Os segredos da Ram: como a marca se tornou o símbolo de luxo do agronegócio
De picape de trabalho a uma joia de status: entenda a estratégia que fez as vendas da Ram dispararem no Brasil

Para muitos o carro significa um mero meio de transporte. Para os entusiastas, é parte integrante da vida, um verdadeiro hobby. E para outra parcela, o veículo extrapola essa relação: é um estilo de vida. É aqui que estão os proprietários de uma marca jovem, porém intensa no Brasil: a Ram.
O Brasil é, atualmente, o segundo maior país para a Ram, depois dos Estados Unidos. Sua história é ainda recente, embora tenha uma antiga relação com o país. Agora, porém, ela está prestes a ganhar um capítulo para lá de especial, com o anúncio de um novo modelo por aqui, além da renovação da linha Heavy Duty, as picapes mais caras e desejadas da atualidade.
- CONFIRA: Você sabe o que está em alta? Cadastre-se para receber as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro, antenada em comportamento e consumo

Carreira solo de sucesso
A Ram originou-se como uma linhagem de veículos comerciais da Dodge, uma marca da Chrysler, sendo conhecida por anos como Dodge Ram.
Em 2009, após a fusão da Chrysler com a Fiat, a Ram foi transformada em uma marca independente, com seu próprio logo e identidade, focada exclusivamente em picapes e veículos comerciais.
No Brasil, a presença da Ram começou com a venda da Dodge Ram 2500, em 2005, voltada ao nicho do agronegócio, e depois em 2012, equipada com motor Cummins de 610 cv.
A marca consolidou-se no país em 2018, com o lançamento da 2500, pela primeira vez com o novo logotipo Ram. Em 2019 veio um novo reforço, com a nova geração da 2500 e itens inéditos até então.
Leia Também
É o caso da central multimídia Uconnect, por exemplo, com tela de 12 polegadas, sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes e subwoofer, câmera de ré com visão de 360 graus, alerta de tráfego cruzado traseiro e monitoramento de pontos cegos. Um show de tecnologia.

No segmento de picapes Heavy Duty, a Ram lançou em 2022 a nova 3500, a mais luxuosa do mercado.
A maior mudança ocorreu em 2023 com o lançamento da Rampage, o primeiro modelo projetado fora dos EUA, produzido no Brasil (Goiânia, Pernambuco). De porte “compacto” para os padrões norte-americanos e preço acessível, ela ampliou o público e consolidou a presença da marca no mercado nacional.
Desde então, a Ram expandiu seu portfólio com a Ram Classic e trabalha no fortalecimento da marca, com diversas ações.
Pano-RAM-a atual
Atualmente, a Rampage é a Ram mais vendida no Brasil. Até julho, foram emplacadas 13.400 unidades – a picape intermediária ameaça “roubar” as médias, e já encosta em volume na Chevrolet S10, da qual não é concorrente.
De um lado, a Rampage atrai um público urbano e jovem, que busca uma picape com visual imponente para uso diário na cidade e viagens. De outro, as Ram maiores (1500, 2500, 3500 e Classic) têm como público-alvo produtores rurais, empresários do agronegócio e consumidores de alto poder aquisitivo.
Os chamados modelos Heavy Duty são escolhidos por sua alta capacidade de carga e reboque, força dos motores. Além disso, se destacam por transmitirem uma imagem de luxo, robustez e status. Enquanto são ferramentas de trabalho, também representam sucesso e poder.

