Motor na vitrine: por dentro das oficinas premium, que tratam o carro de luxo como obra de arte
Peças, procedimentos e profissionais exclusivos são diferenciais dessas empresas, que transformam a manutenção de superesportivos milionários em experiência de luxo

Quem passa na porta pode até achar que se trata de uma loja de carros sofisticados, com modelos esportivos e outros de alto padrão expostos. Mas elas são oficinas de luxo, verdadeiros ateliês automotivos, que crescem em volume conforme o segmento premium se expande.
Seus principais diferenciais vão além das aparências. Tratam-se, afinal, de locais bonitos e bem decorados. Mas, além disso, contam também com serviços de excelência, utilizam alta tecnologia e possuem atendimento para agradar a um perfil de público altamente exigente.
- CONFIRA: Você sabe o que está em alta? Cadastre-se para receber as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro, antenada em comportamento e consumo
Os clientes são, em sua maioria, indicados por outros, ou conhecem a tradição daquela oficina. Um boca a boca que acontece dentro de uma família, por exemplo. Há ainda os entusiastas que buscam um serviço sob medida, personalizado e confiável.

Serviços de excelência
Do lado das oficinas, não há espaço para improvisos ou pequenas economias. Até tarefas simples, como trocar um pneu, alinhar a direção ou fazer uma troca de óleo, por exemplo, exigem bons equipamentos quando se trata de veículos premium. Isso além de profissionais qualificados e produtos originais.
Em veículos de alta performance e luxo, a manutenção não é uma opção, mas uma exigência rigorosa da engenharia e precisa ser impecável. Afinal, os automóveis estão cada vez mais tecnológicos e cada componente é pensado para um desempenho máximo.

A simples troca de óleo de um Audi R8, por exemplo, demanda um ritual. Ela envolve a remoção de várias peças e o manuseio de sete drenos diferentes, cada um com parafusos de tamanhos e formatos distintos. Ignorar um único dreno pode comprometer a lubrificação do motor, resultando em danos severos ao superesportivo. Um modelo 2022, por exemplo, pode sair a R$ 2 milhões.
Leia Também
Os segredos da Ram: como a marca se tornou o símbolo de luxo do agronegócio
A complexidade se estende aos sistemas de suspensão e direção de um Mercedes-Benz Classe S. O alinhamento não é apenas uma questão mecânica. Com suspensões ativas e outros recursos de assistência, o processo requer equipamentos de última geração e a verificação precisa da altura de cada roda. Um erro neste ajuste pode afetar a estabilidade do veículo e o funcionamento de toda a eletrônica embarcada.

E por que não as concessionárias?
Embora boa parte desses modelos tenha venda oficial no Brasil, alguns clientes preferem não levá-los às concessionárias, mesmo com a garantia oferecida pela fabricante ou importadora.
Entre os diversos motivos, estão os elevados preços das autorizadas (peças e mão de obra) e uma menor confiança nos profissionais. Existe, afinal, dito popular que diz que “quando o mecânico é bom ele deixa de ser empregado e abre sua própria oficina”.
Há também uma alta demanda por customizações e serviços de performance, nem sempre oferecidos “oficialmente”.
Em cidades menores ou longe de grandes centros urbanos muitas vezes não há concessionárias e uma oficina de confiança bem equipada pode ser a saída.

De acordo com uma pesquisa da WebMotors, cerca de 70% dos donos de veículos em geral optam por levar seus carros a oficinas independentes em vez de concessionárias após o término da garantia.
No segmento premium, a preferência por oficinas especializadas se repete: elas oferecem maior flexibilidade, melhor custo-benefício e atendimento ainda mais personalizado.
Cidades grandes como São Paulo e Campinas são famosas por oferecer uma boa variedade de serviços para veículos premium fora da garantia ou de marcas descontinuadas. Caso, por exemplo, de oficinas especializadas em modelos Troller (marca que deixou de existir) ou Subaru (marca japonesa sob o controle do grupo Caoa, mas que só possui hoje uma oficina). Há ainda os espaços que atendem veículos mais antigos da Mini (antes de pertencer à BMW) e Land Rover (mais antigos).
O que as oficinas têm de tão diferente?
Mas que tipos de serviços as oficinas premium oferecem para serem tão badaladas? Além do alto padrão de atendimento e qualidade, o uso de ferramentas tecnológicas e específicas nos reparos podem fazer a diferença.
Dependendo do serviço, é comum que as próprias concessionárias terceirizem manutenções para oficinas especializadas (geralmente, aliás, o cliente nem sabe disso).

