? [NO AR] TOUROS E UROS: ENTENDA O EFEITO DO IOF NA CAPTAÇÃO DA PREVIDÊNCIA – ASSISTA AGORA

Guilherme Castro Sousa

FREE SPEECH

Vai valer no Brasil? Zuckerberg segue Elon Musk, encerra programa de verificação de fatos da Meta e se aproxima de Trump

Anúncio desta terça-feira (7) inaugura uma nova era na moderação de conteúdo das redes sociais, alinhada aos valores de liberdade de expressão defendidos pelo presidente eleito dos EUA

Guilherme Castro Sousa
7 de janeiro de 2025
16:01 - atualizado às 19:18
Mark Zuckerberg, dono da Meta (Facebook) | Threads
Mark Zuckerberg, dono da Meta (Facebook) - Imagem: Wikimedia Commons

A menos de duas semanas da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, a Meta — gigante da tecnologia responsável por Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger — anunciou o encerramento do programa de verificação de fatos no país. As plataformas devem adotar um novo modelo, inspirado nas notas da comunidade da rede social X, de Elon Musk.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão foi divulgada pelo CEO Mark Zuckerberg em sua conta no Instagram e detalhada pelo diretor de assuntos globais da empresa, Joel Kaplan, em anúncio oficial da Meta nesta terça-feira (07).

“Muito conteúdo inofensivo é censurado, muitas pessoas se encontram injustamente presas na ‘cadeia do Facebook’ e somos frequentemente lentos em responder quando isso acontece”, afirmou Kaplan. 

Já Zuckerberg declarou que os verificadores de fatos terceirizados eram “politicamente tendenciosos” e “destruíram mais confiança do que criaram, especialmente nos Estados Unidos”.

Uma nova era da informação na Meta

A decisão marca uma guinada após anos de controvérsia envolvendo o sistema de moderação das redes de Zuckerberg. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criado em 2016, durante a primeira eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, o programa de verificação de fatos terceirizado surgiu como uma resposta do Facebook para combater boatos virais e a disseminação de desinformação.

Leia Também

Na época, a plataforma enfrentava duras críticas pela proliferação desenfreada de notícias falsas, incluindo postagens fomentadas por governos estrangeiros que buscavam influenciar o público norte-americano.

Sob intensa pressão pública, Mark Zuckerberg optou por parcerias com organizações externas, como a Associated Press, ABC News e o site de checagem de fatos Snopes, além de outras entidades globais certificadas pela International Fact-Checking Network. Essas organizações passaram a analisar postagens potencialmente falsas ou enganosas no Facebook e Instagram, decidindo se deveriam ser removidas.

Entretanto, o sistema foi alvo de críticas constantes, especialmente por parte de Trump. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O republicano foi temporariamente banido do Facebook após a invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, o que levou Trump a classificar a plataforma como “inimiga do povo” e acusar a empresa de censurar vozes conservadoras. A conta do presidente eleito dos EUA só foi restabelecida em 2023.

Segundo Kaplan, os preconceitos dos verificadores de fatos ficavam evidentes “nas escolhas feitas sobre o que avaliar e como”, levando ao silenciamento de debates políticos legítimos. 

De acordo com ele, no último mês, entre 10 postagens removidas nas redes sociais da Meta, uma ou duas foram eliminadas por engano.

A Meta informou que simplificará as políticas de conteúdo, removendo restrições relacionadas a temas como imigração e gênero. Além disso, adotará uma abordagem de moderação mais focada em violações ilegais e de alta gravidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como parte das mudanças, a empresa também anunciou que transferirá as equipes de confiança, segurança e moderação de conteúdo internas da Meta dos EUA da Califórnia — estado historicamente democrata — para o Texas, um reduto republicano. 

A medida busca “remover a preocupação de que funcionários tendenciosos estejam censurando excessivamente o conteúdo”, de acordo com a empresa.

Uma postura cooperativa com a agenda internacional de Trump também foi expressada por Zuckerberg. 

“Vamos trabalhar com o presidente Trump para resistir a governos ao redor do mundo que estão atacando empresas americanas e tentando censurar mais”, disse o CEO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma liderança alinhada a Trump

As alterações na moderação de conteúdo vêm acompanhadas por uma renovação na administração da Meta. 

Joel Kaplan, que recentemente assumiu como diretor de assuntos globais, já é o principal responsável pelas políticas da empresa. Ele possui fortes laços com o Partido Republicano, tendo sido vice-chefe de gabinete na Casa Branca durante o governo de George W. Bush e assistente do ex-juiz da Suprema Corte Antonin Scalia.

Em dezembro, Kaplan revelou em uma postagem no Facebook que acompanhou o vice-presidente eleito JD Vance e Trump em uma visita à Bolsa de Valores de Nova York.