Tudo a ver com o agrobusiness
Precisamos também fazer um paralelo da marca Ram com o panorama do agronegócio no Brasil, a partir de 2018 e 2019. O crescimento das picapes Heavy Duty da Ram no Brasil está diretamente relacionado à expansão e transformação do setor, que demanda veículos robustos, potentes e capazes de enfrentar tarefas pesadas. Nesse sentido, só a Ram atende a esse público.
Essas picapes passaram a representar não apenas força e durabilidade, mas também status e sucesso, pois os produtores rurais e empresários de alta renda as utilizam como símbolos de conquistas.
A Ram adotou uma estratégia que combina qualidade, tecnologia e design imponente. Além disso, se conectou culturalmente com o setor por meio de patrocínios e eventos, fortalecendo sua presença e fidelidade junto ao público do agronegócio. Assim, a marca se consolidou como o veículo ideal para as necessidades de trabalho e de imagem de um setor em constante modernização e crescimento.
Clientes muito especiais
Nenhuma outra marca no Brasil tem um trabalho tão próximo de seu consumidor como a Ram. Para os donos de picapes Ram 1500, 2500 e 3500, essa experiência foi criada com atenção especial para ser única e de alto padrão, indo muito além da mera aquisição do veículo.
A Ram investe em lojas-conceito, chamadas de Ram House: atualmente são oito e a marca não pretende expandi-las muito além disso. Elas estão em São Paulo, Alphaville (SP), Goiânia, Florianópolis, Rio Verde (GO), Ribeirão Preto (SP), Recife e, em breve, em Porto Alegre.

Trata-se de uma loja conceito inspirada em celeiros americanos, com arquitetura que remete ao ambiente rural e materiais nobres como madeira e couro. Esses locais são projetados para serem pontos de encontro e convivência para clientes e futuros clientes, oferecendo eventos exclusivos, como degustação de vinhos e churrascos.
A irmandade Ram
Outra estratégia da Ram é tratar o cliente como uma “irmandade”. A marca fomenta um intenso sentimento de comunidade entre seus consumidores. Existe uma ligação entre os proprietários que têm em comum a paixão pela marca e participam de eventos e grupos, o que ajuda a fortalecer a fidelidade.
Para isso, a marca criou o Ram Society, um programa de fidelidade que garante vantagens exclusivas aos proprietários. São descontos em hotéis e restaurantes de alto padrão, ingresso em eventos especiais e benefícios na loja Ram Store, por exemplo. Sua proposta é reconhecer a lealdade dos clientes e incentivá-los a permanecer conectados à marca.

Em 2024, a Ram promoveu uma ação com o grupo para celebrar os 15 anos da Ram como marca independente. Para isso, realizou uma expedição com a Rampage na Argentina, percorrendo mais de 5 mil quilômetros em 24 horas. Grupos de clientes do programa Ram Society participaram dessa experiência, atravessando cidades como Salta, San Salvador de Jujuy, Purmamarca, Salinas Grandes, Cachi e Cafayate, enfrentando desafios como mais de 4 mil metros de altitude, trilhas de sal e curvas sinuosas.
A comunicação da marca para esses modelos é focada em luxo, poder e tecnologia e esse relacionamento com o cliente, aliás, é um dos diferenciais.

Reflexo em números
A Ram busca transformar a posse de suas picapes grandes em um estilo de vida. Assim, ela reforça a identidade de um público de alto poder aquisitivo que valoriza a força, o status e a exclusividade.
Os resultados não deixam mentir: a Ram apresentou um aumento de 74% nas vendas em 2024 em comparação a 2023. Só no primeiro semestre de 2024 cresceu 218% no volume de vendas.
A marca detém 69% de market share das picapes full size. Até julho, somou 15.800 unidades emplacadas. Hoje, a Ram possui 142 concessionárias, um marco para uma marca de luxo.
Embaixadores que são admiradores da marca
Uma marca de lifestyle não pode só se valer do luxo e desempenho de suas picapes. Por isso, seu marketing mira cuidadosamente quem vai representá-la, mas há exceções.

Uma delas aconteceu com um dos maiores nomes do surfe do Brasil. O tricampeão mundial Gabriel Medina procurou a marca porque queria uma picape que pudesse levar 10 pranchas em sua caçamba. O pedido virou negócio: o atleta tornou-se embaixador e desfila com suas pranchas a bordo de uma Ram 1500.