Oficinas independentes premium investem em sistemas diagnósticos de última geração para detectar problemas em módulos e centrais eletrônicas.
Elas costumam também oferecer serviços estéticos inovadores em polimento, vitrificação e internos, nos acabamentos e revestimentos.
No lugar da graxa e espaços pouco convidativos quando se pensa numa oficina, os estabelecimentos premium capricham na infraestrutura. Tudo é pensado para transmitir confiança, precisão e profissionalismo.
Os ambientes são impecavelmente limpos e bem iluminados. O chão é geralmente de resina epóxi, espelhado e sem manchas, e as paredes são pintadas. Há uma preocupação com a estética e o design do espaço.
São também bastante organizadas. As ferramentas ficam em painéis e bancadas, as peças ficam em armários e a limpeza é uma prioridade. Não há vestígios de sujeira.
O cliente pode ficar em áreas de espera separadas, climatizadas e confortáveis. Por ali há café e bebidas geladas, wi-fi de alta velocidade e pontos para recarregar o celular. O ambiente se assemelha mais a uma clínica ou a um showroom.
Esses locais de espera muitas vezes são envidraçados. A ideia é que o (exigente) cliente possa acompanhar a manutenção. Pelo aquário, ele checa os cuidados da oficina em revestir áreas de contato do veículo (volante, manopla do câmbio e bancos) com plástico filme, por exemplo, além de protetores de tecido para evitar arranhões na pintura. Até as placas do veículo são cobertas por outras da oficina para preservar a privacidade do proprietário.
Oficinas que são referência
Mais do que um local de manutenção, a oficina premium pode virar uma referência a entusiastas, que conhecem o dono e outros clientes. Essa conexão eleva a experiência de um “serviço” para um “encontro social”.

A Stradale Car Service, especializada em mecânica, preparação, revisão, funilaria e pintura em três endereços na capital paulista. Ela promove anualmente o Stradale Experience em um autódromo, voltado para clientes e entusiastas de carros de alta performance.
A programação do evento inclui pilotar supercarros na pista, receber coaching de pilotagem. Além disso, ele dispõe de uma estrutura exclusiva com gastronomia, DJ e áreas de descanso, combinando emoção de pilotar com lazer.

A fachada da oficina pode se transformar num convite irrecusável para o apaixonado por carros. Em Campinas, a One Sportcar instiga a curiosidade. Ela nasceu da sociedade de dois entusiastas do universo auto com mais de 30 anos de experiência em som, estética, performance e mecânica. Atualmente, também oferece serviços para veículos elétricos.
O poder da tradição
A tradição, aliás, é uma das marcas registradas da Frison, oficina premium que se especializou em modelos importados. E o faz antes mesmo deles terem representatividade no Brasil, com altos investimentos em maquinário e mão de obra especializada. O resultado são as instalações lotadas de Porsche, Mercedes, BMW, Ferrari e outros superesportivos.

A Kalú começou a ganhar fama há mais de 30 anos pelos bons serviços de funilaria. Com o tempo, se especializou em veículos premium com serviços de mecânica, estética, restauração e importação de peças e acessórios. Em um amplo galpão na zona norte de São Paulo, a oficina mais parece um acervo de supercarros. Não à toa, virou ponto de encontro de entusiastas.

A Eurohaus, por outro lado, é uma oficina full service na zona oeste da capital. Ao entrar em seu espaço, um galpão repleto de elevadores e carros de todos os tipos, é normal encontrar superesportivos e relíquias. Especializada em manutenção e preparação de veículos premium, a oficina também faz intermediação de compra e venda e consultoria em blindagem.

