise no império automobilístico alemão: vendas mais fracas na China acendem alerta
Segundo a Bloomberg, demanda enfraquecida, tarifas dos EUA e concorrência de chinesas como BYD e Xiaomi levam montadoras a cortarem produção e empregos
Cromados e luxuosos: a customização que move o mercado de carros de luxo no Brasil
Status levado a sério: a personalização cresce como novo diferencial competitivo entre as marcas premium
De iPhone ultrafino a roupas com sensores: especialistas refletem sobre o futuro dos dispositivos pessoais
De olho no AppleDay da última semana, especialistas em design e inovação debatem o estado da tecnologia de dispositivos pessoais hoje e o que esperar dos avanços nos próximos cinco anos
Megaiate luxuoso de oligarca russo é posto à venda pelo governo dos EUA; o preço? US$ 120 milhões
Megaiate tem 106 metros, oito suítes, piscina com borda infinita e até sala de charutos
Motor na vitrine: por dentro das oficinas premium, que tratam o carro de luxo como obra de arte
Peças, procedimentos e profissionais exclusivos são diferenciais dessas empresas, que transformam a manutenção de superesportivos milionários em experiência de luxo
Em um mundo de caixas de som, soundbars ainda valem a pena?
Guiados por especialistas, mergulhamos no mundo das sound e indicamos modelos que valem o investimento
O Brasil não é para amadores: o que explica o sucesso e o fracasso das marcas de carro chinesas
A evolução das montadoras chinesas que agora dominam a eletrificação e redefinem a concorrência no país
Mercado de luxo luta para sair do marasmo: será que a solução está em restaurantes e hotéis?
Estudo da KPMG aponta que o momento do luxo se reinventar é agora, mas é preciso saber fazê-lo sem perder a identidade
IA além do hype: 12 livros sobre inteligência artificial, indicados por quem mais entende do assunto
Especialistas em inteligência artificial indicam suas leituras favoritas sobre o tema, de suas origens a reflexões profundas
Dia dos Pais: 30 sugestões de presentes para todos os estilos, de tênis e caixas de som a vinhos e experiências de spa
A lista definitiva de presentes para o Dia dos Pais 2025, divididas em quatro categorias e diferentes perfis de preço e de estilo