A parceria com Medina “casou” com a diversidade que a marca tenta entregar e ir além do mundo agro. O ex-global e atualmente empresário Felipe Titto, a chef Ju Lima e a cantora Lauana Prado, por exemplo, são embaixadores cujo público a Ram quer atingir.
O cantor César Menotti é outro entusiasta da marca, que já era dono de uma Ram 2500 e passou a ser patrocinado. Caso semelhante aconteceu com a dupla Chitãozinho e Xororó.
Participação em feiras e eventos
Mas não tem jeito. O agronegócio está conectado à Ram, principalmente quando se trata das picapes Heavy Duty. Por isso, a marca do carneiro montanhês participa ativamente de feiras como Agrishow e ExpoLondrina e eventos como rodeios, levando ao público experiências de test drives off-road e condições especiais de compra, impulsionando fortemente suas vendas.
Só este ano, explicou Juliano Rossi, vice-presidente da Ram para a América do Sul, a marca esteve presente em 54 feiras. O executivo participa ativamente dos eventos. Nascido em Ribeirão Preto, Juliano cresceu em Piracicaba, “cidades que respiram o universo das picapes”, como gosta de dizer.
Sob a sua gestão, alcançou uma liderança e um pioneirismo inabaláveis. A picape menor Rampage quer crescer ainda mais nas cidades e há poucos dias a marca fez um lançamento de “gala” da futura Dakota, que será produzida na Argentina.

A inédita picape média foi antecipada por meio do protótipo Dakota Nightfall Concept: no badalado Allianz Parque, em São Paulo, a noite foi marcada pela apresentação da dupla sertaneja Marcos & Belutti e pelo convidado especial Paulo Miklos.
Lançamento da linha Heavy Duty
As novas picapes Ram 2500 e 3500, linha 2025, acabam de chegar ao mercado apresentando visual atualizado, mais tecnologia, maior conforto e, principalmente, aumento na potência e capacidade.
Com versões da 2500 e 3500, a marca reafirma sua posição de liderança no segmento que une robustez e luxo. Ambas são equipadas com o motor Cummins turbodiesel de 6,7 litros, agora oferecendo 436 cv de potência e 148,7 kgfm de torque, um avanço considerável em relação à geração anterior: são 52 cv a mais e adicionais 32 kgfm.

A principal diferença técnica entre os modelos está na suspensão traseira, onde a 2500 usa molas helicoidais para melhor dirigibilidade e a 3500 possui feixe de molas para suportar maior carga e reboque.
O interior foi completamente redesenhado, incluindo o painel digital de 12,3” e uma grande central multimídia vertical de 14,5”, a maior da categoria.

O ambiente interno também conta com sistema de som Harman/Kardon, isolamento acústico aprimorado e múltiplas portas USB. A versão topo de linha (3500 Limited Longhorn) acrescenta elementos luxuosos em madeira e couro, além de retrovisor digital e uma terceira tela de 10,25” voltada ao passageiro e sem que o condutor tenha acesso a ela.

Preço e potência
As novas picapes continuam oferecendo alta capacidade de reboque – até 9.079 kg na versão 3500 Longhorn, que conta com recursos tecnológicos como retrovisores expansíveis, câmeras acopladas ao reboque e assistentes de manobra, demonstrando sua capacidade de serviço pesado com alta tecnologia. Afinal, são clientes que puxam luxuosos trailers ou levam cavalos valiosíssimos e precisam de uma picape confiável para esse transporte.