Outra novidade é a adição de Dana White, CEO do Ultimate Fighting Championship e amigo de Trump, ao conselho da Meta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos últimos meses, Zuckerberg demonstrou arrependimento por algumas ações de moderação de conteúdo, incluindo decisões relacionadas à covid-19. 

A doação de US$ 1 milhão ao fundo inaugural de Trump também marca uma mudança significativa na postura da empresa, antes mais distante de posições claramente políticas.

A Meta começará a implementar as notas da comunidade nos Estados Unidos nos próximos meses, com previsão de aprimoramento do modelo ao longo do ano. 

O sistema permitirá que usuários sinalizem publicações potencialmente enganosas que precisem de mais contexto, transferindo a responsabilidade da moderação para o público, em vez de organizações independentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa também informou que não decidirá quais notas da comunidade serão exibidas nas postagens.

E no Brasil?

Apesar das mudanças nos EUA, ainda não há indícios de que o projeto será expandido para outros países, como o Brasil. 

No entanto, Zuckerberg criticou indiretamente o cenário global ao afirmar que “os países latino-americanos têm tribunais secretos que podem ordenar que as empresas retirem as coisas silenciosamente”.

Em resposta, o Secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (SECOM) usou as redes sociais para criticar o posicionamento do CEO da Meta. Ele afirmou que o CEO da Meta chama “o STF de ‘corte secreta’, ataca de maneira absurda os checadores de fatos e questiona publicamente o viés da própria equipe de ‘trust and safety’ da Meta – numa justificativa para fugir da legislação californiana”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O secretário também alertou que a “Meta vai atuar politicamente no âmbito internacional de forma articulada com o Governo Trump para combater políticas da Europa, do Brasil e de outros países que buscam equilibrar direitos no ambiente online”, revelando o que, para ele, parece ser uma antecipação de ações do novo governo dos Estados Unidos.

Já o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou a postura da Meta ao afirmar que a empresa “vai retirar dos seus controles os filtros de fake news, aderindo um pouco a mentalidade de que liberdade de expressão inclui calúnia, mentira, difamação e tudo mais”. O ministro demonstrou preocupação com a situação tensa que se encontra o mundo, onde questões ideológicas estão fazendo a diferença.

Procurada pelo Seu Dinheiro, a Meta não havia respondido até a última atualização desse conteúdo.

*Com informações da Bloomberg, da CNBC, Reuters e Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
REVOLUÇÃO

CEO da Nvidia é eleito ‘Pessoa do Ano’ pelo Financial Times e diz se vai ter bolha da IA

12 de dezembro de 2025 - 13:21

A fabricante de chips se tornou a primeira empresa pública do mundo a atingir US$ 5 trilhões em valor de mercado; seus papéis acumulam valorização de 36% no ano em Nova York

VAI SUBIR OU CAIR

EUA tomam petroleiro na costa da Venezuela — o que pode acontecer com os preços de petróleo? 

11 de dezembro de 2025 - 15:33

As cotações operam em queda nesta quinta-feira (11), com os investidores concentrados nas negociações de paz entre Ucrânia e Rússia; entenda o que mexe com o mercado agora

O QUE FAZER AGORA?

Os juros caíram nos EUA: as janelas de oportunidade que se abrem para o investidor brasileiro 

10 de dezembro de 2025 - 18:01

Entenda por que a decisão do Fed desta quarta-feira (10) — que colocou a taxa na faixa entre 3,50% e 3,75% ao ano — importa, e como montar uma carteira de olho nos juros norte-americanos

O AFROUXAMENTO VEIO

A última do ano: Fed atende chamado do mercado e corta juros em 0,25 pp; a projeção para 2026 é de uma redução

10 de dezembro de 2025 - 16:10

No comunicado, o BC norte-americano indica que a incerteza sobre as perspectivas econômicas permanece elevada nos EUA e que os riscos negativos para o emprego aumentaram nos últimos meses

EM BUSCA DO HEXA

Copa do Mundo 2026: passagens para as cidades onde o Brasil joga já estão mais caras; confira os preços

10 de dezembro de 2025 - 11:23

Simulações do Google Flights mostram que as viagens para Nova York, Filadélfia e Miami ficaram mais caras após o sorteio da Copa do Mundo 2026

COMENDO PELAS BEIRADAS

Criptomoedas como o bitcoin (BTC) podem ser um risco para os bancos dos EUA, segundo a Fitch — mas há janelas de oportunidade 

9 de dezembro de 2025 - 19:41

A agência de classificação de risco aponta benefícios na emissão de stablecoins, na tokenização de depósitos e no uso de tecnologia blockchain

TUDO EM UM LUGAR SÓ

Cartão de débito internacional em dólar e euro: confira os detalhes da Conta Global integrada ao Superapp do Itaú Personnalité 