Dia dos Pais: 30 sugestões de presentes para todos os estilos, de tênis e caixas de som a vinhos e experiências de spa
A lista definitiva de presentes para o Dia dos Pais 2025, divididas em quatro categorias e diferentes perfis de preço e de estilo
Efeito Trump pode tornar preço da Adidas no Brasil mais parecido com o dos EUA
Resultados da empresa alemã já foram afetados pelas tarifas de Donald Trump — e a estratégia de precificação nos Estados Unidos pode mudar em breve
O paradoxo do Porsche no Brasil: do crescimento ao dilema do luxo acessível
De marca exclusiva e cobiçada por privilegiados ao símbolo de carros para emergentes, analisamos os motivos que levaram a marca alemã a se popularizar, as consequências para sua imagem e as estratégias para o futuro
A volta da França em 10 vinhos: os melhores rótulos das regiões do Tour de France
De olho na chegada do Tour de France, levantamos 10 vinhos emblemáticos das regiões por onde passa a prova
Ranking dos carros premium tem BMW, Volvo e Mercedes no top 3 do 1º semestre; confira
Entre avanços eletrificados e modelos defasados a preços competitivos, confira como está o segmento de carros de luxo e esportivos no Brasil e as vendas no primeiro semestre
Este relógio praticamente brasileiro é um símbolo da relojoaria mundial há mais de um século — mas ele não é da Rolex
Modelo ‘Santos’ da joalheria francesa nasceu a partir de uma amizade entre Louis Cartier e Alberto Santos Dumont
Quem mexeu no meu queijo? Produtores franceses reagem a ameaças “desastrosas” de Trump
Se aplicadas, ameaças de tarifas a 30% devem ser “desastrosas” para indústria de queijos e vinho dos dois lados do Atlântico, declaram produtores
Fórmula 1 agora vai ter um uísque oficial; veja o preço da bebida no Brasil
Anúncio é mais uma das iniciativas do grupo LVMH, que assinou um contrato de patrocínio de 10 anos com a F1
De compacto a premium: a ousada jornada do novo Nissan Kicks
Com plataforma renovada, design marcante e foco em conforto e tecnologia, a segunda geração do Kicks redefine seu espaço no concorrido segmento de SUVs
Super iate da Ferrari já é realidade: marca italiana revela fotos e informações do novo projeto
O projeto, chamado de Hypersail, vai utilizar a expertise adquirida pela empresa no setor automotivo
Alta-fidelidade: as melhores caixas de som de 2025 e o que torna uma experiência sonora completa
Guiados por especialistas, desvendamos a tecnologia Hi-Fi e indicamos caixas de som que valem o investimento
O mercado de luxo pode enfrentar a pior crise dos últimos 15 anos — e aqui estão os gatilhos
Além da guerra comercial e das tensões no Oriente Médio, outros fatores têm impactado o mercado; confira
Seminovos de luxo viram tendência no Brasil e podem custar mais caro que modelos zero km
Busca por status e a urgência por segurança revelam as dinâmicas do mercado de carros usados de alto padrão no Brasil
Não é futebol: time de basquete é vendido no negócio mais valioso da história do esporte
Anteriormente, o time mais valioso do esporte era o Boston Celtics, que foi vendido por US$ 6,1 bilhões no início deste ano
Além da aparência: por que o design interno do carro importa mais do que você pensa
Design, materiais sustentáveis e inovação sensorial estão moldando os carros de hoje e amanhã; conheça as tendências
Festival Interlagos expõe 17 carros inéditos para o mercado brasileiro
Confira o guia completo do que ver antes de chegar às lojas e dirigir – incluindo test drive de superesportivos na pista e brutos do off-road
Coleção de vinhos de bilionário é leiloada na Christie’s com rótulos a até R$ 166 mil; veja destaques
William I. Koch é considerado um dos mais respeitados colecionadores dos Estados Unidos; seu último leilão arrecadou US$ 22 milhões
Novo Ford Bronco chega mais off-road, conectado e com o mesmo preço — mas não é o Bronco ‘raiz’
Linha 2025, agora na versão Badlands, não é o SUV ‘raiz’ dos EUA, mas encara trilhas e entrega conforto
Logotipo coloca produtor de licores português na mira da Louis Vuitton
Gigante do luxo acusa marca artesanal portuguesa de se apropriar do monograma LV
Minas na Taça: vinhos mineiros conquistam o Brasil; entenda o fenômeno e descubra os melhores rótulos
Produção de vinhos cresce no estado, qualidade impressiona e especialistas indicam os melhores rótulos do momento