O visual externo da 3500 ficou mais imponente com faróis full-led, uma nova grade frontal e estribos retráteis. A caçamba traz os compartimentos Rambox à prova d’água com drenos integrados.
Os valores começam em R$ 559.990 para a Laramie da 2500 e vão até R$ 679.990 pela 3500 Limited Longhorn. É importante lembrar que a condução desses veículos exige habilitação na categoria C.
A Ram construiu um ecossistema de sucesso, que vai desde o lançamento de produtos estratégicos no Brasil, como a Rampage, até o fortalecimento de uma comunidade de clientes fiéis. A liderança no segmento full-size é prova de que sua estratégia de combinar luxo, potência e um relacionamento próximo com o cliente tem sido o motor do seu crescimento.
Efeito Trump pode tornar preço da Adidas no Brasil mais parecido com o dos EUA
Resultados da empresa alemã já foram afetados pelas tarifas de Donald Trump — e a estratégia de precificação nos Estados Unidos pode mudar em breve
O paradoxo do Porsche no Brasil: do crescimento ao dilema do luxo acessível
De marca exclusiva e cobiçada por privilegiados ao símbolo de carros para emergentes, analisamos os motivos que levaram a marca alemã a se popularizar, as consequências para sua imagem e as estratégias para o futuro
A volta da França em 10 vinhos: os melhores rótulos das regiões do Tour de France
De olho na chegada do Tour de France, levantamos 10 vinhos emblemáticos das regiões por onde passa a prova
Ranking dos carros premium tem BMW, Volvo e Mercedes no top 3 do 1º semestre; confira
Entre avanços eletrificados e modelos defasados a preços competitivos, confira como está o segmento de carros de luxo e esportivos no Brasil e as vendas no primeiro semestre
Este relógio praticamente brasileiro é um símbolo da relojoaria mundial há mais de um século — mas ele não é da Rolex
Modelo ‘Santos’ da joalheria francesa nasceu a partir de uma amizade entre Louis Cartier e Alberto Santos Dumont
Quem mexeu no meu queijo? Produtores franceses reagem a ameaças “desastrosas” de Trump
Se aplicadas, ameaças de tarifas a 30% devem ser “desastrosas” para indústria de queijos e vinho dos dois lados do Atlântico, declaram produtores
Fórmula 1 agora vai ter um uísque oficial; veja o preço da bebida no Brasil
Anúncio é mais uma das iniciativas do grupo LVMH, que assinou um contrato de patrocínio de 10 anos com a F1
De compacto a premium: a ousada jornada do novo Nissan Kicks
Com plataforma renovada, design marcante e foco em conforto e tecnologia, a segunda geração do Kicks redefine seu espaço no concorrido segmento de SUVs
Super iate da Ferrari já é realidade: marca italiana revela fotos e informações do novo projeto
O projeto, chamado de Hypersail, vai utilizar a expertise adquirida pela empresa no setor automotivo
Alta-fidelidade: as melhores caixas de som de 2025 e o que torna uma experiência sonora completa
Guiados por especialistas, desvendamos a tecnologia Hi-Fi e indicamos caixas de som que valem o investimento
O mercado de luxo pode enfrentar a pior crise dos últimos 15 anos — e aqui estão os gatilhos
Além da guerra comercial e das tensões no Oriente Médio, outros fatores têm impactado o mercado; confira
Seminovos de luxo viram tendência no Brasil e podem custar mais caro que modelos zero km
Busca por status e a urgência por segurança revelam as dinâmicas do mercado de carros usados de alto padrão no Brasil
Não é futebol: time de basquete é vendido no negócio mais valioso da história do esporte
Anteriormente, o time mais valioso do esporte era o Boston Celtics, que foi vendido por US$ 6,1 bilhões no início deste ano
Além da aparência: por que o design interno do carro importa mais do que você pensa
Design, materiais sustentáveis e inovação sensorial estão moldando os carros de hoje e amanhã; conheça as tendências
Festival Interlagos expõe 17 carros inéditos para o mercado brasileiro
Confira o guia completo do que ver antes de chegar às lojas e dirigir – incluindo test drive de superesportivos na pista e brutos do off-road
Coleção de vinhos de bilionário é leiloada na Christie’s com rótulos a até R$ 166 mil; veja destaques
William I. Koch é considerado um dos mais respeitados colecionadores dos Estados Unidos; seu último leilão arrecadou US$ 22 milhões
Novo Ford Bronco chega mais off-road, conectado e com o mesmo preço — mas não é o Bronco ‘raiz’
Linha 2025, agora na versão Badlands, não é o SUV ‘raiz’ dos EUA, mas encara trilhas e entrega conforto
Logotipo coloca produtor de licores português na mira da Louis Vuitton
Gigante do luxo acusa marca artesanal portuguesa de se apropriar do monograma LV
Minas na Taça: vinhos mineiros conquistam o Brasil; entenda o fenômeno e descubra os melhores rótulos
Produção de vinhos cresce no estado, qualidade impressiona e especialistas indicam os melhores rótulos do momento
Nova marca da Von Dutch escolhe brasileiro Vintage Culture como primeiro artista a assinar colaboração
DJ sul-mato-grossense de 31 anos é o primeiro artista a assinar uma collab com marca que revitaliza legado da Von Dutch através da música