9 de dezembro de 2025 - 18:20

A ideia é que o cliente tenha a opção disponível em 180 países, 24 horas por dia, sete dias por semana, no mesmo aplicativo em que já concentra sua vida financeira

MIAMI INVITATIONAL

João Fonseca x Carlos Alcaraz: veja onde assistir à partida de tênis e horário

8 de dezembro de 2025 - 20:30

João Fonseca x Carlos Alcaraz agita o Miami Invitational em duelo que marca a pré-temporada do brasileiro, após um ano de ascensão no circuito

DEU A BÊNÇÃO

Nvidia, Trump e China: o “sim” que fez a ação da gigante de chips de IA subir forte em Nova York

8 de dezembro de 2025 - 20:09

Os semicondutores, que são componentes essenciais em quase todas as categorias de eletrônicos, estão no centro da corrida de IA entre os Estados Unidos e a China

NOVA MINA DE OURO?

O polo de IA mais poderoso do mundo: por que Ray Dalio diz que Oriente Médio é o Vale do Silício dos capitalistas 

8 de dezembro de 2025 - 19:31

O megainvestidor também fala o que pensa sobre a possibilidade de a bolha da inteligência artificial estourar, e conta o que o investidor deve fazer agora

BOLADA BILIONÁRIA

Mega da Virada é pouco? Loteria espanhola El Gordo distribui prêmio equivalente a R$ 17,6 bilhões no Natal

8 de dezembro de 2025 - 16:49

Criado em 1812, o concurso espanhol é tratado como patrimônio cultural, e milhões de pessoas adquirem bilhetes na expectativa de garantir uma fatia do montante total, que movimenta algo próximo de 2,7 bilhões de euros em prêmios

FONE, ENCOSTO DE PESCOÇO, ANÉIS...

Perdeu sua mala? Justiça de SP dá prazo para retirada de 17 mil objetos perdidos no aeroporto de Guarulhos; veja itens inusitados

7 de dezembro de 2025 - 19:31

Os objetos — que incluem bolsas, malas, mochilas, relógios, roupas e aparelhos eletrônicos — estão armazenados no galpão do Fundo Social do Município

USINAS PARALISARAM PRODUÇÃO

Ataque russo com drones e mísseis atinge setores de energia nuclear e de transporte da Ucrânia, diz Kiev

6 de dezembro de 2025 - 15:27

Não houve nenhum avanço nas conversações intermediadas pelos Estados Unidos nesta semana com o objetivo de encerrar o conflito.

MORTICÍNIO CAPRINO

Como um surto de varíola animal ameaça a produção (e o preço) de queijos feitos com leite de cabra e ovelha

6 de dezembro de 2025 - 11:44

A varíola animal já levou ao abate de milhares de cabras e ovelhas na Grécia, reduzindo a oferta de leite, pressionando o preço do queijo feta e levantando críticas à resposta do governo

DEMANDA ATENÇÃO

Bolsões de risco nos EUA: a expansão das finanças estruturadas esconde um perigo — e a Fitch diz onde ele está 

5 de dezembro de 2025 - 19:33

As finanças estruturadas fazem parte dos mercados de capitais que securitiza os setores imobiliários, entre outras atividades

DECISÃO DOS CONFRONTOS

Copa do Mundo 2026: onde assistir ao sorteio dos grupos e como funciona o regulamento

5 de dezembro de 2025 - 11:55

O sorteio da Copa do Mundo 2026 vai revelar os adversários da seleção brasileira e seguir regras específicas definidas pela Fifa para a formação dos grupos

PASSE VALORIZADO

Cidadania irlandesa: o que brasileiros precisam saber antes de iniciar o processo

5 de dezembro de 2025 - 8:16

Com acesso à União Europeia e ao Reino Unido, o passaporte irlandês ganhou importância no pós-Brexit; mas obter a cidadania exige documentação rigorosa, residência contínua e atenção a detalhes

NÃO FAÇA ISSO EM CASA

Como ganhar na loteria: a poucas semanas da Mega da Virada, série da Netflix traz a história real de uma fraude

4 de dezembro de 2025 - 15:31

Série mexicana recém-lançada traz uma história real de fraude, ganância e desespero em uma das loterias mais cobiçadas do país

VAZOU

Vazamento de GTA 6: os 19 segundos que viraram uma dor de cabeça para a Rockstar

4 de dezembro de 2025 - 11:57

Animações inacabadas viram munição em meio a demissões, críticas e instabilidade nos bastidores de GTA 6

JOIAS MILIONÁRIAS

Quanto custa o imponente anel de noivado de Miley Cyrus? O valor surpreende

4 de dezembro de 2025 - 10:01

A peça assinada por Jacquie Aiche combina exclusividade, tendência e um diamante de impressionar

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar